Autor Tópico: Turismo Veloz no Tirol 2022  (Lida 1801 vezes)

Setembro 16, 2022, 19:48:45, 19:48
Lida 1801 vezes

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa



Outro ano, outra viagem. Devido a diversos fatores, a habitual romaria anual apenas pode ser feita em Agosto. O destino principal já estava determinado: os Alpes (França - Itália e Áustria), com uns dias tambem passados na Baviera, Polonia e Republica Checa, e a máquina também estava bem definida, iria ser uma KTM Super Duke GT.

Mas, como diz aquele provérbio Português “pela boca morre o peixe”, e se há uns meses atrás estava aqui a escrever que os 800cc da minha Tiger 800 eram manifestamente curtos, algumas semanas usando a moto como daily fizeram-me mudar de opinião para mais, depois de durante uns meses usar unicamente uma Street Triple 765 RS e uma NMax, os 1301cc da KTM começaram cada vez a parecer-me cilindrada a mais.

A confusão estava lançada, tanto, que abri um tópico aqui no CPMotos, pedindo ajuda aos estimados companheiros e foi-me recomendado a Honda CB500X, NC750X... houve um companheiro em tom sério que me perguntou se já tinha visto a versão 2022 da Benelli TRK 502. Ainda fiquei mais confuso.  :D :D :D :D :D


Adoro o triple da Tiger mas é um pouco anêmico para a minha calibração. O da ST765 RS bem mais explosivo pelo que comecei a pensar que iria ser engraçado fazer a viagem numa naked e comecei a procura de 765RS.

Lembrei-me entretanto que havia outro triple no mercado de muito boa fama. Mas de uma marca que não é assim a mais comum. E que essa marca tem uma trail estradista que é bem compacta e que mais parece uma naked com um vidro mais alto e uma posição de condução mais direita. Era mesmo o que eu queria. A Super Duke GT claramente não ia rolar, mas porque não me estava a apetecer fazer a viagem em Agosto com uma moto que nós praticamente nos manda para órbita terrestre sempre que se abre mais de 25% de acelerador e nos dá a sensação de estar num assador de frangos sempre que se anda em cidade.

A Multistrada 950S também me interessava, a KTM Super Adventure 1290S também era uma moto que ambicionava (re)adicionar a garagem. E até a RT foi uma opção. Por esta altura e por ter algum medo daquilo que não gostasse de uma das motos ou a fiabilidade fosse um problema, decidi não levar apenas 1 moto, mas sim 2 ou 3. Uma delas seria seguramente a 950S que gostava bastante de testar face aos 1200 Enduro que tinha usado em 2021 e que sinceramente para mim não funcionou tão bem.

E entretanto, no meio de todas estas inseguranças e incertezas sobre este “problema de primeiro mundo”,  tomei uma decisão final: deslocar 3 motos para os Alpes e rodar alternadamente com as 3. As máquinas a levar seriam: uma KTM 1290 Super Adventure S, uma Multistrada 950S e a terceira máquina por impossibilidade de conseguir uma Street Triple 765RS,  foi uma MV Agusta Turismo Veloce Lusso.




Foi uma escolha improvável, mas que assentava muito bem naquilo que procurava: motor triple, cariz desportivo, compacta, peso próximo de 200 quilos, jante 17, potente mas que desse para ir vendo a paisagem.


A TVL não é a moto mais intuitiva que já conduzi, precisa ser pilotada e nos primeiros quilómetros deu-me algum trabalho para conseguir colocar a suspensão ao meu gosto, porque a afinacao é demasiado saltitona o que é acentuado por uma distância entre eixos curta.
Mas a partir do momento que a moto ficou ao meu gosto, depois de conseguir uma boa afinação da pré-carga e da compressão dianteira, consegui começar a aproveitar o excelente chassis e sobretudo tudo o que o fabuloso motor tem para oferecer. Os 110 cavalos são selvagens e de corrida, quando comparados com os de outras motos que já tive e a disponibilidade e entrega do binário fazem magia a saída de cada “tornanti” transformando esta pequena máquina com valores de potência nada extraordinários, numa enorme fornecedora de sensações fortes e numa dor de cabeça para motos bem mais potentes sobretudo nas zonas mais técnicas e lentas.

Uma particularidade de a Turismo Veloce tem é que a partir de uma app de telemóvel podemos configurar todo a moto, inclusive a taragem e velocidade de compressão e retorno tanto da frente como da traseira, assim como de mapas de motor, agressividade do acelerador e ate a quantidade de motor-travão. É engraçado a cada paragem de cafe, fazermos uma pequena alteração, fazer o upload para moto e verificar as diferenças.


A 950S foi a segunda máquina que andou mais. Pela homologação Euro 5 que tem, marca uma enorme diferença para a 1260S e para a MV Agusta Turismo. É quase o aluno mais bem educado e comportado da turma quando comparado com os 2 hooligans que mencionei anteriormente, tal é a diferença entre o volume de escape e ruído mecânico. Dinamicamente a diferença para 1260S é enorme. A jante 19 dianteira altera para além da ergonomia de condução, a forma de entrada em curva, sendo a 950 muito mais progressiva e a 1260 acutilante, e em termos de motor o uso é muito distinto não só em sonoridade, mas porque o motor da 950 é mais linear na sua entrega, tendo uma entrega muito agradável a baixo regime (mais agradável na minha opinião do que a da 1200 2015-16), mas não há milagres e apesar de por volta das 6 mil RPM a voz engrossar e o motor empurrar de forma decidida a moto para a frente, em nada tem a ver com a performance insana que a 1260 tem em alto regime.

A 1290 acabou por andar apenas um dia. É uma excelente moto, mas a falta de distâncias muito elevadas de ligação para os “passos”, acabou por tornar desnecessário a capacidade de carga e também por falta de oportunidade de usar os 50 cavalos em excesso.



Este ano, decidi mudar um pouco a abordagem. Em vez que andar a fazer percursos diários A para B, decidi montar base no Passo de Resia, bem na fronteira entre Áustria e Itália, ficando a poucos kms de ligação para o complexo de passos das Dolomitas, Passo Stelvio, Timmelsjock, vales de Oeztal e Inn e muitos outros passos. Durante uns dias mudei para Bolzano, que considero outro ponto chave para ter acesso a todos os passos da Dolomitas, para mim o ponto mais interessante para rodar de moto no Norte de Itália.


Deixo umas fotos, os percursos já foram quase todos mapeados em tópicos de anos anteriores, pelo que tratou-se mais de uma repetição de viagens anteriores, por uma região que é impossível eu poder recomendar mais para andar de moto.

































































« Última modificação: Setembro 16, 2022, 19:55:39, 19:55 por TMXR »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 16, 2022, 22:43:00, 22:43
Responder #1

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
 :palmas: :palmas: :palmas:

Que bela viagem e que fotos fantásticas aqui deixadas.

Mas estou com uma tremenda curiosidade... :writing:

É que fiquei deveras surpreendido ao dizeres que levaste 3 motos. :o

Mas como foi essa gestão?
Levaste-as na caixa de carga de uma Iveco Daily (foi a que me lembrei agora) e escolhias qual levavas a fazer determinado percurso e depois voltavas sempre à base?

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 16, 2022, 23:12:28, 23:12
Responder #2

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa


Sim.. mas só cabem 2 dentro da caixa, pelo que tiveram de ir "al fresco".





E sim, desta vez montei base numa zona central que me permitia estar a muitos poucos kms do inicio de vários percursos que incluíam todos os "passos" de 1a categoria. A ligação mais longa era 50kms de nacional para começar as curvas e geralmente programei os percursos a volta dos 300 kms por dia.

A zona onde fiquei foi o passo de Resia (ponto vermelho), estrategicamente escolhido por estar na fronteira de 3 paises: Suíça, Áustria, Itália e poucas dezenas de Kms das Dolomitas.



Foi de longe a melhor programação ate hoje, uma vez que os 2500 Kms de ia e os de volta sao um bocado chatos e cansativos de fazer de moto... de carro também sao chatos, mas tem uma serie de vantagens: pode-se rodar de noite ou ir no ar condicionado, ouvir musica, pode-se levar mais tralha, chega-se ao destino sem o pneu estar quadrado, etc etc etc  :D :D :D

Ainda ia rodar 1 ou 2 dias em Franca, no Vercors, mas tive uns dias a mais do que programei em Praga e acabou por não dar  :toma: para o ano irei certamente  :nice:


Já há vários companheiros que estão interessados em fazer uma viagem semelhante aos Pirineus para o ano  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 17, 2022, 01:01:57, 01:01
Responder #3

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Fenomenal!

É preciso arcaboiço para levar 3 motos e andar em todas.

A ideia de levar moto em atrelado até lá, é muito boa mesmo, só a estucha de atravessar Espanha...

Belas fotos e ainda lá hei-de ir.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Setembro 17, 2022, 08:27:08, 08:27
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não haverá muita gente capaz de uma oportunidade destas.

Levar 3 motos (todas elas bem especiais como sabemos), 'montar operações' num local específico e depois ter a hipótese de seguir para onde bem se entende a partir desse ponto, é algo que não só não está ao alcance de muitos poderem fazer, como roça quase um wet dream de muitos motociclistas.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 17, 2022, 08:38:40, 08:38
Responder #5

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul

(...)
Já há vários companheiros que estão interessados em fazer uma viagem semelhante aos Pirineus para o ano  :nice:


Eu tenho interesse!
 :tirarchapeu: :tirarchapeu: :tirarchapeu:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Setembro 17, 2022, 14:05:21, 14:05
Responder #6

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Fenomenal!

É preciso arcaboiço para levar 3 motos e andar em todas.

A ideia de levar moto em atrelado até lá, é muito boa mesmo, só a estucha de atravessar Espanha...

Belas fotos e ainda lá hei-de ir.

 :nice:

Vai sim… não deixe passar a oportunidade porque vale a pena  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 17, 2022, 14:13:24, 14:13
Responder #7

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Não haverá muita gente capaz de uma oportunidade destas.

Levar 3 motos (todas elas bem especiais como sabemos), 'montar operações' num local específico e depois ter a hipótese de seguir para onde bem se entende a partir desse ponto, é algo que não só não está ao alcance de muitos poderem fazer, como roça quase um wet dream de muitos motociclistas.  :)


Este ano foi feito meio a brincar. Para o ano devo repetir e o objectivo é uma Multistrada ou uma streetfighter V4… ou ambas  :D :D :D

Em termos de custos não fica assim tao caro, a maior despesa foram os hotéis e o gasóleo pois ainda andei uns 7 mil kms de carro.
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 17, 2022, 14:14:30, 14:14
Responder #8

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa

(...)
Já há vários companheiros que estão interessados em fazer uma viagem semelhante aos Pirineus para o ano  :nice:


Eu tenho interesse!
 :tirarchapeu: :tirarchapeu: :tirarchapeu:

Começa a pensar nisso para Junho ou Julho de 2023  :nice: :convivio:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 17, 2022, 19:34:20, 19:34
Responder #9

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
E a zona onde deixavas as motos (no atrelado), era zona suficientemente segura?
Quando as deixavas para trás - e mesmo imaginando que tenhas alarme e/ou sistema de localização em cada uma - não tinhas um certo receio?

É que qualquer uma delas é extremamente chamativa para larápios (que os há em toda a parte).
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 17, 2022, 20:57:50, 20:57
Responder #10

Aphonso Pereira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 93
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT '19
  • Localidade: Lisboa
Sensacional viagem, fabulosas motos, cenários de postal e fotos soberbas.
Muitos parabéns! E já agora, chegaste a pensar na luxuosa TRK 502 como te aconselhou o companheiro?
« Última modificação: Setembro 17, 2022, 21:08:37, 21:08 por Aphonso Pereira »
If you can't explain it simply, you don't understand it well enough

Setembro 17, 2022, 23:26:33, 23:26
Responder #11

EML

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 313
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Sym
  • Modelo Motociclo: Symphony 125 ST
  • Localidade: Norte
Parabéns! Umas férias fabulosas num parque de diversões para motociclistas!  :palmas:
As fotos das curvas e curvinhas deixam-nos a sonhar! :nice:
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,65 l/100 km (19690 Km - 02/10/2023)

Setembro 18, 2022, 11:15:10, 11:15
Responder #12

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
E a zona onde deixavas as motos (no atrelado), era zona suficientemente segura?
Quando as deixavas para trás - e mesmo imaginando que tenhas alarme e/ou sistema de localização em cada uma - não tinhas um certo receio?

É que qualquer uma delas é extremamente chamativa para larápios (que os há em toda a parte).

E uma excelente pergunta.

De facto era o problema que me preocupava mais, aparte de uma queda ou acidente… ou da MV fazer jus a sua fama.

Começando pela parte da MV, sempre pegou e tudo funcionou sem qualquer susto ou contratempo


O atrelado já me deu mais dores de cabeça, porque comprei-o usado em paços de Ferreira e tive de o comprar e ir buscar sem ver, e quando la cheguei, era mesmo o que eu queria mas tinha algumas mazelas (luzes partidas, faltava roda jockey e tinha os apoios do para lamas direito estavam soldados porque previamente deveriam ter batido levemente em algum lugar e partiram.

As luzes troquei e até foram oferecidas pelo antigo dono, a roda jockey comprei outra.

Assim que entrei em França devido a vibração, o pára-lamas partiu e ficou preso só por um apoio e teve de fazer toda a viagem preso com cintas que se iam rasgando. Até um dia para por numa oficina de carros, pedir um berbequim emprestado e fixá-lo directamente ao atrelado

A roda jockey também deu chatice, porque também em França passei por uma lomba tao grande que a atingiu e partiu o suporte. Felizmente consegui numa casa tipo norauto comprar um apoio igual.


Para evitar o roubo do atrelado, tirei-lhe a roda jockey. Com as motos em cima era praticamente impossível a 1 ou 2 pessoas pegarem nele e transferirem-no para outro carro. Em Resia tive o cuidado de escolher um hotel com parque grande onde pudesse ficar tudo guardado.

Na Alemanha onde também andei, estacionei durante 2 dia num parque de autocaravanas e tive a ideia que a fazer pequenas voltinhas, poderia estacionar num parque de campismo, pagando a diária e que  era uma melhor opção que deixar estacionado num parque de hipermercado


Na viagem tive apenas um percalço que me poderia ter trazido um sério dissabor, mas por ser algo tao insólito darei conta num futuro post
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 18, 2022, 14:34:39, 14:34
Responder #13

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Sensacional viagem, fabulosas motos, cenários de postal e fotos soberbas.
Muitos parabéns! E já agora, chegaste a pensar na luxuosa TRK 502 como te aconselhou o companheiro?

Boas!

Era apenas uma brincadeira  :D os alvos mais fáceis são sempre as  Benelli ou com o sistema de prestações da BMW  :D

mas um dia destes ainda vou ter uma TRK  :D :D

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 18, 2022, 14:38:07, 14:38
Responder #14

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Parabéns! Umas férias fabulosas num parque de diversões para motociclistas!  :palmas:
As fotos das curvas e curvinhas deixam-nos a sonhar! :nice:


Sim, foi top.

Infelizmente o cabo de carregamento do meu iPhone partiu-se o que me transformou num autêntico pedinte, pois a cada paragem para café ou almoço corria o restaurante/café a pedir um carregador (spina em italiano)  :D :D o que limitou o número de fotos. Mas tenho bastante vídeo que ainda irei postar  :nice: :nice:

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 19, 2022, 09:46:13, 09:46
Responder #15

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Mais uma vez uma aventura partilhada connosco.
Obrigado.

E uma aventura insólita. Acho que és a primeira pessoa que relata uma aventura com três motas para usufruir nas férias nos moldes em que relatas.

Nunca pensei que fosses aventurar-te com uma MV e afinal, parece-me que gostas-te de conduzir a mesma.

A localização para o acampamento BASE não poderia ter sido melhor, permitindo-te um leque imenso de viagens. Mas os riscos envolvendo um possível roubo são imensos e a preocupação constante. Mas faz parte da aventura.


Setembro 19, 2022, 12:44:56, 12:44
Responder #16

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Para o ano a coisa é bem capaz de ir composta de outra forma, imagino... :-\

Com uma verdadeira turística.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 19, 2022, 12:54:48, 12:54
Responder #17

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Mais uma vez uma aventura partilhada connosco.
Obrigado.

E uma aventura insólita. Acho que és a primeira pessoa que relata uma aventura com três motas para usufruir nas férias nos moldes em que relatas.

Nunca pensei que fosses aventurar-te com uma MV e afinal, parece-me que gostas-te de conduzir a mesma.

A localização para o acampamento BASE não poderia ter sido melhor, permitindo-te um leque imenso de viagens. Mas os riscos envolvendo um possível roubo são imensos e a preocupação constante. Mas faz parte da aventura.


E uma evolução. A parte mais chata deste tipo de viagem é o ir e vir.

Alugar e uma solução que neste momento não faz sentido porque os valores sao altos e porque muitas vezes estamos limitados a um numero de Kms diário

E mandar de camião também não, porque o ponto de recolha da moto é longe e é preciso entregar a moto com bastante antecedência. De estrada, passar Espanha como referido pelo companheiro MotardFeio é chato (nem vamos falar nas temperaturas medias em Julho e Agosto) e Franca cheia de portagens. Pelo meio, para fazer uma distancias tao grandes precisas comecar a andar de madrugada e muitas vezes seguir rodando noite adentro. Pelo que esta é para já a melhor solução que encontrei.

O levar mais de uma moto e outro passo logico. Com a desnecessidade de fazer a ida e volta, a necessidade de uma moto com certas características é desnecessária. Melhor para aproveitar as curvas ao máximo, é levar uma moto o mais emocionante possível.

Na minha opiniao a melhor moto, mesmo com a mudança de caderno de encargo, seria uma BMW R1250GS, mas neste momento estou um pouco afastado da propriedade das GSs e prefiro ter maquinas de outras marcas para ir variando.

A MV foi uma agradável surpresa. Bastante equilibrada, muito divertida de conduzir, com um motor muito explosivo. Não é perfeita, tem vários defeitos, alguns deles básicos de concepção. Mas não é por isso que é uma moto menos boa e sobretudo a sensacao e emoção que dá é impar e em nada fica atras de qualquer outra moto.

 :nice: :nice:
« Última modificação: Setembro 19, 2022, 12:59:30, 12:59 por TMXR »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 19, 2022, 13:01:53, 13:01
Responder #18

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Para o ano a coisa é bem capaz de ir composta de outra forma, imagino... :-\

Com uma verdadeira turística.




Para o ano irei de certeza (nao estou é tao certo sobre rebocar uma K1600  :D :D  :D) Muito provavelmente deixarei de viver na Europa a medio prazo, pelo que os próximos tempos poderão ser das ultimas oportunidades para rodar em "solo sagrado"  :D :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 19, 2022, 16:02:50, 16:02
Responder #19

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Ehláa !
Top  :cool:

Já pensei várias vezes fazer isto.
Em 2019 fui ao IberoVespa com a Lambretta num atrelado, e este ano alugámos uma Peugeot Boxer (tipo Transit) e levámos 3 Vespa ao Vespa European Days.
Gostei das duas soluções, mas confesso que prefiro a solução van/carrinha, com as motos lá dentro, por me parecer mais seguro.
Feitas as contas ao gasóleo, portagens etc., até saiu mais barato alugar a carrinha do que ir a rolar, porque a despesa da carrinha era a dividir por 3.
Concordo que a solução de fazer o transfere de carro / carrinha tem todas as vantagens que referiste.

Gostava de voltar a fazer mas mais para os lados dos "Stelvios" desta vida...
Porem... acho que ainda não vai ser em 2023, em Junho vou voltar a Le Mans (também de van/autocaravana). O tempo e os euros não dão para tudo.
« Última modificação: Setembro 19, 2022, 16:06:25, 16:06 por VCS »

Setembro 20, 2022, 08:55:41, 08:55
Responder #20

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Gostei muito de ler!

Tenho amigos que me querem forçar a comprar uma moto mais turística (claro, sofro muitas vezes a evangelização BMW GS  :-\)

Mas sem dúvida que, para mim, este é o caminho. transportar uma moto pequena e divertida num reboque até aos locais em que vale a pena andar de moto.

Setembro 20, 2022, 09:54:02, 09:54
Responder #21

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
TMXR

É claro que as "italianas" não são perfeitas, mas a condução delas é apaixonante.
Imagino essas curvas montado nessa MV.

Tenho que a ver ao vivo.  :convivio:

Após ler mais um pouco, a opção em levar as motas em reboque foi a melhor opção para aquilo que te propuseste fazer. Obriga a outros cuidados, mas certamente mais barato do que alugar ou mandar entregar a mota no destino.

Fico a aguardar um próximo relato das tuas aventuras com a MV em terras lusas.  :nice:

Setembro 20, 2022, 13:18:18, 13:18
Responder #22

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Ehláa !
Top  :cool:

Já pensei várias vezes fazer isto.
Em 2019 fui ao IberoVespa com a Lambretta num atrelado, e este ano alugámos uma Peugeot Boxer (tipo Transit) e levámos 3 Vespa ao Vespa European Days.
Gostei das duas soluções, mas confesso que prefiro a solução van/carrinha, com as motos lá dentro, por me parecer mais seguro.
Feitas as contas ao gasóleo, portagens etc., até saiu mais barato alugar a carrinha do que ir a rolar, porque a despesa da carrinha era a dividir por 3.
Concordo que a solução de fazer o transfere de carro / carrinha tem todas as vantagens que referiste.

Gostava de voltar a fazer mas mais para os lados dos "Stelvios" desta vida...
Porem... acho que ainda não vai ser em 2023, em Junho vou voltar a Le Mans (também de van/autocaravana). O tempo e os euros não dão para tudo.


Sim... para rodar com as maquinas mais pequenas, esta solução e ótima!

Carrinha já tenho, e ate estou a pensar em comprar uma maior para poder encaixar mais motos, porque como alguns companheiros falaram o risco de roubo ou vandalismo e algo que esta sempre presente e apesar de a maioria dos países serem ate mais seguros que Portugal, há locais onde não correr tao bem


Outra alternativa que também já pensei é a autocaravana por diversos motivos. Uma será o não ter gastar dinheiro em hotéis, mas outra é que na Europa, todos estes passes passam a ser parque de estacionamento de autocaravanas (algumas com motos) e nada melhor do que estacionar mesmo no "spot" e poder passar o dia nas curvas. E depois de estar farto daquele carrossel, mudar a autocaravana de local.


Também gostava de ir a Le Mans, esta na lista já há uns anos e ainda não consegui concretizar.  :cool:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 20, 2022, 15:38:30, 15:38
Responder #23

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
TMXR

É claro que as "italianas" não são perfeitas, mas a condução delas é apaixonante.
Imagino essas curvas montado nessa MV.

Tenho que a ver ao vivo.  :convivio:

Após ler mais um pouco, a opção em levar as motas em reboque foi a melhor opção para aquilo que te propuseste fazer. Obriga a outros cuidados, mas certamente mais barato do que alugar ou mandar entregar a mota no destino.

Fico a aguardar um próximo relato das tuas aventuras com a MV em terras lusas.  :nice:



Quando quiseres  :nice: :nice: :nice: temos de combinar umas bifanas, ver se podes aparecer  :nice:


Sim, talvez ainda de um role com ela antes de vir o Inverno. Se nao, o ano que vem devo leva-la aos Pirineus  :nice: :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l