Autor Tópico: Marca de oleo usada na revisao/manutençao (e viscosidade)  (Lida 21385 vezes)

Agosto 29, 2017, 17:42:54, 17:42
Responder #50

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
E eu acrescentaria especificações superiores ao Castrol, digo eu?

João  :scooter: :scooter:

Agosto 29, 2017, 17:45:14, 17:45
Responder #51

rodrigues

  • Visitante
Confesso que não percebo nada de óleos, só gostava que me explicassem porque razão a minha CB passou a consumir menos e com melhores recuperações desde que usa Motul 7100 10W 40 !...

PS: além disso não se esqueçam que os motores não vão estar sempre novos, óleos com índice de viscosidade ligeiramente mais elevados protegem de possíveis fugas no futuro.

« Última modificação: Agosto 29, 2017, 17:50:28, 17:50 por rodrigues »

Agosto 29, 2017, 18:45:37, 18:45
Responder #52

JPA

  • Visitante
Confesso que não percebo nada de óleos, só gostava que me explicassem porque razão a minha CB passou a consumir menos e com melhores recuperações desde que usa Motul 7100 10W 40 !...

PS: além disso não se esqueçam que os motores não vão estar sempre novos, óleos com índice de viscosidade ligeiramente mais elevados protegem de possíveis fugas no futuro.


Talvez porque com os KM percorridos o motor esteja num pleno positivo de performance, e porque o óleo é talvez de uma das melhores marcas mais que consagradas.

A mesma situação verifico eu com a minha V Strom, cujos consumos baixaram após os 25.000 Km e obviamente pelo Motul 7100 que uso,  na viscosidade 10W50 ( muito bom para os dias quentes de Verão ).  :nice:

Agosto 29, 2017, 19:35:33, 19:35
Responder #53

rodrigues

  • Visitante
Confesso que não percebo nada de óleos, só gostava que me explicassem porque razão a minha CB passou a consumir menos e com melhores recuperações desde que usa Motul 7100 10W 40 !...

PS: além disso não se esqueçam que os motores não vão estar sempre novos, óleos com índice de viscosidade ligeiramente mais elevados protegem de possíveis fugas no futuro.


Talvez porque com os KM percorridos o motor esteja num pleno positivo de performance, e porque o óleo é talvez de uma das melhores marcas mais que consagradas.

A mesma situação verifico eu com a minha V Strom, cujos consumos baixaram após os 25.000 Km e obviamente pelo Motul 7100 que uso,  na viscosidade 10W50 ( muito bom para os dias quentes de Verão ).  :nice:


Até poderia ter sido dos Kms e o motor ter entrado no pico da performance mas a mudança foi quase instantânea a partir dos 18.000, só poderia ter sido do óleo, nessa altura ainda não tinha mudado a corrente nem pneu.

Neste momento acusa 426 kms e o aviso de reserva só piscou aos 390 quando costumava ser aos 360 e fui duas vezes à Lagoa de Albufeira com algum ritmo mais vivo na A2.

Também pode acontecer que nem todos os motores aceitem essa mudança da mesma maneira.




Agosto 29, 2017, 19:44:33, 19:44
Responder #54

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
misturar óleos...isso é boa ideia?

Dizem que dá ressaca!


...só gostava que me explicassem porque razão a minha CB passou a consumir menos e com melhores recuperações desde que usa Motul 7100 10W 40 !...

A mesma situação verifico eu com a minha V Strom, cujos consumos baixaram após os 25.000 Km e obviamente pelo Motul 7100 que uso,...

Caramba... só as minhas motos é que com ou sem 7100 gastam o mesmo...  :'(


Agosto 29, 2017, 20:18:05, 20:18
Responder #55

Pianoman

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1308
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
Boas

existe o Castrol Power 1

e existe o castrol Power 1 Racing

já usei os dois, prefiro o Rancing demora mais tempo a escurecer

a minha ultima muda foi agora em Julho e para confundir mais as mentes, aqui vai,

2,5 lts +/- de castrol power 1 Racing 10W30
e mais 1,5 Lts de óleo Castrol Power 1 Racing 10W40

futuramente será 1 Lt de 10W40 e o restante em 10W30

esta mistura é excelente nas Honda para o clima quente (verão) .

e o resultado foi excelente e vou continuar a usá-la o ano inteiro.

https://msdspds.castrol.com/msdspds/msdspds.nsf/CastrolResults?OpenForm&c=Portugal%20(PT)&l=Portuguese%20(PT)&p=POWER%201&n=&b=All&t=PDS&autosearch=No&autoload=No&sitelang=PT&output=Full&spu=Lubricants&unrestrictedmb=No&cols=0


 :bandeiraportugal:
misturar óleos...isso é boa ideia?

É apenas uma pergunta inocente porque nunca ouvi falar...:)
Não, não é.
Corres o (grande) risco de terem aditivos que juntos sejam incompatíveis.
É uma das primeiras coisas que te dizem: não misturar óleos. Nem que tenham a  mesma viscosidade, pois isso não é o problema.
« Última modificação: Agosto 29, 2017, 20:21:38, 20:21 por Pianoman »
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Agosto 29, 2017, 21:19:55, 21:19
Responder #56

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Boas

existe o Castrol Power 1

e existe o castrol Power 1 Racing

já usei os dois, prefiro o Rancing demora mais tempo a escurecer

a minha ultima muda foi agora em Julho e para confundir mais as mentes, aqui vai,

2,5 lts +/- de castrol power 1 Racing 10W30
e mais 1,5 Lts de óleo Castrol Power 1 Racing 10W40

futuramente será 1 Lt de 10W40 e o restante em 10W30

esta mistura é excelente nas Honda para o clima quente (verão) .

e o resultado foi excelente e vou continuar a usá-la o ano inteiro.

https://msdspds.castrol.com/msdspds/msdspds.nsf/CastrolResults?OpenForm&c=Portugal%20(PT)&l=Portuguese%20(PT)&p=POWER%201&n=&b=All&t=PDS&autosearch=No&autoload=No&sitelang=PT&output=Full&spu=Lubricants&unrestrictedmb=No&cols=0


 :bandeiraportugal:
misturar óleos...isso é boa ideia?

É apenas uma pergunta inocente porque nunca ouvi falar...:)
Não, não é.
Corres o (grande) risco de terem aditivos que juntos sejam incompatíveis.
É uma das primeiras coisas que te dizem: não misturar óleos. Nem que tenham a  mesma viscosidade, pois isso não é o problema.

Não te preocupes, eu sei o que faço, mais recomendo .

 :convivio:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Agosto 29, 2017, 21:23:23, 21:23
Responder #57

rodrigues

  • Visitante
Não tarda nada vai haver navios japoneses afundados  :lolol:

Agosto 29, 2017, 21:25:29, 21:25
Responder #58

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Não tarda nada vai haver navios japoneses afundados  :lolol:

Está bem apanhada Rodrigues, já parti o côco a rir  :lolol:

O " NAVIO AFUNDADO " é só um Maxsym 600

mas olha não vai haver não !!! é um óleo que dá +/- 10W32,5  pelas nossas contas e testes.

 :convivio:
« Última modificação: Agosto 29, 2017, 21:26:57, 21:26 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Agosto 29, 2017, 21:34:31, 21:34
Responder #59

rodrigues

  • Visitante
Não tarda nada vai haver navios japoneses afundados  :lolol:

Está bem apanhada Rodrigues, já parti o côco a rir  :lolol:

O " NAVIO AFUNDADO " é só um Maxsym 600

mas olha não vai haver não !!! é um óleo que dá +/- 10W32,5  pelas nossas contas e testes.

 :convivio:

Desculpa lá Clemente mas essa mistura vai dar 20w 70

É a soma dos dois  :lolol:

Quando mete óleos é de partir o côco a rir

Agosto 29, 2017, 21:41:49, 21:41
Responder #60

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Não tarda nada vai haver navios japoneses afundados  :lolol:

Está bem apanhada Rodrigues, já parti o côco a rir  :lolol:

O " NAVIO AFUNDADO " é só um Maxsym 600

mas olha não vai haver não !!! é um óleo que dá +/- 10W32,5  pelas nossas contas e testes.

 :convivio:

Desculpa lá Clemente mas essa mistura vai dar 20w 70

É a soma dos dois  :lolol:

Quando mete óleos é de partir o côco a rir

Lá vem o mesmo  problema outra vez, comprei a máquina nos chineses  :lolol:

 :bandeiraportugal:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Agosto 29, 2017, 21:56:27, 21:56
Responder #61

rodrigues

  • Visitante
Voltando ao tópico com ar sério  ;D

Não acham que gastam mais em óleos que gasolina?

Eu mudei aos 18.000 e só aos 30.000 vou andar de c..u para o ar a mudar.

65 € ( acho que foi isso) de 8 litros de 7100 dá para 3 mudas

Agosto 29, 2017, 22:12:19, 22:12
Responder #62

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(...)2,5 lts +/- de castrol power 1 Racing 10W30
e mais 1,5 Lts de óleo Castrol Power 1 Racing 10W40

futuramente será 1 Lt de 10W40 e o restante em 10W30

esta mistura é excelente nas Honda para o clima quente (verão) .

(....)


 :D :lolol: :feliz:

O Clemente, diga-se o que se disser, tem futuro garantido num show de comedy night.

Com a mistura de óleos é que fico um pouco reticente em crer que o bloco da Integra aguente...
Mas pronto, bota-lhe mistura lá para dentro... :bejeca:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 29, 2017, 22:23:13, 22:23
Responder #63

JPA

  • Visitante

Será que ???

O Fula também serve?... e se misturado com especial fritura ( espessante) rende mais?

Não esquecer que existe uma variante em spray... já se imagina a utilidade multi usos.

 :stuck_out_tongue_winking_eye:


O preço até que é em conta e isento de taxas ecolube

Agosto 29, 2017, 22:28:27, 22:28
Responder #64

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Se fosse uma Honda CUB, então tenho a certeza que a coisa decorreria sem stress algum...  Quem não se lembra do famoso vídeo da mesma??  :-\

Mas numa qualquer moto nova, a mistura de óleos diferentes (mesmo estando a referir-nos à mesma marca), já me deixs um pouco na "retranca".

Não tenho argumentos ou conhecimento para contradizer quem diz que utiliza e dá bom resultado, mas no meu pensamento a coisa não encaixa muito bem.  :-X
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 29, 2017, 22:29:38, 22:29
Responder #65

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
 Clemente, andei a pesquisar óleos lubrificantes e não me aparece nada escrito sobre diferenças entre o 10W 30 e o 10W 40  :pensador:

"Podemos encontrar disponíveis cinco tipos distintos de lubrificantes íntimos 1.

1. Lubrificantes à base de Petrolatum

Mais comum entre os lubrificantes e de mais fácil acesso. Alguns autores relatam casos de interferências com a eficácia de preservativos e alteração do balanço da flora vaginal, aumentando a irritação vaginal e o risco de infecção.

2. Lubrificantes à base de óleos naturais

Apesar de ser considerado mais seguro que os produtos à base de petrolatum, podem também ser considerados como meio de cultura para crescimento bacteriano e aumentar o risco de infecções.

3. Lubrificantes à base de água com glicerina

São os lubrificantes mais recentes, compostos por polímeros (géis) e adicionados à glicerina como agente umectante adicional. São capazes de reduzir o atrito sem causar uma sensação desconfortável de "engorduramento".

4. Lubrificantes à base de água sem glicerina

Opção menos habitual para usuárias que relatam desconforto ou intolerâncias à glicerina.

5. Lubrificantes à base de silicone

Opção com poder de deslizamento e redução do atrito, sendo bem aceitos pelas usuárias.

Por serem produtos destinados à utilização em mucosa, os lubrificantes íntimos são classificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) como produtos para a saúde, sendo requeridos estudos toxicológicos básicos (dermatotoxicologia) associados a estudos de segurança em condições normais de uso."

Agosto 29, 2017, 22:32:25, 22:32
Responder #66

sapina

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 92
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman 400 ABS
  • Localidade: Sintra
Este Clemente se não existisse tinha que ser inventado...misturar oleos...só mesmo tu, andas a fazer o mesmo que fizeste com a Sym, pode ser que tenhas uma surpresa...mas estou como o companheiro JPA disse, oleo fula lá para dentro, mais económico a todos os níveis, de certeza que sendo uma Honda isso é pneauts...

Agosto 30, 2017, 10:26:51, 10:26
Responder #67

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Se fosse uma Honda CUB, então tenho a certeza que a coisa decorreria sem stress algum...  Quem não se lembra do famoso vídeo da mesma??  :-\

Mas numa qualquer moto nova, a mistura de óleos diferentes (mesmo estando a referir-nos à mesma marca), já me deixs um pouco na "retranca".

Não tenho argumentos ou conhecimento para contradizer quem diz que utiliza e dá bom resultado, mas no meu pensamento a coisa não encaixa muito bem.  :-X

Boas,

não são óleos diferentes, são óleos iguais, só muda mesmo o grau de temperatura 30 ou 40, para tirar duvidas pode-se fazer testes cá fora a diferentes temperaturas e fica-se logo a saber se são incompatíveis .

 :convivio:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Agosto 30, 2017, 11:11:22, 11:11
Responder #68

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Partindo do principio que são sintetizados seguindo o mesmo processo e usam os mesmos aditivos não deve haver qualquer problema!
Na pratica, os "double ester" da Motul são mais ou menos isso.

Já misturando diferentes marcas a coisa pode ser um pouco imprevisível.

Agosto 30, 2017, 12:07:52, 12:07
Responder #69

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
E com que regularidade o pensas ir trocando, Clemente??

Com intervalos de 5.000-6.000Kms? :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 30, 2017, 12:50:29, 12:50
Responder #70

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Partindo do principio que são sintetizados seguindo o mesmo processo e usam os mesmos aditivos não deve haver qualquer problema!
Na pratica, os "double ester" da Motul são mais ou menos isso.

Já misturando diferentes marcas a coisa pode ser um pouco imprevisível.

Boas,

é isso mesmo DFelix

aliás o meu mecânico é o chefe de oficina de um Concesionário HONDA e em conversa com ele tb não acha nada de errado pelo contrário, para o nosso clima de verão o 10W30 quando muito quente fica aquém da plena lubrificação e o 10W40 é excessivo para estes motores

E com que regularidade o pensas ir trocando, Clemente??

Com intervalos de 5.000-6.000Kms? :nice:

Eu nunca fiz na minha moto integra 12.000 kms com o mesmo óleo, é como tenho dito, faço a muda geralmente no inicio do verão ou tempo quente, estamos a falar de Maio ou Junho ou mesmo Julho como aconteceu este ano, isso dá mais ou menos 6.000  ou  7.000 kms.

O óleo sendo barato como é o da Castrol Power 1 racing, não vale a pena andar ali 12.000 kms. digo eu não sei.....

 :bandeiraportugal:



« Última modificação: Agosto 30, 2017, 12:52:19, 12:52 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Agosto 30, 2017, 13:35:19, 13:35
Responder #71

rodrigues

  • Visitante
Como disse, eu não percebo nada de óleos,...mas depois de um curso acelerado de um dia para o outro descobri que misturar óleos que á primeira vista parecem iguais mas não o são e isso pode trazer maus resultados.

As caraterísticas técnicas destes 2 óleos são diferentes apesar de serem da mesma qualidade, diferem essencialmente no grau de viscosidade a quente.

Ambos são o Motul 7100

Reparem que o grau de densidade a frio é quase igual nos dois mas à medida que o 10W 30 vai aquecendo diminui a viscosidade e isso em motores já bem rodados não é bom.




« Última modificação: Agosto 30, 2017, 13:39:14, 13:39 por rodrigues »

Agosto 30, 2017, 14:06:47, 14:06
Responder #72

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa


pois estes dois óleos são precisamente iguais a base é a mesma, só  o aditivo tem a diferença de 10 graus

claro ao colocar um aditivo mais alto,  todos aqueles  mms nos diversos graus são diferentes (quantidade de óleo a revestir as peças)

Nada de novo...

 :convivio:

---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Agosto 30, 2017, 14:59:03, 14:59
Responder #73

sapina

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 92
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman 400 ABS
  • Localidade: Sintra
Oh Clemente, sabes em que situação é que se misturam com o mesmo grau de temperatura mas com graus diferentes de viscosidade?

Por exemplo 15w40 com 10w40...
« Última modificação: Agosto 30, 2017, 15:02:22, 15:02 por sapina »

Agosto 30, 2017, 15:03:47, 15:03
Responder #74

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Oh Clemente, sabes em que situação é que se misturam com o mesmo grau de temperatura mas com graus diferentes de viscosidade?

Por exemplo 15w40 com 10w40...

Diz lá que eu não sei !

 :convivio:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Agosto 30, 2017, 15:17:49, 15:17
Responder #75

sapina

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 92
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman 400 ABS
  • Localidade: Sintra
Oh Clemente, sabes em que situação é que se misturam com o mesmo grau de temperatura mas com graus diferentes de viscosidade?

Por exemplo 15w40 com 10w40...

Diz lá que eu não sei !

 :convivio:

Em motores com elevada quilometragem e que já consomem óleo entre cada revisão, ou seja, se num motor o óleo a usar é o 10w40 e se este já bebe óleo devido à elevada quilometragem entre efetua-se uma mistura de 10w40 com 15w40 numa proporção de 2/3 1/3.

Na oficina onde trabalho ao sábado o mecânico faz este procedimento em alguns motores com elevada quilometragem e que bebem óleo, como é o exemplo de uma Citroen Berlingo com o motor 1.9 disel atmosférico com cerca de 850.000km.

Agosto 30, 2017, 15:32:58, 15:32
Responder #76

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa

Isso eu sei,fazia-se isso nas MAN  no Batista Russo, aumentava-se/misturava-se por exemplo de um 10W40 para um 15W40 ou mesmo um 20W50 .

Aqui o processo é idêntico, no clube NC o pessoal está quase todo a utilizar o 10W40 porque o motor fica mais silencioso , no verão tudo bem porque trabalha a altas temperaturas geralmente, mas no inverno já não tiram o total beneficio do 10W40 .

 :convivio:
« Última modificação: Agosto 30, 2017, 15:46:46, 15:46 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Agosto 30, 2017, 16:32:16, 16:32
Responder #77

Pianoman

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1308
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
Se usam o 10W40, usam mal porque o recomendado pela Honda é o 10W30....
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Agosto 30, 2017, 16:41:17, 16:41
Responder #78

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Se usam o 10W40, usam mal porque o recomendado pela Honda é o 10W30....

Como sabes tem existido lá no clube NC ,  uma grande controversa, pessoalmente recomendo o 10W30 porque é o que a marca recomenda, mas tenho suficiente sensibilidade auditiva para ver que o 10W30 em pleno Alentejo ou em filas com temperaturas ambiente 38 graus e mais fica aquém da proteção devida, ouvindo-se o  trabalhar do motor metal com metal, foi por isso que me levou a colocar 3lts de 10W30 e 1 Lt de 10W40 isto dá um 10W32,5 e o resultado é excelente após 2.000 kms. +/- .

Para já esta graduação 10W32,5 é excelente para as nossas temperaturas.

 :convivio:
« Última modificação: Agosto 30, 2017, 16:43:22, 16:43 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Agosto 30, 2017, 16:49:15, 16:49
Responder #79

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
...e o 10W40 é excessivo para estes motores

Tecnicamente o 10W40 é o multigrade mais indicado para o nosso clima.
Daí que seja a opção mais comum.

Isto considerando motores "normais".
Pois em motores de alta performance, motores antigos ou mesmo modernos refrigerados a ar pode fazer sentido outras viscosidades.

O óleo sendo barato como é o da Castrol Power 1 racing, não vale a pena andar ali 12.000 kms. digo eu não sei.....

Mal ao motor não faz!
O único componente afectado é a carteira.

Em motores com elevada quilometragem e que já consomem óleo entre cada revisão, ou seja, se num motor o óleo a usar é o 10w40 e se este já bebe óleo devido à elevada quilometragem entre efetua-se uma mistura de 10w40 com 15w40 numa proporção de 2/3 1/3.

Já tive motores com elevada quilometragem que não consumiam lubrificante.
Tal como practicamente novos que já consumiam.

Desconheço essa prática.
Honestamente não vejo é razão para não adoptar logo à partida o 15W40 por inteiro.
Afinal, a viscosidade afectada é a frio.

...como é o exemplo de uma Citroen Berlingo com o motor 1.9 disel atmosférico com cerca de 850.000km.

Tás a falar de carros, pá!
Esquece lá isso! São coisas diferentes.
Ainda por cima a diesel.


...no verão tudo bem porque trabalha a altas temperaturas geralmente, mas no inverno já não tiram o total beneficio do 10W40 .

Para quem não usa a moto durante o verão um 10W30 pode até trazer benificios ao nível dos consumos.
Queres competir com os consumos do rodrigues?
Vais ter que desligar a moto nas descidas!  :D

Agosto 30, 2017, 16:59:16, 16:59
Responder #80

Pianoman

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1308
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
Se usam o 10W40, usam mal porque o recomendado pela Honda é o 10W30....

Como sabes tem existido lá no clube NC ,  uma grande controversa, pessoalmente recomendo o 10W30 porque é o que a marca recomenda, mas tenho suficiente sensibilidade auditiva para ver que o 10W30 em pleno Alentejo ou em filas com temperaturas ambiente 38 graus e mais fica aquém da proteção devida, ouvindo-se o  trabalhar do motor metal com metal, foi por isso que me levou a colocar 3lts de 10W30 e 1 Lt de 10W40 isto dá um 10W32,5 e o resultado é excelente após 2.000 kms. +/- .

Para já esta graduação 10W32,5 é excelente para as nossas temperaturas.

 :convivio:
Não vejo controvérsia.
Sinceramente acho que o pessoal inventa demais.
Já que foi particularizado com as NCs, eu pego no exemplo e pergunto:
1- não leves a mal, mas achas que vou confiar mais nos engenheiros da Honda ou no Clemente?
2- quantas NCs conheces com bastantes quilómetros já feitos?
Eu respondo: várias.
3- dessas várias algum proprietário andou a "mexer" nos óleos?
Eu respondo: parece-me que nenhum.
4- quantas NCs conheces com problemas no motor devido ao óleo?
Eu respondo: nenhuma.

Posto isto, a pergunta final:
Para quê inventar?

(O meu caso pessoal: 49.000km, muitos deles feitos no Alentejo no verão (Mourão, por exemplo) ou Espanha no Pico do verão e não me parece que o motor da minha NC tenha problemas devido a usar 10W30.)
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Agosto 30, 2017, 17:01:55, 17:01
Responder #81

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Se usam o 10W40, usam mal porque o recomendado pela Honda é o 10W30....

Como sabes tem existido lá no clube NC ,  uma grande controversa, pessoalmente recomendo o 10W30 porque é o que a marca recomenda, mas tenho suficiente sensibilidade auditiva para ver que o 10W30 em pleno Alentejo ou em filas com temperaturas ambiente 38 graus e mais fica aquém da proteção devida, ouvindo-se o  trabalhar do motor metal com metal, foi por isso que me levou a colocar 3lts de 10W30 e 1 Lt de 10W40 isto dá um 10W32,5 e o resultado é excelente após 2.000 kms. +/- .

Para já esta graduação 10W32,5 é excelente para as nossas temperaturas.

 :convivio:
Não vejo controvérsia.
Sinceramente acho que o pessoal inventa demais.
Já que foi particularizado com as NCs, eu pego no exemplo e pergunto:
1- não leves a mal, mas achas que vou confiar mais nos engenheiros da Honda ou no Clemente?
2- quantas NCs conheces com bastantes quilómetros já feitos?
Eu respondo: várias.
3- dessas várias algum proprietário andou a "mexer" nos óleos?
Eu respondo: parece-me que nenhum.
4- quantas NCs conheces com problemas no motor devido ao óleo?
Eu respondo: nenhuma.

Posto isto, a pergunta final:
Para quê inventar?

(O meu caso pessoal: 49.000km, muitos deles feitos no Alentejo no verão (Mourão, por exemplo) ou Espanha no Pico do verão e não me parece que o motor da minha NC tenha problemas devido a usar 10W30.)

Quando andares com um capacete JET, já te apercebes melhor do que digo .

Com modulares ou fechados não ouço nada.

 :bandeiraportugal:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Agosto 30, 2017, 17:04:52, 17:04
Responder #82

Pianoman

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1308
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica



Quando andares com um capacete JET, já te apercebes melhor do que digo .

Com modulares ou fechados não ouço nada.

 :bandeiraportugal:

Queres ver que os engenheiros e pilotos de testes da Honda só andam com capacetes integrais?
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Agosto 30, 2017, 17:46:51, 17:46
Responder #83

sapina

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 92
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman 400 ABS
  • Localidade: Sintra
Tás a falar de carros, pá!
Esquece lá isso! São coisas diferentes.
Ainda por cima a diesel.

Olha agora, queres ver que são só os motores diesel que bebem óleo  :napodeser: :napodeser:...mas dou-te outro exemplo, Honda Civic 1.4 LSI de 1998 com cerca de 400.000km, como bebe óleo leva mistura entre 10w40 (o que a marca manda) mais 15w40 na mesma proporção 2/3 1/3.

Agosto 30, 2017, 17:50:47, 17:50
Responder #84

rodrigues

  • Visitante
Pois bem, eu sei que a marca recomenda 10W 30 mas eu uso o Motul 7100 10W 40 desde os 18.000 à minha responsabilidade e não inventei nada porque o recomendado não quer dizer que seja o melhor.

O facto da Honda recomendar o 10W 30 refere-se à especificação mínima, mas se quisermos, podemos colocar melhor, o manual diz para usar o recomendado ou superior.

Se o 10W 40 é o recomendado para o nosso clima principalmente no verão porque razão não hei-de usar ?...

Além disso o 7100 10W 40 é recomendado para motores de alta performance e porquê ? porque resiste melhor a altas temperaturas.

« Última modificação: Agosto 30, 2017, 17:56:41, 17:56 por rodrigues »

Agosto 30, 2017, 18:48:32, 18:48
Responder #85

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Mais um "oleogate" outra vez...

Mais uma vez os digo que para os vossos motores seja 30 ou 40 não faz nenhuma diferença ou negligenciável.

Faz mais diferença sim as rpm que levam a máquina e o estilo de condução do que essas tangas da temperatura.

Se me dizem que vivo numa zona fria, neve, gelo etc... e arranco logo sem deixar aquecer ou que gosto de andar sempre em altas etc... E por isso uso este óleo ou este outro ... ainda aceito que vale a pena discutir senão nem vale a pena estar com teorias não fundamentadas.

De qualquer modo respeito as opiniões até  porque isto dos óleos é como as gasolinas e outros acessórios, é também uma questão de marketing... qual é o autocolante mais fixe? Motul, Castrol, BP... e muitos.
ah pois alguns vem da mesma fábrica ;)

Boas curvas


Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Agosto 30, 2017, 19:38:27, 19:38
Responder #86

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Olha agora, queres ver que são só os motores diesel que bebem óleo  :napodeser: :napodeser:...mas dou-te outro exemplo, Honda Civic 1.4 LSI de 1998 com cerca de 400.000km, como bebe óleo leva mistura entre 10w40 (o que a marca manda) mais 15w40 na mesma proporção 2/3 1/3.

O sistema de lubrificação da generalidade dos motociclos é partilhado com a embraiagem e a caixa.
Os requisitos ao nível de aditivos são diferentes. A contaminação é diferente.
É tudo muito diferente. Esquece os carros!

Um motor de moto pode queimar lubrificante por razões que não tem a ver com desgaste.
Por essas razões tão facilmente encontras modelos que mesmo novas consome. Outras com centenas de milhares que não.

O facto da Honda recomendar o 10W 30 refere-se à especificação mínima, mas se quisermos, podemos colocar melhor, o manual diz para usar o recomendado ou superior.

Não é muito correcto dizer que o 10W40 é "melhor" que 10W30.
Podes quanto muito dizer que o Motul 7100 é melhor que o lubrificante original Honda. Até porque existe uma certificação na embalagem a comprovar.

Mas a escolha da viscosidade depende das condições de utilização e características do motor.

porque resiste melhor a altas temperaturas.

O que entendes por altas temperaturas?
Estar no alentejo com 40º à sombra? Ou ter o motor a 120ºC?

São coisas diferentes.
O que o 10W40 te oferece é uma maior amplitude de utilização. Podes usar todo o ano sem te preocupar com isso!
O que não quer dizer que o 10W30 não seja "melhor" durante a maior parte do ano.

Não te esqueças que a graduação á direita do W é a viscosidade a 100º.
Um 10W40 será sempre um lubrificante com maior viscosidade na temperatura de funcionamento do motor que um 10W30!

De qualquer modo respeito as opiniões até  porque isto dos óleos é como as gasolinas e outros acessórios, é também uma questão de marketing...

Preferir entre um Motul ou um Shell que apresente exactamente as mesmas certificações... sim, é uma questão de marketing.
Já a escolha da viscosidade é algo um pouco mais técnico. E esta tema do 10W30 vs 10W40 é pertinente. Se vivêssemos na europa central certamente não.

« Última modificação: Agosto 30, 2017, 20:03:03, 20:03 por dfelix »

Agosto 30, 2017, 19:43:33, 19:43
Responder #87

rodrigues

  • Visitante
Se usam o 10W40, usam mal porque o recomendado pela Honda é o 10W30....

Caro amigo, usar um óleo melhor é fazer mal ?

A Honda recomenda o semi-sintético 10W 30 ou superior e tu sabes que eu ando muito de verão e quase hiberno de inverno e chego a andar todo o dia em Trás os Montes com muito calor e aqueles montes são muito exigentes para o motor.

Se o superior consegue ser mais barato que o da Honda o que farias tu ?

Agosto 30, 2017, 19:49:49, 19:49
Responder #88

rodrigues

  • Visitante

O que entendes por altas temperaturas?
Estar no alentejo com 40º à sombra? Ou ter o motor a 120ºC?

São coisas diferentes.
O que o 10W40 te oferece é uma maior amplitude de utilização. Podes usar todo o ano sem te preocupar com isso!
O que não quer dizer que o 10W30 não seja "melhor" durante a maior parte do ano.

Não te esqueças que a graduação á direita do W é a viscosidade a 100º.
Um 10W40 será sempre um lubrificante com maior viscosidade na temperatura de funcionamento do motor que um 10W30!


Que me lembre, eu não falei da temperatura do ar ambiente, por essa razão eu escolhi o 40 pois também faço algum Off-road e fazer kms em 2 ª e 3ª obviamente que aquece mais o motor.

Agosto 30, 2017, 20:03:49, 20:03
Responder #89

Pianoman

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1308
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
Se usam o 10W40, usam mal porque o recomendado pela Honda é o 10W30....

Caro amigo, usar um óleo melhor é fazer mal ?

A Honda recomenda o semi-sintético 10W 30 ou superior e tu sabes que eu ando muito de verão e quase hiberno de inverno e chego a andar todo o dia em Trás os Montes com muito calor e aqueles montes são muito exigentes para o motor.

Se o superior consegue ser mais barato que o da Honda o que farias tu ?
Mas o 10W40 não é melhor (nem pior) do que o 10W30...
Onde se pode dizer usar "superior" é na norma API, pois aí é que há evolução, e portanto, superior e inferior.
O 20, 30 etc. (e sei que não estou a ensinar nada) refere-se ao comportamento do óleo a determinadas temperaturas, vulgo viscosidade.

Concluindo: um 10W40 pode não ser superior ao 10W30, pois essa superioridade depende de outros factores.

E volto a dizer. O recomendado pela Honda para ESTES motores de que falamos (CBs e NCs) é 10W30. Nunca na minha vida vou conseguir testar tanto quanto os engenheiros da Honda testaram. Não tenho essa pretensão...logo... não invento.
« Última modificação: Agosto 30, 2017, 20:04:50, 20:04 por Pianoman »
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Agosto 30, 2017, 20:28:02, 20:28
Responder #90

Sal

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 658
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
Bem no meu caso....a CBF600SA que já conta com 76.000km leva óleo Motul 7100 10W40.

O aconselhado pela marca é realmente o 10W30 como podem ver na imagem...


...mas na página seguinte diz isto sobre viscosidade...


Isto é o que o manual da minha moto diz

Agosto 30, 2017, 21:26:18, 21:26
Responder #91

rodrigues

  • Visitante
A Honda recomenda o genuíno semi-sintético 10w30 para a maioria dos seus motores porque simplesmente não fabrica outro.

Um manual não é o Diário da República que temos de cumprir escrupulosamente as leis que lá rezam.

Eu apenas cumpro as especificações de tolerâncias como a folga da corrente por exemplo.

Acham que vou mudar as velas aos 24.000 kms quando todos sabemos que duram à vontade 40.000?

Por favor,... Não sejam assim tão ingénuos.

Guardem o dinheiro para umas jolinhas  :bejeca:

Agosto 30, 2017, 21:35:18, 21:35
Responder #92

Pianoman

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1308
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
« Última modificação: Agosto 30, 2017, 21:38:49, 21:38 por Pianoman »
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Agosto 30, 2017, 21:36:04, 21:36
Responder #93

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa

Boas,

pois eu tenho em mente que o melhor óleo de todos desde o 0w20 até ao 20w50 , o melhor deles todos é o 10W40 é o óleo mais desenvolvido tecnologicamente,  de todos eles foi o óleo que teve um estudo mais aprofundado e testado

o 10W30 é um lubrificante  que tem muito ainda para crescer na sua qualidade

o 10W40 foi e é ainda o óleo mais utilizado por todas as marcas, antigamente anos 70 +/- era o 15W40 e o 20W50 em camiões

Rodrigues , óleos Premium ou para motores de alta perfomance, existem em todas as viscosidades.

esta é a minha opinião, digo eu não sei.....

 :bandeiraportugal:
« Última modificação: Agosto 30, 2017, 21:40:40, 21:40 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Agosto 30, 2017, 21:43:32, 21:43
Responder #94

rodrigues

  • Visitante
« Última modificação: Agosto 30, 2017, 21:57:41, 21:57 por rodrigues »

Agosto 31, 2017, 00:14:58, 00:14
Responder #95

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Que me lembre, eu não falei da temperatura do ar ambiente, por essa razão eu escolhi o 40 pois também faço algum Off-road e fazer kms em 2 ª e 3ª obviamente que aquece mais o motor.

Foi precisamente por isso que perguntei!
É que a temperatura ambiente é um dos principais argumentos para optar por um 10W40!
Por essa razão a Honda apesar de indicar o 10W30... não deixa de ter também a indicação do 10W40 como está na segunda pagina que o Sal colocou!
Vou sublinhar para não haver duvidas!



Já a temperatura de funcionamento do motor é suposto não variar muito mesmo que andes 1ª no red line aos saltos nos montes.
A ventoínha no radiador está lá para isso!


pois eu tenho em mente que o melhor óleo de todos desde o 0w20 até ao 20w50 , o melhor deles todos é o 10W40 é o óleo mais desenvolvido tecnologicamente,  de todos eles foi o óleo que teve um estudo mais aprofundado e testado...

Ó Clemente...

Um 0w20 será um lubrificante que a frio corresponde a um SAE0 e a quente (100ºC) é um SAE20.
Um 20w50 será um lubrificante que a frio corresponde a um SAE20 e a quente (100ºC) é um SAE50.
Um 10w40 é um lubrificante que a frio corresponde a um SAE10 e e quente (100ºC) é um SAE40.

Não há aqui melhores nem piores! Nem mais nem menos tecnologia.
O que há são diferentes ofertas dum produto que podem ser mais ou menos adequadas de acordo com o ambiente em que se utiliza e as características do motor!

A Honda recomenda um 10W30 e pelos vistos para ambientes mais quentes aprova o 10W40!  (obrigado Sal por colocares a página do manual!)
Bate certo! Não há nada a enganar!

Mas isto não quer dizer que o 10W30 seja uma bosta e o 10W40 seja a melhor invenção desde a descoberta do sexo oral.
Pois diferentes motores podem ter diferentes necessidades.
Uma superdesportiva de alta performance que funcione com tolerâncias internas baixíssimas para o seu funcionamento exige menores viscosidades, sobretudo a frio. Por isso o manual da S1000RR recomenda um 5W40!
Um motor arrefecido a ar como o da minha scrambler, que trabalha com maiores tolerâncias para com as dilatações leva um 15W50!

« Última modificação: Agosto 31, 2017, 00:16:09, 00:16 por dfelix »

Setembro 11, 2017, 03:32:40, 03:32
Responder #96

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Uma explicação simples e concreta sobre as especificações dos óleos e respectivo efeito na prática.

O video fala de óleos para carros, mas para as motas aplica-se o mesmo principio.


Setembro 11, 2017, 10:43:22, 10:43
Responder #97

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Na minha moto actual, uma Honda NC750S estou a utilizar o Amsoil 10W40 METRIC. Segundo o que tenho lido é um super óleo e a prova disso é que a caixa de velocidades ficou uma luva e o motor com um trabalhar mais silencioso.

Este: https://www.oildepot.ca/products/amsoil-synthetic-motor-oils/sae-10w-40-synthetic-motorcycle-oil-mcf/

João  :scooter: :scooter:

Setembro 11, 2017, 13:03:23, 13:03
Responder #98

Pianoman

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1308
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
Alguém conhece ou tem opinião sobre os óleos da Liqui Moly?
É que sou capaz de arranjar isso com preços mais em conta mas só se forem de qualidade superior.
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Setembro 11, 2017, 18:52:00, 18:52
Responder #99

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
O Liqui Moly é fabricado pela Meguin na Alemanha.

A Liqui Moly sempre fabricou Aditivos para todas as utilizações e comprou esta Fabrica que é também a mais antiga da Europa no fabrico de óleos, para ter no seu Catálogo bons óleos.

Muitíssimo bons por sinal.

João  :scooter: :scooter: