Todos os anos, em Birmingham (Reino Unido) se realiza o NEC Motorcycle Live Show.Seria óptimo se pudessem tentar o mesmo, quer dizer que teriam uma 1250GS -)
Pois foi precisamente por lá que há uns dias um tipo levantou uma R1250GS do chão e de uma maneira que até parece fácil...
Conselho: Se não querem contribuir para uma futura espandilose, será melhor não tentar o mesmo. Pelo menos se não souberem bem o que estão a fazer, claro... :)
Nesse caso (pergunto!), não daria para colocar o guiador logo inicialmente mais afastado do depósito?
O "segredo" desta técnica - a que está indicada no início do tópico - consiste em aplicar força nas pernas e ir recuando.
Sim...já apliquei e funciona. E não... não foi numa GoldWing.
Nota: Se acaso a moto é lavantada para o lado do descanso, não esquecer (pelo sim, pelo não), de o abrir previamente.. :)
E convêm estar engatada... Eu tive em tempos idos uma CBR1000F que deixei cair umas quantas vezes e mesmo com ajuda de outro companheiro o raio da mota tinha tendência para começar a andar para trás...Devia ser o motor que a BMW não colocou na "besta" 1600 :) ;) :)
Pois foi precisamente por lá que há uns dias um tipo levantou uma R1250GS do chão e de uma maneira que até parece fácil...
(...) … o problema é o guiador, mais precisamente a parte que dá jeito pegarmos, ficar precisamente encostado e escondido naquela abertura do deposito - "a amolgadela de fabrica".
A BMW parece que não colocou marcha-atrás na K1600GT e K1600GTL porque o motor de marcha atrás pesava +25kg...
Garanto que mesmo a minha em determinadas ocasiões é deveras complicado para mim manobrar e felizmente em algumas tive ajuda…
...mas agora também digo que claramente não foi projectada para facilitar a vida ao condutor em caso de a deixar tombar…
Nesse caso (pergunto!), não daria para colocar o guiador logo inicialmente mais afastado do depósito?
Nesse caso (pergunto!), não daria para colocar o guiador logo inicialmente mais afastado do depósito?
Há "risers" e outras peças aftermarket que cumprem essa função.
Agora... até que ponto justifica perder as vantagens que a posição de condução que inicialmente foi projectada em detrimento duma eventual maior facilidade em levantar caso tome?
Penso que quando se entra em considerações desse tipo, deve-se começar a colocar em causa se a moto que se tem é realmente mais adequada para o uso que pretendemos.
Afastando o guiador dessa concavidade do depósito facilitaria e muito retirá-la da posição...horizontal.
Pode ser só o suficiente para a agarrar convenientemente e sem que o pulso faça demasiada força estando "dobrado".
O encostar total do guiador facilita-lhe as operações. Se o da Sprint, por via do seu formato, não permite um agarrar como este...aí é outra questão.
(...)Dfelix, fui ver melhor a tua foto e foi quando percebi que costumas levantar a moto só com um dedo.
E dá perfeitamente com a Sprint...
A minha bmw (como dá para ver na foto que coloquei atrás) é bem mais encovada junto aos avanços que a Sprint e dá.
(....)
Confesso que nunca levantei assim de costas.
Apesar de ser mais correcto no sentido de esforçar menos a coluna.
..fui ver melhor a tua foto e foi quando percebi que costumas levantar a moto só com um dedo.
O correcto é mesmo fazer como o vídeo postado de início. As pernas fazem o esforço, enquanto a zona dos "fundilhos" está bem encostada ao banco.
Uma GoldWing só mesmo dessa forma será conveniente fazê-lo.
Ou então 2 semanas de baixa....se der jeito. :)
(…)
A goldwing tem uma enorme desvantagem... que é o peso.
Porém tem uma enorme vantagem: ela não cai... apenas tomba! :D
É assim que se levanta uma mota do chão
Terá se fazer correctamente.
Posicionamente do corpo e pés, pois caso contrário o mais certo é aparecerem umas dores, com um levantar da moto também algo trôpego..
Felizmente não é uma coisa que se faça todos os dias. :)
E diria também, sem nunca ter experimentado fazer como neste último vídeo...que terá de haver alguma força de braços!
Uma senhora (no geral, atenção!) conseguiria aplicar esta técnica? :pensador:
Maçarico só pode. :tornarseanjinho: :tornarseanjinho:
João :sportbike: :sportbike:
Já agora,...no vídeo mostra as motas caídas para o lado do descanso lateral,..e ao contrário como é ???
Deixa-a cair para o outro lado ? :lolol: :lolol:
Já agora,...no vídeo mostra as motas caídas para o lado do descanso lateral,..e ao contrário como é ???
Deixa-a cair para o outro lado ? :lolol: :lolol:
Funciona da mesma forma o acto de a levantar, mas tendo previamente o descanso lateral já saído/aberto...para que depois ali seja apoiada. :nice: