Autor Tópico: Restauro Piaggio NRG MC2  (Lida 1786 vezes)

Abril 01, 2020, 22:46:57, 22:46
Lida 1786 vezes

igorfreitas

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 10
  • Marca Motociclo: Sachs
  • Modelo Motociclo: Fuego
  • Localidade: Funchal
Olá pessoal, uma vez que já me apresentei, vou então partilhar convosco o restauro da minha primeira mota, uma acelera Piaggio NRG MC2.
A mota foi comprada em Novembro de 2015 e ficou na minha posse durante 4 anos até ser vendida em Março de 2019.
Era este o estado dela quando foi comprada, sendo que ela ainda andou neste estado durante algum tempo.



A primeira intervenção foi na casa de um amigo o qual também tinha uma acelera, neste caso uma NRG MC1 (frente nrg e traseira typhoon) ou NTT
Nesta intervenção foi pintada a bomba de travão e as barras da suspensão.



Após algum tempo decidi aproveitar a oportunidade de adquirir uma outra NRG para peças que estava até bem equipada e com um preço irrecusável.



Equipada com suspensão mais larga (barras-provavelmente de typhoon 125), radiador, kit de colaça Stage 6 80cc e restante material de motor em estado razoável, foi então altura de fazer uma grande remodelação na máquina.

Escape foi tratado e pintado




O motor foi revisto e pintado




O Toyota serviu de arrumo durante a reparação (vivo em apartamento)



Todas as carenagens e inclusive o quadro passaram por um processo de limpeza



Conta km limpo e posto a 0's :)












Adquiri lâmpada led do ebay, com muito boa iluminação, sem problemas no funcionamento visto a mota funcionar com sistema eléctrico DC.









Usei calços de travão antigos para limpar a tinta no disco
Spray alta temperatura dourado e aplixação de verniz








A mota andou alguns meses até sofrer uma pequena colagem  :napodeser:





Após este acontecimento decidi então aplicar novamente o motor original da mota e comprei um kit mais fiável, verifiquei todo o circuito eléctrico e andei algum tempo até a vender.










O vídeo da mota após a primeira intervenção


Gostei muito desta mota apesar de ter sido a minha primeira, foi nela que aprendi a andar de mota bem como ganhei o gosto pelo restauro/reparação.
Todas as reparações foram feitas de modo a gastar o mínimo valor possível, para tal recorrendo a conhecimentos próprios e de amigos seja na mão de obra ou na aquisição de peças de substituição.
Estou ao vosso dispor para qualquer dúvida que tenham em relação a estas motas.

Atentamente,
Igor Freitas
« Última modificação: Abril 01, 2020, 23:30:21, 23:30 por igorfreitas »

Abril 01, 2020, 23:20:40, 23:20
Responder #1

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Muito fixe!

 Acho que se eu tivesse os conhecimentos e recursos para fazer um restauro, tentava manter tudo o mais original possível, e decididamente ficaria para coleção.
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Abril 02, 2020, 09:27:56, 09:27
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Impressionante...  :tirarchapeu:

A cada foto aqui deixada, mais impressionado ficava.

Numa delas está a moto praticamente só com o quadro e as rodas. A desmontagem e montagem desse "puzzle", mesmo tratando-se de uma pequena scooter, definitivamente que não é para todos.

Parabéns e obrigado por esta partilha.

Isso foi mesmo um Do It Yourself...  :palmas:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 02, 2020, 10:19:00, 10:19
Responder #3

igorfreitas

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 10
  • Marca Motociclo: Sachs
  • Modelo Motociclo: Fuego
  • Localidade: Funchal
Foi necessário falhar algumas vezes (foram muitas) para conseguir montar sempre tudo bem, até porque a minha experiência era muito vaga. Danifiquei algumas peças aos desmontar e outras ao montar mas acabei por aprender e a fazer tudo certinho :).

Abril 02, 2020, 11:13:00, 11:13
Responder #4

Paulo Fradinho

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 856
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Muito bom, excelente trabalho.... o restauro é aquele tipo de trabalho em que é preciso muita paciência e gosto pelo que se está a fazer e mesmo com conhecimento gasta-se algum dinheiro.
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Abril 02, 2020, 13:32:58, 13:32
Responder #5

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Gosto dessa maquina
Reconstrui ,com o meu pai ,uma typhoon que ja está por aqui a história, ficou toda original, levou muita coisa,sem mao de obra( foi nossa) foram cerca de 3000€.
A pequena tem agora perto de 3000km
membro numero 16

Abril 02, 2020, 17:42:03, 17:42
Responder #6

igorfreitas

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 10
  • Marca Motociclo: Sachs
  • Modelo Motociclo: Fuego
  • Localidade: Funchal
Gosto dessa maquina
Reconstrui ,com o meu pai ,uma typhoon que ja está por aqui a história, ficou toda original, levou muita coisa,sem mao de obra( foi nossa) foram cerca de 3000€.
A pequena tem agora perto de 3000km
Enquanto restaurava a minha typhoon (que irei postar em breve) vi alguns vídeos que tens referente à que indicas, e de facto ficou bem porreira!.