Autor Tópico: Motos com motor Diesel...na história do Motociclismo.  (Lida 3380 vezes)

Outubro 13, 2017, 17:34:29, 17:34
Lida 3380 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Motos com motor Diesel...na história do Motociclismo.






A publicação Francesa Lerepaire des Motards.com (http://www.lerepairedesmotards.com) colocou online um artigo que não resisto a partilhar convoso, até porque quase de certeza serão muito poucos os que saberiam da existência da maioria das motos que deixarei imagem, ou então...se as viram alguma vez em imagens, muito provavelmente não as terão nunca associado ao facto de terem motores Diesel.

E a instalação de motores Diesel não é de todo algo feito unicamente por uns "artistas" num qualquer barracão e só para dizerem que fizeram algo diferente. Nada disso!

Existem motos com motor diesel desde há várias décadas, assim como existem também mais recentes como o caso da gigante Indiana Hero MotoCorp...e o desenvolvimento de algumas delas não se pode apontar como "insipiente" ou sem resultados práticos e reais.

Tudo bem que também há um ou outro exemplo de adaptação de motor diesel do Peugeot 205 e também do Citroen AX a diesel, mas desde que a coisa resulte...Why Not?

Se acaso se "torcer o nariz" quanto a uma adaptação, sempre se poderá dizer que anda por aí uma com metade do motor de um Jazz 1.4. :D

Bem....vamos a exemplos e depois pesquisem no link abaixo algumas das características destas máquinas.
Provavelmente ficarão surpreendidos. :nice:

Mas ainda assim e só para aguçar um bocadinho o "apetite" antes de verem as imagens, sempre posso dizer que a muito interessante Track t-800 CDI, tem 50cv atingidos às 3000Rpm, um binário de 12,2m/kg bem cedo (às 1800Rpm), alcança uma velocidade máxima de 160km/h, consome em média 3L/100Kms e consegue uma respeitável autonomia de 600Kms. E não é só aparência, pois tanto as suspensões como os travões de qualidade (Brembo) acompanham o design desta máquina a atirar para o Adventure. ;)


Norton Sydney (UK, 1950)


Sooraj Sunbeamer


Kawasaki KLR, type M1030M1


Neander Turbo


Track t-800 CDI


Boccardo Aero


Star Twin Thunderstar 1200 TDI


Hero MotoCorp RNT 150 TDI


Royal Enfield Taurus


http://www.lerepairedesmotards.com/dossiers/motos/top-10-des-motos-diesel.php
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 13, 2017, 18:27:18, 18:27
Responder #1

pacama

  • Visitante
Falta aí a KTM diesel. Cheguei a ler um ensaio dela.

Outubro 13, 2017, 18:35:31, 18:35
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
E até faltarão outras, companheiro.   ;)

O objectivo do tópico era dar a conhecer que existiram...e existem ainda.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 13, 2017, 20:54:38, 20:54
Responder #3

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Não há muitos anos, numa concentração de motos na Lousã, encontrei  um, Alemão com uma ENFIELD Diesel.

Segundo ele de Sintra até á Lousã gastou 5€ de gasóleo.

João  :scooter: :scooter:

Outubro 13, 2017, 22:39:11, 22:39
Responder #4

pedroareias

  • Visitante
Não compreendo porque é que não se usaram, nem usam motores 2 Tempos Diesel nas motos. Em termos de compacidade são quase imbatíveis e têm bastante potência a baixas rpm.

A poluição, pronto, falemos de outros temas, mas não compreendo... espera aí... ah, sim, pois. Deve mesmo ter sido a poluição.

Outubro 14, 2017, 13:48:09, 13:48
Responder #5

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não deixo de ficar na dúvida se acaso o desenvolvimento tecnológico fosse equiparado àquilo que acontece com os motores de moto a gasolina, se não se tornaria o diesel - em determinados segmentos de motos - como algo altamente vantajoso, útil, com ainda mais longevidade e até menos poluente.

Mas pronto....nas motos não terá havido vontade e as emissões, sem desenvolvimento tecnológico a ajudar, ficou-se por casos isolados.  :-X
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 14, 2017, 14:20:10, 14:20
Responder #6

pedroareias

  • Visitante
A 4 tempos talvez fosse complicado. Atmosféricas seriam 1000cc com 30 ou 35 cavalos e com turbo e intercooler seriam caríssimas e pesadas. A 2 tempos a questão é fundamentalmente as emissões. Agora há motores 2 tempos Diesel com 3 e 4 milhões de quilómetros em locomotivas e camiões. A própria Renault fez um protótipo há 10 anos, mas não foi adiante.
« Última modificação: Outubro 14, 2017, 14:21:11, 14:21 por pedroareias »

Outubro 14, 2017, 17:39:23, 17:39
Responder #7

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A MCN testou a Track em 2009 e não apreciou muito aquilo.... :D

Mas de entre toda aquela estranheza que li nesse artigo, uma coisa ressaltou:

Aquele motor de 800cc tem uma vida útil expectável, ou está preparado para aguentar....250.000 Milhas. São +400.000Kms.

Mas caramba, vibra bastante e parece-se mesmo com o som produzido por um tractor.  :D

O que vale é que em termos de andamento (aparentemente) não parece ser nenhuma pastelona.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 14, 2017, 21:42:16, 21:42
Responder #8

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Atualmente o diesel está cada vez mais condenado,já se sabia mas cada vez mais se vai lendo por esse mundo fora que o combustível"sujo"tem os dias contados,pena que não tenha sido a mais tempo e tenha levado uma Europa com  diesel mania mas a mentalidade está a mudar para nosso bem.
Numa moto ,para mim não faz sentido ouvir algo "a partir tanta pedra".
membro numero 16