Somos muito....muito vulneráveis quando nos deslocamos em 2 rodas. E por diversas razões que me dispenso de descrever, já que são por demais sabidas.
Esta é uma recente homenagem (em vídeo) a um companheiro das 2 rodas que partiu. :(
Emociona verdadeiramente, mesmo não conhecendo o homenageado em questão, de nome 'Guilherme'.
Somos muito....muito vulneráveis quando nos deslocamos em 2 rodas. E por diversas razões que me dispenso de descrever, já que são por demais sabidas.
Esta é uma recente homenagem (em vídeo) a um companheiro das 2 rodas que partiu. :(
Emociona verdadeiramente, mesmo não conhecendo o homenageado em questão, de nome 'Guilherme'.
A homenagem está muito bonita. Mas, e tem sempre que haver um "mas", é estragada pelos pintas do costume.
Numa homenagem a um miúdo que morreu na estrada ( e não aponto dedos a ninguém, não sei de que maneira morreu e, independentemente de como foi, é sempre triste ver partir um jovem desta forma ), conseguem ver-se comportamentos idiotas de alguns membros do cortejo.
É esta a imagem que querem passar? Acrobacias no seio de um cortejo fúnebre? As "revs" são normais e bonitas. A concentração de amigos, conhecidos e estranhos, é linda. O comportamento de alguns deles... é idiota! Aquela mensagem do "prefiro morrer rápido do que esperar sentado" a mim não me diz nada. Gosto de andar depressa e ando depressa. Tento ter o máximo cuidado quando estou na estrada. Prefiro que falem de mim como o "gajo que morreu a fazer aquilo que gostava"? Não, porra, não prefiro. Prefiro antes andar de moto até aos 90 ou 100 anos, criar os meus filhos e ver os meus netos.
Falando agora do tópico, propriamente dito. Não existem avisos suficientes, especialmente quando o maior perigo não vem de uma curva, ou do piso, ou do tempo. Quando o maior perigo são as pessoas, não há muito a fazer, tirando andar com os 6 olhos e os 10 ouvidos bem abertos.
...mas...e se rebentar um pneu? Havia aviso?
É sempre bom relembrar com tópicos como estes.A N108 é uma excelente estrada :) principalmente sem o tráfego do trabalho
A realidade é que (ainda para mais para condutores iniciantes como eu) é fácil uma pessoa "perder-se" à medida que se sente mais confortável com a condução, especialmente quando existe aquele bichinho pelas velocidades.
Tenho por hábito "atacar" a N108 a horas com menos tráfego (geralmente ao início das manhãs de sábado) precisamente para estar mais à vontade, mas isso não me livra de alguns pequenos sustos aqui e ali. Nada como ter cuidado e atenção ao que se passa na via.
As pessoas teimam em não cumprir com os limites e matam-se umas ás outras só porque escolheram não os cumprir.
As pessoas teimam em não cumprir com os limites e matam-se umas ás outras só porque escolheram não os cumprir.
Tens dados suficientes para concluir que o acidente ocorreu por não "cumprirem limites"?
Sim, "simplesmente invadiu a faixa contrária".
Mas não adiantam mais nada.
Bastava o condutor ir distraído com os olhos no telemóvel.
Tipo de situação que se observa no dia-a-dia sem que seja preciso "andar na estrada há alguns anos" para comprovar.
Além de que nem é preciso ir depressa para uma pickup de toneladas causar valente estrago.
Mas é natural que penses assim.
Há anos que a comunicação social incute este preconceito.
Justifica mais radares, mais fiscalização e mais receita. Pois é o que realmente interessa.
Enquanto isso, o número de acidentes mortais pouco vai mudando. E para resolver isto recomeça-se o ciclo.
Por vezes basta não olhar com "olhos de ver".
Ao minuto 12:30...
E assim se dá um acidente, num local aparentemente tranquilo e sem que (à partida) houvesse razões para crer que se desse um acidente.Parece - me que além do momento indevido e existe uma flagrante infração ao código da estrada pisando o traço continuo.
Mas bastou um veículo avançar num momento em que não devia... juntando-se uma travagem por parte do motociclista que lhe bloqueou as rodas e... :(
(....)
Com um bom editor de video é possivel captar a matricula do f.d.p. que fez aquela monobra em traço contínuo duplo.
E assim se dá um acidente, num local aparentemente tranquilo e sem que (à partida) houvesse razões para crer que se desse um acidente.Parece - me que além do momento indevido e existe uma flagrante infração ao código da estrada pisando o traço continuo.
Mas bastou um veículo avançar num momento em que não devia... juntando-se uma travagem por parte do motociclista que lhe bloqueou as rodas e... :(
Espero que o vídeo fosse para a polícia.
Isto incentivou-me a rever o uso de câmera que deixei de usar quando a bateria entregou a alma ao criador
Só uma achega para relembrar o seguinte:
dizem as estatísticas que a maioria dos acidentes acontecem em trajectos que "conhecemos muito bem" (casa/trabalho, por exemplo).
O motivo é precisamente esse: como o fazemos diariamente temos tendência a facilitar mais um pouco. Afinal, já conhecemos de cor aquele cruzamento, aquela curva manhosa, aquele buraco estrategicamente colocado, ganhamos alguns vícios como desviar entrar num certo sitio mais à esquerda porque há sempre fila na direita, etc...
Dia após dia isso contribui para criar uma imagem mental rotineira do percurso que assumimos como estanque e que passa a ser feita por habituação às características do percurso. Até ao dia em que algo interfere nessa rotina e se mete à frente...
É por isso que também eu "Na estrada ando sempre na defensiva de mota..." seja de carro ou moto.
Aparentemente, a lomba (não visível na imagem mas perceptível pelo movimento vertical da scooter) e ao mesmo tempo a travagem, causou ali algum desequilíbrio.
Felizmente sem consequências de maior. :nice:
A CMTV ganhou ali o dia. :-\
De que servem os avisos? Uma pickup fora de mão e dá nisto:
https://www.noticiasaominuto.com/mundo/1275204/sete-motards-morrem-em-tragico-acidente-nos-eua
Independentemente dos avisos que possam ser feitos, nada consegue evitar o erro humano. As pessoas teimam em não cumprir com os limites e matam-se umas ás outras só porque escolheram não os cumprir.