Olá pessoal, Hoje partilho convosco a reparação estética da minha actual mota Gilera Typhoon 50
Adquirida em 2019, o processo de restauro durou pouco mais de 4 meses uma vez que eu adquiri a mota mesmo com este propósito, ocupar o meu tempo livre.
Detalhes da mota:
Ano - 1994 Motor: 80cc Atmosférico Jantes: 10" Pintura: RAL 7024 (quase Nardo Grey)
Durante a sua vida, esta mota já teve várias cores, vários donos e vários motores.. como prova as seguintes fotos
Quando a comprei ela estava neste estado
Latas de redbull a cobrir as barras de suspensão, camadas e camadas de verniz nas carenagens, até o farol estava envernizado, pneus gastos, suspensão com folga e sem compressão, escape em mau estado, etc.
A primeira intervenção foi logo no escape que é o que salta mais á vista (optei por fazer umas manchas azuis a simular as soldaduras, no entanto não correu como esperado
ao contrário do restauro do escape da DTR).
Comecei por abrir o motor, verifiquei algumas peças de desgaste e substitui algumas como roletes (Dr.Pulley do ebay), correia, limpeza da embraiagem (lixa nos calços e no prato) e comecei por desmontar algumas carenagens.
Começou então a reparação das carenagens , aplicação de massa plástica, preenchimento dos furos ontem tinha os piscas na carenagem da frente, pintura e polimento
Fabriquei um apoio caseiro recorrendo a folha de alumínio, bicarbonato de sódio e super cola (fica idêntico a fibra de vidro)
Poli o acrílico do farol, isolei a instalação, limpei o quadrante e poli o acrílico do mesmo
Por fim comecei a montar novamente o puzzle, tive que inventar alguns apoios para as carenagens, e dei a primeira volta
No fim de contas, mais vale nem fazê-las
, no entanto adquiri imenso material novo por exemplo farol traseiro, suspensão frontal Typhoon 125, carenagens pousa-pés, pneus, jantes, carburador, etc...
Sem dúvida esta mota é muito ágil e divertida, os consumos acabam por ser aceitáveis até porque o trajecto diário que ela faz nem chega a 5km
Uma vez o motor ter sido alterado para 80cc, a biela e afins não foi, e como tal os rolamentos da mesma já começam a demonstrar o seu desagrado. Os roletes proporcionam mais força no arranque e maior velocidade de ponta, no entanto estes roletes da china têm tendência a ter um rápido desgaste, daí eu recomendar os originais Dr. Pulley que custam 2x mais e aguentam 20x mais.
Actualmente tenho que encontrar a origem do problema das luzes tanto frontais como traseiras estarem quase constantemente a piscar e por vezes desligam ao virar o volante, tudo indica ser algum ponto de massa ou curto circuito ou até problema no comutador, no entanto já o substituí e a anomalia continua.
Outro problema é a perda de força logo que surge alguma inclinação, aparentemente serão os roletes que "prendem" e a mota fica "engrenada" numa posição alta e daí perder a força.
No geral, estou muito satisfeito com a aquisição até porque para cá (Madeira) e para a zona onde eu vivo, uma acelera facilita imenso desde que não seja para grandes distâncias
Qualquer dúvida referente a esta mota, estou ao vosso dispor.
Atentamente,
Igor Freitas
A meu ver o ideal para estas motas será mesmo manter o máximo de origem possível.