Confesso que não percebo nada de óleos, só gostava que me explicassem porque razão a minha CB passou a consumir menos e com melhores recuperações desde que usa Motul 7100 10W 40 !...PS: além disso não se esqueçam que os motores não vão estar sempre novos, óleos com índice de viscosidade ligeiramente mais elevados protegem de possíveis fugas no futuro.
Citação de: rodrigues em Agosto 29, 2017, 17:45:14, 17:45Confesso que não percebo nada de óleos, só gostava que me explicassem porque razão a minha CB passou a consumir menos e com melhores recuperações desde que usa Motul 7100 10W 40 !...PS: além disso não se esqueçam que os motores não vão estar sempre novos, óleos com índice de viscosidade ligeiramente mais elevados protegem de possíveis fugas no futuro.Talvez porque com os KM percorridos o motor esteja num pleno positivo de performance, e porque o óleo é talvez de uma das melhores marcas mais que consagradas.A mesma situação verifico eu com a minha V Strom, cujos consumos baixaram após os 25.000 Km e obviamente pelo Motul 7100 que uso, na viscosidade 10W50 ( muito bom para os dias quentes de Verão ).
misturar óleos...isso é boa ideia?
...só gostava que me explicassem porque razão a minha CB passou a consumir menos e com melhores recuperações desde que usa Motul 7100 10W 40 !...
A mesma situação verifico eu com a minha V Strom, cujos consumos baixaram após os 25.000 Km e obviamente pelo Motul 7100 que uso,...
Boasexiste o Castrol Power 1 e existe o castrol Power 1 Racingjá usei os dois, prefiro o Rancing demora mais tempo a escurecera minha ultima muda foi agora em Julho e para confundir mais as mentes, aqui vai,2,5 lts +/- de castrol power 1 Racing 10W30e mais 1,5 Lts de óleo Castrol Power 1 Racing 10W40futuramente será 1 Lt de 10W40 e o restante em 10W30esta mistura é excelente nas Honda para o clima quente (verão) .e o resultado foi excelente e vou continuar a usá-la o ano inteiro.https://msdspds.castrol.com/msdspds/msdspds.nsf/CastrolResults?OpenForm&c=Portugal%20(PT)&l=Portuguese%20(PT)&p=POWER%201&n=&b=All&t=PDS&autosearch=No&autoload=No&sitelang=PT&output=Full&spu=Lubricants&unrestrictedmb=No&cols=0
misturar óleos...isso é boa ideia? É apenas uma pergunta inocente porque nunca ouvi falar...
Citação de: Clemente Vicente em Agosto 29, 2017, 15:03:56, 15:03Boasexiste o Castrol Power 1 e existe o castrol Power 1 Racingjá usei os dois, prefiro o Rancing demora mais tempo a escurecera minha ultima muda foi agora em Julho e para confundir mais as mentes, aqui vai,2,5 lts +/- de castrol power 1 Racing 10W30e mais 1,5 Lts de óleo Castrol Power 1 Racing 10W40futuramente será 1 Lt de 10W40 e o restante em 10W30esta mistura é excelente nas Honda para o clima quente (verão) .e o resultado foi excelente e vou continuar a usá-la o ano inteiro.https://msdspds.castrol.com/msdspds/msdspds.nsf/CastrolResults?OpenForm&c=Portugal%20(PT)&l=Portuguese%20(PT)&p=POWER%201&n=&b=All&t=PDS&autosearch=No&autoload=No&sitelang=PT&output=Full&spu=Lubricants&unrestrictedmb=No&cols=0 Citação de: Velasquez em Agosto 29, 2017, 17:43:10, 17:43misturar óleos...isso é boa ideia? É apenas uma pergunta inocente porque nunca ouvi falar...Não, não é.Corres o (grande) risco de terem aditivos que juntos sejam incompatíveis.É uma das primeiras coisas que te dizem: não misturar óleos. Nem que tenham a mesma viscosidade, pois isso não é o problema.
Não tarda nada vai haver navios japoneses afundados
Citação de: rodrigues em Agosto 29, 2017, 21:23:23, 21:23Não tarda nada vai haver navios japoneses afundados Está bem apanhada Rodrigues, já parti o côco a rir O " NAVIO AFUNDADO " é só um Maxsym 600mas olha não vai haver não !!! é um óleo que dá +/- 10W32,5 pelas nossas contas e testes.
Citação de: Clemente Vicente em Agosto 29, 2017, 21:25:29, 21:25Citação de: rodrigues em Agosto 29, 2017, 21:23:23, 21:23Não tarda nada vai haver navios japoneses afundados Está bem apanhada Rodrigues, já parti o côco a rir O " NAVIO AFUNDADO " é só um Maxsym 600mas olha não vai haver não !!! é um óleo que dá +/- 10W32,5 pelas nossas contas e testes. Desculpa lá Clemente mas essa mistura vai dar 20w 70 É a soma dos dois Quando mete óleos é de partir o côco a rir
(...)2,5 lts +/- de castrol power 1 Racing 10W30e mais 1,5 Lts de óleo Castrol Power 1 Racing 10W40futuramente será 1 Lt de 10W40 e o restante em 10W30esta mistura é excelente nas Honda para o clima quente (verão) .(....)
Se fosse uma Honda CUB, então tenho a certeza que a coisa decorreria sem stress algum... Quem não se lembra do famoso vídeo da mesma?? Mas numa qualquer moto nova, a mistura de óleos diferentes (mesmo estando a referir-nos à mesma marca), já me deixs um pouco na "retranca".Não tenho argumentos ou conhecimento para contradizer quem diz que utiliza e dá bom resultado, mas no meu pensamento a coisa não encaixa muito bem.
Partindo do principio que são sintetizados seguindo o mesmo processo e usam os mesmos aditivos não deve haver qualquer problema!Na pratica, os "double ester" da Motul são mais ou menos isso.Já misturando diferentes marcas a coisa pode ser um pouco imprevisível.
E com que regularidade o pensas ir trocando, Clemente??Com intervalos de 5.000-6.000Kms?
Oh Clemente, sabes em que situação é que se misturam com o mesmo grau de temperatura mas com graus diferentes de viscosidade?Por exemplo 15w40 com 10w40...
Citação de: sapina em Agosto 30, 2017, 14:59:03, 14:59Oh Clemente, sabes em que situação é que se misturam com o mesmo grau de temperatura mas com graus diferentes de viscosidade?Por exemplo 15w40 com 10w40...Diz lá que eu não sei !
Se usam o 10W40, usam mal porque o recomendado pela Honda é o 10W30....
...e o 10W40 é excessivo para estes motores
O óleo sendo barato como é o da Castrol Power 1 racing, não vale a pena andar ali 12.000 kms. digo eu não sei.....
Em motores com elevada quilometragem e que já consomem óleo entre cada revisão, ou seja, se num motor o óleo a usar é o 10w40 e se este já bebe óleo devido à elevada quilometragem entre efetua-se uma mistura de 10w40 com 15w40 numa proporção de 2/3 1/3.
...como é o exemplo de uma Citroen Berlingo com o motor 1.9 disel atmosférico com cerca de 850.000km.
...no verão tudo bem porque trabalha a altas temperaturas geralmente, mas no inverno já não tiram o total beneficio do 10W40 .
Citação de: Pianoman em Agosto 30, 2017, 16:32:16, 16:32Se usam o 10W40, usam mal porque o recomendado pela Honda é o 10W30....Como sabes tem existido lá no clube NC , uma grande controversa, pessoalmente recomendo o 10W30 porque é o que a marca recomenda, mas tenho suficiente sensibilidade auditiva para ver que o 10W30 em pleno Alentejo ou em filas com temperaturas ambiente 38 graus e mais fica aquém da proteção devida, ouvindo-se o trabalhar do motor metal com metal, foi por isso que me levou a colocar 3lts de 10W30 e 1 Lt de 10W40 isto dá um 10W32,5 e o resultado é excelente após 2.000 kms. +/- .Para já esta graduação 10W32,5 é excelente para as nossas temperaturas.
Citação de: Clemente Vicente em Agosto 30, 2017, 16:41:17, 16:41Citação de: Pianoman em Agosto 30, 2017, 16:32:16, 16:32Se usam o 10W40, usam mal porque o recomendado pela Honda é o 10W30....Como sabes tem existido lá no clube NC , uma grande controversa, pessoalmente recomendo o 10W30 porque é o que a marca recomenda, mas tenho suficiente sensibilidade auditiva para ver que o 10W30 em pleno Alentejo ou em filas com temperaturas ambiente 38 graus e mais fica aquém da proteção devida, ouvindo-se o trabalhar do motor metal com metal, foi por isso que me levou a colocar 3lts de 10W30 e 1 Lt de 10W40 isto dá um 10W32,5 e o resultado é excelente após 2.000 kms. +/- .Para já esta graduação 10W32,5 é excelente para as nossas temperaturas. Não vejo controvérsia.Sinceramente acho que o pessoal inventa demais.Já que foi particularizado com as NCs, eu pego no exemplo e pergunto:1- não leves a mal, mas achas que vou confiar mais nos engenheiros da Honda ou no Clemente?2- quantas NCs conheces com bastantes quilómetros já feitos?Eu respondo: várias. 3- dessas várias algum proprietário andou a "mexer" nos óleos?Eu respondo: parece-me que nenhum.4- quantas NCs conheces com problemas no motor devido ao óleo? Eu respondo: nenhuma.Posto isto, a pergunta final:Para quê inventar?(O meu caso pessoal: 49.000km, muitos deles feitos no Alentejo no verão (Mourão, por exemplo) ou Espanha no Pico do verão e não me parece que o motor da minha NC tenha problemas devido a usar 10W30.)
Quando andares com um capacete JET, já te apercebes melhor do que digo .Com modulares ou fechados não ouço nada.
Tás a falar de carros, pá!Esquece lá isso! São coisas diferentes.Ainda por cima a diesel.
Olha agora, queres ver que são só os motores diesel que bebem óleo ...mas dou-te outro exemplo, Honda Civic 1.4 LSI de 1998 com cerca de 400.000km, como bebe óleo leva mistura entre 10w40 (o que a marca manda) mais 15w40 na mesma proporção 2/3 1/3.
O facto da Honda recomendar o 10W 30 refere-se à especificação mínima, mas se quisermos, podemos colocar melhor, o manual diz para usar o recomendado ou superior.
porque resiste melhor a altas temperaturas.
De qualquer modo respeito as opiniões até porque isto dos óleos é como as gasolinas e outros acessórios, é também uma questão de marketing...
O que entendes por altas temperaturas?Estar no alentejo com 40º à sombra? Ou ter o motor a 120ºC?São coisas diferentes.O que o 10W40 te oferece é uma maior amplitude de utilização. Podes usar todo o ano sem te preocupar com isso!O que não quer dizer que o 10W30 não seja "melhor" durante a maior parte do ano. Não te esqueças que a graduação á direita do W é a viscosidade a 100º. Um 10W40 será sempre um lubrificante com maior viscosidade na temperatura de funcionamento do motor que um 10W30!
Citação de: Pianoman em Agosto 30, 2017, 16:32:16, 16:32Se usam o 10W40, usam mal porque o recomendado pela Honda é o 10W30....Caro amigo, usar um óleo melhor é fazer mal ?A Honda recomenda o semi-sintético 10W 30 ou superior e tu sabes que eu ando muito de verão e quase hiberno de inverno e chego a andar todo o dia em Trás os Montes com muito calor e aqueles montes são muito exigentes para o motor.Se o superior consegue ser mais barato que o da Honda o que farias tu ?
A Honda recomenda o genuíno semi-sintético 10w30 para a maioria dos seus motores porque simplesmente não fabrica outro.
Citação de: rodrigues em Agosto 30, 2017, 21:26:18, 21:26A Honda recomenda o genuíno semi-sintético 10w30 para a maioria dos seus motores porque simplesmente não fabrica outro. [https://motorcycle.honda.ca/parts-service/honda-genuine-oil-chemicals/genuine/oil-lubricants]https://motorcycle.honda.ca/parts-service/honda-genuine-oil-chemicals/genuine/oil-lubricants][https://motorcycle.honda.ca/parts-service/honda-genuine-oil-chemicals/genuine/oil-lubricants
Que me lembre, eu não falei da temperatura do ar ambiente, por essa razão eu escolhi o 40 pois também faço algum Off-road e fazer kms em 2 ª e 3ª obviamente que aquece mais o motor.
pois eu tenho em mente que o melhor óleo de todos desde o 0w20 até ao 20w50 , o melhor deles todos é o 10W40 é o óleo mais desenvolvido tecnologicamente, de todos eles foi o óleo que teve um estudo mais aprofundado e testado...