Eu sou um dinossauro...eclutch ?!?Adoro o sistema old school de apertar a embraiagem, meter a mudança, largar a embraiagem e acelerar ! Dá mais trabalho ?Dá...Mas eu adoro este trabalho...Posso compreender a malta que adore o eclutch, por exemplo...Mas eu dispenso, obrigado !
Fazer 850km diários eu era capaz de fazer até à pouco tempo atrás.Não tinha dores braços, nem pernas, nem costas mas chegava ao final do dia com dores mão esquerda...
Citação de: 2low em Janeiro 06, 2026, 12:03:30, 12:03Fazer 850km diários eu era capaz de fazer até à pouco tempo atrás.Não tinha dores braços, nem pernas, nem costas mas chegava ao final do dia com dores mão esquerda... Sabes que numa mota sem estas ajudas podes meter mudanças "para cima" (de 2ª até à mudança mais alta) sem usar a embraiagem??? Não "arranha", nem metes "pregos", nem tens falsos neutros. As mudanças entram com uma suavidade muito grande e consegues fazer a passagem de caixa mais rápidamente... só precisas dominar a técnica que não é nada demais."Para baixo" é que precisas usar a embraiagem.
Citação de: pjmartinho em Janeiro 06, 2026, 14:54:04, 14:54Citação de: 2low em Janeiro 06, 2026, 12:03:30, 12:03Fazer 850km diários eu era capaz de fazer até à pouco tempo atrás.Não tinha dores braços, nem pernas, nem costas mas chegava ao final do dia com dores mão esquerda... Sabes que numa mota sem estas ajudas podes meter mudanças "para cima" (de 2ª até à mudança mais alta) sem usar a embraiagem??? Não "arranha", nem metes "pregos", nem tens falsos neutros. As mudanças entram com uma suavidade muito grande e consegues fazer a passagem de caixa mais rápidamente... só precisas dominar a técnica que não é nada demais."Para baixo" é que precisas usar a embraiagem.Mesmo para baixo não é preciso embraiagem. Para subir, o truque é fazer uma ligeira pressão no seletor enquanto se acelera, e largar o acelerador totalmente que ela entra sozinha. Para reduzir é mais complicado mas fácil na mesma: É ir sem gás, e num movimento único dar um cheirinho de acelerador ao mesmo tempo que se puxa o seletor para cima. Isto é exatamente o que faz o auto-blipper.Antes de ter mota com quickshifter fazia isso em talvez 90% das passagens, depois de se criar o hábito é muito fácil.
40cv!?!?Isso é o quê, pré crise de meia idade?