Autor Tópico: The 50cc Madness - um casal em motos bem 'velhinhas' pela Austrália...  (Lida 444 vezes)

Janeiro 06, 2026, 17:00:20, 17:00
Lida 444 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18477

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
The 50cc Madness - um casal em motos bem 'velhinhas' pela Austrália...

Nos últimos anos, uma das façanhas mais marcantes no mundo das pequenas cilindradas foi a aventura do casal Alemão Bea e Helmut, criadores do canal Time to Ride, que decidiu enfrentar a remota Península de Cape York, na Austrália, conduzindo motociclos de apenas 50cc. Sim...apenas com 50cc e já bem velhinhas.  :feliz:

A viagem, documentada em 2025, tornou‑se rapidamente um símbolo de resiliência e paixão pelo motociclismo de aventura.

A dupla partiu de Cairns após reparar as suas pequenas motos Kreidler, máquinas com mais de cinquenta anos, e iniciou a travessia rumo ao extremo norte do continente australiano.

Logo no primeiro dia, enfrentaram condições extremas: calor acima dos 40 °C, estradas de terra profundamente onduladas e a constante passagem de gigantescos road trains -que para quem não sabe são camiões com várias dezenas de metros - que levantavam nuvens de poeira e exigiam perícia e sangue‑frio para serem ultrapassados.

A limitação dos 50cc transformou cada quilómetro num desafio. As vibrações das estradas de terra afrouxavam parafusos, o calor punha à prova tanto os motores antigos como a resistência física dos viajantes...e a solidão da rota lembrava‑os de que estavam numa das regiões mais isoladas do planeta.

Ainda assim, a aventura destacou‑se pela autenticidade: nada de grandes patrocínios, apenas duas pessoas determinadas a provar que a verdadeira aventura não depende da potência do motor.

A jornada de Bea e Helmut tornou‑se uma inspiração global, mostrando que, mesmo em tempos modernos, o espírito explorador continua vivo — e que, por vezes, as histórias mais extraordinárias nascem das máquinas mais pequenas.   :nice: :palmas:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 07, 2026, 00:28:56, 00:28
Responder #1

Markito

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 37
  • Marca Motociclo: Benelli
  • Modelo Motociclo: Imperiali 400
  • Localidade: Coimbra
Numa 50 e bem antiga ?!?  :pensador:
Eu não teria essa coragem !  :palmas:
Mas sabe-se quanto tempo durou esta aventura ?
Uma coisa é certa...
Maquinas dessas já não é fácil de encontrar !
E parabens aos humanos !  :palmas:

Janeiro 07, 2026, 01:09:07, 01:09
Responder #2

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5447
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Sem qualquer dúvida que "o tamanho não interessa", interessa é o que fazemos dela.

Bem assim dito até parece algo a fugir para o obsceno  :D mas estou a tentar apenas comentar o tópico sobre como motos de pequena cilindrada poderão dar maior prazer e memórias do que qualquer moto de maior dimensão...

Sei bem o que passei com a minha primeira moto 125cc, recordo-me de tudo o que correu mal mas guardo as boas memórias para sempre, inimitáveis e impossíveis de serem apagadas, mesmo que muitos dos momentos tenham sido passados com pessoas que tenham deixado de fazer sentido continuarem a meu lado, é assim comigo e é assim com todos, é a vida!

Como é que uma moto de marca inglesa, lindíssima, supostamente bem desenhada, acaba por ter fabrico chinês, má montagem chinesa e algum material de má qualidade?
(estava em 2010 e 3200€ não era propriamente barato, seria suposto ser uma moto fiável, uma CBR125R era 3700€, uma Yamaha YZFR125 era praticamente 4000€)

Como é que perante tantos problemas que obrigaram em 11 meses passar bastantes vezes na oficina para reparar peças partidas com vibração, peças que se perderam em andamento e várias avarias ainda assim se conseguem programar passeios e os conseguir fazer e face a tudo o não programado acabar por ter um resultado melhor do que "aventura"?

Pegando no pequeno resumo à minha aventura com a primeira moto 125cc, e tentando indo mais ao encontro do tópico, acredito que acima de tudo parte tudo de nós, o que queremos fazer e que objectivos queremos ultrapassar ou atingir.
Quando entramos num mundo novo obviamente que esses objectivos poderão ser quase que infinitos e todos os dias tentamos programar um destino impossível mas que queremos testar...
...e como estamos normalmente a começar com uma moto pequena, com custos reduzidos no consumo e extras (raramento seguimos autoestrada e portagens) conseguimos planear aventuras facilmente sem nos preocuparmos tanto com as folhas excel e comparar com orçamentos disponíveis e preocupamo-nos com o que realmente interessa... trajectos, monumentos e locais a visitar, locais para pernoitar que pelo ambiente possam também ajudar à aventura, etc.
Esta é um pouco a minha história inicial do mundo das 2 rodas e acredito que seja muito semelhante a tantos outros.

Recorrendo a um filme que tenho visto ultimamente vezes sem conta mas mudando algumas palavras: "o que interessa não é a moto, é o condutor!"
Acrescento: "o que interessa é continuarmos a ter sempre objectivos supostamente inalcançáveis para no final conseguirmos ter prazer em duplicado."
O dinheiro não pode limitar as nossas saídas, podemos é ajustar ao orçamento.

Para concluir, na realidade face a todos os passeios que já fiz, é claro que fica sempre aquele sentimento do que se passou com a primeira moto mas é apenas isso.
Passei já momentos tão bons ou melhores com motos de maiores cilindradas.
Mas realmente é importante estarmos em boa companhia!
E voltando ao obsceno...
...é mesmo obsceno fazer um passeio de 50cc na Austrália!
Clima, animais selvagens em quantidade e espécie de envergonhar todos os jardins zoológicos do mundo, distâncias...porra aquilo é mesmo uma aventura que só poucos se dignariam fazer!
Os meus sinceros parabéns a este casal aventureiro.

O máximo que me disse a mim mesmo seria/será fazer uma volta à India de Royal Enfield e subir aos Himalaias!
(India por incrível para possa parecer, tem belos exemplares da arquitectura modernista: https://www.archdaily.com.br/br/1001967/o-laboratorio-modernista-do-futuro-explorando-a-arquitetura-de-le-corbusier-e-louis-kahn-na-india )
Recordo que esse desejo ainda surgiu por volta de 2012/2013, quando não sonharia sequer que um dia teria uma Royal Enfield, mas esse passeio existe e na altura rondaria os 3500€ já com motos de aluguer (julgo eu que a memória não me está a falhar nesse valor - 3500€ + extras).
Lá está...objectivos para serem realizados!

« Última modificação: Janeiro 07, 2026, 01:36:25, 01:36 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
E sempre com boa disposição!

(na realidade dá gozo puxar por ela pelo que é de contar uns 6Lt/100km)

Janeiro 08, 2026, 00:15:33, 00:15
Responder #3

JoãoPVCarvalho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1966

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Os Bichos Raros também nasceram da inspiração obtida noutros aventureiros em 125cc, também ficaram para todo o sempre registadas algumas viagens e peripécias nessas motinhas. É claro que o nosso quintal não se compara a um continente mas, ficam as memórias e o facto relevante de ter sido graças a essas motinhas que descobri o CPmoto e por cá fiz vários amigos. Alguns ficaram, outros nem por isso mas todos foram de alguma forma relevantes na minha vida. :sportbike: até os que compraram motas horríveis  :lolol:
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Janeiro 09, 2026, 22:42:54, 22:42
Responder #4

rsilvestre

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 10
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC750X
  • Localidade: Santa Maria da Glória
por cá temos a VEOH 800horas em 50cc.

já andaram por essa europa fora em 50cc nacionais.

aliás, eles andam a prepararem-se para irem até à Escandinávia

https://www.facebook.com/profile.php?id=61582294472760

Janeiro 09, 2026, 23:18:38, 23:18
Responder #5

JoãoPVCarvalho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1966

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
por cá temos a VEOH 800horas em 50cc.

já andaram por essa europa fora em 50cc nacionais.

aliás, eles andam a prepararem-se para irem até à Escandinávia

https://www.facebook.com/profile.php?id=61582294472760

Eu segui a última aventura deles. Um dos participantes teve um acidente e voltou para casa.
Esse rapazes já contam com um organização e suporte logístico invejável mas ainda assim é uma aventura e tanto. Os níveis de ruído e de vibração daquelas motas é por si só uma provação á resiliência e força de vontade...  :palmas:
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas