Autor Tópico: Renovar ou comprar  (Lida 1215 vezes)

Abril 08, 2023, 17:12:52, 17:12
Lida 1215 vezes

snap

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 153
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBF1000
  • Localidade: Paredes
Vou dar inicio a um pequena (grande) discussão.

A minha moto conta (há data de hoje) 108665.
De momento está a precisar de algum carinho, a mota tem 17 anos e está quase a entrar em idade adulta.
Como tudo, passa o tempo e várias coisas vão aparecendo, já no ano passado desmontei a frente e pintei o radiador agora precisa de mais umas coisas.

A suspensão traseira está a dar as ultimas, deverá ser da idade.
O braço traseiro está picado e com ferrugem e precisa de ser limpo e pintado.
A suspensão da frente está picada e a precisar de ser pintada. Já que vou mexer troco as molas também.
Os bancos apesar de terem espuma visco elástica, precisam de ser estufados, pois um gato  esteve a afiar as unhas nos 2 bancos.
O kit de transmissão precisa de ser trocado.

Vamos ás coisas...
Amortecedor traseiro e molas para a suspensão da frente 720€
Estufar os bancos 50€
Kit de transmissão 170€
Pintar braço traseiro e suspensão dianteira?
Valor de mão de obras?
Um ou outro rolamento ou peça?

Apenas do que me estou a lembrar, vamos contar com 1500€

Este é o o valor da moto mais ou menos.

A moto nunca me deu problemas, é confortável q.b., é économica ( geralmente  ;D ), não tem passa grandes vibrações para as mãos e para os pés.

Aqui a pergunta para isto é?
Vale a pena investir o valor numa moto que já não vale isso?
Penso em comprar uma mais recente ou até mesmo nova?
Que teem a dizer?

Abril 08, 2023, 17:14:32, 17:14
Responder #1

snap

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 153
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBF1000
  • Localidade: Paredes
Os quilómetros


Braço traseiro e suspensão da frente




Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Abril 08, 2023, 22:39:19, 22:39
Responder #2

Aphonso Pereira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 93
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT '19
  • Localidade: Lisboa
Uma CBF1000 Mk.I ?
Não leve a mal, mas para mim não valeria a pena renovar.

Os revestimentos Honda são geralmente maus e esse modelo ainda tem mais fragilidades do que a Mk.II.
Tive esta última Mk.II , modelo 2012 comprado novo e só lhe digo que Honda nunca mais.

Boa sorte.
If you can't explain it simply, you don't understand it well enough

Abril 08, 2023, 23:12:05, 23:12
Responder #3

snap

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 153
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBF1000
  • Localidade: Paredes
Uma CBF1000 Mk.I ?
Não leve a mal, mas para mim não valeria a pena renovar.

Os revestimentos Honda são geralmente maus e esse modelo ainda tem mais fragilidades do que a Mk.II.
Tive esta última Mk.II , modelo 2012 comprado novo e só lhe digo que Honda nunca mais.

Boa sorte.

Claro que não levo a mal, por isso estou a perguntar.

Abril 08, 2023, 23:41:56, 23:41
Responder #4

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Gastar tanto dinheiro numa moto que não vale tanto só vale a pena se for para utilizar durante uns bons anos, ou então comprar outra igual que esteja em melhor estado e ficar essa para peças.
Mesmo que nunca tenha dado problemas, estando já na idade adulta não significa que não possa começar a dar problemas...uma incógnita que ninguém conseguirá adivinhar!
Se não pretendes gastar mais do que esse valor (~1500€) e se conseguires vender ficas com um budget global ali pelos 2500/3000€ e nesse valor encontras alguma coisa que gostas?
Se não encontras nada melhor e mais moderno e menos rodada, como disse... uma usada igual mais recente e essa para peças... as que não precisares ferro velho ou olx...

É a minha sincera opinião.

nota: no Porto cheguei a ver uma loja que tinha duas CBR1000F 1987/1989 e estavam num estado impecável, acredito que no Porto a malta valorize melhor os motociclos que foram incónicos na sua época enquanto a malta de lisboa é mais de modas e sempre à procura do ultimo grito, tenho essa ideia... posso estar equivocado...
Mas nesse sentido pode ser que faça algum sentido recuperar... hoje pode valer pouco, amanhã...  :pensador:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Abril 09, 2023, 19:02:39, 19:02
Responder #5

snap

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 153
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBF1000
  • Localidade: Paredes
Gastar tanto dinheiro numa moto que não vale tanto só vale a pena se for para utilizar durante uns bons anos, ou então comprar outra igual que esteja em melhor estado e ficar essa para peças.
Mesmo que nunca tenha dado problemas, estando já na idade adulta não significa que não possa começar a dar problemas...uma incógnita que ninguém conseguirá adivinhar!
Se não pretendes gastar mais do que esse valor (~1500€) e se conseguires vender ficas com um budget global ali pelos 2500/3000€ e nesse valor encontras alguma coisa que gostas?
Se não encontras nada melhor e mais moderno e menos rodada, como disse... uma usada igual mais recente e essa para peças... as que não precisares ferro velho ou olx...

É a minha sincera opinião.

nota: no Porto cheguei a ver uma loja que tinha duas CBR1000F 1987/1989 e estavam num estado impecável, acredito que no Porto a malta valorize melhor os motociclos que foram incónicos na sua época enquanto a malta de lisboa é mais de modas e sempre à procura do ultimo grito, tenho essa ideia... posso estar equivocado...
Mas nesse sentido pode ser que faça algum sentido recuperar... hoje pode valer pouco, amanhã...  :pensador:

O meu problema é que de estando a ver as motos novas, não há nada que custe (na minha opinião) menos que 15.000€ que seja bom para viajar.

Usadas é sempre complicado, comprei esta usada pois conhecia o dono.

Vamos a ver as próximas novelas.....

Abril 10, 2023, 09:38:46, 09:38
Responder #6

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Não querendo gastar o dinheiro que pedem para as motas que tu trocarias...

Se a mota que tens dá para ti.

Mesmo tendo a certeza que com a idade irão aparecer reparações/"manutenções mais profundas" para fazer.

Sabendo que as reparações serão sempre mais caras.

... e mesmo assim não quereres gastar muito dinheiro numa nova mantendo a cilindrada/estilo, etc. etc.

Na minha opinião gastava o dinheiro se:

1 - Ficasse com a mota pelo menos mais 1/2 anos
2 - O que faço com ela dá-me perfeitamente
3 - Aparentemente não existem grandes reparações que se possam apresentar a curto/médio prazo

Abril 10, 2023, 12:50:44, 12:50
Responder #7

snap

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 153
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBF1000
  • Localidade: Paredes
Sim, tem mesmo sido essa a ideia.

Mas como estou indeciso precisava de mais algumas opiniões.
Infelizmente os quilómetros efectuados nos últimos 3 anos foram poucos, ou por covid ou pelo meu trabalho ( turismo ).


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Abril 10, 2023, 19:40:25, 19:40
Responder #8

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Os meus 5cts dados por quem anda com uma mota com 30 anos.

Se a mota cumpre com as expectativas do dono e não tem problemas de maior gravidade, dividia as "manutenções" em 2 grupos:
  • Necessárias
  • Facultativas
Dentro das "necessárias" colocaria:
  • Amortecedor traseiro e molas para a suspensão da frente 720€ <- Será que as molas estão pasmadas?
    Mais importante do que a troca das molas da suspensão da frente, está a troca do óleo que perde propriedades com o passar do tempo e uso. Alguma vez isso foi feito?
    A suspensão traseira está bem regulada? Olhando para a foto do braço traseira, vê-se o pneu e parece-me que apresenta sinais de uma suspensão em que o rebound está demasiado rápido.
    Há amortecedores que podem ser reconstruidos.
  • Kit de transmissão 170€ <- Este terá sempre de ser trocado e X em X kms, tornando-se numa "despesa corrente" de manutenção
  • Um ou outro rolamento ou peça <- Com os kms que essa mota tem, provavelmente os rolamentos da direção já ganharam "cama" e deverão ser substituidos... os rolamentos das rodas tbm seria boa ideia trocar... e os rolamentos são baratos.
Dentro destas "necessárias" faria uma lista de prioridades para a sua resolução dependendo da disponibilidade financeira.

Nas "facultativas" colocaria:
  • Estufar os bancos 50€
  • Pintar braço traseiro e suspensão dianteira? <- Isto é uma coisa meramente estética que não afecta o desempenho/segurança da mota

Não vi mencionado, nem sei se alguma vez foi feita, a troca do óleo dos travões e da embraiagem, mas seria uma coisa a fazer. À semelhança do óleo da suspensão dianteira, este "óleo" também se degrada com o uso e a humidade. É uma coisa que se pode fazer em casa com uma chave de porcas e uma lata de 250ml de DOT4.

Portanto, os 1500€ falados chegam e sobram para as manutenções necessárias... e fica-se com mota para mais uma "pipa" de quilometros.

Não faço ideia do valor comercial dessa mota mas, numa pesquisa rápida no OLX, as mais baratas que encontrei eram as 600cc e pedem para cima de 3000€ e as 1000cc a andarem para cima de 4000€. Portanto, na minha opinião, gastar uma valor considerável na manutenção da mota para que fique em condições para mais alguns anos e uns bons milhares de kms, não me parece que seja uma coisa descabida.

No DB da minha mota tenho lá um post onde faço "umas contas" às avarias que me tem dado ao longo destes 6 anos em que a tenho. Até ao momento esses custos "extra" (provenientes de avarias) tem um valor de cerca de 200€/ano (mais coisa, menos coisa). A unica coisa de que me queixo é que, nos ultimos tempos não tenho tido muito tempo nem vontade de disfrutar dela, e isso nota-se na quilometragem anual... de 10/12000Kms/ano passou para 4000Kms/ano (mm assim são mais kms por ano do que muitas outras motas fazem no mesmo periodo).

Agora, se a mota não cumpre as expectativas do dono e aquilo que se pretende é ter uma mota mais recente... então é vender a mota, passar esses "problemas" a outro e depois ir gastar 15000€ na compra de outra que encha as medidas.

Abril 11, 2023, 10:49:42, 10:49
Responder #9

snap

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 153
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBF1000
  • Localidade: Paredes
Sim a moto serve os meus propósitos sem nenhum problema.

Em relação as suspensões, sim a manutenção tem sido feita, desde troca de óleos a vedantes.


O trocar a suspensão, já fui aconselhado por 2 pessoas a fazer, pelo menos o amortecedor traseiro.
As molas da frente, ninguém me disse nada, mas como troco o amortecedor traseiro, tenho medo de ficar com a moto “descompensada”.
Já que estou a mudar tudo, poderia pintar a bainhas da frente, já estava metade do serviço feito.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Abril 11, 2023, 18:40:11, 18:40
Responder #10

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Já que estou a mudar tudo, poderia pintar a bainhas da frente, já estava metade do serviço feito.

Essa pintura pode ser feita em casa. Na minha fiz isso "às 3 pancadas" (com tinta em spray) e passados 5 anos e quase 40.000kms é que começam a aparecer alguns pontos em que a tinta está a saltar.

Abril 11, 2023, 21:42:50, 21:42
Responder #11

snap

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 153
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBF1000
  • Localidade: Paredes
Já que estou a mudar tudo, poderia pintar a bainhas da frente, já estava metade do serviço feito.

Essa pintura pode ser feita em casa. Na minha fiz isso "às 3 pancadas" (com tinta em spray) e passados 5 anos e quase 40.000kms é que começam a aparecer alguns pontos em que a tinta está a saltar.

Também pensei nisso, mas como tenho o braço traseiro para pintar fazia no mesmo sitio.

Janeiro 25, 2024, 12:14:52, 12:14
Responder #12

snap

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 153
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBF1000
  • Localidade: Paredes
Boa tarde.

Ando aqui as voltas com o óleo da moto.

Tenho colocado Castrol 10w40 e queria colocar, Motul.
No site da Motul a referencia que me dá é 7100 10W30.

Qual o aconselhado?
Contiuo com o 10W40 ou mando vir 10W30?

Sei que não faltam tópicos de oleos por aqui, não queria transformar neste mais um.

Janeiro 25, 2024, 12:32:02, 12:32
Responder #13

Reiner

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 227
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: PASSOS MG Brasil
Snap,  use o óleo recomendado pelo manual da sua moto....
Castrol e Motul são produtos de primeira linha....o importante é confirmar a origem, pois existem produtos falsificados destas marcas.....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk


Janeiro 25, 2024, 12:59:01, 12:59
Responder #14

snap

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 153
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBF1000
  • Localidade: Paredes
Snap,  use o óleo recomendado pelo manual da sua moto....
Castrol e Motul são produtos de primeira linha....o importante é confirmar a origem, pois existem produtos falsificados destas marcas.....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Estive a ver o manual, refere o 10w30, mas sendo no nosso clima também posso utilizar 10w40.

Vou continuar com o 10w40.

Janeiro 25, 2024, 14:22:46, 14:22
Responder #15

LeoLopes

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 604
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: X-Max 400
  • Localidade: Lagoa- Algarve
Snap,  use o óleo recomendado pelo manual da sua moto....
Castrol e Motul são produtos de primeira linha....o importante é confirmar a origem, pois existem produtos falsificados destas marcas.....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Estive a ver o manual, refere o 10w30, mas sendo no nosso clima também posso utilizar 10w40.

Vou continuar com o 10w40.

Boas ....
Eu nas minha Hondas que tive sempre usei o 10w40 MA2 ao invés do 10w30 e nunca tive  stress  :nice:

Janeiro 25, 2024, 23:30:26, 23:30
Responder #16

TuCa

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 65
  • Marca Motociclo: EFS
  • Modelo Motociclo: GT Super
  • Localidade: Porto
o importante é cumprir as normas que a marca recomenda
depois a questão da viscosidade, é um pouco em função do clima, como dizes e bem
o nosso clima é bastante ameno, por isso desde que cumpra a norma, um 10w40 mal não faz

um pormenor aqui e ali relacionado com consumo e afins, mas mal não faz
outro pormenor que alguns utilizadores desse modelo de mota mencionam, é que convém manter semi-sintético.
há vários relatos de 100% sintético originar a embraiagem começar a escorregar (vale o que vale aquilo que se lê na net)