Autor Tópico: 2023 Chrome Edition ou o novo segmento "mais de €30.000 PVP"  (Lida 1380 vezes)

Outubro 25, 2022, 18:46:54, 18:46
Lida 1380 vezes

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
A Triumph apresentou hoje as versões Chrome das suas famílias Bonneville e Rocket, versões que só estarão disponíveis no decorrer de 2023.

Esta tendência de oferecer versões exclusivas com o devido aumento de preço veio para ficar e deverá intensificar-se. As marcas tradicionais europeias vão ter que aumentar as margens que ganham em cada moto vendida. Cada vez mais a margem e não a quantidade será aquilo que vai marcar o sucesso destas marcas. Ainda que a Triumph, a BMW e a KTM também apostem nas baixas cilindradas com motos feitas em parceria com fabricantes indianos ou chineses todas elas (mais a Ducati, MV Agusta, Aprilia, Bimota etc) vão lançar modelos cada vez mais exclusivos e caros.

A KTM começou a explorar outra forma de aumentar o lucro por cada moto vendida, a subscrição de software. Veremos se vai pegar entre os motociclistas. Talvez seja uma via. Uma coisa é certa, a KTM tem mostrado ser, nos últimos 10 anos, a mais hábil marca europeia a entender o mercado de motos.

As baixas cilindradas serão cada vez mais um feudo dos fabricantes chineses (um processo muito paralelo ao que aconteceu com os fabricantes japoneses nos anos 70) restando às marcas europeias o topo do mercado (mais de €30.000 PVP) onde o prestígio e a imagem de marca valem mais do que o preço de venda.

Quanto a mim a primeira vítima deste rearranjo do mercado de motos será a Suzuki. A marca de Hamamatsu não conseguirá competir com as marcas chinesas no preço nem tem prestígio para competir com a Ducati ou a BMW nas motos de mais de €30.000. A saída do MotoGP e do WEC é o princípio do fim da marca.

Também vejo um futuro muito difícil para a Kawasaki.

A Honda tem outros recursos e tenho que ficar impressionado com o preço a que a marca vai vender a nova Hornet 750. A grande questão é, até quando até um fabricante chinês oferecer uma moto equivalente por menos dinheiro?

Entre os quatro grandes japoneses, quanto a mim, a Yamaha é a que estará melhor posicionada para enfrentar o embate chinês.

Entre os construtores europeus aquele que vejo em pior situação é a MV Agusta. A marca italiana foi a pioneira nas versões especiais vendidas a preços estúpidos a clientes endinheirados. Mas com a Triumph, KTM, Ducati ou BMW a ocuparem cada vez mais esse espaço antevejo sérias dificuldades para a MV Agusta.

A forma como a MV Agusta entrou no segmento aventura com esta marca Lucky strike e a parceria com a Benelli quanto a mim foi um tiro no pé! Mas vamos ver com os russos vão expandir a histórica marca transalpina!

A Bimota é demasiado pequena para ser sequer considerada um construtor. Basicamente é uma boutique de motos. Para já tem o dinheiro e os motores da Kawasaki. Mas vamos ver se a Kawasaki entrar em dificuldades. Ou então, se a Kawasaki entrar em dificuldades, talvez o grande grupo industrial por trás da operação reforce ainda mais a aposta na Bimota que, concerteza, tem um nome mais prestigiado para vender motos acima dos €30.000 do que a Kawasaki.

BSA e Norton, recentemente relançadas, acho que é dinheiro deitado à rua. Mais ano menos ano entram em falência.

Segue-se as marcas "de prestígio" do grupo Piaggio, Aprilia e Moto Guzzi. Não sei o que pensar. A Piaggio precisa mesmo de resolver a rede de concessionários destas marcas e toda a experiência after sales. Se tudo se mantiver assim não vejo como ambas as marcas possam entrar no mercado "mais de €30.000 PVP".

A Moto Guzzi tem uma herança muito rica e, neste momento, a plataforma certa (V100 Mandello) para ser uma real alternativa à Triumph nos segmentos retro. Vamos ver se a Piaggio vai saber potenciar esta nova plataforma.

A Aprilia tem (nunca sem o estrondo da Ducati claro) apresentado versões mais especiais dos seus modelos mais desportivos. Eu adoro a Tuono Racing de 2003 por exemplo. Ainda recentemente a marca apresentou a ultra exclusiva RSV4 Xtrenta que custa mais de €50.000!

BMW. Está aqui um caso complicado  :pensador:. Por um lado acho que a divisão de motos está muito forte. A GS é um sucesso eterno. A marca está a lançar versões M de quase todos os seus modelos e a cimentar-se cada vez mais nos segmento premium.

Mas a divisão de carros  :???: Que desgraça! Se nada mudar antevejo a falência da BMW automóveis. Se essa falência vai arrastar a BMW Motorrad temos que ver. Se for feito o spin off da BMW Motorrad então acho que tem muito futuro. Quiçá, adquirida pelo Grupo KTM! Seria um twist interessante!

Por falar em KTM, só vejo a marca de Mattighofen reforçar a liderança entre os construtures europeus. E adquirir a BMW Motorrad daqui a uns anos. Entre as motos "mais de €30.000" a KTM ainda só entrou timidamente mas quando o fez (RC8C e SD1290RR) foi um tremendo sucesso. Vejo a marca austríaca a lançar cada vez mais versões exclusivas, limitadas, caríssimas.

Quanto à Ducati, não vejo a marca de Borgo Panigale perder o título de marca de motos desportivas mais prestigiada tão cedo. A marca domina em todas as frentes. WSBK, MotoGP e showroom floor.

Estas edições especiais ridículas como a Diavel ou Streefighter Lamborghini vieram para ficar. E veremos cada vez mais versões SP dos seus modelos. Por €50.000, €100.000 e acredito que, num futuro próximo, a Ducati venda uma moto acima dos €200.000.

No imediato, aposto que está na calha uma Desert X Rally com depósito de 30 litros, suspensões activas, banco monolugar, etc etc com PVP a condizer acima dos €20.000!

De volta à Triumph, é verdade que a marca inglesa ainda não entrou a sério no segmento "mais de €30.000PVP" mas é uma questão de tempo.

A aposta no médio prazo são as motos de Enduro/cross e as baixas cilindradas. A Triumph quer mesmo embater de frente com a KTM e acho que é muito inteligente em faze-lo. Vai ser muito interessante ver que interpretação a marca inglesa faz de uma moto de MX moderna.

Acredito que vamos ver nos próximos 2 anos uma nova Street Triple/Daytona 765 Moto2 Edition ainda mais requintada, cara e exclusiva do que a que vimos em 2021.

Para já a Triumph tem apostado em versões limitadas diferenciadas pela pintura (versões 007, hand painted, chrome edition) mas acho que, mais tarde ou mais cedo, irá ter as suas versões daquilo que as BMW M ou Ducati SP são para esses construtores.

De volta às chrome edition, mais uma vez a Triumph a demonstrar ser capaz de fazer motos de um extremo bom gosto. O meu coração apaixonou-se pela 2023 Thruxton RS Chrome Edition com o tanque cromado. Como já se tinha apaixonado pela Thruxton RS Ton Up edition em 2022.
« Última modificação: Outubro 25, 2022, 19:12:23, 19:12 por Gentleman rider »

Outubro 26, 2022, 10:02:55, 10:02
Responder #1

Canonista

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 300 DS
  • Localidade: Braga

Mas a divisão de carros  :???: Que desgraça! Se nada mudar antevejo a falência da BMW automóveis. Se essa falência vai arrastar a BMW Motorrad temos que ver. Se for feito o spin off da BMW Motorrad então acho que tem muito futuro. Quiçá, adquirida pelo Grupo KTM! Seria um twist interessante!


Baseado em que dados? Será que desconheço algo...? :)

Outubro 26, 2022, 11:15:31, 11:15
Responder #2

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Também recebi a newsletter da Triumph sobre estas versões especiais "Chrome" e como tu fiquei "vidrado na Thruxston.



Quanto aos preços praticados, será de esperar, tal como dizes, cada vez mais a exclusividade será mais cara.

Gostei da tua perspetiva na ronda pelas diferentes marcas/fabricantes e tal como referes: o "gigante" chinês veio alterar grandemente as regras do mercado das duas rodas.

Outubro 26, 2022, 11:53:21, 11:53
Responder #3

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
É muito engraçado testemunhar estas evoluções.

Até aos anos 60 as motos eram uma coisa quase exclusivamente do Atlântico Norte. Europa e EUA.

Nos anos 60 os fabricantes japoneses começaram a revolucionar nas baixas cilindradas.

Em 1969, a Honda lançou a CB750 e mudou para sempre a paisagem entre as motos de alta cilindrada.

No final dos anos 70 os japoneses já dominavam, das 50cc às 1000cc.

Nos anos 80, 90 e 2000 os japoneses marcaram o ritmo do mercado de motos. Mas há cerca de 20 anos houve um ressurgimento das marcas europeias.

Quanto a mim a moto que melhor simboliza este renascimento das marcas europeias é a 2009 BMW S1000RR. Em 2009 acho que poucos imaginariam que um construtor europeu conseguisse construir uma superbike de 4 cilindros em linha que superasse os japoneses no seu campo de eleição.

Nesta década os fabricantes japoneses estão a ser ensanduichados. Nas baixas cilindradas pels fabricantes chineses e nas altas cilindradas pelos fabricantes europeus.

Até ao final da década há um factor que pode baralhar este equilíbrio de forças actual, a electrificação das motos!
« Última modificação: Outubro 26, 2022, 12:04:01, 12:04 por Gentleman rider »

Outubro 26, 2022, 12:19:22, 12:19
Responder #4

Canonista

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 300 DS
  • Localidade: Braga
De uma forma geral concordo com a análise que fazes ao mercado em geral e à sua evolução.

Já em Março quando comprei a minha Voge 300 DS, tinha verificado que em baixas cilindradas a melhor opção vinha da China.  ;)

Mas quanto ao comentário que fazes da BMW automóvel, passa-me completamente ao lado... Até acho que é um dos grupos mais bem preparados para o futuro.
https://www.statista.com/statistics/264342/global-sales-volume-of-automobiles-of-bmw-group/

Tem aumentado as vendas consistentemente... apenas abrandando com o Covid, mesmo assim, nada de significativo.
O grupo (BMW, MINI e Rolls Royce) abrange o mercado desde os utilitários premium até ao segmento de luxo.
A BMW ainda que isolada do grupo, está bem segmentada. Temos os utilitários, os familiares, os superdesportivos e o segmento de luxo...
Nos desportivos chegam a oferecer propostas que os aproxima das tradicionais marcas italianas.
https://www.bmw.pt/pt/all-models/m-series/m5-sedan/2021/bmw-serie-5-berlina-versao-m-visao-geral.html

O único setor onde estariam a ficar para trás seria o da eletrificação, mas até aí já têm boas propostas...

Outubro 29, 2022, 14:15:43, 14:15
Responder #5

Canonista

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 300 DS
  • Localidade: Braga

Mas a divisão de carros  :???: Que desgraça! Se nada mudar antevejo a falência da BMW automóveis. Se essa falência vai arrastar a BMW Motorrad temos que ver. Se for feito o spin off da BMW Motorrad então acho que tem muito futuro. Quiçá, adquirida pelo Grupo KTM! Seria um twist interessante!


Baseado em que dados? Será que desconheço algo...? :)

Mais uma notícia recente.
https://www.autogear.pt/artigos/bmw-e-a-empresa-do-setor-automovel-com-a-melhor-reputacao-em-portugal

Novembro 06, 2022, 20:15:07, 20:15
Responder #6

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Entre os construtores europeus aquele que vejo em pior situação é a MV Agusta. A marca italiana foi a pioneira nas versões especiais vendidas a preços estúpidos a clientes endinheirados. Mas com a Triumph, KTM, Ducati ou BMW a ocuparem cada vez mais esse espaço antevejo sérias dificuldades para a MV Agusta.
E não foram necessários muitos dias para se confirmar as dificuldades da MV Agusta. E o que aconteceu? O que é que acontece a qualquer marca europeia que entre em dificuldades? A KTM compra  :D

Para já foram apenas 25,1% da empresa mas acredito que o grupo austríaco fique com a maioria da MV no médio prazo.

Acredito que vamos ver nos próximos 2 anos uma nova Street Triple/Daytona 765 Moto2 Edition ainda mais requintada, cara e exclusiva do que a que vimos em 2021.
Nâo foram 2 anos mas mais 2 dias para se confirmar esta previsão.
E a Triumph acertou novamente, a nova Street Triple 765 Moto2 está estupenda  :confetti:

Novembro 06, 2022, 22:17:15, 22:17
Responder #7

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 467
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Entre os construtores europeus aquele que vejo em pior situação é a MV Agusta. A marca italiana foi a pioneira nas versões especiais vendidas a preços estúpidos a clientes endinheirados. Mas com a Triumph, KTM, Ducati ou BMW a ocuparem cada vez mais esse espaço antevejo sérias dificuldades para a MV Agusta.
E não foram necessários muitos dias para se confirmar as dificuldades da MV Agusta. E o que aconteceu? O que é que acontece a qualquer marca europeia que entre em dificuldades? A KTM compra  :D

Para já foram apenas 25,1% da empresa mas acredito que o grupo austríaco fique com a maioria da MV no médio prazo.

Acredito que vamos ver nos próximos 2 anos uma nova Street Triple/Daytona 765 Moto2 Edition ainda mais requintada, cara e exclusiva do que a que vimos em 2021.
Nâo foram 2 anos mas mais 2 dias para se confirmar esta previsão.
E a Triumph acertou novamente, a nova Street Triple 765 Moto2 está estupenda  :confetti:

É desta que estás a falar? Se for está brutal  :love0001:  :nice:

Acabei de ver agora no Andar de Moto:  https://www.andardemoto.pt/moto-news/63163-triumph-e-dorna-apresentam-nova-colaboracao-em-valencia/