Autor Tópico: Restauro Gilera Typhoon  (Lida 2318 vezes)

Abril 02, 2020, 22:42:54, 22:42
Lida 2318 vezes

igorfreitas

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 10
  • Marca Motociclo: Sachs
  • Modelo Motociclo: Fuego
  • Localidade: Funchal
Olá pessoal, Hoje partilho convosco a reparação estética da minha actual mota Gilera Typhoon 50



Adquirida em 2019, o processo de restauro durou pouco mais de 4 meses uma vez que eu adquiri a mota mesmo com este propósito, ocupar o meu tempo livre.
Detalhes da mota:
Ano - 1994 Motor: 80cc Atmosférico Jantes: 10" Pintura: RAL 7024 (quase Nardo Grey)

Durante a sua vida, esta mota já teve várias cores, vários donos e vários motores.. como prova as seguintes fotos   :-X




Quando a comprei ela estava neste estado



Latas de redbull a cobrir as barras de suspensão, camadas e camadas de verniz nas carenagens, até o farol estava envernizado, pneus gastos, suspensão com folga e sem compressão, escape em mau estado, etc.



A primeira intervenção foi logo no escape que é o que salta mais á vista (optei por fazer umas manchas azuis a simular as soldaduras, no entanto não correu como esperado  :toma: ao contrário do restauro do escape da DTR).





Comecei por abrir o motor, verifiquei algumas peças de desgaste e substitui algumas como roletes (Dr.Pulley do ebay), correia, limpeza da embraiagem (lixa nos calços e no prato) e comecei por desmontar algumas carenagens.








Começou então a reparação das carenagens , aplicação de massa plástica, preenchimento dos furos ontem tinha os piscas na carenagem da frente, pintura e polimento






Fabriquei um apoio caseiro recorrendo a folha de alumínio, bicarbonato de sódio e super cola (fica idêntico a fibra de vidro)










Poli o acrílico do farol, isolei a instalação, limpei o quadrante e poli o acrílico do mesmo








Por fim comecei a montar novamente o puzzle, tive que inventar alguns apoios para as carenagens, e dei a primeira volta  :scooter:









No fim de contas, mais vale nem fazê-las  :D, no entanto adquiri imenso material novo por exemplo farol traseiro, suspensão frontal Typhoon 125, carenagens pousa-pés, pneus, jantes, carburador, etc...
Sem dúvida esta mota é muito ágil e divertida, os consumos acabam por ser aceitáveis até porque o trajecto diário que ela faz nem chega a 5km  :tirarchapeu:
Uma vez o motor ter sido alterado para 80cc, a biela e afins não foi, e como tal os rolamentos da mesma já começam a demonstrar o seu desagrado. Os roletes proporcionam mais força no arranque e maior velocidade de ponta, no entanto estes roletes da china têm tendência a ter um rápido desgaste, daí eu recomendar os originais Dr. Pulley que custam 2x mais e aguentam 20x mais.

Actualmente tenho que encontrar a origem do problema das luzes tanto frontais como traseiras estarem quase constantemente a piscar e por vezes desligam ao virar o volante, tudo indica ser algum ponto de massa ou curto circuito ou até problema no comutador, no entanto já o substituí e a anomalia continua.
Outro problema é a perda de força logo que surge alguma inclinação, aparentemente serão os roletes que "prendem" e a mota fica "engrenada" numa posição alta e daí perder a força.

No geral, estou muito satisfeito com a aquisição até porque para cá (Madeira) e para a zona onde eu vivo, uma acelera facilita imenso desde que não seja para grandes distâncias :)

Qualquer dúvida referente a esta mota, estou ao vosso dispor.

Atentamente,
Igor Freitas
A meu ver o ideal para estas motas será mesmo manter o máximo de origem possível.
« Última modificação: Abril 03, 2020, 19:22:38, 19:22 por igorfreitas »

Abril 02, 2020, 23:11:57, 23:11
Responder #1

rookie

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 143
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: T-max 500
  • Localidade: Leiria
para acompanhar o relato, cheira-me que vou ter a mesma tarefa não sei quando...
houve muita dificuldade em arranjar peças?

Abril 03, 2020, 09:03:08, 09:03
Responder #2

igorfreitas

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 10
  • Marca Motociclo: Sachs
  • Modelo Motociclo: Fuego
  • Localidade: Funchal
para acompanhar o relato, cheira-me que vou ter a mesma tarefa não sei quando...
houve muita dificuldade em arranjar peças?

Aqui na Madeira existe uma grande quantidade de peças disponíveis a nível de mecânica, carenagens nem tanto mas ainda se encontra, penso que no continente deverá ser muito mais fácil, e barato..  :bandeiraportugal:

Abril 03, 2020, 12:53:30, 12:53
Responder #3

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Obrigado pela partilha.
É sempre excelente acompanhar uma recuperação mecânica/visual.

É uma "exteme makeover" em duas rodas. Gabo-te a paciência e o jeito.

O farol ficou muito fixe. Algum produto recomendado?

Quanto à receita "caseira" de folha de alumínio, bicarbonato de sódio e super cola, deixou-me curioso. Irei pesquisar.

Espero que resolvas os problemas da mesma.

Abril 03, 2020, 14:07:03, 14:07
Responder #4

karloxilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 400
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
Olá a tod@s:
"Fabriquei um apoio caseiro recorrendo a folha de alumínio, bicarbonato de sódio e super cola (fica idêntico a fibra de vidro)"

igorfreitas, podes explicar a coisa?
Será falta de atenção minha, mas de que apoio estás a falar?
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Abril 03, 2020, 17:22:31, 17:22
Responder #5

igorfreitas

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 10
  • Marca Motociclo: Sachs
  • Modelo Motociclo: Fuego
  • Localidade: Funchal
Olá a tod@s:
"Fabriquei um apoio caseiro recorrendo a folha de alumínio, bicarbonato de sódio e super cola (fica idêntico a fibra de vidro)"

igorfreitas, podes explicar a coisa?
Será falta de atenção minha, mas de que apoio estás a falar?

Estou a falar do apoio que fica na carenagem da frente, como visível na foto, o antes e o depois, é suposto a carenagem preta ficar justa à cinzenta, não indiquei mas o apoio superior da carenagem frontal estava quebrado num dos lados e a solução que arranjei foi com folha de alumínio ou fita de alumínio, copiar o molde do apoio bom, metê-lo numa posição +/- certa e aplicar super cola e depois bicarbonato de sódio por cima (o bicarbonato acelera o processo de secagem da cola e esta fica dura como pedra), assim eveitei ter que usar braçadeira :)

Abril 03, 2020, 19:02:50, 19:02
Responder #6

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
para acompanhar o relato, cheira-me que vou ter a mesma tarefa não sei quando...
houve muita dificuldade em arranjar peças?

Também fiquei com vontade... mas primeiro teria que comprar uma...  :lolol: :lolol: :lolol:

Mas... foi a scooter mais divertida que conduzi na adolescência!!!
Até mesmo que a bws...

Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Abril 03, 2020, 20:58:38, 20:58
Responder #7

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Ja o fiz numa igual e aconselho só material original,é  caro mas ainda existe
Por isso cheguei aos 3000€
Os plasticos sao novos,manometros novos,farol,motor fui eu a 100% ,abri tudo,mexo em tudo,tenho relatos de tudo,está fixe  e dá gosto.
Comprei quase tudo via ebay na europa ,algumas peças mecânicas por cá, na marca.
Mas a minha tinha os carretos todos partidos,só aí foi um balurdio....
membro numero 16