Autor Tópico: Bichos Raros do Nascer ao Por do Sol - 1000Kms de Coiso  (Lida 1039 vezes)

Abril 11, 2023, 01:13:21, 01:13
Lida 1039 vezes

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Do Nascer ao Por do Sol

1000Kms de Coiso em 24h



Tal como tinha anunciado, logo que a rodagem da Chang estivesse concluída iria colocá-la à prova.
Tenho a ambição de a levar até aos Picos da Europa ainda este Verão e para tal preciso de conhecer bem o seu comportamento e os seus limites.
Mais importante ainda é saber como vou eu lidar com tantos quilómetros e como vai reagir a minha tripulação.

Fiz algum planeamento que contava com alguns pontos estratégicos onde pernoitar ao longo do percurso definido para o caso da Esposa ou Eu virmos a acusar algum cansaço ou desconforto, para já ainda não arrisquei a levar o puto.

1000Kms mais uns pozinhos



O percurso até à fronteira só teve direito a uma paragem para um café e uma empada, de resto foi sempre a andar. a 90/100kmh não podia dar-me ao luxo de parar muitas vezes ou corria o risco da viagem se tornar interminável. Pelo menos era o que eu pensava na altura.



Para minha surpresa, o andamento constante acabou por dar frutos. Embora estivesse a circular por estradas secundárias, o piso era excelente e não havia grande transito.
Por outro lado, as ultrapassagens aos veículos mais lentos também não eram problema, a Chang sai muito bem dos 100kmh até aos 120 permitindo realizar ultrapassagens rápidas e seguras nesta gama de velocidades. A meio da manhã já estava quase a entrar em Cáceres e a barriguita já pedia algum conforto.



A viagem corria a bom ritmo, o tempo estáva ótimo, as visitas eram breves mas reconfortantes.
Fim de semana da Páscoa e estava tudo a abarrotar de gente. Uma ou duas fotos, paragem nos miradouros e siga que ainda há muito para andar.
Tomada a direção de Placencia era altura de desfrutar das belas paisagens do Tejo Internacional e seus imensos Embalses.



Seguia-se o ponto alto da viagem. Por esta altura já a Chang tinha demonstrado que era capaz de vencer qualquer estrada ou caminho sem dificuldades, comporta-se nas estradas de serra com grande desenvoltura, a excelente relação de caixa que dá primazia à força, faz com que a Chang ofereça uma condução que mais se assemelha a um DCT. Ela consegue ir dos 50kmh aos 120 sem nunca ter de usar as mudanças, seja a subir ou em reta, a quarta dá para tudo! e chega aos 120 mesmo a subir :???:

Fomos fazer uma visita a umas figuras de pedra a lembrar os Calcos de Pompeia que oferecem imagens extraordinárias. Mais uma paragem no meio da Serra de Torno que ficou para sempre gravada na minha memória, não fosse este o Miradouro da Memória! (Vejam lá se descobrem onde está o Wally)



Quero aproveitar para deixar aqui uma foto especial que recolhi propositadamente para oferecer a um amigo que faz aquários e não percebe a vantagem de ter um Sidecar... Talvez algum dos companheiros lhe consiga explicar com esta foto! :lolol:



Ainda com tempo para atravessar a Serra da Gata, lá fomos nós por entre estradas Municipais ao encontro de paisagens que não se podem ver de outra forma, com direito a paragem para um repasto tipicamente Catalão (Bocadillos e uma Estrella Galicia para mim que vou conduzir :convivio: em Homenagem ao nosso Miguel)



A viagem já ia longa e o Sol já se escondia, tinha-mos ainda de fazer 200kms até Figueira de Castelo Rodrigo onde iríamos pernoitar.
Já chegamos por volta das 23h mas a receção foi calorosa À boa maneira Portuguesa.
A Chang dormiu na rua mas como dizem as más línguas "É Chinesa ninguém a quer!!"



De volta à estrada porque a viagem ainda vai a meio seguimos a direção de Almeida para de seguida abraçar o Parque Natural da Serra da Malcata.



Depois de almoçar no Terreiro das Bruxas seguimos para Monsanto e Penha Garcia e no caminho mais uma foto de homenagem a um Amigo que de certo a vai identificar...



Depois de uma subida ao pequeno Castelo de Penamacor fizemos uma breve passagem Por Penha Garcia porque estava impossível chegar a Monsanto tal era a afluência de visitantes à pequena Aldeia. O resto da viagem é algo sem estória, de Castelo Branco até casa via A23 e depois A1 sempre na ordem dos 110kmh para não abusar das RPM, definitivamente não é o trajeto adequado à Chang, ainda assim se for preciso e houver paciência a Chang não se nega.

Mais uma vez e desafiando as palavras do nosso amigo @Luís Ferreira, eu confio demasiado nas Chinesas, mas como se comprova mais uma vez não é à toa que o faço, afinal estas Chinocas vão a todo lado e não comprometem. Também não prometem nada para além do que está à vista, de qualquer das formas a Chang revela-se um veiculo económico, confortável e com um andamento razoável para a sua tipologia.
Colocando de lado a razão, basta ver o que dizem os nossos olhos ao fim desta pequena viagem... Habemos mota para passear com o puto!
Este ano já sem limitações vou desfrutar tanto quanto o tempo me permitir da minha família e da minha paixão, andar de mota... calma, eu sei que isto não é uma mota mas dá um gozo do catano. :cool:



Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Abril 11, 2023, 09:06:30, 09:06
Responder #1

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1439
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Ganda pinta de passeio João,
E assim, já tens a resposta para a tua/Vossa ida aos Picos.
100-120 km/h de média, não está nada mal, pensei que fosse difícil passar dos 80-90 km/h, com todo o peso do side.
Se fugires ás AE's, tens veículo para ir a todo o lado (sem engarrafamentos :-) ).
Essa Serra de Gata está me encravada para a visitar há muito tempo. Deve ser um local fantástico para se fazer um fim de semana por estes dias de promavera.
Abraço,
JpC

Abril 11, 2023, 09:48:49, 09:48
Responder #2

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Ganda pinta de passeio João,
E assim, já tens a resposta para a tua/Vossa ida aos Picos.
100-120 km/h de média, não está nada mal, pensei que fosse difícil passar dos 80-90 km/h, com todo o peso do side.
Se fugires ás AE's, tens veículo para ir a todo o lado (sem engarrafamentos :-) ).
Essa Serra de Gata está me encravada para a visitar há muito tempo. Deve ser um local fantástico para se fazer um fim de semana por estes dias de promavera.
Abraço,
JpC
É Brutal a Serra da Gata e podes aproveitar a curta distância para visitar também a Serra do Gredo.
Na próxima saída vou lá passar um fds.

Eu também confesso que esperava mais dificuldades especialmente nas estradas de serra. Já no AE sabia com o que contava visto que já tinha feito o A33 duas vezes.

No próximo fds vou fazer nova experiência desta vez com o puto e a Esposa. Para não correr grandes riscos vou só até à Lousã e dar a volta pelas aldeias do Xisto.

No fim do mês mudo de registo e vou fazer o gosto ao dedo de Guzzi até aos Pirenéus. Tenho ainda de verificar quais são as estradas que foram interditadas às motas... No regresso venho pelos Picos.

Este ano vou vingar os anos da Pandemia.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Abril 11, 2023, 09:52:50, 09:52
Responder #3

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Obrigado pela tua partilha e ainda bem que correu tudo bem.

Não acredito que passaram pela minha terra e não disseram nada. Porque é que não telefonaste amigo? Estávamos por lá.

Quanto à viagem, ao conforto e resistência, parece-me que aguentaram bem. A mota e os ocupantes.

Como se comportou o protetor DIY do pendura?

Quanto à duração da viagem, também já tive essa sensação, ou seja, viajando com o objetivo de chegar ao destino e não de passear, diversas paragens parece que tornam a viagem mais longa, no entanto o risco de cansaço por muitos kms pode ripostar e estragar a viagem.

Aguardo pela vossa próxima aventura.

Abril 11, 2023, 10:08:40, 10:08
Responder #4

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Obrigado pela tua partilha e ainda bem que correu tudo bem.

Não acredito que passaram pela minha terra e não disseram nada. Porque é que não telefonaste amigo? Estávamos por lá.

Quanto à viagem, ao conforto e resistência, parece-me que aguentaram bem. A mota e os ocupantes.

Como se comportou o protetor DIY do pendura?

Quanto à duração da viagem, também já tive essa sensação, ou seja, viajando com o objetivo de chegar ao destino e não de passear, diversas paragens parece que tornam a viagem mais longa, no entanto o risco de cansaço por muitos kms pode ripostar e estragar a viagem.

Aguardo pela vossa próxima aventura.
Amigo João, já vinha a cumprir calendário.
Abraço.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Abril 11, 2023, 11:33:59, 11:33
Responder #5

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Boas Joao!


Fizeste quase um Iron Butt! Mas foi boa ideia fazeres uma experiencia com ela, antes da viagem grande. Ate porque acredito que nas curvas da serra, a conducao seja diferente de uma moto normal.


Essa maquina parece-me uma saudadosa Peugeot 504 que passou ha uns 30 anos atras aqui por casa... 3 para arrancar e a 4ª para fazer tudo  :nice:





Quanto aos Pirineus, os percursos interditados nao sao os por onde normalmente passamos, mas se precisares de alguma ajuda manda-me uma mensagem  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 11, 2023, 22:33:16, 22:33
Responder #6

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Boas Joao!


Fizeste quase um Iron Butt! Mas foi boa ideia fazeres uma experiencia com ela, antes da viagem grande. Ate porque acredito que nas curvas da serra, a conducao seja diferente de uma moto normal.


Essa maquina parece-me uma saudadosa Peugeot 504 que passou ha uns 30 anos atras aqui por casa... 3 para arrancar e a 4ª para fazer tudo  :nice:





Quanto aos Pirineus, os percursos interditados nao sao os por onde normalmente passamos, mas se precisares de alguma ajuda manda-me uma mensagem  :nice:

Meu caro.

Desde já agradeço muito o apoio.
Vou então partilhar o percurso que idealizei e depois fico à espera desse imput. 👍
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas