Autor Tópico: Nem sempre temos avisos! É preciso precaução.  (Lida 13780 vezes)

Junho 06, 2016, 20:22:49, 20:22
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Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Nem sempre temos avisos! É preciso precaução.


Companheiros,

Gostaria que utilizassem 2 minutos do vosso tempo para ver este vídeo que passou como anúncio no Reino Unido, o qual faz um claro alerta para os problemas de sinistralidade em 2 rodas, nomeadamente os acidentes causados por distração, desatenção, alheamento, descuido, exageros grosseiros na condução, etc...pois NEM SEMPRE TEMOS ALERTAS PARA OS PERIGOS!

É certo que o vídeo já tem algum tempo, mas a mensagem é bem explícita e está mais do que actual.

Não serão 2 minutos que perdem a vê-lo, são 2 minutos que se ganham em consciência de que os perigos podem espreitar logo a partir do momento em que andamos os primeiros metros.

Conduzam com prudência e desfrutem as vossas belas máquinas meus caros!   :D

ROAD SAFETY ADVERT - VIDEO

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 24, 2016, 17:04:32, 17:04
Responder #1

mneves

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É o que me dá mais receio é aparecer algo que eu não consiga reagir
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Julho 24, 2016, 18:43:40, 18:43
Responder #2

João_Santos

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Quando não se conhecem os percursos, nada melhor que uma condução defensiva.

Mesmo nas situações de muito á vontade em diversos trajectos, nunca devemos facilitar.

João  :scooter: :scooter:

Julho 24, 2016, 20:27:00, 20:27
Responder #3

Lonato

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Condução defensiva - Sempre!!! e mesmo assim, às vezes... nem é preciso sair da garagem.
Este tipo de tópicos/vídeos são sempre actuais pela mensagem que transmitem. Valem sempre a pena, é tempo que se ganha.

Junho 14, 2019, 19:29:34, 19:29
Responder #4

Sapiens21

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Somos muito....muito vulneráveis quando nos deslocamos em 2 rodas. E por diversas razões que me dispenso de descrever, já que são por demais sabidas.

Esta é uma recente homenagem (em vídeo)  a um companheiro das 2 rodas que partiu.  :(

Emociona verdadeiramente, mesmo não conhecendo o homenageado em questão, de nome 'Guilherme'.


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Junho 15, 2019, 12:29:16, 12:29
Responder #5

Nuno YB

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Somos muito....muito vulneráveis quando nos deslocamos em 2 rodas. E por diversas razões que me dispenso de descrever, já que são por demais sabidas.

Esta é uma recente homenagem (em vídeo)  a um companheiro das 2 rodas que partiu.  :(

Emociona verdadeiramente, mesmo não conhecendo o homenageado em questão, de nome 'Guilherme'.




A homenagem está muito bonita. Mas, e tem sempre que haver um "mas", é estragada pelos pintas do costume.

Numa homenagem a um miúdo que morreu na estrada ( e não aponto dedos a ninguém, não sei de que maneira morreu e, independentemente de como foi, é sempre triste ver partir um jovem desta forma ), conseguem ver-se comportamentos idiotas de alguns membros do cortejo.

É esta a imagem que querem passar? Acrobacias no seio de um cortejo fúnebre? As "revs" são normais e bonitas. A concentração de amigos, conhecidos e estranhos, é linda. O comportamento de alguns deles... é idiota! Aquela mensagem do "prefiro morrer rápido do que esperar sentado" a mim não me diz nada. Gosto de andar depressa e ando depressa. Tento ter o máximo cuidado quando estou na estrada. Prefiro que falem de mim como o "gajo que morreu a fazer aquilo que gostava"? Não, porra, não prefiro. Prefiro antes andar de moto até aos 90 ou 100 anos, criar os meus filhos e ver os meus netos.

Falando agora do tópico, propriamente dito. Não existem avisos suficientes, especialmente quando o maior perigo não vem de uma curva, ou do piso, ou do tempo. Quando o maior perigo são as pessoas, não há muito a fazer, tirando andar com os 6 olhos e os 10 ouvidos bem abertos.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Junho 15, 2019, 15:25:59, 15:25
Responder #6

Seravat72

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Completamente de acordo mas (e como dizes o mas está sempre lá) nada podemos fazer contra essas situações  (as acidentais e principalmente as estúpidas) apenas ter muita atenção e pensar que o para-choques é cada um dos que anda de mota... e como sabemos a carne, os ossos e especialmente os orgãos não estão preparados para embates.... já nem refiro a dor....

Boas curvas com cuidado e tb quero andar de mota por muitos anos e ter o prazer de ter a minha familia a andar comigo... ou eu com eles...

Somos muito....muito vulneráveis quando nos deslocamos em 2 rodas. E por diversas razões que me dispenso de descrever, já que são por demais sabidas.

Esta é uma recente homenagem (em vídeo)  a um companheiro das 2 rodas que partiu.  :(

Emociona verdadeiramente, mesmo não conhecendo o homenageado em questão, de nome 'Guilherme'.




A homenagem está muito bonita. Mas, e tem sempre que haver um "mas", é estragada pelos pintas do costume.

Numa homenagem a um miúdo que morreu na estrada ( e não aponto dedos a ninguém, não sei de que maneira morreu e, independentemente de como foi, é sempre triste ver partir um jovem desta forma ), conseguem ver-se comportamentos idiotas de alguns membros do cortejo.

É esta a imagem que querem passar? Acrobacias no seio de um cortejo fúnebre? As "revs" são normais e bonitas. A concentração de amigos, conhecidos e estranhos, é linda. O comportamento de alguns deles... é idiota! Aquela mensagem do "prefiro morrer rápido do que esperar sentado" a mim não me diz nada. Gosto de andar depressa e ando depressa. Tento ter o máximo cuidado quando estou na estrada. Prefiro que falem de mim como o "gajo que morreu a fazer aquilo que gostava"? Não, porra, não prefiro. Prefiro antes andar de moto até aos 90 ou 100 anos, criar os meus filhos e ver os meus netos.

Falando agora do tópico, propriamente dito. Não existem avisos suficientes, especialmente quando o maior perigo não vem de uma curva, ou do piso, ou do tempo. Quando o maior perigo são as pessoas, não há muito a fazer, tirando andar com os 6 olhos e os 10 ouvidos bem abertos.

Junho 15, 2019, 17:31:37, 17:31
Responder #7

Moto2cool

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Nuno, não podia subscrever mais :) inteiramente de acordo
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Junho 19, 2019, 10:48:41, 10:48
Responder #8

danteMdie

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É sempre bom relembrar com tópicos como estes.

A realidade é que (ainda para mais para condutores iniciantes como eu) é fácil uma pessoa "perder-se" à medida que se sente mais confortável com a condução, especialmente quando existe aquele bichinho pelas velocidades.

Tenho por hábito "atacar" a N108 a horas com menos tráfego (geralmente ao início das manhãs de sábado) precisamente para estar mais à vontade, mas isso não me livra de alguns pequenos sustos aqui e ali. Nada como ter cuidado e atenção ao que se passa na via.


Junho 19, 2019, 12:47:49, 12:47
Responder #9

Rossiluis

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Bom, vamos ser realistas...
Andamos todos(as) nas estradas todos os dias...
Seja de mota, seja de carro e até mesmo a pé.

Com avisos ou sem avisos, o que tiver de acontecer acontece.

Como condutor de mota, e tendo em conta o que já escrevi num outro tópico, sou apologista de acelerar quando tenho estrada vazia ou mais "limpa" para tal...mas...e se rebentar um pneu? Havia aviso?

Quando tirei a carta, fiz questão de levar a minha mota e ir tirar a palmela o "curso de condução defensiva da honda" -  E aprendi coisas que não sabia...

Na estrada ando sempre na defensiva de mota...e ando na defensiva de carro (por acaso mota e carro são Honda - CBF e CIVIC).

Quando não conheço a estrada ainda mais defensivo sou...mas acabo por dizer apenas que...apesar de toda a defesa que possamos ter...criar ou não...

Para morrer basta estarmos vivos!

Tenham bom senso, guiem defensivamente, lembrem-se da máxima: "Mais vale perder um segundo na vida que a vida num segundo!

Boas Curvas e Abraços!
"Not everything happens when you expect it; it is what it is. The people who ride with you, ride with you."

Junho 19, 2019, 13:33:25, 13:33
Responder #10

dfelix

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...mas...e se rebentar um pneu? Havia aviso?

Numa situação dessas, houve quanto muito negligência na verificação do estado do mesmo.  ;)
Porque um pneu não rebenta assim.
Quanto muito podes passar por cima de algo que o fure.
Mas o resultado também não é tão dramático.

Há um vasto número de situações bem mais comuns e cuja imprevisibilidade aumenta o perigo.
Riscos de óleo ou gasóleo nas estradas.
Torrões de terra e lama que se soltam jipes, tractores ou carros que saíram de estradas sem asfalto.
Acumulados de areia que se concentram depois de valentes chuvadas.
Tampas de esgotos ou juntas de dilatação que não só estão ao mesmo nível do asfalto como parecem estrategicamente colocadas nas trajectórias.
Poças de água que escondem enormes crateras submersas.
Etecera.

E isto apenas inumerando os problemas "passivos"...
Pois o derradeiro perigo são mesmo os condutores exemplares que cumprem todos os limites de velocidade... porque levam os olhos telemóvel.
E enrolar punho para ficar bem longe desses é uma opção perfeitamente legítima.  :)

Junho 19, 2019, 19:45:34, 19:45
Responder #11

Moto2cool

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É sempre bom relembrar com tópicos como estes.

A realidade é que (ainda para mais para condutores iniciantes como eu) é fácil uma pessoa "perder-se" à medida que se sente mais confortável com a condução, especialmente quando existe aquele bichinho pelas velocidades.

Tenho por hábito "atacar" a N108 a horas com menos tráfego (geralmente ao início das manhãs de sábado) precisamente para estar mais à vontade, mas isso não me livra de alguns pequenos sustos aqui e ali. Nada como ter cuidado e atenção ao que se passa na via.
A N108 é uma excelente estrada :) principalmente sem o tráfego do trabalho
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Junho 23, 2019, 20:15:56, 20:15
Responder #12

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No seguimento do que estava a ser dito mais atrás, o rebentar de um pneu de facto é algo que não ocorre frequentemente.
Exceptuando um ou outro caso que fuja à regra, é preciso estar bastante danificado para que seja potenciado esse (grave) problema.

Mas ocorre...

Como este caso a alta velocidade.  :o

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Dalai Lama

Junho 24, 2019, 08:33:37, 08:33
Responder #13

Nuno YB

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De que servem os avisos? Uma pickup fora de mão e dá nisto:

https://www.noticiasaominuto.com/mundo/1275204/sete-motards-morrem-em-tragico-acidente-nos-eua

Independentemente dos avisos que possam ser feitos, nada consegue evitar o erro humano. As pessoas teimam em não cumprir com os limites e matam-se umas ás outras só porque escolheram não os cumprir.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Junho 24, 2019, 09:32:44, 09:32
Responder #14

dfelix

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As pessoas teimam em não cumprir com os limites e matam-se umas ás outras só porque escolheram não os cumprir.

Tens dados suficientes para concluir que o acidente ocorreu por não "cumprirem limites"?


Junho 24, 2019, 10:18:18, 10:18
Responder #15

Nuno YB

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As pessoas teimam em não cumprir com os limites e matam-se umas ás outras só porque escolheram não os cumprir.

Tens dados suficientes para concluir que o acidente ocorreu por não "cumprirem limites"?

Segundo as testemunhas, o condutor da pickup simplesmente invadiu a faixa contrária. Alguns limites foram ultrapassados, ou os do condutor, ou os de velocidade, ou os do veiculo.

Já ando na estrada há alguns anos para saber que um automovel não conduz sozinho ( sim, agora já vão aparecendo alguns, nem sempre com bons resultados ). Se um automovel sai da sua faixa de rodagem e invade a faixa contrária, não é por vontade propria. Até poderia meter-se o caso de falha mecânica, mas não foi o que aconteceu aqui. Ainda está em curso a investigação oficial mas, segundo testemunhas, foi "apenas" um excesso de confiança do condutor da pickup.

https://www.nytimes.com/2019/06/22/us/new-hampshire-motorcycle-accident.html
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Junho 24, 2019, 11:10:50, 11:10
Responder #16

dfelix

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Sim, "simplesmente invadiu a faixa contrária".
Mas não adiantam mais nada.

Bastava o condutor ir distraído com os olhos no telemóvel.
Tipo de situação que se observa no dia-a-dia sem que seja preciso "andar na estrada há alguns anos" para comprovar.
Além de que nem é preciso ir depressa para uma pickup de toneladas causar valente estrago.

Mas é natural que penses assim.
Há anos que a comunicação social incute este preconceito.
Justifica mais radares, mais fiscalização e mais receita. Pois é o que realmente interessa.
Enquanto isso, o número de acidentes mortais pouco vai mudando. E para resolver isto recomeça-se o ciclo.


Junho 24, 2019, 13:13:54, 13:13
Responder #17

Nuno YB

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Sim, "simplesmente invadiu a faixa contrária".
Mas não adiantam mais nada.

Bastava o condutor ir distraído com os olhos no telemóvel.
Tipo de situação que se observa no dia-a-dia sem que seja preciso "andar na estrada há alguns anos" para comprovar.
Além de que nem é preciso ir depressa para uma pickup de toneladas causar valente estrago.

Mas é natural que penses assim.
Há anos que a comunicação social incute este preconceito.
Justifica mais radares, mais fiscalização e mais receita. Pois é o que realmente interessa.
Enquanto isso, o número de acidentes mortais pouco vai mudando. E para resolver isto recomeça-se o ciclo.

Quando digo que os limites são ultrapassados, refiro-me exactamente a isto. Não estava a falar, necessariamente, de excesso de velocidade.
Pode ter sido telemóvel, velocidade, álcool, drogas... qualquer um destes factores pode ser considerado uma quebra dos limites. As condições de condução têm limites justamente para não haver estes abusos. Quando abusam, já estão a ultrapassar os limites.

E sim, claro que uma pickup daquelas miga em fanicos qualquer moto, nem seria preciso ser uma daquelas... qualquer automóvel faz o mesmo a quase qualquer moto.
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Junho 24, 2019, 13:28:55, 13:28
Responder #18

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Além da devastação vista no local e que levou o porta voz das autoridades a descrever o local como sendo um cenário muito vasto em termos de destroços, ainda existe um ponto que está sob investigação (ainda que por esta altura já o saibam e não queiram divulgar)...

É que o acidente deu-se em New Hampshire.

E sabem o que isso significa e tem sido colocado também como razão para haver tantas vítimas mortais?

Muito simples.... É que New Hampshir é ainda um dos 3 estados, juntamente com lllinois e o Iowa, onde não existe lei que obrigue um motociclista a usar capacete!

Um embate da cabeça no chão ou numa estrutura rígida (seja ela da moto ou noutro veículo), quando se dá sem uso de capacete...infelizmente tem consequências bastante graves.

Mas pronto, para já dizem que está sob investigação todo aquele acidente.
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Dalai Lama

Junho 24, 2019, 13:47:12, 13:47
Responder #19

Moto2cool

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Regressando ao título do tópico, é preciso mais precaução. Por exemplo num estudo científico realizado no Brasil conclui-se : "O comportamento de risco do motociclista e a falta de respeito e visibilidade do condutor foram os fatores que mais contribuíram para a ocorrência do acidente”.
E ainda:" Com base nas informações recolhidas, os peritos constataram que em 49% dos casos o veículo provocou o acidente. Nestes casos, o principal motivo foi a imprudência com uns assombrosos 88%."
Não sendo naturalmente a imprudência do motociclista a única causa, é aquela que ele pode evitar, sabendo nós que é ele que sempre paga a factura mais elevada.
O risco existe sempre, muito não depende de nós, mas aquela parte que depende... Temos que ser melhores :)

Penso que é essa a mensagem que se pretende neste tópico

Site da notícia :http://www.circulaseguro.pt/seguranca-rodoviaria/as-causas-comuns-dos-acidentes-moto
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Junho 26, 2019, 19:27:49, 19:27
Responder #20

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O 'USA Today' dá hoje destaque ao assunto que foi aqui recentemente discutido, onde 7 motociclistas perderam a vida.

Isto porque...o condutor da pick-up tinha já um historial de problemas e infrações de âmbito rodoviário (e criminal) que já o acompanham desde há anos.

Sim...teve mesmo problemas de condução com álcool de que foi acusado no passado e que o levou a estar preso e com a sua licença suspensa.

Como se não bastasse, no passado dia 3/Junho já ele tinha estado envolvido num outro acidente com capotanço do veículo que conduzia, além de no passado mês ter falhado novamente um teste de sobriedade e ter sido detido, quando a polícia foi chamada até a um parque do Walmart, onde estaria a elevar as rotações do seu veículo, saindo também do mesmo e aos saltos à sua volta.  :???:

Ainda que esteja sob investigação das autoridades, parece que quem agora também está de certa forma "debaixo de fogo", é a entidade estatal que lhe permitiu continuar a ter carta para conduzir um veículo.

https://eu.usatoday.com/story/news/nation/2019/06/25/massachusetts-rmv-head-resigns-fallout-deadly-motorcycle-crash/1567458001/
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Julho 04, 2019, 13:39:40, 13:39
Responder #21

pjmartinho

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Ao minuto 12:30...

Julho 04, 2019, 18:34:46, 18:34
Responder #22

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Ao minuto 12:30...


 :o Alguém perdeu um pé (his foot) ?  :o

 :( :???:
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Julho 04, 2019, 19:09:02, 19:09
Responder #23

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Num dos comentários ao vídeo de quem o analisou, parece que o pé não estava lá...apenas osso, percebendo isso da fratura exposta. :-X

Já revi e não consigo perceber muito bem essa situação.

Foi um acidente muito feio.
O tipo que vinha a ultrapassar, o mais certo é ter ido aos travões, depois perde o controlo numa fração de segundos e vai ceifando a malta à sua frente.
Foi um choque a velocidade muito elevada.  :(
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Dalai Lama

Julho 08, 2019, 19:24:18, 19:24
Responder #24

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É assim que elas acontecem... :-X



O autor do vídeo escreveu o seguinte:


"1) This is simply a extremely poor place to cross as a pedestrian there is nothing on the other side from where he was and there is nowhere for him to be walking, he must've been dropped off and decided this was a great place to cross without looking.

2) I have never seen a pedestrian here and I've been riding on this road for the last 2 years almost every weekday to go work and back to home

3) I believe the van really should've had his hazard lights on, it would've helped

I'll admit my reaction was a little slow because I simply did not expect someone to be there, every time there has been a gap between traffic in this stretch of road its simply because the driver is not paying attention sitting on their phones and I thought it was in this case too.

He turned around and put one arm out maybe at the white van driver or at me I wasn't sure. I don't know but the black golf slowed down and he crossed the street. I didn't feel anything so I don't think I hit him and he didn't seem to react apart from being surprised visibly, so I went on my way."
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Julho 08, 2019, 20:09:47, 20:09
Responder #25

pjmartinho

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A verdadeira "close call:)

O local pode não ser o mais indicado para os peões atravessarem, mas pareceu-me que o peão também não esperava que viesse uma mota a ultrapassar os carros (a pesar de no reino unido ser permitido o lane splitting e o filtering) pelo que nem se dignou a olhar antes de atravessar.

Julho 08, 2019, 21:11:46, 21:11
Responder #26

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Sim, uma close call que se traduziu numa perigosa razia a um peão que parecia um bocado alheado.

O motivo passou a pouquíssimos centímetros do embate, numa altura em que circulava a 28mph. Qualquer coisa como 45kmh.

Casos como este, de peões passarem atrás de uma viatura sem olhar para perceber o que poderá lá vir, é mato... :-\

Imaginem como será com cada vez mais veículos eléctricos, cujo sistema agora tornado obrigatório só exige que seja emitido som abaixo dos 20kmh...

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 08, 2019, 22:43:39, 22:43
Responder #27

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Na minha opinião o peão saiu da carrinha branca, que ficou parada para ele passar.
Se houvesse embate seria uma situação complicada para os dois. Por regra o motociclista é que carregava as culpas (o peão não tem seguro :) )
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Julho 08, 2019, 22:56:51, 22:56
Responder #28

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Parece ser também a convicção do motociclista...

"(....)he must've been dropped off and decided this was a great place to cross without looking.(....)"

Um embate àquela velocidade de aproximadamente 45kmh, teria um resultado muito feio.   :-X
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Julho 31, 2019, 13:18:37, 13:18
Responder #29

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
E assim se dá um acidente, num local aparentemente tranquilo e sem que (à partida) houvesse razões para crer que se desse um acidente.

Mas bastou um veículo avançar num momento em que não devia... juntando-se uma travagem por parte do motociclista que lhe bloqueou as rodas e... :(

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Julho 31, 2019, 14:16:57, 14:16
Responder #30

Rodrigues1

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Pois,...o ABS fez falta

Mas a confiança também foi demasiada pois só travou quando se aproximou demasiado do carro, talvez por pensar que o condutor ainda iria travar para o deixar passar.

Com um bom editor de video é possivel captar a matricula do f.d.p. que fez aquela monobra em traço contínuo duplo.

Julho 31, 2019, 15:16:14, 15:16
Responder #31

danteMdie

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O piso estava molhado também... Nota-se a água a poliçar das rodas no momento em que acontece a travagem. Com um piso mais seco provavelmente não aconteceria este acidente.

Julho 31, 2019, 15:25:34, 15:25
Responder #32

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não consegui perceber, com nova visualização do vídeo, a existência de água no piso.

Mas se efectivamente estava húmido e escorregadio, ajuda (ou neste caso 'desajuda') a uma situação destas, com forte travagem e bloqueio imediato da roda traseira.

Aliás, a borracha do pneu traseiro ficou bem marcada.

O tipo dá para notar que não ficou muito bem, pois a moto cai-lhe em cima da perna.  :(
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Julho 31, 2019, 15:30:21, 15:30
Responder #33

danteMdie

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Típica água que fica no meio do alcatrão após algum tempo depois do último período de chuva. É basicamente a mesma coisa que ir andar de kart outdoor umas horas depois de uma chuva leve: aparentemente seco, mas com zonas de aderência reduzida. Por vezes calha mal.

Mais assustador é isto:

&t=

Já tem cerca de 2 anos, mas é daquelas situações que por vezes podem acontecer especialmente nas nacionais portuguesas que tantas colinas têm.

Julho 31, 2019, 17:38:00, 17:38
Responder #34

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E assim se dá um acidente, num local aparentemente tranquilo e sem que (à partida) houvesse razões para crer que se desse um acidente.

Mas bastou um veículo avançar num momento em que não devia... juntando-se uma travagem por parte do motociclista que lhe bloqueou as rodas e... :(


Parece - me que além do momento indevido e existe uma flagrante infração ao código da estrada pisando o traço continuo.
Espero que o vídeo fosse para a polícia.

Isto incentivou-me a rever o uso de câmera que deixei de usar quando a bateria entregou a alma ao criador
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Julho 31, 2019, 19:37:38, 19:37
Responder #35

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Com um bom editor de video é possivel captar a matricula do f.d.p. que fez aquela monobra em traço contínuo duplo.

Também acredito que fosse possível fazê-lo. E quem sabe se as imagens não chegaram às autoridades...

O condutor que provocou aquilo, entrando na estrada e ultrapassando duplo traço contínuo (contraordenação) sem se dar ao trabalho de pelo menos o fazer com segurança para quem lá estava, de certeza que se apercebeu do que aconteceu em resultado do seu acto e pôs-se em fuga, não querendo saber se o motociclista tinha ficado mal ou não (podendo ser tipificado o caso como crime).

Enfim...mais um de entre tantos casos.
Disto acontece por todo o lado.  :(
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Dalai Lama

Agosto 01, 2019, 09:58:50, 09:58
Responder #36

Nuno YB

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E assim se dá um acidente, num local aparentemente tranquilo e sem que (à partida) houvesse razões para crer que se desse um acidente.

Mas bastou um veículo avançar num momento em que não devia... juntando-se uma travagem por parte do motociclista que lhe bloqueou as rodas e... :(


Parece - me que além do momento indevido e existe uma flagrante infração ao código da estrada pisando o traço continuo.
Espero que o vídeo fosse para a polícia.

Isto incentivou-me a rever o uso de câmera que deixei de usar quando a bateria entregou a alma ao criador

Só equaciono o uso de uma camara justamente por essa razão. Quantos e quantos acidentes, muitos deles com vitimas mortais, ficam por explicar devido á falta de testemunhas?

Neste caso, com um automovel atrás da moto, fica explicada a causa. Não houvesse esta testemunha, e se o motociclista tivesse morrido ou ficado incapacitado de se expressar, como seria entendido este acidente? Como um despiste do "maluco da moto", com certeza. Não havendo testemunhas, não havendo possibilidade do motociclista explicar ( morte ou coma, por exemplo ), não havendo vestigios de embate noutro veiculo, a culpa seria sempre do motociclista.

Com uma testemunha, o automobilista será com toda a certeza responsabilizado pela queda do motociclista. Isto, claro, nos Estados Unidos, onde as leis são diferentes. Cá em Portugal, além das imagens não serem admissiveis como prova ( devido á tal proteção de dados ), não resultaria nada... até porque não chega a haver contacto entre os veiculos e, não havendo nenhum impacto entre eles, as seguradoras lavam logo as patinhas e quem vier atrás que feche a porta.

Ainda assim, usando a camara, alguem vai ficar a saber de quem é a culpa... mesmo que não venha a haver consequencias para o causador do acidente.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Agosto 01, 2019, 10:10:11, 10:10
Responder #37

replicantz

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Só uma achega para relembrar o seguinte:
dizem as estatísticas que a maioria dos acidentes acontecem em trajectos que "conhecemos muito bem" (casa/trabalho, por exemplo).

O motivo é precisamente esse: como o fazemos diariamente temos tendência a facilitar mais um pouco. Afinal, já conhecemos de cor aquele cruzamento, aquela curva manhosa, aquele buraco estrategicamente colocado, ganhamos alguns vícios como desviar entrar num certo sitio mais à esquerda porque há sempre fila na direita, etc...

Dia após dia isso contribui para criar uma imagem mental rotineira do percurso que assumimos como estanque e que passa a ser feita por habituação às características do percurso. Até ao dia em que algo interfere nessa rotina e se mete à frente...

É por isso que também eu "Na estrada ando sempre na defensiva de mota..." seja de carro ou moto.


Agosto 01, 2019, 10:24:20, 10:24
Responder #38

Nuno YB

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Só uma achega para relembrar o seguinte:
dizem as estatísticas que a maioria dos acidentes acontecem em trajectos que "conhecemos muito bem" (casa/trabalho, por exemplo).

O motivo é precisamente esse: como o fazemos diariamente temos tendência a facilitar mais um pouco. Afinal, já conhecemos de cor aquele cruzamento, aquela curva manhosa, aquele buraco estrategicamente colocado, ganhamos alguns vícios como desviar entrar num certo sitio mais à esquerda porque há sempre fila na direita, etc...

Dia após dia isso contribui para criar uma imagem mental rotineira do percurso que assumimos como estanque e que passa a ser feita por habituação às características do percurso. Até ao dia em que algo interfere nessa rotina e se mete à frente...

É por isso que também eu "Na estrada ando sempre na defensiva de mota..." seja de carro ou moto.

Certissimo.

Existe uma pequena seção de estrada junto á minha casa que tem uma tampa de esgoto elevada. A malta já sabe disso e tem o vicio já implementado no cerebro de se desviar para o meio da via. Nada de mal nisto, só se faz quando não vem ninguem de frente, já que invadimos um bocado da faixa contrária.
O problema surge quando se chega a esse ponto e, não vindo ninguem na faixa contraria, os automoveis se desviam para o meio da via... sem verificar se vem alguem atrás ou a fazer uma ultrapassagem.

Aquele "desvio" já está no chip, fazem sempre aquilo e acabam por se esquecer que pode vir alguem atrás ou a fazer uma ultrapassagem. Cabe-nos a nós, que vimos atrás antecipar esse comportamento, sob pena de ficarmos com as chapas amolgadas ou uns ossos partidos.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Agosto 08, 2019, 16:11:54, 16:11
Responder #39

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O tipo ficou fulo...

Também não poupou nos decibéis vocais, para que o/a Sr(ª) automobilista não se esquecesse que não podia fazer outra igual.  :-\

Publicado ontem...

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Dalai Lama

Agosto 17, 2019, 15:08:37, 15:08
Responder #40

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Já passei por uma situação muito semelhante à deste tipo no vídeo abaixo.
E não foi nada agradável...

Uma razia que podia ter corrido muito mal.  :-X

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Setembro 03, 2019, 18:34:03, 18:34
Responder #41

replicantz

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Como complemento a este tópico, aqui vai um excelente video.

Entre vários exemplos de "como/o que não fazer" demonstra em algumas situações comuns como por vezes somos muito rápidos a culpar os outros... mas às vezes há a outra face da questão, e não temos assim tanta razão.



Boas curvas!

[edit] alterei o link do video para o correcto!
« Última modificação: Setembro 03, 2019, 19:01:20, 19:01 por replicantz »

Setembro 09, 2019, 13:53:53, 13:53
Responder #42

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Setembro 23, 2019, 17:24:39, 17:24
Responder #43

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O vídeo colocado abaixo (recente) tem por base um motociclo eléctrico, guiado por um agente de autoridade....mas neste caso não tendo o motociclo qualquer referência a força policial, estando o próprio agente vestido à civil.

O resultado, gravado em vídeo, ilustra inúmeras situações em que os automobilistas o colocaram em perigo.

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Setembro 23, 2019, 19:43:53, 19:43
Responder #44

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Infelizmente a pedagogia é sempre importante mas há uma altura que não chega
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Setembro 25, 2019, 13:11:36, 13:11
Responder #45

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Se estivesse identificada a moto como pertencendo à polícia, assim como o próprio agente fardado, aposto que a quase totalidade dos automobilistas não se atravessavam à sua frente de forma perigosa ou ignoravam traços contínuos para ultrapassar (como fizeram!).

Mas como não era o caso...a coisa tinha como seguimento mental um "deixa-me cá passar e o tipo da moto que se aguente"  :curtocircuito:
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Outubro 10, 2019, 21:27:20, 21:27
Responder #46

Lourenço

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Eu até acho que devia existir mais policiamento para evitar excessos


Muito mau, acontece aos melhores mas ainda bem que não foi grave, mas fogo... em direto e logo para a treta da CMTV, dia de azar para o Sr. Agente.

Outubro 10, 2019, 21:38:17, 21:38
Responder #47

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Aparentemente, a lomba (não visível na imagem mas perceptível pelo movimento vertical da scooter) e ao mesmo tempo a travagem, causou ali algum desequilíbrio.

Felizmente sem consequências de maior.  :nice:

A CMTV ganhou ali o dia.  :-\
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Outubro 10, 2019, 22:18:20, 22:18
Responder #48

Moto2cool

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Para mim a aposta é na deficiência dos pneus (seriam IRC?) num piso molhado que tinha um lençol de água, aliado à falta de ABS.
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Outubro 10, 2019, 23:35:25, 23:35
Responder #49

TMXR

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Aparentemente, a lomba (não visível na imagem mas perceptível pelo movimento vertical da scooter) e ao mesmo tempo a travagem, causou ali algum desequilíbrio.

Felizmente sem consequências de maior.  :nice:

A CMTV ganhou ali o dia.  :-\


Se visse a Tânia de microfone na mão a encher chouriços também acho que me mandava para o chão  ;)
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l