Autor Tópico: SYM NH-T 125 / VORTEX XR 1 / MACBOR XR 1  (Lida 2636 vezes)

Junho 01, 2021, 17:59:02, 17:59
Lida 2636 vezes

Guii3

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 7
  • Texto Pessoal
    Keep it simple!
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Braga
Boa tarde a todos  :)

Ora bem, eu quero comprar a minha primeira mota mas como não percebo muito, lembrei-me de vos pedir uma ajudinha e saber o vosso feedback.
Eu não quero tirar carta, não para já, portanto terá que ser uma 125cc. Estou indecisa entre três modelos, todos eles de estilo trail.

---------------------------SYM NH-T 125------------------------MACBOR XR1 125------------------------Vortex RX1 125
------------------------------€ 2 599-------------------------------------€ 2 899---------------------------------€ 2 750
motor-----------------------monocilíndrico 4T 125cc------------monocilíndrico 4T 125cc------------------monocilíndrico 4T 125cc
potência--------------------10.2cv @ 8 500 rpm------------------10.6 CV a 7.500 rpm-------------------------10.6cv @ 7 500 rpm
alimentação----------------injecção electrónica------------------injecção electrónica------------------------injecção electrónica
refrigeração-----------------ar------------------------------------------------------------------------------------------ar
caixa------------------------5 velocidades---------------------------5 velocidades---------------------------------5 velocidades
transmissão final-----------corrente---------------------------------------------------------------------------------corrente
peso-------------------------150 kg-------------------------------------138 kg-------------------------------------------138 kg
depósito---------------------11 L---------------------------------------12.5 L-------------------------------------------14 L
suspensão traseira---------mono-amortecedor------------------mono-amortecedor---------------------------mono-amortecedor
roda frontal-----------------19"--------------------------------------17"-------------------------------------------------17"
roda traseira----------------17"--------------------------------------17"---------------------------------------------------17"
travagem frontal-----------mono-disco c/ CBS------------------mono-disco c/ CBS----------------------------mono-disco c/ CBS
travagem traseira----------mono-disco c/ CBS------------------mono-disco c/ CBS----------------------------mono-disco c/ CBS
painel de instrumentos----100% digital------------------------------100% digital-----------------------------------semi-digital
faróis-----------------------100% LEDs----------------------------------100% LEDs--------------------------------100% LEDs

P.S.: não consegui confirmar exatamente todas as specs da Macbor, peço desculpa se alguma não estiver correta.

A Sym eu já vi ao vivo e já experimentei. Visualmente é a que mais gosto mas disseram-me que não dava para colocar as três malas. As outras duas só vi de raspão mas pelo que vi, são menos "encorpadas" do que a Sym. Ambas têm a opção de vir já com as malas. Eu tenho 1,68cm e 60kg, digamos que também não quero nada de exagerado mas gosto bastante do visual da Sym e não me pareceu difícil de controlar.

Bem, posto isto, gostaria de ouvir as vossas opiniões e feedback, se possível :D
Obrigado e bem haja a todos
Quando perdemos o medo do que os outros pensam ou dizem, é quando aprendemos a viver!

Junho 01, 2021, 18:27:38, 18:27
Responder #1

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
« Última modificação: Junho 02, 2021, 20:55:17, 20:55 por saraiva »
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Junho 02, 2021, 19:19:37, 19:19
Responder #2

Guii3

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 7
  • Texto Pessoal
    Keep it simple!
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Braga
Bem, pelos tópicos que indicou, não há propriamente bons comentários nem feedbacks no que toca a qualidade, potência ou até mesmo design. Daí o meu tópico, para tentar saber qual seria melhor escolha ou até se nenhuma delas seria escolha. Eu não entendo nada a nível mecânico nem de potência, por falta de experiência, e portanto gostava de ouvir opiniões.
Gosto desse estilo de motas, se tivesse carta facilmente seguiria por uma V-Strom ou algo do género (mais uma vez não sei se seria uma boa opção) porque me guio essencialmente pelo visual. Mas se tiverem sugestões para principiante, agradeço imenso :D
Quando perdemos o medo do que os outros pensam ou dizem, é quando aprendemos a viver!

Junho 02, 2021, 20:28:35, 20:28
Responder #3

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
Eu não a conheço, mas os detentores da UM estão satisfeitos com ela.

Tem 15 cavalinhos..

Está aí o test drive do nosso companheiro mneves.

Tens de saber filtrar também alguns comentários mesmo de companheiros daqui há sempre quem não goste de 125 ou de chinesas e não de coloque no papel de quem perguntou.
Se eu tiver uma Hayabusa posso dizer que a CBR 600 é lenta...

Apresentação e teste da U.M dsr adv tt125(2020)
YouTube · MPA Neves
26/06/2020
https://r.tapatalk.com/shareLink/topic?url=https%3A%2F%2Fwww%2Eclubeportuguesmotociclismo%2Ept%2Findex%2Ephp%3Ftopic%3D7594%2E0&share_tid=7594&share_fid=1451945&share_type=t&link_source=app
« Última modificação: Junho 02, 2021, 20:29:59, 20:29 por saraiva »
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Junho 02, 2021, 20:55:42, 20:55
Responder #4

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Pessoalmente acho que deves ter em conta o que vais andar.
Ou seja, qual a previsão de kms a fazer.
É mota para o dia-a-dia, para passear.

Económica?
Fiável?
Compra barata?

Com uma mota vêm também as proteções e capacete. Seguro e gasolina. Manutenções (que no caso das 125cc são menos espaçadas). É tudo a somar.

Dito isto convém teres uma ideia do que é "apenas" ter uma mota.

É para poupar?
Na aquisição? OU durante a posse da mesma?

E é aí que reside a diferença.
Por exemplo:

O que adianta comprar uma mota "barata" ou acessivel à nossa carteira, quando por exemplo a manutenção da mesma é de 6 mil em 6 mil kms.
Imagina que vais andar com ela todos os dias, ou mesmo aos fins de semana. Rapidamente os 6 mil kms chegam num instante.
As motas que indicas têm igualmente uma corrente que deve ser limpa e mantida regularmente. Logo mais despesa a acrescentar.

E a comprar?
Comprar num stand da "esquina", ou num stand multimarca que seja conhecido ou que tenha alguma história de existência?
A marca/modelo que escolheres tem uma boa assistência? OU as peças demoram uma eternidade a chegar?

Temos um companheiro que esperou imenso tempo por uma suspensão traseira (apenas de um lado) demasiado tempo para a marca de prestigio que é.

Não quero com estas perguntas todas assustar-te. Nada disso.

Parte de andar de mota é também por paixão. E essa paixão vai pelo modelo que mais gostamos mas também naquilo que andamos na estrada, do que sentimos quando a conduzimos.

E por isso, se existem muitas dúvidas, porque não conduzir também os outros modelos que indicas?

Temos de ter atenção ao que compramos. Se for novo legalmente temos 2 anos de garantia. Em princípio o representante será capaz de resolver todas as questões que possam surgir.

O que poderás ouvir/ler é que os modelos são recentes no mercado, que vêm da China ou que têm construção/durabilidade duvidosa. Mas não tem que ser assim para todos os modelos/fabricantes.

Poderia estar aqui a indicar-te para escolheres este ou outro modelo, mas vai daquilo que podes/queres comprar e do gosto pessoal.

O que referes é que queres uma 125cc. E que seja de trail. E isso é um pouco limitado atendendo à oferta que existe no mercado, quando as 125cc estão mais viradas para cidade: scooter/utilitárias ou para estilo retro/"easy rider".
E assim chegamos aos modelos que estás com  mais inclinação.

Pessoalmente (e sem ter lido qualquer review das mesmas) escolheria a SYM porque conheço a qualidade do produto no que diz respeito às scooters/maxiscooters. Conheci imenso pessoal que era proprietário destas máquinas e não tinham razão de queixa. No entanto...

... a escolha será sempre tua.



Junho 02, 2021, 21:39:09, 21:39
Responder #5

Guii3

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 7
  • Texto Pessoal
    Keep it simple!
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Braga
Eu não a conheço, mas os detentores da UM estão satisfeitos com ela.

Tem 15 cavalinhos..

Está aí o test drive do nosso companheiro mneves.

Tens de saber filtrar também alguns comentários mesmo de companheiros daqui há sempre quem não goste de 125 ou de chinesas e não de coloque no papel de quem perguntou.
Se eu tiver uma Hayabusa posso dizer que a CBR 600 é lenta...


Por acaso quando fui a um stand ver a Sym, apresentaram-me essa como sendo do mesmo segmento mas visualmente não gostei tanto. Mas pareceu-me bem o test-drive e não deixa de ser uma hipótese porque não me interessa só gostar quando olho mas também quando ando e pago manutenções  :D

Relativamente aos comentários, sim eu compreendo perfeitamente que nem todos temos os mesmos gostos e opiniões mas como não percebo muito, o facto de ter comentários mais negativos, por vezes não ajuda. Mas sim, no fim acabo por tomar a decisão que melhor me parecer, independemente disso  :)
« Última modificação: Junho 02, 2021, 21:46:10, 21:46 por Guii3 »
Quando perdemos o medo do que os outros pensam ou dizem, é quando aprendemos a viver!

Junho 02, 2021, 22:08:42, 22:08
Responder #6

Guii3

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 7
  • Texto Pessoal
    Keep it simple!
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Braga
Respondendo ao caro colega JViegas:

Aí entra o fundamental da questão mas que também complica.
É a primeira mota que vou adquirir portanto há imensas questões que o colega mencionou que eu nem teria em conta, por inexperiência..

Então, eu quero a mota para ser o meu transporte diário casa-trabalho (cerca de 8km) e para poder fazer todas as viagens em que puder evitar o uso de carro (exceto mau tempo e necessidade de transporte de algo maior). Não é apenas para passeio de fim-de-semana ou tempos livres.
Por ser um meio de transporte mais económico, a ideia de a comprar seria poupar durante uns tempos e também acalmar um bocadinho na correria diária porque já me faria pensar 2x se seria mesmo necessário estar a equipar para sair só por isto ou por aquilo. A ideia era mudar um bocado o estilo de vida também (por estranho que pareça).

Em relação a seguro já me informei e está dentro de valores aceitáveis. A manutenção, quando vi num stand multimarcas e com oficina própria e "credenciada" pela marca, falaram-me em valores relativamente baixos (isto para quem está habituado a um carro) e os tempos de reparação sem grandes demoras devido a atrasos de peças. Mas isto tenho receio que possa ser conversa de venda.. até porque não gostei propriamente do atendimento que foi assim mais ao "despacha"..

Na compra não queria gastar muito fora daqueles valores que apresentei das 3 hipóteses e tenho o meu plafond também já para equipamentos (sim porque ainda não tenho moto e já andei a ver tudo isso para fazer as contas à vida). Mas ao mesmo tempo e simplificando: dar 2700€ por algo razoável ou dar uns 3100€ por algo já bastante superior, não hesitava em fazer o uprgrade se, a longo prazo me trouxesse poupança também. Não quero comprar só por comprar nem arrepender-me em pouco tempo.

Outra coisa que também me assusta é não conseguir fazer certos caminhos por falta de potência ou assim (mas sim, tenho em conta que quero uma 125cc e não posso querer milagres  :D).

Agradeço imenso pelas questões porque de facto há pontos que talvez ainda não tinha pensado  ;)
Quando perdemos o medo do que os outros pensam ou dizem, é quando aprendemos a viver!

Junho 02, 2021, 22:47:18, 22:47
Responder #7

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora



Outra coisa que também me assusta é não conseguir fazer certos caminhos por falta de potência ou assim (mas sim, tenho em conta que quero uma 125cc e não posso querer milagres  :D).


A não ser que vás para trilhos super íngremes, em princípio não terás problemas.

Eu desde que tenho mota nunca tive menos de 90 kg e a minha franquita jet14 foi a todos os pontos altos da serra de Sintra e ao alto da Arrábida uma vez.

Pronto, se for uma viagem tipo picos da Europa, longa e a subir muito pode ser preciso parar para arrefecer, mas regra geral o nosso cansaço revela-se primeiro que a mota.

Não sei se já ouviste falar do lés a lés, que por acaso está a acontecer agora, e há muitas 125cc a fazê-lo.
Saiem às sete e chegam a noite, mas fazem. Quem se parte todo é o motociclista..
« Última modificação: Junho 04, 2021, 17:33:32, 17:33 por saraiva »
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Junho 03, 2021, 01:16:38, 01:16
Responder #8

Guii3

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 7
  • Texto Pessoal
    Keep it simple!
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Braga
Bem, então sendo assim fico mais descansada porque não tenciono fazer trilhos assim tãooo puxados :D
Quando perdemos o medo do que os outros pensam ou dizem, é quando aprendemos a viver!

Junho 03, 2021, 10:34:13, 10:34
Responder #9

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Das 3 propostas tendo a gostar mais da SYM. Não estou muito familiarizado com o segmento 125cc, mas pelo menos na minha area de residencia, vejo a Sym bem representada ao nivel de concessionários. Esse detalhe é sempre importante na escolha da moto.

 :sportbike:
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Junho 04, 2021, 15:29:49, 15:29
Responder #10

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Não sei se já ouviste falar do les a lésbica, que ...

Explica lá melhor este evento  :D

Junho 04, 2021, 15:35:48, 15:35
Responder #11

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Não sei se já ouviste falar do les a lésbica, que ...

Explica lá melhor este evento  :D

É fácil!
Começa-se por "amandar" uma calinada sem querer. (normalmente funciona bem depois a desculpa do corrector Android)
Alguém há-de notar e depois é uma galhofa!

 :corado: :D
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Junho 04, 2021, 17:36:04, 17:36
Responder #12

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
Não sei se já ouviste falar do les a lésbica, que ...

Explica lá melhor este evento  :D

É fácil!
Começa-se por "amandar" uma calinada sem querer. (normalmente funciona bem depois a desculpa do corrector Android)
Alguém há-de notar e depois é uma galhofa!

 :corado: :D

Não obstante deixarem estes comentários, corrigi no meu post.

E como o 2low dizia, claro que foi o corretor ortográfico do Android, ou Tapatalk.   ::P:

O curioso é que também tinha acontecido no primeiro "Lés" que teve de ficar "les".
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->