Autor Tópico: Em Portugal, de que forma estão os representantes das marcas a enfrentar as difi  (Lida 2985 vezes)

Abril 10, 2020, 00:33:18, 00:33
Lida 2985 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Em Portugal, de que forma estão os representantes das marcas a enfrentar as dificuldades do sector!?






Está na ordem do dia a questão da pandemia e que afecta quase todos os sectores de actividade no país.
Poucos serão os que "escapam" a constrangimentos, à diminuição da procura, à redução da força de trabalho, ao fecho de instalações...

E aqui no fórum por certo não estará ninguém alheado do que se passa, sabendo que o sector do motociclismo também está a viver isto de uma forma muito dura.

Os representantes de diferentes marcas em Portugal estão a passar, desde há semanas a esta parte, por uma situação complexa e que afecta o mercado das duas rodas.
Neste momento e desde a primeira quinzena de Março para cá, não existe um único representante de marca que não o sinta no seu volume de negócios.
Isto é um facto, não uma possibilidade!

Desde o momento em que foi decretado o estado de emergência nacional pelo Presidente da República...que o sector recebeu isto de uma forma particularmente notória, ou seja, sem clientes, sem contactos regulares como antes se faziam, sem visitas aos stands para apreciar uma qualquer novidade, sem entrarem pessoas para ver as usadas e semi-novas que antes estavam expostas, sem material que tinham em stock a sair das prateleiras...

Tudo mudou e a verdade é que se formos a ver...aconteceu quase num ápice.

Aqui há dias e numa troca de palavras por Whatsapp com o gerente de um grande representante aqui da região, percebi com a maior das clarezas o quanto temia pelo que estava a suceder.
Era-me evidente nas suas palavras a preocupação em face do desconhecimento do tempo que isto levaria, em face das pessoas que desde há anos ali trabalham e que se viam sem muito para fazer...em face da diminuição repentina da facturação e que fazia pensar no futuro.

No entanto, o sector das duas rodas, por aquilo que percebi hoje através de um e-mail, felizmente não se mostra derrotado e enfrenta as dificuldades da forma que pode.

A imagem que podem ver acima neste tópico foi precisamente a que estava nesse e-mail.

Um concessionário (neste caso a MotoDiana), decidiu não baixar os braços e mantém-se, até onde é possível e nos limites da lei, aberta e a operar.
Alertou os seus milhares de clientes que terão os canais digitais e telefónicos disponíveis para qualquer questão e disponibilizam-se a fazer uma autêntica recolha do motociclo para reparação ou manutenção, deixando-o depois novamente na casa do cliente (limpa e desinfectada). Isto numa abrangência de área que comporta toda a região.
Claro que ir buscar uma moto por exemplo a 50 ou 60 kms e depois voltar a deixá-la à porta do cliente tem um custo, mas percebem a ideia...
Numa situação em que se ouve repetidamente para não se sair de casa, acaba por ser quase a oficina que se desloca a casa (no sentido figurado).

É uma tentativa de não se estar parado.
De não desmorecer e demonstrar "estamos aqui para o que precisar".

Mas acaba por não ser somente isto que a pandemia afecta e trás problemas às marcas.
Recordo que ocorreram vários cancelamentos de iniciativas preparadas pelas marcas, que se desenrolavam em espaço exterior...e que também elas tiveram de ser dadas sem efeito.

Isto sem contar com outros investimentos em publicidade e que caíram por terra, apesar de já pagos.

Neste momento, de Norte a Sul do país, o sector atravessa um problema que se vai desenrolar por mais algum tempo.
Não se sabe muito bem quanto tempo e isso também não ajuda muito.

Os próprios clientes não se sentem muito à vontade para regressar à normalidade e...outros perderam a estabilidade que antes tinham em termos financeiros e a título profissional, que os leve a equacionar comprar moto ou trocar tão cedo aquela que já têm.

Veremos como tudo isto vai correr.
Desejo o melhor a todos os representantes das marcas em solo nacional.
São muitas pessoas a trabalhar neste sector. Muitas famílias dependentes de uma recuperação rápida do mercado...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 10, 2020, 01:14:29, 01:14
Responder #1

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1927
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Eu sou testemunha disso mesmo.

A OficinaMoto fechou na semana passada ao público, está semana foram lá só para concluir assuntos que tinham ficado pendentes (entre eles o meu topcase) e na próxima segunda feira entram em "layoff".

Segundo me informou o proprietário do stand a medida estende-se a todo o grupo Piaggio por isso depreendo que também a Motospazio aí por Évora esteja fechada.

É um cenário desolador...

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Abril 10, 2020, 09:36:42, 09:36
Responder #2

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
A Norboxe também me enviou um mail com a estratégia da casa.



(Tem mais que isto, mas não estou numa de divulgação, até porque não me oferecem nada para isso )
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 10, 2020, 10:23:49, 10:23
Responder #3

EML

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 310
  • Marca Motociclo: Sym
  • Modelo Motociclo: Symphony 125 ST
  • Localidade: Norte
A oficina onde costumo ir, a Estrela Dias de Matosinhos, vai fechar de 11 e reabre a 27 de abril.
Já fiz a revisão ao carro e foi sem stress! Agora sei de muita gente que está a adiar com medo, embora eu acho que se mantivermos a distância de segurança e no fim dermos uma limpeza ao veículo, não há perigo de contágio.
Se entrarmos em pânico, não morremos da pandemia, mas morremos da economia!
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,65 l/100 km (19690 Km - 02/10/2023)

Abril 10, 2020, 10:24:09, 10:24
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Cada representante das marcas faz o que pode para ultrapassar a situação.

Tenho pena pelo que passam, pois por exemplo aqui na minha zona conheço boa parte das pessoas que trabalham nos 3 principais concessionários.

Cada um adopta as suas medidas para tentar "aguantar" esta fase, mas vivem tempos de incerteza.

Sobretudo quanto à duração de tudo isto.

Por aqui, os concessionários MotoDiana, MotoSpazio e Motévora estão no mesmo "barco" da incerteza e...das dificuldades criadas por esta pandemia, cujos efeitos podem ser duradouros.
« Última modificação: Abril 10, 2020, 10:35:15, 10:35 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 10, 2020, 21:52:55, 21:52
Responder #5

halmeida

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 246
  • Marca Motociclo: NotYet
  • Modelo Motociclo: NotYet
  • Localidade: Porto
Isto foi publicado hoje no facebook da royal enfield porto:

"A Royal Enfield decidiu ampliar a garantia por mais 3 meses a todas as motos cujo prazo de garantia terminaria entre os meses de março e maio de 2020.
Uma medida que pretende assegurar que o apoio ao cliente e as suas experiências não são impactadas negativamente pelo actual período de confinamento forçado devido à pandemia do COVID-19.
Podem ficar descansados em casa! ✌"

Por um lado acho bem, mas mantendo a mesma perspectiva, bastava adiar todos os términos de garantias 3 meses.

Abril 10, 2020, 22:52:37, 22:52
Responder #6

EML

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 310
  • Marca Motociclo: Sym
  • Modelo Motociclo: Symphony 125 ST
  • Localidade: Norte
As oficinas podem continuar a funcionar!
Os clientes é que andam pouco, infelizmente, e andam com medo! :you.bet:
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,65 l/100 km (19690 Km - 02/10/2023)

Abril 11, 2020, 02:42:55, 02:42
Responder #7

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
Na Ducati Lisboa atenderam-me à porta.
Deixei a moto à porta.
Levantei a moto à porta.
Trouxeram-me o MB à rua.
E foram mais simpáticos que nunca.



Abril 11, 2020, 07:45:02, 07:45
Responder #8

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
São momentos de....adaptação a uma nova realidade.

Espera-se que seja uma realidade o mais curta possível, mas os concessionários ou mudam nesta altura radicalmente alguns dos procedimentos e nos limites que a lei lhes concede para se meterem abertos, ou...têm de fechar as portas à espera que a normalidade regresse, com os graves efeitos negativos para a facturação que isso representa.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 11, 2020, 12:18:59, 12:18
Responder #9

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4589
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Realmente preocupa-me esta situação.
Por sorte estou a trabalhar, não tendo ficado em layoff ou dispensado de outra forma, uma vez que a minha profissão assim o exige. Face a isso a utilização da moto é diária.

Acontece porém que os kms têm estado a acumular-se pouco a pouco e gradualmente estou a aproximar-me do periodo da revisão anual da maxi.

O representante a onde levo a maquina está a centenas de kms de distância pelo que a opção por um representante mais "perto" de casa ou a opção por ser eu a realizar as "pequenas" intervenções (óleo, filtros, etc) começa a ser considerada uma opção.

Realmente este é um problema muito sério não só para este setor mas também para outros.

É preciso reeinventar novos procedimentos e pelo que se lê neste tópico é isso que está a acontecer. Ainda bem por isso.


Abril 11, 2020, 14:50:38, 14:50
Responder #10

pete_vieira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 177
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Crosstourer
  • Localidade: Lisboa
A JPM motos em frielas (stand da suzuki, sym, peugeot, bajaj e fk motors), anunciou no dia 16 de Março que ia trabalhar mas de portas fechadas:

Citar
Estimados clientes faz parte de nós todos agirmos com a responsabilidade social que nos é esperada, não podemos deixar para amanhã.
A pandemia do COVID-19 é real, grave e exige medidas excecionais e urgentes.
Vamos continuar a prestar os nossos serviços mas com algumas restrições a partir de hoje (16-03-2020) até que a situação estabilize.

- Antes de se deslocar até nos faça o seu contacto através de Telefone;

- Todo o material para reparação (motas e afins) será recebido ao portão;
- Vamos prestar todos os serviços à porta fechada;
- Continuamos a aceitar encomendas e garantimos a sua entrega da forma mais segura para todos;

- A loja irá funcionar à porta fechada, recebemos encomendas e entregamos ao portão da nossa oficina.

Estamos ao vosso dispor , mas relembramos que nos liguem antes de se deslocarem.

Sem pânico e com a consciência que nos é esperada, tomamos esta decisão da qual esperamos a compreensão de todos, pois apesar de difícil, é tomada a pensar no nosso amanhã e no bem estar de todos.

tendo regressado a abri-las no dia 6 de abril:

Citar
REABERTURA DA JPM segunda feira dia 06/04

De momento com novo horário, das 9h às 13h e das 14h às 18h, e com algumas novas regras de funcionamento, quer na oficina quer no stand, limitando o numero de pessoas dentro das nossas instalações.

Agradecemos a vossa colaboração e compreensão

Estou em crer que esta abertura de portas se deveu ao anuncio do primeiro modelo na loja da v-strom 1050. Não vejo outro real motivo para terem reaberto as portas novamente, na altura mais critica...
Keeway Superlight: 8000Kms ❌ // Honda NC750X: 6444Kms ❌ // Suzuki V-Strom 1000: 5600Kms ❌ // Yamaha FJR 1300: 3766Kms ❌ // Yamaha MT07 Tracer: 5400Kms ❌ Honda Crosstourer 22500kms ❌

Abril 11, 2020, 18:12:14, 18:12
Responder #11

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Estou em crer que esta abertura de portas se deveu ao anuncio do primeiro modelo na loja da v-strom 1050. Não vejo outro real motivo para terem reaberto as portas novamente, na altura mais critica...


Provavelmente a necessidade de facturar mais qualquer coisa.
Entre estar parado e nada facturar...e estar aberto e "cair" qualquer coisa, preferem apostar em abrir e depois logo se vê.

Um concessionário tem despesas várias que, dependendo também da sua dimensão e número de trabalhadores, pode significar uns bons milhar€s todos os meses que não entram em caixa.

O problema (e isto é mesmo um problema), é que a situação se vai arrastar por algum tempo e mesmo os clientes, na sua esmagadora maioria, tão depressa não se sentem com vontad€ de gastar numa moto nova ou na troca daquela que têm.

Pode ser somente uma ideia minha, mas acho que isto levará bastante tempo a ser ultrapassado e com graves consequências económicas para os vários representantes das marcas.  :(
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 11, 2020, 21:29:12, 21:29
Responder #12

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1415
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
São e serão tempos difíceis para todos. Mas é nestes cenários de crise que também surgem oportunidades de novos negócios e/ou reformular o que temos.
Não esquecer que ainda assim,  há motos dos paquetes a distribuir refeições diariamente e estas precisam também de manutenção,  pelo que é expectável que comecem a abrir algumas oficinas que até ao momento estavam fechadas.
A ver vamos, mas que não é fácil,  não é.

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Abril 11, 2020, 21:51:24, 21:51
Responder #13

DnA

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 291
(....)
Estou em crer que esta abertura de portas se deveu ao anuncio do primeiro modelo na loja da v-strom 1050. Não vejo outro real motivo para terem reaberto as portas novamente, na altura mais critica...


Provavelmente a necessidade de facturar mais qualquer coisa.
Entre estar parado e nada facturar...e estar aberto e "cair" qualquer coisa, preferem apostar em abrir e depois logo se vê.

Um concessionário tem despesas várias que, dependendo também da sua dimensão e número de trabalhadores, pode significar uns bons milhar€s todos os meses que não entram em caixa.

O problema (e isto é mesmo um problema), é que a situação se vai arrastar por algum tempo e mesmo os clientes, na sua esmagadora maioria, tão depressa não se sentem com vontad€ de gastar numa moto nova ou na troca daquela que têm.

Pode ser somente uma ideia minha, mas acho que isto levará bastante tempo a ser ultrapassado e com graves consequências económicas para os vários representantes das marcas.  :(

Mas mesmo assim aos que compraram motas novas não conseguem entregar, pois não têm como as transportar até aos stands e forma de fazer os registos (foi o que me disseram na Honda)  :'(
🏍️ "Doesn't matter what you ride, give respect to get respect" 🛵

Abril 11, 2020, 22:06:02, 22:06
Responder #14

rookie

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 143
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: T-max 500
  • Localidade: Leiria
Estou em crer que esta abertura de portas se deveu ao anuncio do primeiro modelo na loja da v-strom 1050. Não vejo outro real motivo para terem reaberto as portas novamente, na altura mais critica...

cada um sabe de si, mas atenção que neste momento se encontra proibida a venda de veículos
 fica o alerta para os mais distraídos
 eu compreendo que qualquer um quer no mínimo de prejuízo e outros o melhor negócio, mas cuidado..
Abraço a todos e saúde

Abril 11, 2020, 22:07:18, 22:07
Responder #15

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Entendo companheiro DnA.
Quem comprou antes do estado de emergência, com moto encomendada e em "trânsito" desde por exemplo Espanha, a situação complica-se.
Será talvez o teu caso, presumo eu...

Está muita coisa parada por toda a parte, com restrições muito duras e que afectam - ainda que de forma diferente - o transporte de mercadorias.
Não propriamente na deslocação dos veículos pesados, mas sim nos escritórios, na preparação dos stocks, na força de mão de obra...

Estou com certa expectativa que a partir de Maio as coisas mudem substancialmente para melhor...  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 11, 2020, 22:20:41, 22:20
Responder #16

DnA

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 291
Entendo companheiro DnA.
Quem comprou antes do estado de emergência, com moto encomendada e em "trânsito" desde por exemplo Espanha, a situação complica-se.
Será talvez o teu caso, presumo eu...

Está muita coisa parada por toda a parte, com restrições muito duras e que afectam - ainda que de forma diferente - o transporte de mercadorias.
Não propriamente na deslocação dos veículos pesados, mas sim nos escritórios, na preparação dos stocks, na força de mão de obra...

Estou com certa expectativa que a partir de Maio as coisas mudem substancialmente para melhor...  :nice:

Ya Sapiens21, também acho que deve ser isso, mas eles quando telefono nunca adiantam muita informação, dizem só que não conseguem para já nem sabem quando vão conseguir, e que me informam de novidades quando tiverem, mas deixa lá é da forma que não tenho de segurar a vontade de andar  :stuck_out_tongue_winking_eye:
🏍️ "Doesn't matter what you ride, give respect to get respect" 🛵

Abril 12, 2020, 00:53:50, 00:53
Responder #17

pete_vieira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 177
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Crosstourer
  • Localidade: Lisboa
(...)  mas deixa lá é da forma que não tenho de segurar a vontade de andar  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Acredita, não sei qual o cenário pior, ter a mota nova e não poder andar com ela ou ainda nem sequer poder a ver ao vivo.. mas quando a tiveres nas mãos, já não chove tanto e já podes gozar a máquina à vontade eheh
Keeway Superlight: 8000Kms ❌ // Honda NC750X: 6444Kms ❌ // Suzuki V-Strom 1000: 5600Kms ❌ // Yamaha FJR 1300: 3766Kms ❌ // Yamaha MT07 Tracer: 5400Kms ❌ Honda Crosstourer 22500kms ❌

Abril 12, 2020, 01:15:05, 01:15
Responder #18

DnA

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 291
(...)  mas deixa lá é da forma que não tenho de segurar a vontade de andar  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Acredita, não sei qual o cenário pior, ter a mota nova e não poder andar com ela ou ainda nem sequer poder a ver ao vivo.. mas quando a tiveres nas mãos, já não chove tanto e já podes gozar a máquina à vontade eheh

pete_vieira agora percebes o meu dilema :napodeser:, e da maneira que o bicho está a crescer aqui dentro jeez, mas também não há muito que possa fazer se não esperar  :read.calm:
🏍️ "Doesn't matter what you ride, give respect to get respect" 🛵

Abril 12, 2020, 01:19:40, 01:19
Responder #19

pete_vieira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 177
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Crosstourer
  • Localidade: Lisboa
(...)  mas deixa lá é da forma que não tenho de segurar a vontade de andar  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Acredita, não sei qual o cenário pior, ter a mota nova e não poder andar com ela ou ainda nem sequer poder a ver ao vivo.. mas quando a tiveres nas mãos, já não chove tanto e já podes gozar a máquina à vontade eheh

pete_vieira agora percebes o meu dilema :napodeser:, e da maneira que o bicho está a crescer aqui dentro jeez, mas também não há muito que possa fazer se não esperar  :read.calm:

Se te ajudar e se tiveres PS4 tens o ride 2 em promo  ;D no steam está ainda mais barato. É o que tenho jogado para tentar "matar o bichinho"
Keeway Superlight: 8000Kms ❌ // Honda NC750X: 6444Kms ❌ // Suzuki V-Strom 1000: 5600Kms ❌ // Yamaha FJR 1300: 3766Kms ❌ // Yamaha MT07 Tracer: 5400Kms ❌ Honda Crosstourer 22500kms ❌

Abril 12, 2020, 15:52:25, 15:52
Responder #20

DnA

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 291
🏍️ "Doesn't matter what you ride, give respect to get respect" 🛵

Abril 13, 2020, 16:20:38, 16:20
Responder #21

cysquatch

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 2
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Lisboa
Eu tive a sorte de ir a exame no dia 13 de Março. No dia 16 fecharam tudo.

Infelizmente estou na mesma posição, tenho a moto encomendada mas na Honda não me sabem dar previsão de quand pode chegar...

Abril 13, 2020, 16:23:27, 16:23
Responder #22

DnA

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 291
Eu tive a sorte de ir a exame no dia 13 de Março. No dia 16 fecharam tudo.

Infelizmente estou na mesma posição, tenho a moto encomendada mas na Honda não me sabem dar previsão de quand pode chegar...

Devemos estar todos no mesmo barco  :confused:
Que mota encomendaste?
🏍️ "Doesn't matter what you ride, give respect to get respect" 🛵

Abril 13, 2020, 22:18:34, 22:18
Responder #23

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1415
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Boas pessoal. Pensem que seria bem pior ter a moto já convosco e não poder andar com ela. Assim, vão sonhando ao máximo com as novas aventuras e ver comentários de outros proprietários para saber mais coisas sobre as mesmas. Os concessionários não Vos conseguem arranjar o livro de instruções em PDF. Assim, ficavam já com esse capítulo despachado. Abc

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Abril 13, 2020, 22:33:42, 22:33
Responder #24

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Percebo perfeitamente essa ansiedade.

Mas...
Não devem faltar vários concessionários pelo país, com motos sinalizadas antes deste "fecho" que se abateu na economia e na circulação, não lhes sendo possível (nem às marcas nem aos concessionários) inverter por si mesmas o problema de verem os seus clientes sem as motos.

Diria que é uma situação ingrata para ambos os lados.

É que eles serão também dos principais interessados em que isto retome a normalidade, pelo que neste caso não há volta a dar... É esperar.  :(

Assim como assim, a circulação está de tal forma que mesmo tendo a moto estaria tudo muito condicionado.
Veremos se o mês de Maio trás boas novidades neste campo.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 13, 2020, 23:38:05, 23:38
Responder #25

EML

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 310
  • Marca Motociclo: Sym
  • Modelo Motociclo: Symphony 125 ST
  • Localidade: Norte


Mas mesmo assim aos que compraram motas novas não conseguem entregar, pois não têm como as transportar até aos stands e forma de fazer os registos (foi o que me disseram na Honda)  :'(
[/quote]

Eu fiz uma encomenda num site alemão de material para reparar uma bicla de btt e estava em minha casa passado poucos dias! As transportadoras continuam a trabalhar! :oops:
Quanto aos registos, deve haver a possibilidade de usar o online. :writing:
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,65 l/100 km (19690 Km - 02/10/2023)

Abril 14, 2020, 00:26:07, 00:26
Responder #26

DnA

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 291
Eu também encomendei material para a mota pela Motocard e em 1 semana chegou :chiuuuu: mas pronto há coisas piores, agora é esperar :read.calm: e ler reviews etc, ver se arranjo o tal pdf do manual XD
🏍️ "Doesn't matter what you ride, give respect to get respect" 🛵

Abril 14, 2020, 00:30:51, 00:30
Responder #27

DnA

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 291
Boas pessoal. Pensem que seria bem pior ter a moto já convosco e não poder andar com ela. Assim, vão sonhando ao máximo com as novas aventuras e ver comentários de outros proprietários para saber mais coisas sobre as mesmas. Os concessionários não Vos conseguem arranjar o livro de instruções em PDF. Assim, ficavam já com esse capítulo despachado. Abc


Para quem quiser manuais Honda -> https://powersports.honda.com/downloads/owners-manuals
ler isto tenho tempo :read.calm:
🏍️ "Doesn't matter what you ride, give respect to get respect" 🛵

Abril 14, 2020, 12:29:55, 12:29
Responder #28

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Tanto quanto sei as compras online continuam e as transportadoras continuam a trabalhar.
Os serviços públicos estão a trabalhar em teletrabalho quando não é imprescindível a presença ( como os registos)
Desconheço em pormenor qual a causa. Pergunta exatamente o que está a faltar, ( não será stock da Honda?)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 14, 2020, 12:50:28, 12:50
Responder #29

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
As motos da marca vendidas em Portugal julgo que são habitualmente todas transportadas desde Espanha, onde está o "Centro de Operações".

Ora com o estado em que as coisas estão no país vizinho (um drama na realidade...), acaba por não ser fácil que a situação seja desbloqueada.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 14, 2020, 20:37:59, 20:37
Responder #30

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
A maioria das compras que faço é na Espanha ou passam por armazéns espanhóis. Continuo a não perceber em que medida o COVID-19 está a prejudicar a operação da Honda. Da próxima o melhor é comprar a mota na Gearbest em vez da Honda  :lolol: :lolol: :lolol: :lolol:
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 14, 2020, 20:47:39, 20:47
Responder #31

DnA

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 291
A maioria das compras que faço é na Espanha ou passam por armazéns espanhóis. Continuo a não perceber em que medida o COVID-19 está a prejudicar a operação da Honda. Da próxima o melhor é comprar a mota na Gearbest em vez da Honda  :lolol: :lolol: :lolol: :lolol:

Que mauzinho  :megafeliz:, mas sim também acho que até isto do covid estabilizar não há mota para ninguém e mesmo assim acho que ainda vou esperar após estabilizar  :animated-smileys-angry-049:
🏍️ "Doesn't matter what you ride, give respect to get respect" 🛵

Abril 14, 2020, 22:19:05, 22:19
Responder #32

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Gosto de falar das coisas, de forma genérica, com alguma seriedade e a realidade é que as operações tidas com um conjunto de motos e preparação do seu transporte (mais numa situação de emergência e em que há escritórios fechados) não é naturalmente a mesma que transaccionar por exemplo um smartphone ou outro artigo.

Uma moto (ou uma quantidade delas, pois quando tal ocorre chegam várias) não é algo que propriamente se faça chegar desde outro país...como se de entregas através dos CTT ou transportadoras se tratasse.
Não é um artigo que chegue à casa do comprador.

Isto será algo que se está a viver por parte de outras marcas, não tenho dúvidas.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 15, 2020, 10:11:12, 10:11
Responder #33

petervivas

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 97
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Quem muito corre, pouco acerta!
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X 2019
  • Localidade: Amadora
Com a lombas e curvas de Almada, comprei um capacete com eles e não tive qualquer problema.

Visto estarem fechados, liguei para lá para a equipa de venda, escolhi o que queria, paguei por transferência e eles enviaram por transportadora.
Zero problemas !  :palmas:
Daelim S2 125i:'16-'17-13000 kms / Kymco Downtown 125i ABS:'17-'19-23000kms / Piaggio Medley 125 ABS iGet:'19-'20-9000kms

Vespa 125 GTS Super: '07/20 - 4800kms ... | Honda CB500X 2019: 11/19' - 0kms ...
Macal 50cc M70 Sport: de 1990 .. (para sempre)

Abril 15, 2020, 10:37:26, 10:37
Responder #34

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4589
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
A compra e venda de veículos está impedida por força de legislação imposta pelo estado de emergência Nacional, com as implicações graves que isso acarreta para inúmeros representantes de diferentes fabricantes.

Lamentavelmente é preciso termos paciência (os que pretendem experimentar/comprar mota), mas acredito que para os agentes económicos da área as "coisas" ainda estejam piores... e "só" vamos com cerca de 1 mês de "paragem forçada".

Esta é uma área muito "frágil" da nossa sociedade e que só recebeu um impulso valente depois da Lei das 125cc, que veio manter à tona de água muitas empresas pequenas e de média dimensão.

Ora impedidos do seu "maior" rendimento que é a venda de motas (seja por rutura de stock, seja por imposições legislativas), é natural que os representantes das marcas se estejam a adaptar, a encontrar novas formas de chegar ao cliente e acredito que algumas consigam, não só pela qualidade dos seu trabalho (proprietários e colaboradores), mas igualmente pelas marcas que representam.

E nós, como "possíveis" clientes podemos fazer a diferença, preferindo adquirir (quando se justifique) em Portugal. Seja uma mota seja conduzir a mesma "cá dentro", ajudando alojamentos e restauração.

Abril 15, 2020, 19:36:58, 19:36
Responder #35

Seravat72

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 138
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X DCT
  • Localidade: Albarraque
Boas,

Recebi ontem da Honda um e-mail que diz que os serviços pos-venda funcionam de forma limitada e que temos o canal de apoio ao cliente caso necessitemos: 808 910 911 ou honda.motos@honda-eu.com

Mas para quem está á espera de moto deve ser algo... complicado...

« Última modificação: Abril 15, 2020, 19:39:44, 19:39 por Seravat72 »

Abril 17, 2020, 15:24:11, 15:24
Responder #36

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não encontrei ainda referências ao "tombo" que está a ter o sector do motociclismo em Portugal, mas hoje li que nos primeiros 15 dias deste mês o mercado automóvel afundou... 86% em termos de vendas!!!

E está a afectar tanto veículos novos como usados. Aliás, mais até nos usados.

O mercado do motociclismo em Portugal não deve estar muito melhor.  :-X
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 17, 2020, 15:39:04, 15:39
Responder #37

DnA

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 291
Não encontrei ainda referências ao "tombo" que está a ter o sector do motociclismo em Portugal, mas hoje li que nos primeiros 15 dias deste mês o mercado automóvel afundou... 86% em termos de vendas!!!

E está a afectar tanto veículos novos como usados. Aliás, mais até nos usados.

O mercado do motociclismo em Portugal não deve estar muito melhor.  :-X

Oh é normal, esse "tombo" é geral não só no mercado automóvel/motos, cabe a nós ajudar depois de isto passar, fazer feria e compras cá dentro :bandeiraportugal:
🏍️ "Doesn't matter what you ride, give respect to get respect" 🛵

Abril 17, 2020, 15:43:45, 15:43
Responder #38

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1927
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Em princípio se a coisa continuar a correr como até agora, acredito que a partir do fim de Abril tudo comece a regressar à normalidade em termos de serviços.

Já a recuperação económica vai tardar.
É como diz o companheiro JViegas, comprar cá dentro, gastar cá dentro.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Abril 17, 2020, 15:47:56, 15:47
Responder #39

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sim, é geral.
Mas era para demonstrar o quanto o sector está a ser afectado com isto.

Porém, depois pode vir a existir algo mais contra os concessionários, que não apenas o dito vírus.
Chama-se...crise, desemprego, maior precariedade, receio ou incertezas pelo futuro mais próximo.

E isso pode muito bem vir a ser ainda pior.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 17, 2020, 15:50:10, 15:50
Responder #40

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1927
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Sim, é geral.
Mas era para demonstrar o quanto o sector está a ser afectado com isto.

Porém, depois pode vir a existir algo mais contra os concessionários, que não apenas o dito vírus.
Chama-se...crise, desemprego, maior precariedade, receio ou incertezas pelo futuro mais próximo.

E isso pode muito bem vir a ser ainda pior.
Vai ser pior...

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Abril 30, 2020, 13:13:10, 13:13
Responder #41

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Parece que os concessionário finalmente poderão reabrir já no dia 4 de Maio.

Tendo em conta o sufoco financeiro por que têm passado (e não estou a ver que possa ter havido um sequer que não tenha sofrido com isto), pode ser que gradualmente retomem a actividade como a tinham antes e com a visita regular de clientes.

Pode levar o seu tempo, mas poderem estar abertos é claramente melhor do que a solução de atendimento à porta.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 30, 2020, 13:19:25, 13:19
Responder #42

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1927
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Parece que os concessionário finalmente poderão reabrir já no dia 4 de Maio.

Tendo em conta o sufoco financeiro por que têm passado (e não estou a ver que possa ter havido um sequer que não tenha sofrido com isto), pode ser que gradualmente retomem a actividade como a tinham antes e com a visita regular de clientes.

Pode levar o seu tempo, mas poderem estar abertos é claramente melhor do que a solução de atendimento à porta.  :)
Com os devidos cuidados mais de metade das medidas podem ser levantadas.
Contínuo a dizer que o importante é nós Portugueses sabermos como nos proteger, protegendo os outros.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Abril 30, 2020, 13:31:33, 13:31
Responder #43

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)Com os devidos cuidados mais de metade das medidas podem ser levantadas.
Contínuo a dizer que o importante é nós Portugueses sabermos como nos proteger, protegendo os outros.
(....)

Sem dúvida!

Mas infelizmente (e bem o sabemos), nem todos levam estes cuidados a pensar na protecção e bem estar também do próximo...

Basta recordar que em pleno dia de Emergência Nacional e com apelos para se manterem em casa, houve filas intermináveis de malta a querer passar a ponte para ir para o passeio.  :confused:

É apenas um pequeno exemplo de como aquilo que é pedido, nem sempre é correspondido.

Faz-me lembrar o tipo que estava atrás de mim numa fila de supermercado e onde estavam autocolantes bem visíveis no chão para que fosse guardada a distância de 2m.
Pois quando me volto tenho o tipo a uns 50 centímetros - se tanto - e a marimbar-se para o que era recomendado fazer.

Infelizmente não faltará malta a fazer pouco desta necessidade de "combate ao vírus".  :napodeser:

Aqui ao lado, em Espanha, dezenas de milhar de condutores foram multados por desrespeitar o que passava constantemente na comunicação social e rádio.

Temos de "conviver" com esta situação de redobrados cuidados durante algum tempo. E nisto, infelizmente haverá sempre quem se esteja nas tintas para os outros...  :(
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 12, 2020, 10:50:03, 10:50
Responder #44

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A Ducati arranjou uma solução interessante para "compensar" os seus clientes.

Por via deste período de encerramento, incertezas quanto ao futuro e porventura receios naturais em torno deste vírus, a Ducati decidiu-se por um prolongamento da garantia por 3 meses (algumas marcas no sector motorizado têm por estes dias feito o mesmo) e também atualizações gratuitas de software.  :nice:

Mas existem regras:  :zangadoregras:

https://motomais.motosport.com.pt/noticias/a-ducati-oferece-aos-seus-clientes-prolongamento-de-garantia-e-atualizacoes-gratuitas-de-software/
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 16, 2020, 00:01:58, 00:01
Responder #45

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não é em Portugal...

...mas bem que podia ser.  :-\

Aqui ao nosso lado, em Espanha, a BMW além de ter aumentado um pouco o período de garantia dada a muitas unidades por causa de todo este período maos complexo provocado pela pandemia, agora adicionou como "presente" a oferta da primeira revisão em motos novas, desde que sejam compradas no período de 1 de Abril de 2020 a 30 de Junho de 2020. A revisão dos 1.000Kms naturalmente deve ser realizada em concessionário oficial da BMW.

Por cá e que eu saiba, não existe (para já) nada do género de âmbito geral e por via oficial.



Link:  https://www.formulamoto.es/chollos/2020/05/14/bmw-regala-primera-revision-motos/27676.html
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 22, 2021, 15:39:40, 15:39
Responder #46

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não sei se por aqui se apercebaram das notícias mais recentes que impendem sobre este sector....

É que de acordo com o documento publicado em Diário da República, que entra em vigor já amanhã (23/Jan.), é decretado o “encerramento dos estabelecimentos de comércio de velocípedes, veículos automóveis e motociclos”.

Irão passar a estar de portas fechadas, ficando apenas a funcionar os canais digitais.

Veremos quanto tempo ao certo vai isto durar.  :-X
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 23, 2021, 00:35:16, 00:35
Responder #47

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Oficinas mantêm actividade, mas a loja não pode.

Portanto, podes mandar arranjar a moto ou fazer revisão, mas não podes comprar motos.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Janeiro 23, 2021, 09:37:29, 09:37
Responder #48

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sim, as oficinas mantêm o funcionamento.

Por essa razão o Decreto Lei específica que apenas não é permitido o "comércio de...".

Que é como quem diz, a venda de motociclos, sejam eles novos ou usados.
O que na realidade até vai para lá disso, pois acessórios e equipamento seguem a mesma bitola com os concessionários fechados.

Ou muito me engano, ou isto durará até ao final de Fevereiro.  :confused:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 27, 2021, 21:25:23, 21:25
Responder #49

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não é em Portugal, mas este caso é de alguma forma revelador dos tempos de 'adaptação' que se vivem...

A imagem que deixo abaixo é a de um concessionário no Reino Unido e que deixou de fora as motos para...dar lugar a um centro de testagem Covid.

Estranhos tempos estes que nos acompanham há tantos meses e que vieram transformar tanta coisa...  :-X

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama