Autor Tópico: Yamaha MT‑09 2026: mais agressiva e mais tecnológica...  (Lida 465 vezes)

Janeiro 05, 2026, 19:25:31, 19:25
Lida 465 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18459

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Yamaha MT‑09 2026: mais agressiva e mais tecnológica...

Depois de ter ontem criado tópico da Ténéré, agora é o momento para outra Yamaha...que tem muito mais vendas e abrangerá um público mais vasto.

Com a renovação da gama Hyper Naked para 2026, a marca apresenta assim uma MT‑09 profundamente atualizada e que pretende reforçar o estatuto de uma das naked mais populares da Europa.

Este novo modelo surge com um design ainda mais agressivo, inspirado no conceito “Dark Side of Japan”, agora com linhas mais afiadas, iluminação LED redesenhada e uma postura que se mantém compacta e musculada.

A ergonomia parece que também foi revista, segundo a marca: o guiador e as peseiras foram reposicionados para melhorar o controlo e oferecer uma condução mais envolvente, tanto em cidade como em estradas sinuosas.

A Yamaha introduz ainda novas cores e grafismos alinhados com as celebrações dos 70 anos da marca, tendência que se repete em vários modelos da gama 2026.

No campo tecnológico, a MT‑09 2026 recebe um painel TFT mais avançado, conectividade melhorada e um pacote eletrónico refinado, incluindo modos de condução atualizados, controlo de tração mais preciso e sistemas de assistência inspirados nos modelos de competição da marca.

A plataforma mantém o motor CP3 de 890 cc, conhecido (e muitas vezes por cá descrito no fórum...) pela entrega explosiva e pelo caráter vibrante, agora otimizado para maior eficiência e resposta.

Com este conjunto de melhorias, a Yamaha mantém a MT‑09 2026 como uma das naked mais completas e desejadas do mercado europeu.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 06, 2026, 01:03:39, 01:03
Responder #1

Markito

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 29
  • Marca Motociclo: Benelli
  • Modelo Motociclo: Imperiali 400
  • Localidade: Coimbra
Um belo canhão !  :nice:
Tivesse eu 2000 anos a menos e era gajo para ter uma !  :D
Mas as artroses e os reflexos não me deixam !  :lolol:
Fico-me pela minha Imperiali de 20 cavalinhos !  8)

Janeiro 06, 2026, 01:38:07, 01:38
Responder #2

2low

• 5428
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Mais do que motor, o maior desenvolvimento que tem aparecido em quase todas as motos incluindo nas mais recentes propostas da Yamaha, são sistemas de ajuda na caixa de velocidades, sistemas ao género do DCT Honda mas agora na Yamaha, BMW, etc... o tal eclutch!

Ou seja... em paralelo com o recente tópico das "motos a pilhas", poderá ser este um primeiro passo para ir retirando da malta tradições já antigas como o uso de caixa de velocidades manual, mesmo que com "embraiagem deslizante" para num futuro próximo deixarmos de ter motos com caixa manual...
Tal como sucedeu nos carros, nos quais, nos ainda a combustão, já é muito difícil encontrar modelos com caixa tradicional manual...
Com tanto facilitismo e sem recurso a caixas manuais, sendo tudo cada vez mais "automatico" acaba por ser o passo próximo para a introdução aos electricos... onde só existiram alguns modelos com "caixas manuais emuladas", isto nos carros... mas nas motos deverá seguir um percurso semelhante.

Sobre isso, sou ainda mais tipo velho do restelo e acredito mais no que o Jeremy Clarkson disse uma vez sobre alguma vez ter um carro eléctrico:
https://www.facebook.com/watch/?v=235953185772587
...embora pondere vir a ter uma moto eléctrica e um carrito eléctrico para uso MERAMENTE citadino.

ERRATA:
Eclutch é também Honda
https://motomais.motosport.com.pt/noticias/honda-e-clutch-o-que-e-e-como-funciona/

da Yamaha é Y-AMT (Transmissão Manual Automática da Yamaha)
https://motomais.motosport.com.pt/noticias/y-amt-a-nova-transmissao-manual-automatica-da-yamaha/

Estas tecnologias já foram aparesentadas há mais de um ano e já começaram a ser introduzidas em alguns modelos, e agora mais modelos estão a receber essas tecnologias.
Objectivo será ampliar a todos os modelos e qualquer dia deixaremos de ter caixas manuais tradicionais para daqui a uns 5 anos começarmos a optar mais por hibridas "caixa automatica"
« Última modificação: Janeiro 06, 2026, 11:58:11, 11:58 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
E sempre com boa disposição!

(na realidade dá gozo puxar por ela pelo que é de contar uns 6Lt/100km)

Janeiro 06, 2026, 05:12:05, 05:12
Responder #3

Markito

• *

• 29
Eu sou um dinossauro...
eclutch ?!?
Adoro o sistema old school de apertar a embraiagem, meter a mudança, largar a embraiagem e acelerar !  ;)
Dá mais trabalho ?
Dá...
Mas eu adoro este trabalho...
Posso compreender a malta que adore o eclutch, por exemplo...
Mas eu dispenso, obrigado !  :lolol:

Janeiro 06, 2026, 12:03:30, 12:03
Responder #4

2low

• 5428
Eu sou um dinossauro...
eclutch ?!?
Adoro o sistema old school de apertar a embraiagem, meter a mudança, largar a embraiagem e acelerar !  ;)
Dá mais trabalho ?
Dá...
Mas eu adoro este trabalho...
Posso compreender a malta que adore o eclutch, por exemplo...
Mas eu dispenso, obrigado !  :lolol:

Fazer 850km diários eu era capaz de fazer até à pouco tempo atrás.
Não tinha dores braços, nem pernas, nem costas mas chegava ao final do dia com dores mão esquerda...
Existem vantagens em alguns sistemas que entretanto têm aparecido.
Um desses sistemas (SCS) vi pela primeira vez aplicado numas MV Agusta, em que mesmo com caixa manual "tradicional" permitia e permite mudar de velocidades a baixa velocidade sem recurso a manete embraiagem... um alivio para a mao esquerda ao final de tantos quilometros de uso...
Cheguei a pensar aplicar um quickshift mas não me resolveria o "problema" indicado e com os boatos que viriam as IPO acabei por arredar de parte esse "upgrade".
Acabei por ficar com percepção que essas dores derivavam também de um parafuso do cabo da embraiagem que estaria desafinado/desapertado mas não tenho como comprovar essa teoria, vendi a moto praticamente quando topei isso e apertei...
No futuro proximo quero ou mudar de moto ou acrescentar uma segunda para repor esse tipo de moto que me permite fazer viagens longas de forma confortavel e celere quando for preciso...
Sou também um dinoassauro, nem sequer tenho MBway (e recuso face a tantas burlas)  :lolol: :lolol: :lolol:
« Última modificação: Janeiro 06, 2026, 12:16:42, 12:16 por 2low »

Janeiro 06, 2026, 14:54:04, 14:54
Responder #5

pjmartinho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1632

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
Não tinha dores braços, nem pernas, nem costas mas chegava ao final do dia com dores mão esquerda...

Sabes que numa mota sem estas ajudas podes meter mudanças "para cima" (de 2ª até à mudança mais alta) sem usar a embraiagem??? Não "arranha", nem metes "pregos", nem tens falsos neutros. As mudanças entram com uma suavidade muito grande e consegues fazer a passagem de caixa mais rápidamente... só precisas dominar a técnica que não é nada demais.

"Para baixo" é que precisas usar a embraiagem.

Janeiro 07, 2026, 00:54:52, 00:54
Responder #6

Markito

• *

• 29
"Sou também um dinoassauro, nem sequer tenho MBway (e recuso face a tantas burlas)  :lolol: :lolol: :lolol:"
Bem vindo ao clube !  :convivio:
Eu compreendo que, ao percorrer essas distancias, a mão esquerda acuse cansaço.
Percebo as vantagens destas coisas modernas !  :D
Mas eu sou um motociclista romantico incurável !  :blush:
O classico enche-me as medidas !  :lolol:

Janeiro 07, 2026, 10:54:35, 10:54
Responder #7

ThatsMe

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1420

Masculino
  • Marca Motociclo: KTM
  • Modelo Motociclo: 1290 Super Adventure S
  • Localidade: Porto

Sabes que numa mota sem estas ajudas podes meter mudanças "para cima" (de 2ª até à mudança mais alta) sem usar a embraiagem??? Não "arranha", nem metes "pregos", nem tens falsos neutros. As mudanças entram com uma suavidade muito grande e consegues fazer a passagem de caixa mais rápidamente... só precisas dominar a técnica que não é nada demais.

Mesmo para baixo não é preciso embraiagem.

Para subir, o truque é fazer uma ligeira pressão no seletor enquanto se acelera, e largar o acelerador totalmente que ela entra sozinha.
Para reduzir é mais complicado mas fácil na mesma: É ir sem gás, e num movimento único dar um cheirinho de acelerador ao mesmo tempo que se empurra o seletor para baixo. Isto é exatamente o que faz o auto-blipper.

Antes de ter mota com quickshifter fazia isso em talvez 90% das passagens, depois de se criar o hábito é muito fácil.
« Última modificação: Janeiro 07, 2026, 16:25:58, 16:25 por ThatsMe »

Janeiro 07, 2026, 15:23:15, 15:23
Responder #8

2low

• 5428

Mesmo para baixo não é preciso embraiagem.

Para subir, o truque é fazer uma ligeira pressão no seletor enquanto se acelera, e largar o acelerador totalmente que ela entra sozinha.
Para reduzir é mais complicado mas fácil na mesma: É ir sem gás, e num movimento único dar um cheirinho de acelerador ao mesmo tempo que se puxa o seletor para cima. Isto é exatamente o que faz o auto-blipper.

Antes de ter mota com quickshifter fazia isso em talvez 90% das passagens, depois de se criar o hábito é muito fácil.

Agora já pouco importa... já não tenho essa moto e a de agora é manteiga...
Na próxima logo verei...
Obrigado pelas dicas.

Janeiro 08, 2026, 00:05:03, 00:05
Responder #9

JoãoPVCarvalho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1964

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
40cv!?!?
Isso é o quê, pré crise de meia idade?  :stuck_out_tongue_winking_eye:
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Janeiro 08, 2026, 11:51:54, 11:51
Responder #10

2low

• 5428
« Última modificação: Janeiro 08, 2026, 13:24:48, 13:24 por 2low »