Autor Tópico: Custos na compra de mota nova  (Lida 5074 vezes)

Março 07, 2022, 10:28:27, 10:28
Lida 5074 vezes

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Na compra de uma mota nova quais são os valores que normalmente são imputados ao cliente?

Já vi que há lojas que acrescem 100€ de transporte e outras não.

Umas cobram 250€ do processo de tratamento da documentação, outras 150€...?

No sábado, uma loja fez-me uma proposta em que com estes custos o valor sobe 375€ em relação ao preço tabela. É normal?
Achei um exagero....???

Março 07, 2022, 10:36:02, 10:36
Responder #1

ThatsMe

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Na compra da TRK as despesas de legalização, transporte e IUC foram de 415€.
Na Versys as mesmas despesas foram de 659,21€.

Março 07, 2022, 10:39:17, 10:39
Responder #2

JViegas

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Do site de uma entidade bancária que poderá ajudar um pouco (referem-se a carros mas penso que as motas entrarão neste campo)

https://www.cgd.pt/Site/Saldo-Positivo/leis-e-impostos/Pages/comprar-carro-despesas.aspx

O do StandeVirtual também é muito bom e explicativo:

https://www.standvirtual.com/blog/despesas-carro/


Quando está associado um crédito as despesas com o mesmo acrescem igualmente. Os valores dependem sempre da entidade com que estás a tratar do empréstimo.

Convém sempre, mas sempre saber quais os valores associados, pois quando vais confirmar tudo, aparecem outros valores a acrescentar ao custo inicial da máquina.

Pedir sempre o valor da mota com todas as despesas associadas, só assim podemos ter a perceção do que vamos pagar. E às vezes aparecem más surpresas.  :pensador:

Março 07, 2022, 10:47:22, 10:47
Responder #3

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Com os créditos, ainda acresce uma quantidade maior de taxas e taxinhas...
Mas nem falo dos créditos.

No sábado o que me deixou mais chateado, até foi na loja acrescentarem na proposta 100€ de despesas de transporte dizendo que faz parte do processo e quando cheguei a casa no site da Voge refere que os custos de transporte estão incluídos no preço tabela.

Março 07, 2022, 10:48:46, 10:48
Responder #4

JViegas

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Com os créditos, ainda acresce uma quantidade maior de taxas e taxinhas...
Mas nem falo dos créditos.

No sábado o que me deixou mais chateado, até foi na loja acrescentarem na proposta 100€ de despesas de transporte dizendo que faz parte do processo e quando cheguei a casa no site da Voge refere que os custos de transporte estão incluídos no preço tabela.

Vai a outro representante se te for possível para teres forma de comparar.

Olha para meu caso: resido em Lisboa e comprei a minha mota em Évora  :smiley:

Março 07, 2022, 10:55:25, 10:55
Responder #5

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Foi o que fiz hoje @JViegas. :)

Mas fiquei com a dúvida em relação a revisões e garantias.
Posso fazer a revisão em qualquer oficina? Não perco a garantia? Outras oficinas respeitam o plano de revisões da marca e modelo específico?

Março 07, 2022, 11:01:02, 11:01
Responder #6

JViegas

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Foi o que fiz hoje @JViegas. :)

Mas fiquei com a dúvida em relação a revisões e garantias.
Posso fazer a revisão em qualquer oficina? Não perco a garantia? Outras oficinas respeitam o plano de revisões da marca e modelo específico?


Olha do meu exemplo:
já comprei duas motas em Évora, as revisões anuais e por vezes outras (pastilhas de travões por exemplo), são ali feitas. Vou em passeio, por vezes vou com a família que vai de carro, vou dar uma volta e no final do dia está pronto.

Mas já fui a outras oficinas do fabricante onde as máquina foram intervencionadas. Nunca tive problemas.

Na minha opinião faz sentido ir apenas a representantes do fabricante da nossa mota, especialmente durante a garantia da máquina.

Março 07, 2022, 11:26:24, 11:26
Responder #7

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A deslocação para a revisão como passeio é um bom ponto de vista.  ;)

No meu caso com filhos pequenos, vejo a revisão como uma tarefa a fazer no menor espaço de tempo.  ;D

Por isso, a proximidade também conta para mim.

Vou aguardar pela nova proposta, e ver se vale a pena uma deslocação maior.

Março 08, 2022, 12:17:52, 12:17
Responder #8

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O outro representante da marca faz um preço mais baixo cerca de 100€.

Março 08, 2022, 14:40:19, 14:40
Responder #9

JViegas

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O outro representante da marca faz um preço mais baixo cerca de 100€.

Sempre são 100€ para a top case   :nice:

Março 08, 2022, 16:18:44, 16:18
Responder #10

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Pois... ;)

Já pedi para avançar na encomenda. :D

Março 09, 2022, 10:16:30, 10:16
Responder #11

JViegas

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Pois... ;)

Já pedi para avançar na encomenda. :D

Aguardemos então.
Muitos parabéns adiantados.  :palmas:

Março 22, 2022, 10:09:41, 10:09
Responder #12

Nuno YB

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Foi o que fiz hoje @JViegas. :)

Mas fiquei com a dúvida em relação a revisões e garantias.
Posso fazer a revisão em qualquer oficina? Não perco a garantia? Outras oficinas respeitam o plano de revisões da marca e modelo específico?


Olha do meu exemplo:
já comprei duas motas em Évora, as revisões anuais e por vezes outras (pastilhas de travões por exemplo), são ali feitas. Vou em passeio, por vezes vou com a família que vai de carro, vou dar uma volta e no final do dia está pronto.

Mas já fui a outras oficinas do fabricante onde as máquina foram intervencionadas. Nunca tive problemas.

Na minha opinião faz sentido ir apenas a representantes do fabricante da nossa mota, especialmente durante a garantia da máquina.

Permite-me discordar, em parte, deste ponto.
Sim, durante a garantia, é conveniente que se visite SÓ oficinas da marca. Fora da garantia, já não penso bem assim.
Compreendo que vás de Lisboa a Évora fazer certos serviços. É representante da marca e a qualidade de atendimento e serviço é excecional. Eu nunca tive uma Honda e tambem fiz todos os serviços na minha moto nessa oficina, apesar de haver representante Yamaha aqui na cidade.
No entanto, e depois de ter tentado por mais que uma vez, nunca me senti atraido pelo atendimento ou pela qualidade/transparencia do serviço do representante da "minha" marca.

Isto aplica-se, claro, nas motos novas. Se for uma moto usada, já vai depender do acordo com o vendedor. No meu caso, que sou de Évora e a moto veio de um stand no Seixal, o vendedor meteu-me "á vontade" para fazer qualquer eventual intervenção em qualquer oficina perto da minha zona. Tive que trocar a bateria, ele assumiu. Teve que afinar válvulas, ele assumiu. Não digo que funcionem todos assim, foi apenas o que aconteceu no meu caso.

Sendo assim, ir só á marca dentro da garantia. Fora da garantia, ir ao sitio onde nos sentimos bem e onde depositamos confiança na equipa de trabalho, seja ou não da marca.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Março 22, 2022, 10:16:10, 10:16
Responder #13

JViegas

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Lá está, vai da confiança que vais criando (e sorte também). SE após o fim da garantia ter terminado a oficina/representante te inspirar confiança é claro que deves continuar a ir.

Já tive que ir a oficinas por aqui de Lisboa (da mesma marca) e o atendimento é totalmente destinto: um para mau outro para pior e outro ainda, seria aquele que levava lá sempre a mota.

Vamos descobrindo por tentativa e erro ou por recomendação.

Março 31, 2022, 10:57:07, 10:57
Responder #14

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Aproveito para atualizar a situação...

Depois do atraso provocado pela greve dos motoristas em Espanha, recebi a mota no sábado passado.

Para já as primeiras impressões são boas.
Está neste momento a fazer a rodagem com cerca de 200 km.
Estou a passar as mudanças às 4000 rpm e uma ou outra vez vou às 5000 rpm.

O que me está a impressionar é o consumo! No computador de bordo indica 1,8L/100 km de média.
Custa-me acreditar que esteja próximo da realidade, até porque ainda está na rodagem.

Mas que era bom era!  ;)

Março 31, 2022, 19:08:06, 19:08
Responder #15

JustGil

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Aproveito para atualizar a situação...

Depois do atraso provocado pela greve dos motoristas em Espanha, recebi a mota no sábado passado.

Para já as primeiras impressões são boas.
Está neste momento a fazer a rodagem com cerca de 200 km.
Estou a passar as mudanças às 4000 rpm e uma ou outra vez vou às 5000 rpm.

O que me está a impressionar é o consumo! No computador de bordo indica 1,8L/100 km de média.
Custa-me acreditar que esteja próximo da realidade, até porque ainda está na rodagem.

Mas que era bom era!  ;)

Ainda bem que já está a rodar com a máquina!
Quanto à média  :D como disse, ela ainda está em rodagem, mas acredito que isso não passe muito dos 3l/100 km e também acredito que o consumo médio consiga ir um pouco mais abaixo dos 3l
Tudo de bom! Principalmente com a máquina  :nice:
« Última modificação: Março 31, 2022, 19:10:51, 19:10 por JustGil »

Abril 01, 2022, 09:54:41, 09:54
Responder #16

JViegas

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Fazendo a rodagem de acordo com as instruções do construtor é sinónimo de longevidade do motor e isenção de problemas.

Felicidades com a máquina.

Abril 01, 2022, 10:16:26, 10:16
Responder #17

Canonista

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Obrigados pelos comentários.

JustGil, abaxo dos 3 esperava. Mas abaixo dos 2 nunca tinha imaginado...

JViegas, a rodagem está a ser feita mais ou menos segundo o construtor / stand.  :)
O manual refere para não passar dos 45 km/h até aos 500km. O vendedor disse que não é necessário nada disso. Apenas evitar de passar as 5000 rpm, o que dá para ir +/- aos 70 km/h.
Entretanto vi na net um comentário a aconselhar não passar das 4000 rpm.
Por isso referi que estou a fazer um misto. Uso as 4000 rpm como referência e volta e meia vou às 5000 rpm.