Autor Tópico: A BMW registou patentes de um "tecto amovível" para maxiscooters  (Lida 1110 vezes)

Agosto 03, 2020, 14:27:03, 14:27
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Sapiens21

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A BMW registou patentes de um "tecto amovível" para maxiscooters






Quando vi as primeiras imagens, de imediato me lembrei da "velhinha" C1 e que ficou no passado, sem ter conseguido reunir grande atração no Mundo do Motociclismo, como bem sabemos.

Mas agora, volvidos todos estes anos e apesar de já ter lido o ano passado da intenção, a BMW parece querer dar renovados argumentos à ideia e...a verdade é que tem já 15 patentes registadas quanto ao design, reveladoras da sua intenção e que passa por um tecto amovível.
Sim...isso mesmo.  :-\

Algo que possa ser facilmente encaixado ou desencaixado, conforme a necessidade do momento ou simplesmente o desejo do condutor (assim tenha onde guardar a estrutura, claro).

Depois da C1 ter saído de produção há cerca de 20 anos atrás, agora é a vez da eléctrica da marca (a C Evolution) a candidata a receber esta "célula de segurança" e que de certeza faria voltar cabeças à sua passagem, de tão diferente que se tornaria do actual panorama de motociclos. :nice:

Veremos se a coisa vai além dos desenhos e se as patentes registadas terão o fim que a marca pretende. ;)



"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Dalai Lama

Agosto 03, 2020, 16:47:45, 16:47
Responder #1

VCS

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Em teoria nada impede que a "capota" seja amovível/desmontável, como se fosse um hard top.
Mas olhando para os desenhos, parece difícil de imaginar, em especial a forma do banco não parece compatível com um desenho aberto...

O mais curioso da C1 era o facto de estar homologada para andar sem capacete, embora tivesse cintos cruzados obrigatórios.
Houve outras soluções no mercado (algumas chinesas) mas tanto quanto sei em nenhuma delas foi conseguida a homologação para andar legalmente sem capacete.

Agosto 03, 2020, 17:55:45, 17:55
Responder #2

Sapiens21

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Como indiquei, desde o ano passado que a marca anda às voltas com isto e um artigo da Electrek tem uma passagem que indica que esta solução iria tornar a C Evolution numa maxiscooter só para o condutor, já que esta "célula de segurança" iria eliminar o banco trasiro.  :)


"The patent shows a BMW C Evolution paired with a passenger cell featuring a roof, backrest and even a seatbelt." Link...

Se nos lembrarmos da C1, era um pouquinho diferente nesse aspecto, se bem que altamente questionável a solução encontrada.  : ;):

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Dalai Lama

Agosto 04, 2020, 10:31:52, 10:31
Responder #3

dfelix

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O desenho sugere ser um "módulo" de forma a tornar a C evo numa espécie de nova C1.

A parte do "amovìvel" é mais discutível.

Não me parece que seja o tipo de coisa que o proprietário decida instalar quando sai de casa se estiver a chover.
Mas uma forma de satisfazer um nicho de mercado que procura algo com estas características reaproveitando uma plataforma que já tem.
« Última modificação: Agosto 04, 2020, 10:33:30, 10:33 por dfelix »

Agosto 04, 2020, 11:27:21, 11:27
Responder #4

saraiva

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Ainda por cima se não houver a vantagem Cinto / menos capacete não acho nada atrativo.

A grande vantagem da C1 acaba por ser mesmo essa, permitir que alguém ande sem capacete. Conheço uma pessoa que não consegue colocar capacete por problemas de ouvidos. Se gostasse de motas poderia ser a solução.

Também protege da chuva e do frio, mas mota no Verão sem vento na cara não é mota.

Poderá por isso ter algum sucesso no pessoal mais friorento e que quer ir de mota para cidade. Scooter para passear no Verão e para deslocar sem chuva no Inverno.

É a aplicação dos descapotáveis às motas. O mercado de carros descapotáveis é um mercado imenso? Não, mas existe.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->