Autor Tópico: Recall massivo a vários modelos Yamaha (produção desde 2012 até 2020)  (Lida 1744 vezes)

Fevereiro 09, 2021, 10:31:18, 10:31
Lida 1744 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Recall massivo a vários modelos Yamaha (produção desde 2012 até 2020)








"Yamaha – FJR1300,  MT-10,  MT-09,  NIKEN,  TMAX,  XT1200. The affected vehicles were manufactured between 2012 and 2020. Due to oxidation, an electrical fault may occur in the brake-light switch that is fitted on the handlebar brake lever. This may lead to malfunctioning of the cruise control, increasing the risk of an accident."


Está a ser noticiado que os motociclos Yamaha afectados (6 modelos no total) foram fabricados entre 2012 e 2020, ou seja, uma produção ao longo de 9 anos, o que significará vários milhares de unidades.

Foi detectado que devido a problemas relacionados com oxidação, a mesma poderá conduzir a uma falha elétrica no interruptor da luz de stop que está instalado junto à manete do travão.
Tendo em conta este mau funcionamento, está a ser anunciado a nível Eurpeu este enorme recall, em virtude de o mesmo estar ligado a um possível risco de acidente.

Vejam se a vossa unidade se insere nalguma das referências que se pode ver na imagem deixada acima - "type / number of model".


Fonte: Fema (Federation of European Motorcyclist's Association)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 09, 2021, 12:54:29, 12:54
Responder #1

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
BOLAS é muita mota  :confused:

Mas ainda bem que detetaram e que vão substituir.  :palmas:

Fevereiro 09, 2021, 14:59:48, 14:59
Responder #2

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1439
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
A Tracer 900 GT é uma delas. Este problema já estava detetado há alguns meses e afeta acima de tudo as motos com cruise control (ou seja,  desse número  muito poucas serão as afetadas).
Na próxima revisão,  terei de saber do assunto.

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Fevereiro 09, 2021, 15:39:34, 15:39
Responder #3

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
"Muito poucas" julgo que será um pouco relativo...  :)  :nice:

Estamos a falar de vários anos de produção, uns quantos modelos e vendidos em dezenas de países ao longo de todo esse período....

É sempre um número na ordem dos largos milhares.

Espero que te enviem uma carta ou contactem, sem necessidade de teres de ser tu a preocupar-te com isso numa próxima ida ao concessionário.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 09, 2021, 17:59:52, 17:59
Responder #4

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
6 modelos durante 6 anos de produção....
 Não queria estar na pele da empresa que fabrica esses switch de travão.... os contratos com os fabricantes de componentes são por norma bem tramados no caso de defeito de fabrico acima da percentagem acordada inicialmente.

O importante é que quem usa as motos o possa continuar a fazer em segurança.
 
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Fevereiro 09, 2021, 19:51:58, 19:51
Responder #5

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
6 modelos durante 6 anos de produção....
 (....)

Aparentemente foi por um pouco mais de tempo....
De 2012 a 2020 são 9 anos de produção de unidades.

São muitos switch's.

Mas como disse o João Cruz mais acima e bem, abrange sobretudo as que tinham Cruise Control.
Ainda assim serão milhares, creio.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 09, 2021, 20:02:39, 20:02
Responder #6

lferreira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 207
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MS 950S
  • Localidade: Lisboa
A Tracer 900 GT é uma delas. Este problema já estava detetado há alguns meses e afeta acima de tudo as motos com cruise control (ou seja,  desse número  muito poucas serão as afetadas).
Na próxima revisão,  terei de saber do assunto.

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk

João, não recebeste uma msg por parte da Yamaha? Já não tenho a minha e ainda me enviam msg’s!..  :)

Fevereiro 09, 2021, 21:29:34, 21:29
Responder #7

carly

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 33
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR 1300 AS 2014 (Black)
  • Localidade: Caldas da Rainha

Este Recall é simples...substituição do interruptor do travão de mão que fica preso e faz com que o Cruise Control não ligue porque há a indicação que a mota está a travar!!...um simples cabo com o interruptor na ponta e fica resolvido.

Mas o que deverá aparecer entretanto pela europa é que é obra. Já está a ocorrer a reparação nos States e no Canadá: problemas na caixa de velocidades. A 2ª pode bloquear, devido a defeito do carreto respetivo, bloqueando a roda traseira. Isto para todos o modelos com caixa de 6 velocidades, ou seja, de 2016 até hoje. Uns bons milhares de motas. Implica tirar motor, abrir e substituir o carreto....a Yamaha estima 14Horas de trabalho...se tudo correr bem. E não é qualquer técnico que mexe naquilo ou o resultado pode ainda ser pior que o defeito. Só em material e mão-de-obra...





Yamaha FJR 1300 AS 2014 - Black
Triumph Street Twin 2017 - Red
Piaggio MP3 500 Sport Advance 2021 - Black

Fevereiro 10, 2021, 00:08:15, 00:08
Responder #8

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Todos os modelos desde 2016 com cx de 6 veloc.??

Não me lembro de já ter lido sobre isso.
Deve ser recente...

Os custos envolvidos, a avaliar pelo que dizes, serão com toda a certeza impressionantes...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 10, 2021, 00:28:08, 00:28
Responder #9

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1439
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Eu ainda não fui contatado,  mas não é algo que me preocupe (que vá já a correr ao stand), pois este recall não expira. Como nem tenho andado com a moto e raramente uso o cruise control, dara com certeza para esperar pela revisão dos 30k.

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Fevereiro 10, 2021, 08:19:28, 08:19
Responder #10

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Eu ainda não fui contatado,  mas não é algo que me preocupe (que vá já a correr ao stand), pois este recall não expira. Como nem tenho andado com a moto e raramente uso o cruise control, dara com certeza para esperar pela revisão dos 30k.

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk

Quando agendares é referir. Nunca é de mais relembrar.  :nice:

Fevereiro 10, 2021, 10:01:03, 10:01
Responder #11

carly

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 33
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR 1300 AS 2014 (Black)
  • Localidade: Caldas da Rainha
Pois por cá não há nada ainda. MAs deve chegar assim como chegou também o do interruptor.

Por lá (EUA e Canadá) já decorrem a bom ritmo os dois recall. O da caixa é só para as FJR com caixa de 6 velocidades (introduzida em 2016). Ainda são uns milhares de motas. Deve ser um prejuízo brutal...

São notificados por carta para agendarem com a oficina que entenderem e para esta requisitar o material em causa.

A minha com caixa de 5 não precisa... Só precisa o do interruptor da luz do travão mas também ninguém me disse nada ainda e também não uso o Cruise.
Yamaha FJR 1300 AS 2014 - Black
Triumph Street Twin 2017 - Red
Piaggio MP3 500 Sport Advance 2021 - Black

Março 20, 2021, 14:59:15, 14:59
Responder #12

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Pois por cá não há nada ainda. MAs deve chegar assim como chegou também o do interruptor.

Por lá (EUA e Canadá) já decorrem a bom ritmo os dois recall. O da caixa é só para as FJR com caixa de 6 velocidades (introduzida em 2016). Ainda são uns milhares de motas. Deve ser um prejuízo brutal...

São notificados por carta para agendarem com a oficina que entenderem e para esta requisitar o material em causa.

A minha com caixa de 5 não precisa... Só precisa o do interruptor da luz do travão mas também ninguém me disse nada ainda e também não uso o Cruise.


Entretanto já chegou.....

Segundo a FEMA, vai abranger unidades fabricadas de 2015 até 2020.
É capaz de sair bem caro este Recall. Muito mesmo... :you.bet:



https://ec.europa.eu/safety-gate-alerts/screen/webReport/alertDetail/10003307
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 20, 2021, 18:34:39, 18:34
Responder #13

carly

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 33
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR 1300 AS 2014 (Black)
  • Localidade: Caldas da Rainha
Viva

Penso que sejam os modelos de 6 velocidades, lançados julgo saber de 2016 para a frente. Tanto insistiram (a imprensa e alguns clientes) com a 6ª, que foram mexer em algo que estava perfeito. A falha reside numa fraqueza do carreto relativo à 2ª velocidade.

Como já tinha dito, a reparação está estimada pela própria Yamaha em 14H de trabalho e requer alguns cuidados na "re"montagem do motor. Nos EUA já houve um motor a ter de ser substituído por erro de montagem e a "pifar". E a despesa a recair sobre a oficina!!!

Sim a despesa deve ser brutal mas vá lá a Yamaha assumir de pronto, uma vez que não são muitos os casos de avaria, ainda por cima na 2ª velocidade, conhecidos. Se fosse uma superdesportiva...quem conduz uma FJR não anda a levar a 2ª ao Redline. Digo eu :)



Yamaha FJR 1300 AS 2014 - Black
Triumph Street Twin 2017 - Red
Piaggio MP3 500 Sport Advance 2021 - Black

Março 21, 2021, 15:12:54, 15:12
Responder #14

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Uma intervenção cuja previsão de resolução é de 14h por cada moto, é algo que impressiona.

Sabes se esse é o tempo para substituir apenas um ou outro componente em particular, ou se a marca está a mudar muito mais na cx de velocidades (veio de transmissão, vários carretos, etc.)?
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 21, 2021, 21:30:57, 21:30
Responder #15

carly

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 33
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR 1300 AS 2014 (Black)
  • Localidade: Caldas da Rainha
Viva

É só mesmo um carreto. O da 2ª velocidade que pode partir em caso de stress com risco de bloquear a roda traseira e as consequências que se imaginam.

Embora seja de um europeu (pelo menos por enquanto) aconselho ver este link: https://www.youtube.com/watch?v=0GMf5h8c_KU&t=2s.

Dá bem da ideia da dimensão da tarefa e vê-se bem alguns dos cuidados que é preciso ter. Agora é só multiplicar pelas FJR vendidas em todo mundo de 2016 até agora.

Nos States já vai bastante adiantado, muitos já fizeram a reparação.

Relativamente ao resto nada é mexido (houve já o outro recall do switch do travão da frente na manete). Mas é tudo substituído: óleo, filtro do óleo, líquido de refrigeração, etc.
Yamaha FJR 1300 AS 2014 - Black
Triumph Street Twin 2017 - Red
Piaggio MP3 500 Sport Advance 2021 - Black

Março 21, 2021, 21:54:14, 21:54
Responder #16

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sim, sem dúvida que o vídeo ilustra a dimensão do trabalho que os mecânicos têm entre mãos.

Para substituir um carreto, aquilo que tem de ser desmontado e sair literalmente da moto, impressiona.
Percebe-se o porquê de tantas horas, de facto...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama