Autor Tópico: The Original Superbike  (Lida 1412 vezes)

Setembro 25, 2018, 00:13:00, 00:13
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Sapiens21

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The Original Superbike






As motos têm mudado imenso de década para década...seja na área dos materiais aplicados, nas tecnologias, no design, nos gadgets, sistemas de segurança ou soluções técnicas.

Pois se de uma década para outra já existe muito a referir no desenvolvimento e lado high-tech de um motociclo....imaginem então + de 100 anos!!

A moto que vos convido a ler um pouco da sua história é a Curtiss V8, projetada e construída por um pioneiro da aviação e motociclismo (Glenn Curtiss), e de que aposto já viram alguma vez uma imagem da mesma na web...

Pois foi àquela mesma que o website Californiano Cyclenews.com deu recentemente destaque e intitulou o seu artigo como "The original Superbike".

A história garanto que vale a pena conhecer (ver link no final).


Um excerto:


"(....)The Curtiss V-8 was simply the most incredible motorcycle of the first decade of the sport and arguably of all time. A true Superbike worthy of the name, the 4000cc V-8-powered machine clocked an unbelievable 136 miles per hour on Ormond Beach in Florida, with builder Glenn Curtiss at the controls. It was perhaps the biggest news in all of motorcycling in first decade of the 20th century.(....)


(....)The overall weight of the machine was a surprisingly lean 275 pounds (são cerca de 125Kg). Because of the size of the engine, the seat was mounted rearward. This in turn necessitated extra-long handle bars, which made steering awkward. It used an automobile rear wheel and a motorcycle front wheel. The tires were specially made by B.F. Goodrich.
The Curtiss V-8 engine was air-cooled, producing approximately 40 horsepower at 1,800 rpm. The motorcycle used shaft drive because a conventional chain-and-belt transmission could not handle the power of the massive V-8. (....)"



https://www.cyclenews.com/2018/09/article/archives-the-original-superbike/






"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Setembro 25, 2018, 01:05:39, 01:05
Responder #1

pedroareias

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2 pontos:

1) A potência devia ser superior aos 40 cavalos declarados (136 mph!). Veículos da "brass era" eram medidos de forma  conservadora e por vezes produziam bastante mais do que o anunciado.

Cf. https://www.hemmings.com/magazine/hcc/2012/04/Top-Ten-Most-Powerful-Classics/3710531.html "The result was a deliberately low rating, a minimum safe figure that was generally 25 to 30 percent under what a quality automobile's engine might actually make. Once you attained higher engine speeds, you could expect an additional 25 to 30 percent, so for some well-made powerful cars, the engine might be as much as 50 percent underrated. Lastly, it was really only remotely accurate, between four- and six-inch bores, and overrated small engines more than it underrated large ones.

Cadillac, for instance, mentioned in their literature that actual horsepower was "higher than calculated." As anyone who's driven a quality early car can attest, there's often more going on under the hood than the 30hp a model designation indicates.
"

2) O binário (que depende muito da cilindrada em motores atmosféricos) devia ser assustador!

Setembro 25, 2018, 07:39:43, 07:39
Responder #2

Sapiens21

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Bem...deve ser por isso que mencionam "producing approximately 40 horsepower".

Não havia propriamente certezas e o facto de ser um bloco com mais de um século, ajudando a este argumento o facto de as medições serem mais rudimentares nessa época, pelos vistos resultava na indicação de números abaixo do real. :)

Presumo então, apesar de o artigo se referir a automóveis, que esta Curtiss estivesse próxima dos 50cv...

Com 4.000cc...pff... brute force :o
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Setembro 25, 2018, 09:04:32, 09:04
Responder #3

pedroareias

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Apesar de serem automóveis, o Leno já mencionou várias vezes esse facto relativamente à motos. Declaram 40 cavalos mas podem ser 60 ou mais. Ele próprio tem dinamómetro e constatou isso. Basta olhar para o número de motos a passar largamente os 200 no cronómetro e a declararem potências modestas.

Setembro 25, 2018, 09:10:08, 09:10
Responder #4

Africandruglord

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Aquele guiador  :lolol:


Setembro 25, 2018, 09:12:11, 09:12
Responder #5

Sapiens21

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Setembro 25, 2018, 10:50:09, 10:50
Responder #6

pedroareias

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O motor é muito longo e longitudinal, para chegar à roda da frente só com um guiador comprido.

Os pormenores técnicos destas motos com 100 anos ou mais são fascinantes.

Uma das conclusões a que chego é que eram feitas com objectivos a longo prazo e por isso têm grande durabilidade. Sobre a "Brass Era" conclui-se que as pessoas compravam uma moto ou automóvel com expectativas de durabilidade equivalentes às de uma casa.

Aquele guiador  :lolol:

Setembro 25, 2018, 11:53:44, 11:53
Responder #7

Sapiens21

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Faz sentido, porque a ideia de um motociclo (ou automóvel) nessa época, imagino que na geranealidade dos casos se fizesse valer de argumentos algo diferentes do que ocorre agora.

O consumismo era ele próprio diferente. As coisas seriam (e tinham mesmo de ser)...built to last.
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