Autor Tópico: Yamaha Tricity 300 (2020)  (Lida 9569 vezes)

Outubro 23, 2019, 12:48:43, 12:48
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Yamaha Tricity 300 (2020)





Já se esperava que a Yamaha apresentasse um novo modelo de 3 rodas (lembram-se do protótipo do ano passado e que por cá falámos??), pelo que estará assim a caminho a sua nova Tricity 300, agora apresentada no Salão Automóvel de Tóquio, mas por enquanto sem ainda revelar detalhes técnicos, coisa que provavelmente acontecerá quando chegar dentro de semanas ao Salão de Milão (EICMA).


Quem quiser comparar esta com o protótipo, basta ir à pesquisa aqui no fórum e escrever "3CT". ;)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 23, 2019, 17:51:27, 17:51
Responder #1

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Já tem vídeo publicado de forma oficial pela Yamaha Motor Europe e...esta Tricity 300 poderá ser conduzida com carta Cat. B.

Para quem aprecia o género (3 rodas), tem aqui um modelo que vem dar "luta" ao Grupo Piaggio.  :)

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Outubro 24, 2019, 13:30:06, 13:30
Responder #2

petervivas

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Ui, isto vai dar muito pano para mangas contra a Piaggio que dominava completamente este setor das 3 rodas.

Parabéns, muito bem conseguida  :palmas:
Daelim S2 125i:'16-'17-13000 kms / Kymco Downtown 125i ABS:'17-'19-23000kms / Piaggio Medley 125 ABS iGet:'19-'20-9000kms

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Macal 50cc M70 Sport: de 1990 .. (para sempre)

Outubro 24, 2019, 14:55:15, 14:55
Responder #3

karloxilva

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Uma dúvida: este tipo de veículo pode circular em autoestrada? Falo deste como de outros modelos que chegam a cilindradas como 500 cc.
Há tempos, perguntei-o a um utilizador de uma Piaggio 400, "Eu nunca tive problemas". Nunca teve problemas ou nunca foi detectado pela polícia?

Visto de fora, uma opção para quem quer tirar partido da mobilidade de uma scooter e arriscar menos. Sobre isto, vários companheiros enaltecem a vantagem comparativa destes veículos nas ruas calcetadas e molhadas ou onde há carris de eléctricos. Comodidade? "Cinco estrelas".

Quanto ao sujeito do "post", arrisco que o motor se baseará no novo bloco que equipa a XMax 300. O "design", acho-o interessante, a qualidade de construção acompanhará os padrões da Yamaha, i.e., elevados.

Reparei que em determinada altura do vídeo aparece "Motorcycle License? Not for me!", com ponto de exclamação e tudo.
Isto leva-me a pensar: estão a vender o quê, uma scooter com uma roda a mais ou um carro com uma roda a menos?
A frase publicitária explica-me alguns comportamentos que já vi: a possibilidade de fazer tudo o que não se pode fazer quando se conduz uma carro aliado à possibilidade de fazer tudo quanto não se deve fazer quando se conduz uma mota. E ainda há gente que se preocupa (bem) com a forma como se pode conduzir automaticamente uma 125... Perdoem o aparte.
Quanto ao resto, e para não ser mal interpretado: "Nunca digas 'desta água não beberei'".

(texto editado)
« Última modificação: Outubro 24, 2019, 15:03:18, 15:03 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Outubro 24, 2019, 15:14:20, 15:14
Responder #4

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Talvez isto ajude ao esclarecimento de uma vez por todas...  :nice:

Nota: já agora ver igualmente os comentários no mesmo link.

https://www.bomcondutor.pt/questao/4872


"Artigo 72.º — Autoestradas

1 — Nas autoestradas e respetivos acessos, quando devidamente sinalizados, é proibido o trânsito de peões, animais, veículos de tração animal, velocípedes, ciclomotores, motociclos e triciclos de cilindrada não superior a 50 cm3, quadriciclos, veículos agrícolas, comboios turísticos, bem como de veículos ou conjuntos de veículos insuscetíveis de atingir em patamar velocidade superior a 60 km/h ou aos quais tenha sido fixada velocidade máxima igual ou inferior àquele valor."
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Outubro 24, 2019, 16:04:32, 16:04
Responder #5

karloxilva

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Talvez isto ajude ao esclarecimento de uma vez por todas...  :nice:
[...]
"Artigo 72.º — Autoestradas

1 — Nas autoestradas e respetivos acessos, quando devidamente sinalizados, é proibido o trânsito de peões, animais, veículos de tração animal, velocípedes, ciclomotores, motociclos e triciclos de cilindrada não superior a 50 cm3, quadriciclos, veículos agrícolas, comboios turísticos, bem como de veículos ou conjuntos de veículos insuscetíveis de atingir em patamar velocidade superior a 60 km/h ou aos quais tenha sido fixada velocidade máxima igual ou inferior àquele valor."


Parece-me claro, e faz sentido.
A minha pergunta reside no facto de ter lido algures gente a queixar-se de que foi multada por conduzir triciclos na AE (veículos do tipo e cilindradas que falamos, obviamente).
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Outubro 24, 2019, 16:10:22, 16:10
Responder #6

rookie

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Talvez isto ajude ao esclarecimento de uma vez por todas...  :nice:

Nota: já agora ver igualmente os comentários no mesmo link.

https://www.bomcondutor.pt/questao/4872


"Artigo 72.º — Autoestradas

1 — Nas autoestradas e respetivos acessos, quando devidamente sinalizados, é proibido o trânsito de peões, animais, veículos de tração animal, velocípedes, ciclomotores, motociclos e triciclos de cilindrada não superior a 50 cm3, quadriciclos, veículos agrícolas, comboios turísticos, bem como de veículos ou conjuntos de veículos insuscetíveis de atingir em patamar velocidade superior a 60 km/h ou aos quais tenha sido fixada velocidade máxima igual ou inferior àquele valor."


MAS

se a classificação da moto de 3 rodas estiver como triciclo, pode existir um pequeno dissabor...

Dec. Reg. 22-A/98 (conhecido copmo regulamento de sinalização de transito)
tem o sinal C4e =>    C4E - Trânsito proibido a peões, a animais e a veículos que não sejam automóveis ou motociclos
Indicação de acesso interdito a peões, a animais e veículos que não sejam automóveis nem motociclos com cilindrada superior a 50cm3
https://www.bomcondutor.pt/biblioteca/sinais-proibicao

portanto não pode...

Outubro 24, 2019, 16:14:29, 16:14
Responder #7

rookie

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se não estou em erro e peço a algum proprietário de uma tricity 125, esta tem uma anotação especial por causa das rodas, daí ela ser classificada como motociclo...

Talvez isto ajude ao esclarecimento de uma vez por todas...  :nice:
[...]
"Artigo 72.º — Autoestradas

1 — Nas autoestradas e respetivos acessos, quando devidamente sinalizados, é proibido o trânsito de peões, animais, veículos de tração animal, velocípedes, ciclomotores, motociclos e triciclos de cilindrada não superior a 50 cm3, quadriciclos, veículos agrícolas, comboios turísticos, bem como de veículos ou conjuntos de veículos insuscetíveis de atingir em patamar velocidade superior a 60 km/h ou aos quais tenha sido fixada velocidade máxima igual ou inferior àquele valor."


Parece-me claro, e faz sentido.
A minha pergunta reside no facto de ter lido algures gente a queixar-se de que foi multada por conduzir triciclos na AE (veículos do tipo e cilindradas que falamos, obviamente).

Outubro 24, 2019, 16:42:47, 16:42
Responder #8

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Não vejo onde o sinal C4E possa ser aqui motivo de interdição em A.E. nem, por conseguinte, motivo para se ser multado.

Na senda do mesmo Website que utilizas, ver p.f. AQUI o esclarecimento: https://www.bomcondutor.pt/questao/3537

Existem duas coisas necessárias e que esta Tricity, assim como outras maxiscooters de 3 rodas, conseguem cumprir: tem de ter +50cc e conseguir uma velocidade em patamar de 60 km/h. Caso não se verifique (lembro-me apenas dos tuk-tuk), é que não pode circular na autoestrada.

Aproveito para informar que existem sim alterações quando se trata da possibilidade de conduzir um triciclo com carta Cat. B ou não...

Conduzi já a MP3 LT 500 e se não tivesse carta Cat. A, poderia na mesma fazê-lo na mesmo com carta Cat. B, em virtude de alterações que conduziram a essa certificação, nomeadamente os piscas sobressaídos da carenagem, uma distância entre as rodas dianteiras de pelo menos 465mm e um pedal de travão que actua em simultâneo nos dois eixos, além de ter na mesma as convencionais manetes de travagem.

Falei disso em 2016 e podem consultar neste test-ride que por cá deixei: https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=13.0#top
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Outubro 24, 2019, 16:47:13, 16:47
Responder #9

mneves

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Ok,vejo o motor da xmax 300 ali,vai perder algo em performances, a  nao ser que lhe dêem mais alma.
Vejo tambem que o preço nao vai ser barato ,aponto acima dos 7000€mais docs
membro numero 16

Outubro 24, 2019, 16:48:14, 16:48
Responder #10

tiagofo20

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Para mim o bom dessa "mota" seria se a pudessemos conduzir com categoria C.
Não podendo, é algo que não me atrai de todo. Em dias de chuva não é mais confortável do que um carro, em dias em que não chove não permite filtrar como uma mota. No fundo tem as mesmas desvantagens de uma moto 4

Outubro 24, 2019, 16:58:06, 16:58
Responder #11

JViegas

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Para mim o bom dessa "mota" seria se a pudessemos conduzir com categoria C.
Não podendo, é algo que não me atrai de todo. Em dias de chuva não é mais confortável do que um carro, em dias em que não chove não permite filtrar como uma mota. No fundo tem as mesmas desvantagens de uma moto 4

Olha que já vi algumas a filtrarem bem o trânsito. Não é com o "à vontade" de uma PCX mas olha que se o proprietário quiser...  :nice:

Confesso que também não me puxa, mas por exemplo a minha mulher se tivesse que conduzir um dia preferia ter as "três rodas" pela confiança adicional que lhe parece dar.

Já lhe expliquei que é uma questão de habito, que as duas rodas não assustam se existir bom senso, mas olha que ela diz-me sempre que uma de três rodas ainda a convence.

O problema é mesmo o custo da máquina. E esta deve vir muito "puxadota"

Outubro 24, 2019, 17:25:58, 17:25
Responder #12

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Não vejo onde o sinal C4E possa ser aqui motivo de interdição em A.E. nem, por conseguinte, motivo para se ser multado.

Existem duas coisas necessárias e que esta Tricity, assim como outras maxiscooters de 3 rodas, conseguem cumprir: tem de ter +50cc e conseguir uma velocidade em patamar de 60 km/h. Caso não se verifique (lembro-me apenas dos tuk-tuk), é que não pode circular na autoestrada.

Aproveito para informar que existem sim alterações quando se trata da possibilidade de conduzir um triciclo com carta Cat. B ou não...


está tudo correcto o que dizes, mas existe este senão e se no livrete da mota estiver classificada como triciclo, logo não é motociclo logo estas sujeito a ser penalizado pelo sinal...
só quis deixar o alerta... explicar melhor que desta forma, não sou capaz... :pensador:

se achas que não estou correcto... paciência... :oops:

PS:nessa linha de pensamento, o caso dos tuk tuk de matricula branca (são superiores a 50cm3) já poderiam circular em AE ou equiparada na tua opinião? ou de outra forma porque dizes que não podem circular em AE?

Outubro 24, 2019, 17:43:17, 17:43
Responder #13

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Estamos aqui apenas numa troca de opinião saudável. Sem stress.  :nice:

A razão para ter mencionado os tuk-tuk está inteiramente relacionado e explicado com o que tinha escrito no mesmo parágrafo, ou seja, tem de haver uma conjugação de 2 factores para que possam circular em A.E.

Uma delas é a necessidade de terem +50cc e que já sabemos que isso está assegurado, a outra (mais difícil de cumprir por parte dos tuk-tuk que conheço) , é a de manterem uma velocidade de pelo menos 60kmh.  :)

Terão de estar assegurados ambos....
« Última modificação: Outubro 24, 2019, 18:05:45, 18:05 por Sapiens21 »
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Outubro 24, 2019, 17:52:04, 17:52
Responder #14

marb

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Uma boa alternativa à Piaggio
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018 BMW R1200 GS

Outubro 24, 2019, 18:12:10, 18:12
Responder #15

Lourenço

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Continuo a não entender como se fazem afirmações tipo definitivas, como "portanto não pode" quase como decisões amadurecidas pelo conhecimento e estudo.

Um Tukchateiatodaagenteconduzidoporumpseudoindianaodecastadesconecida é um quadriciclo ou triciclo para transporte de passageiros e não é homologado com as características necessária para poder circular em autoestrada (muita polémica alem de regulamentos diversos) (os quadriciclos segundo o meu conhecimento que não sou especialista na matéria não podem ir para a autoestrada). Não sei se algum já foi homologado para o poder fazer.

Um triciclo pode estar englobado na categoria de ciclomotores caso tenha, ou menos de, 50 cm3 ou 4 KW.

Pode igualmente ser equiparado a um motociclo (mais de 50cm3 e velocidade superior, não me recordo se 45 ou 60) com algumas nuances técnicas no que diz respeito a exigência de respetiva licença ou bastante a categoria B e difere nos limites a que pode circular na autoestrada (100 km/h) ou vias reservadas (90 km/h). Infelizmente ainda não é desta mexida próxima que vai existir alteração a esta incongruência bem lusitana.

Editei em função de recursos em análise e decisões contraditórias relativamente aos tuks.
« Última modificação: Outubro 24, 2019, 18:31:16, 18:31 por Lourenço »

Outubro 24, 2019, 20:17:32, 20:17
Responder #16

tiagofo20

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No fundo é um pouco isto que acho.

Outubro 24, 2019, 22:19:35, 22:19
Responder #17

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Terão de estar assegurados ambos....

não tenho argumentos para este ponto... não consigo dizer se tem de ter ambas as situações ou não...
por isso não irei contra dizer mais... mas continuarei na minha... :) ...sendo que a minha base "não é" o código da estrada, mas uma legislação complementar...

 :cool:

Outubro 24, 2019, 22:47:55, 22:47
Responder #18

TMXR

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em dias em que não chove não permite filtrar como uma mota. No fundo tem as mesmas desvantagens de uma moto 4

Passa um dia em Paris que tiras logo as dúvidas de filtrar e de estacionar
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 25, 2019, 08:02:52, 08:02
Responder #19

tiagofo20

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Mas não estou em Paris
Importa discutir se será uma boa escolha cá e se sim, para quem.

Outubro 25, 2019, 09:28:41, 09:28
Responder #20

Lourenço

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Mas não estou em Paris
Importa discutir se será uma boa escolha cá e se sim, para quem.

Companheiro, "importa" e muito, observar e entender os outros (mercados) e com as devidas nuances comparar com a nossa realidade.
De sobre maneira quando estamos a discorrer relativamente a "outros" que pelo seu peso ditam tendências e compreendem mais maturidade.  :nice:

Outubro 25, 2019, 20:56:35, 20:56
Responder #21

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Ok,vejo o motor da xmax 300 ali,vai perder algo em performances, a  nao ser que lhe dêem mais alma.
Vejo tambem que o preço nao vai ser barato ,aponto acima dos 7000€mais docs

Pelo que li será o mesmo motor.
Com bem maior peso e 3 rodas, já não vai atingir os 170kmh da tua Xmax...  :-\

Quanto ao preço e depois de alguma pesquisa sobre o assunto, não encontrei nenhuma previsão sobre qual vai ser proposto.

No entanto, não me espantaria que ficasse um pouco abaixo ou mesmo quase alinhado pelo da sua "rival" da Piaggio, ou seja, a MP3 300 HPE, que está à venda por 7.200€+desp. :)
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Dalai Lama

Outubro 29, 2019, 13:26:51, 13:26
Responder #22

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Estive a apreciar uma foto do modelo captada no interior do Salão de Tóquio e do meio para trás é praticamente uma X-Max 300, com umas diferenças aqui e acolá.

Mas depois....vista num todo parece muito mais encorpada que a Tricity 125, com "carenages possantes" e onde se percebe quase meio metro de frente, quando vista de perfil.

Será bastante mais pesada que a 125cc. Aliás, são modelos diferentes q.b. e uma análise rápida de uma e outra faz perceber isso de imediato.

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Dalai Lama

Outubro 29, 2019, 16:37:54, 16:37
Responder #23

mneves

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Yep isaac,do meio para trás, iguais...
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Novembro 04, 2019, 21:10:54, 21:10
Responder #24

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Já está tudo descrito no site da marca em Portugal.  :nice:

O motor...tem a mesma potência da X-Max 300.
Porém o peso, como esperava, não é muito baixo. São 60Kg a mais que a sua mana de 2 rodas.

Mas gosto do look desta Tricity. Globalmente está bem conseguida.

Fica só o preço por saber.  :nice:


Motor
Tipo de motor
Monocilíndrico, refrigeração líquida, 4 tempos, SOHC, 4 válvulas
Cilindrada
292 cc
Diâmetro x curso
70 x 75,9 mm
Taxa de compressão
10.9:1
Potência máxima
20,6 kW às 7250 rpm
Binário máximo
29 nm às 5750 rpm
Sistema de lubrificação
Cárter húmido
Sistema de combustível
Injeção de Combustível
Sistema de ignição
TCI
Sistema de arranque
Eléctrico
Sistema de transmissão
Automática, com correia trapezoidal
Consumo de combustível
3,3 l/100 km
emissões CO2
77 g/km


Especificações técnicas
 Download do Catálogo
Motor
Chassis
Sistema de suspensão dianteira
Forquilha telescópica
Curso dianteiro
100 mm
Sistema de suspensão traseira
Braço
Curso traseiro
84 mm
Travão dianteiro
Travão de disco hidráulico, Ø 267 mm
Travão traseiro
Travão hidráulico, um disco, Ø 267 mm
Pneu dianteiro
120/70-14 M/C 55P sem câmara
Pneu traseiro
140/70-14 M/C 62P sem câmara


Especificações técnicas
 Download do Catálogo
Motor
Chassis
Dimensões
Comprimento total
2250 mm
Largura total
815 mm
Altura total
1470 mm
Altura do assento
795 mm
Distância entre eixos
1595 mm
Distância mínima ao solo
130 mm
Peso
239 kg
Capacidade Dep. Combustível
13 l
« Última modificação: Novembro 04, 2019, 21:16:37, 21:16 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 29, 2020, 23:19:15, 23:19
Responder #25

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Estamos a entrar no mês de Março e...ainda não tem preço definido?  :pensador:
Já está há algum tempo no site da marca...

Por acaso estou curioso com o preço pelo qual virá a ser proposta esta Tricity 300, que aposta na mobilidade urbana (em 3 rodas) e - ainda mais que a 125cc - no lado dinâmico.

Será quanto?
Mais 500€, mais 1.000€...que a X-Max 300?
Talvez por volta dos 7.000€ + docs.

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Março 01, 2020, 11:19:10, 11:19
Responder #26

mneves

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Pelo que me informaram ,ainda falta tempo para ela chegar...
membro numero 16

Março 01, 2020, 11:43:52, 11:43
Responder #27

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
É isso que custa um pouco a entender.
Anunciam a vinda do modelo e depois passam largos meses até estar disponível.
Já irá para 5 meses desde a apresentação, parece-me.

Se dizes que "ainda falta tempo" até que chegue ao mercado, já estou a ver que será uma espera para continuar até ao início do Verão.  :pensador:

Deveriam ser, na minha opinião, mais rápidos. Até pelo efeito novidade que aos poucos vai desvanecendo.
 
A marca tem neste modelo um produto bastante interessante e a nível de design será das mais bem conseguidas entre as 3 rodas.
Demorar tanto a disponibiliza-la no mercado não me parece a melhor das soluções, mas pronto.  :-X
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Março 02, 2020, 11:00:59, 11:00
Responder #28

JViegas

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Lembram-se da T7?
O tempo que esteve para sair?

Esta provavelmente será a mesma coisa.

Já está no site mas preços népia...  :confused:

Março 02, 2020, 13:35:53, 13:35
Responder #29

JoãoPVCarvalho

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Eu acho que estão à espera do Sol e do calor como fator impulsionador da compra.

Penso eu de que... 🤔
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Maio 26, 2020, 22:56:17, 22:56
Responder #30

rookie

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Maio 26, 2020, 23:52:56, 23:52
Responder #31

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Neste momento uma pessoa pode ver no site da marca em Portugal, em Espanha, em França e vários outros mercados na Europa e...nada de preço.

Desde a apresentação passaram vários meses e imagino que será como mencionou o companheiro JoãoPVCarvalho... Aguardam este período de sol e calor para a lançar.

De qualquer forma e era aqui que pretendia chegar, existe um mercado que parece chegar-se sempre à frente na altura de apresentar um modelo e disponibilizar preço.

Itália...  :nice:

É que esse mercado já a propõe por cerca de 8.000€.

Não sei se é caro ou não, mas nisto das de 3 rodas temos de perceber que a generalidade não é propriamente barata e aquele sistema de suspensão dianteira, com forquilha telescópica dupla e também aquilo que designam por "sistema automático Standing Assist", claro que concorre para fixar um preço mais alto.

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Maio 27, 2020, 07:37:19, 07:37
Responder #32

mneves

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Uma xmax 300  de 3 rodas ,mais pesada,mais segura ,espero que trave melhor e tenha melhor farol frontal e claro que as prestações não vão ser tao boas mas para a 300 ja era demais
membro numero 16

Maio 27, 2020, 09:42:24, 09:42
Responder #33

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Comparativamente à X-Max 300 serão cerca de 2000€ de diferença.

É muito dinheiro, mas também verdade seja dita que à parte o motor que é igual, tudo o resto são coisas bem diferentes.  :nice:

Em Portugal sinceramente não creio muito no sucesso do modelo, comparativamente ao que acontece com a X-Max 300, mas em países como Itália e França onde o uso de modelos de 3 rodas é muito comum, esta Yamaha Tricity 300 é bem capaz de conseguir vendas significativas.
Podemos contar com um teste (logo que seja possível test-ride), Marco?
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Julho 08, 2020, 23:29:36, 23:29
Responder #34

pjmartinho

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Um teste a esta scooter


Julho 09, 2020, 08:09:45, 08:09
Responder #35

mneves

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Comparativamente à X-Max 300 serão cerca de 2000€ de diferença.

É muito dinheiro, mas também verdade seja dita que à parte o motor que é igual, tudo o resto são coisas bem diferentes.  :nice:

Em Portugal sinceramente não creio muito no sucesso do modelo, comparativamente ao que acontece com a X-Max 300, mas em países como Itália e França onde o uso de modelos de 3 rodas é muito comum, esta Yamaha Tricity 300 é bem capaz de conseguir vendas significativas.
Podemos contar com um teste (logo que seja possível test-ride), Marco?
Ando a ver se sim.
membro numero 16

Julho 12, 2020, 09:05:07, 09:05
Responder #36

Sapiens21

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Já percebi que este modelo também terá ao dispor 2 escapes da Akrapovic...

Ou melhor, a ponteira de escape Akrapovic.
O preço que podem ver abaixo na imagem que aqui posto é para uma versão da mesma em aço...não em carbono.

Tá carote, especialmente se vos disser que para ficar legal para circulação na via pública ainda tem de ser equipado com o conversor catalítico, que...é opcional e ainda acrescenta mais uma quantidade de guito à coisa.  :o

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Dalai Lama

Julho 12, 2020, 10:34:27, 10:34
Responder #37

mneves

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O escape é giro mas tanto dinheiro para ficar pior,até na marca ja mo disseram....
membro numero 16

Julho 12, 2020, 16:06:22, 16:06
Responder #38

Porto007

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estou interessado mas estou aguardar um testdrive do Mpaneves e compara com a piaggio.?
Mpa para quando será?

Cmpt
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Julho 12, 2020, 19:04:44, 19:04
Responder #39

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Se acaso te referes à nova nova MP3 300 HPE (High Performance Engine), modelo que veio substituir a MP3 350 e que vendeu largas dezenas de milhar de unidades em todo o Mundo, então sim...é de facto uma concorrente de peso face a esta proposta da Yamaha.

Isto sem esquecer todo o know-how que a Piaggio tem neste sengmento e desde há vários anos.
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Julho 12, 2020, 19:24:24, 19:24
Responder #40

mneves

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estou interessado mas estou aguardar um testdrive do Mpaneves e compara com a piaggio.?
Mpa para quando será?

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Estou a espera, não ha motas para entrega e os teste rides ficam adiados
membro numero 16

Julho 12, 2020, 21:59:31, 21:59
Responder #41

JoãoPVCarvalho

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Estive hoje a apreciar uma de perto, como estava num estacionamento limitei-me a observar.

A mota é volumosa, dá a entender tratar-se de uma mota de maior cilindrada.
A suspensão dianteira é muito parecida com a Niken com a diferença de ter os amortecedores pelo lado de dentro das rodas e o aspecto geral é agressivo e apelativo.
Como aspecto negativo reparei no espaço para as pernas do condutor, é muito reduzido e implica um ângulo estranho, aparentemente o condutor de estatura média ficará com as pontas dos pés encostados nos resguardos das rodas bem como os joelhos, já um condutor do 1,80m para cima não sei se cabe! Desconfio que uma utilização superior a 30m seguidos será algo penosa mas como não me sentei nela ressalvo que se trata apenas de uma suposição.
Este é um daqueles modelos que se estivesse interessado em comprar primeiro fazia um teste drive sempre superior a meia hora...
« Última modificação: Julho 12, 2020, 22:09:09, 22:09 por JoãoPVCarvalho »
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Julho 15, 2020, 07:45:23, 07:45
Responder #42

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Na primeira e única vez em que andei num modelo de 3 rodas, isso que descreves foi o que também senti.

Cheguei na altura a captar uma foto, por via do pouco espaço que tinha disponível (foi quando testei a MP3 500LT).

De um lado a coisa escapava, mas do outro lado tinha o pedal do travão a estorvar.  :)

Esta Tricity julgo ser diferente nesse tocante, mas pelas imagens que entretanto já vi, o espaço disponível não permite quase nenhuma liberdade de movimentos.
O calçado fica ali quase encaixado e pouco mais... ;)


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Julho 15, 2020, 08:59:41, 08:59
Responder #43

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Nos comparativos o Tricity sai favorecido em muitos aspetos e um deles é a ergonomia relativa á posição dos pés e o facto do travão de pé estar encostado para dentro e ser menor o que permite colocar o pé direito atrás, ao lado ou á frente do mesmo. Não tem nada a ver com, por exemplo, a foto acima.
Já experimentei um e como já conduzi os Piaggio achei em questão de ergonomia achei o Tricity mais prático e apreciei o facto de o bloqueio de posição vertical em paragem não bloquear a suspensão mas apenas a direção. É grande, imponente para uma 300  :)




Julho 15, 2020, 11:27:30, 11:27
Responder #44

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Essa última foto que colocaste parece-me demonstrativa de uma liberdade de pés um pouco superior àquela que se vê em fotos dinâmicas.

O posicionamento do pedal do travão na MP3 500 LT (naquele modelo especificamente) causou-me um bocado de estranheza por "obrigar" a que fosse com os pés...um mais à frente do que o outro.
Nesta Tricity 300 permite um maior aproveitamento do espaço.

Quanto a preços, em Portugal e mesmo em muitos outros países onde não existe muita expressão de vendas de modelos de 3 rodas, não consigo ver muito sucesso. Estamos a falar de uma 300cc que deve ficar por uns 8.600€ "chave na mão", ou perto disso.

Em Itália e França o caso muda de figura, sendo-lhe bem mais favorável por via de uma bem maior apetência pelas 3 rodas.
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Julho 15, 2020, 16:00:42, 16:00
Responder #45

Lourenço

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.....
Em Itália e França o caso muda de figura, sendo-lhe bem mais favorável por via de uma bem maior apetência pelas 3 rodas.

Em Portugal chegará o momento em que os exclusivamente encartados B vão querer (ou forçados por questões práticas) mais qualquer coisa que 125 ou mesmo sem passarem pelas 125 diretamente para mais que 15 cv e aí vão começar a aderir.

A Peugeot em França com o Metrópolis tem uma grande percentagem de clientes sem carta de mota e que nem pensam vir a ter, 12/15 cv não são alternativa devido aos percursos e imagem.

São máquinas caras, comparativamente, gastam mais 0.5 a 1.5 ltrs que as duas rodas com mesmo motor mas oferecem supostamente mais segurança e questão imagem estatutária é de extremos, passa rapidamente de "mota para quem não sabe andar ou tem deficiência" para "que pinta aquilo tem classe é só executivos endinheirados engravatados a conduzir aquelas máquinas que são boas porque até são caras".

Por cá o nosso Marcelo Rebelo ainda não foi apanhado por um foto jornalista a visitar uma "amiga" num domingo á tarde numa três rodas. :D
« Última modificação: Julho 15, 2020, 16:11:13, 16:11 por Lourenço »

Julho 22, 2020, 23:16:33, 23:16
Responder #46

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Existe alguma expectativa quando chegam as primeiras a portugal para venda ? Muitos paises ja a tem. Mas aqui não vejo nenhuma nim concessionário yamaha.

Bem haja

Julho 23, 2020, 21:18:28, 21:18
Responder #47

mneves

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Ja estava hoje na mjpaiva em  exposição
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Julho 26, 2020, 13:56:39, 13:56
Responder #48

Porto007

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Estou mortinho por o testdrive teu. Num site espanhol foi elogiada por poder ir para os montes tinha potência suficiente para as subidas.
Sou do norte aqui de Vila nova de Famalicão e nas redondesas mesmo porto ainda nada à vista.

Cmpts

Julho 27, 2020, 12:45:44, 12:45
Responder #49

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Isto sem esquecer todo o know-how que a Piaggio tem neste sengmento e desde há vários anos.

Até parece que estava a adivinhar...

Aí está o comparativo e que resultou num empate entre a proposta Japonesa e e Italiana.  :)

Ainda assim, diria que se não fosse o preço bastante elevado, seria a Tricity a vencedora.

Mas estamos a falar de uma diferença relevante q.b. entre ambas.  :cost:

TESTE Motoservices.com: https://www.motoservices.com/duel-scooter/Yamaha-Tricity-300-Piaggio-MP3-300-HPE-du-rififi-chez-les-3-roues.htm

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