Autor Tópico: K100 - os segredos do primeiro motor 4 cilindros da BMW  (Lida 4728 vezes)

Novembro 27, 2018, 16:10:06, 16:10
Lida 4728 vezes

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
BMW K100, foi a primeira moto da BMW a estrear um motor de 4 cilindros

Já é comum associarmos a BMW a motociclos com motorização tipo boxer, que é diferente das motorizações disponíveis em quase todos os outros motociclos actualmente em comercialização de outras marcas.
Historicamente também sempre vimos uma tentativa da marca bávara em se diferenciar de todos os outros, optando quase sempre por soluções mecânicas, estéticas e electronicamente distintas e diferentes.
Aconteceu o mesmo, precisamente na primeira tentativa da BMW em ter um motociclo com motor de 4 cilindros.

Assim, o primeiro motor de 4 cilindros da marca bávara também era diferente, e ainda é, de todos os motores de 4 cilindros das outras marcas, apresentando uma configuração 4 cilindros em linha mas deitado sobre o lado esquerdo do motor, minimizando a altura do motor, reduzindo o centro de gravidade, e com o cárter para óleo aparafusado na base do motor, tornando mais fácil de o manter.

O motor basicamente é constituído por três partes:
-a base central com os cilindros
-a cabeça do lado esquerdo
-a bandeja de óleo na parte inferior

As tampas da cabeça e do lado oposto podem ser removidas sem ter que se tirar o motor da moto, permitindo o fácil acesso ao interior do motor, nomeadamente o acesso a bielas, rolamentos e afins…

Na imagem (que me parece estar espelhada) consegue-se ver precisamente a diferença do formato/desenho das tampas de motor de ambos os lados:


Para os que se interessarem por mecânica em geral podem se deliciar com o seguinte artigo, de onde retirei esta informação aqui publicada:
https://www.motociclismo.it/bmw-k-100-1000-segreti-motore-4-cilindri-sogliola-69927
(no link tem muito açucar para os diabéticos de mecânica em geral)

Para o publico em geral, as especificações da moto/motor são:
987cc, DOHC - dupla árvore de cames,
90cv às 8000rpm
85,8Nm às 6000rpm
taxa compressão 10,2:1
caixa manual 5 velocidades
~220kmh velocidade máxima
243kg peso em cheio

A K100 foi produzida nas seguintes variantes:
K100 - naked


K100C - pequena carenagem junto ao guiador


K100RS - carenagem completa, versão desportiva


K100LT - carenagem completa e vidro de maior dimensão, a versão de luxo de turismo



K100TIC - modelo desenvolvido especificamente para policia e bombeiros



A K75 foi desenvolvida ao mesmo tempo que a K100 mas entrou em comercialização um ano após da K100, por questões de marketing.
A K75 dispõe de um motor idêntico ao K100 mas com menos um cilindro, sendo então um tricilindrico e mantendo o mesmo curso e diâmetro do K100, passando a dispor de 740cc em vez dos 987cc do K100.

Entretanto, a pesquisar mais sobre o assunto, que me cativou bastante a atenção, encontrei um blog brasileiro com um artigo a falar das 10 motos da BMW que fizeram história.
Engraçada a forma como era conhecida a K100RS na altura, e com toda a certeza derivado à disposição e formato do motor, era chamada portanto como "o tijolo voador", e em 1983 foi também o primeira modelo a inaugurar a sigla/linha K da marca bávara.
http://www.bestriders.com.br/10-motos-bmw-que-fizeram-historia/


E voltando à primeira K100, umas fotos da moto e seus pormenores que ainda hoje não se encontram em modelos de marcas mais economicas:





(tomara muita moto ter um kit de ferramentas tão completo...)

Retirando o motor... o que sobra de moto é isto:


nota de rodapé: no fórum já foi mencionado por algumas vezes sobre o modelo K100LT mas julgo que noutra perspectiva, uma fácil pesquisa no fórum e está lá mais para ler.

« Última modificação: Novembro 27, 2018, 17:08:04, 17:08 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Novembro 27, 2018, 17:47:40, 17:47
Responder #1

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Belo tópico...  :nice: :nice:

Para um modelo dessa época, com 90cv e a pesar praticamente o mesmo que uma actual R1250GS (versão base)...não deixa de me impressionar a capacidade em alcançar os 220Kmh.  :nice: :nice:

Uma actual 850GS (várias décadas mais moderna) e com os seus 95cv, tenho algumas dúvidas que consiga melhor...  :)

Como nota de curiosidade, o radiador e ventoinha tinham um aspecto de estrutura massiva...  :o

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 28, 2018, 15:31:33, 15:31
Responder #2

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Bolas, já naquele tempo o "tablier" já indicava mudança engrenada e com imensa informação.

A BMW não chegou a onde está agora a brincar e esta é uma das provas disso.

Novembro 29, 2018, 10:30:37, 10:30
Responder #3

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa

Boas,

lembro-me quando esta moto chegou ao BATISTA RUSO & IRMÃO o estrondo que foi a malta toda os que apreciavam motos de volta delas

as primeiras a sairem em um conceito diferente sem as cabeças, foi um passo á frente por parte da marca BMW, mas nem por isso foram muitas vendidas tirando as da polícia, talvez por o país e a firma em particular estar a atravessar a crise

 :convivio:


---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Novembro 29, 2018, 12:20:23, 12:20
Responder #4

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul

Boas,

lembro-me quando esta moto chegou ao BATISTA RUSO & IRMÃO o estrondo que foi a malta toda os que apreciavam motos de volta delas

as primeiras a sairem em um conceito diferente sem as cabeças, foi um passo á frente por parte da marca BMW, mas nem por isso foram muitas vendidas tirando as da polícia, talvez por o país e a firma em particular estar a atravessar a crise

 :convivio:

Eu nessa altura, praticamente vi as motos diariamente, o original stand que se mudou de instalações e criou a "Ondamil" e "Motomil" era precisamente no final da rua dos meus pais, mas na altura recordo-me que era um stand "mais multimarca" (entre novas e na rua) e sem qualquer duvida que aquele stand era dos maiores da altura e tinha sempre motos de gama alta.
(praticamente todos os dias a vir ou ir para a escola, eu e os amigos da escolinha, entravamos no stand e víamos as motos e depois era aquela batatada normal da idade, cada um podia escolher uma moto e não podia haver repetições, e depois era o caminho todo para a escola a martelar nos outros "a minha é melhor que a tua" "a minha anda mais que a tua" "a minha é a mais bonita"... nostalgia...
Ainda nos dias de hoje, seria um stand maior do que muitos que por ai andam - a Motex (stand Feijo + oficinas Corroios) por exemplo nem metade do tamanho chega daquilo que era o antigo stand "ondamil+motomil". Uma das lojas, é precisamente actualmente uma loja de peças auto. A outra loja, onde era praticamente o stand, está lá ainda por ocupar… desde essa altura… ainda se vê a caixa das grades com os autocolantes desvanecidos pelo tempo com as marcas que eles vendiam… BMW nota-se claramente!
Basta ver no google maps… https://goo.gl/maps/SucRdwrCdQn

Mas sem duvida que este K100 (e K75) foi um motociclo que marcou a historia meio recente da BMW.



Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Novembro 29, 2018, 14:48:07, 14:48
Responder #5

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa

Boas,

lembro-me quando esta moto chegou ao BATISTA RUSO & IRMÃO o estrondo que foi a malta toda os que apreciavam motos de volta delas

as primeiras a sairem em um conceito diferente sem as cabeças, foi um passo á frente por parte da marca BMW, mas nem por isso foram muitas vendidas tirando as da polícia, talvez por o país e a firma em particular estar a atravessar a crise

 :convivio:

Eu nessa altura, praticamente vi as motos diariamente, o original stand que se mudou de instalações e criou a "Ondamil" e "Motomil" era precisamente no final da rua dos meus pais, mas na altura recordo-me que era um stand "mais multimarca" (entre novas e na rua) e sem qualquer duvida que aquele stand era dos maiores da altura e tinha sempre motos de gama alta.
(praticamente todos os dias a vir ou ir para a escola, eu e os amigos da escolinha, entravamos no stand e víamos as motos e depois era aquela batatada normal da idade, cada um podia escolher uma moto e não podia haver repetições, e depois era o caminho todo para a escola a martelar nos outros "a minha é melhor que a tua" "a minha anda mais que a tua" "a minha é a mais bonita"... nostalgia...
Ainda nos dias de hoje, seria um stand maior do que muitos que por ai andam - a Motex (stand Feijo + oficinas Corroios) por exemplo nem metade do tamanho chega daquilo que era o antigo stand "ondamil+motomil". Uma das lojas, é precisamente actualmente uma loja de peças auto. A outra loja, onde era praticamente o stand, está lá ainda por ocupar… desde essa altura… ainda se vê a caixa das grades com os autocolantes desvanecidos pelo tempo com as marcas que eles vendiam… BMW nota-se claramente!
Basta ver no google maps… https://goo.gl/maps/SucRdwrCdQn

Mas sem duvida que este K100 (e K75) foi um motociclo que marcou a historia meio recente da BMW.

Não percebi nada

imagem da Autozitânia em Odivelas que eu sou cliente, o que tem a ver com a BMW e com a Ondamil .......????

eu referi-me ao Batista Ruso em Cabo Ruivo onde eu trabalhei, hoje está quase a inaugurar a nova  Decathlon do Batista Russo

mas tinha-mos mais sucursais no país todo e diversos Stands em lisboa

 :convivio:

---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Novembro 29, 2018, 14:57:59, 14:57
Responder #6

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul

Boas,

lembro-me quando esta moto chegou ao BATISTA RUSO & IRMÃO o estrondo que foi a malta toda os que apreciavam motos de volta delas

as primeiras a sairem em um conceito diferente sem as cabeças, foi um passo á frente por parte da marca BMW, mas nem por isso foram muitas vendidas tirando as da polícia, talvez por o país e a firma em particular estar a atravessar a crise

 :convivio:

Eu nessa altura, praticamente vi as motos diariamente, o original stand que se mudou de instalações e criou a "Ondamil" e "Motomil" era precisamente no final da rua dos meus pais, mas na altura recordo-me que era um stand "mais multimarca" (entre novas e na rua) e sem qualquer duvida que aquele stand era dos maiores da altura e tinha sempre motos de gama alta.
(praticamente todos os dias a vir ou ir para a escola, eu e os amigos da escolinha, entravamos no stand e víamos as motos e depois era aquela batatada normal da idade, cada um podia escolher uma moto e não podia haver repetições, e depois era o caminho todo para a escola a martelar nos outros "a minha é melhor que a tua" "a minha anda mais que a tua" "a minha é a mais bonita"... nostalgia...
Ainda nos dias de hoje, seria um stand maior do que muitos que por ai andam - a Motex (stand Feijo + oficinas Corroios) por exemplo nem metade do tamanho chega daquilo que era o antigo stand "ondamil+motomil". Uma das lojas, é precisamente actualmente uma loja de peças auto. A outra loja, onde era praticamente o stand, está lá ainda por ocupar… desde essa altura… ainda se vê a caixa das grades com os autocolantes desvanecidos pelo tempo com as marcas que eles vendiam… BMW nota-se claramente!
Basta ver no google maps… https://goo.gl/maps/SucRdwrCdQn

Mas sem duvida que este K100 (e K75) foi um motociclo que marcou a historia meio recente da BMW.

Não percebi nada

imagem da Autozitânia em Odivelas que eu sou cliente, o que tem a ver com a BMW e com a Ondamil .......????

eu referi-me ao Batista Ruso em Cabo Ruivo onde eu trabalhei, hoje está quase a inaugurar a nova  Decathlon do Batista Russo

mas tinha-mos mais sucursais no país todo e diversos Stands em lisboa

 :convivio:

Clemente,

Falei de forma nostálgica depois do que disseste e comparei com a minha experiencia de vida para a mesma época e o meu contacto mais directo era com o stand original da (Motomil+Ondamil), que antes de eles terem ido para o Feijó, era precisamente ali na Cova da Piedade, no final da rua dos meus pais.
Relativamente à Baptista&Russo, para mim também é nostálgico, eu por vezes acompanhava o meu pai a essas instalações, que foi responsável durante anos pela aquisição de todo o tipo de viaturas (bicicletas, motos, carros, camionetas, camiões, etc) para uma empresa agora semipublica/semiprivada.
Mas não tenho recordação da Baptista&Russo quanto aos motociclos… lamento.

 :ok: :convivio:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Novembro 29, 2018, 15:30:53, 15:30
Responder #7

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa

Boas,

lembro-me quando esta moto chegou ao BATISTA RUSO & IRMÃO o estrondo que foi a malta toda os que apreciavam motos de volta delas

as primeiras a sairem em um conceito diferente sem as cabeças, foi um passo á frente por parte da marca BMW, mas nem por isso foram muitas vendidas tirando as da polícia, talvez por o país e a firma em particular estar a atravessar a crise

 :convivio:

Eu nessa altura, praticamente vi as motos diariamente, o original stand que se mudou de instalações e criou a "Ondamil" e "Motomil" era precisamente no final da rua dos meus pais, mas na altura recordo-me que era um stand "mais multimarca" (entre novas e na rua) e sem qualquer duvida que aquele stand era dos maiores da altura e tinha sempre motos de gama alta.
(praticamente todos os dias a vir ou ir para a escola, eu e os amigos da escolinha, entravamos no stand e víamos as motos e depois era aquela batatada normal da idade, cada um podia escolher uma moto e não podia haver repetições, e depois era o caminho todo para a escola a martelar nos outros "a minha é melhor que a tua" "a minha anda mais que a tua" "a minha é a mais bonita"... nostalgia...
Ainda nos dias de hoje, seria um stand maior do que muitos que por ai andam - a Motex (stand Feijo + oficinas Corroios) por exemplo nem metade do tamanho chega daquilo que era o antigo stand "ondamil+motomil". Uma das lojas, é precisamente actualmente uma loja de peças auto. A outra loja, onde era praticamente o stand, está lá ainda por ocupar… desde essa altura… ainda se vê a caixa das grades com os autocolantes desvanecidos pelo tempo com as marcas que eles vendiam… BMW nota-se claramente!
Basta ver no google maps… https://goo.gl/maps/SucRdwrCdQn

Mas sem duvida que este K100 (e K75) foi um motociclo que marcou a historia meio recente da BMW.

Não percebi nada

imagem da Autozitânia em Odivelas que eu sou cliente, o que tem a ver com a BMW e com a Ondamil .......????

eu referi-me ao Batista Ruso em Cabo Ruivo onde eu trabalhei, hoje está quase a inaugurar a nova  Decathlon do Batista Russo

mas tinha-mos mais sucursais no país todo e diversos Stands em lisboa

 :convivio:

Clemente,

Falei de forma nostálgica depois do que disseste e comparei com a minha experiencia de vida para a mesma época e o meu contacto mais directo era com o stand original da (Motomil+Ondamil), que antes de eles terem ido para o Feijó, era precisamente ali na Cova da Piedade, no final da rua dos meus pais.
Relativamente à Baptista&Russo, para mim também é nostálgico, eu por vezes acompanhava o meu pai a essas instalações, que foi responsável durante anos pela aquisição de todo o tipo de viaturas (bicicletas, motos, carros, camionetas, camiões, etc) para uma empresa agora semipublica/semiprivada.
Mas não tenho recordação da Baptista&Russo quanto aos motociclos… lamento.

 :ok: :convivio:

Não te recordas mas eu vou-te dizer,

o importador da BMW em Portugal era FRACISCO BATISTA RUSSO & IRMÃO, SARL , foi ele  senhor Francisco Russo responsável na década de 50 pelas importações e representações das marcas primeiro a TOYOTA e a BMW e a  MAGIRUZ DEUTZ mais tarde ofereceu a Magiruz ao sr. Barata e Filhos, entretanto ofereceu a marca TOYOTA ao seu amigo Salvador Caetano para poder ser representante da MAN , porque a marca não admitia que ele representasse outra marca de camião , foi a primeira linha de montagem em Portugal na Fábrica de vendas Novas, onde eram montados os BMW 1502, 1600, 1602 e 2002 e tb.os camiões MAN e mais tarde os Saviem

Tinha  entre 800 a 1000 empregados, aquilo era um império

tudo o que existe hoje dos concessionários BMW é uma mera amostra comparado com aquela empresa.

mais tarde vem a ATKINSON, a SAVIEM e mais ???' já não me recorda

Hoje na chamada sede em cabo Ruivo, vão ser as novas instalações da Decathlon e os empregados da Batista Russo estão todos convidados para a inauguração .

 :convivio:



e foi assim.....

 :convivio:
« Última modificação: Novembro 29, 2018, 15:35:07, 15:35 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Novembro 29, 2018, 15:38:06, 15:38
Responder #8

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Eu nessa altura, praticamente vi as motos diariamente, ...

Nessa altura em que saíram tinhas uns 4 ou 5 anos de idade, pá!
 :D



Novembro 29, 2018, 15:41:17, 15:41
Responder #9

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Eu nessa altura, praticamente vi as motos diariamente, ...

Nessa altura em que saíram tinhas uns 4 ou 5 anos de idade, pá!
 :D

o meu pai trabalhou lá

e eu fui para lá em 1977 como paquete,  trabalhei lá 16 anos e tenho conhecimento da história da empresa como é normal

 :convivio:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Novembro 29, 2018, 15:42:29, 15:42
Responder #10

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Eu nessa altura, praticamente vi as motos diariamente, ...

Nessa altura em que saíram tinhas uns 4 ou 5 anos de idade, pá!
 :D


Não foi na altura do lançamento para o mercado, estou a falar quando já tinha 7/8anos (1984/1985).

 ::P:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Novembro 29, 2018, 16:33:35, 16:33
Responder #11

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Bolas, já naquele tempo o "tablier" já indicava mudança engrenada e com imensa informação.

A BMW não chegou a onde está agora a brincar e esta é uma das provas disso.

:)
E mais ainda....

Foi a primeira moto a apresentar sistema de travagem com ABS!!

Aliás, até mencionei em "tempos idos" isso mesmo aqui no fórum.  :nice:

https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=2515.msg30284#top
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 29, 2018, 17:57:56, 17:57
Responder #12

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Bolas, já naquele tempo o "tablier" já indicava mudança engrenada e com imensa informação.

A BMW não chegou a onde está agora a brincar e esta é uma das provas disso.

:)
E mais ainda....

Foi a primeira moto a apresentar sistema de travagem com ABS!!

Aliás, até mencionei em "tempos idos" isso mesmo aqui no fórum.  :nice:

https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=2515.msg30284#top

Se a Mercedes tivesse continuado a produzir motociclos… teria sido a primeira marca a ter um motociclo com ABS  ::P:

Suspostamente o primeiro modelo e "único"(?!) da "Mercedes" remonta a 1885, fabricada pela Daimler-Maybach Reitwagen e está exposta no museu da Mecedes-Benz em Estugarda, na Alemanha.


Não sei se é veridico mas encontrei este video de um modelo da Mercedes já para 2019...

E também após encontrar algumas imagens soltas aqui e ali, vi este site:
http://www.tuvie.com/mercedes-one-class-revenge-by-alfonso-nunez-perea/




Sapiens21, já tinhas visto isto e já tinhas publicado algo do género?

« Última modificação: Novembro 29, 2018, 17:59:08, 17:59 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Novembro 29, 2018, 21:46:43, 21:46
Responder #13

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Ocasionalmente surgem esses concepts por parte de construtores de automóveis mesmo não estando directamente presentes no mercado dos motociclos.

Habitualmente é fruto da criatividade dos departamentos de design. E não propriamente um produto que tencionem produzir...

Se essa moto Mercedes estivesse em produção para ser lançada já em 2019... não faltaria informação sobre a mesma. Tal como certamente já teria sido apresentada nos eventos de praxe.

Acredito que se a Daimler tivesse interessada no mercado dos motociclos não teria despachado a parte MV Agusta das quais era detentora.

Novembro 29, 2018, 22:04:41, 22:04
Responder #14

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Ocasionalmente surgem esses concepts por parte de construtores de automóveis mesmo não estando directamente presentes no mercado dos motociclos.

Habitualmente é fruto da criatividade dos departamentos de design. E não propriamente um produto que tencionem produzir...

Se essa moto Mercedes estivesse em produção para ser lançada já em 2019... não faltaria informação sobre a mesma. Tal como certamente já teria sido apresentada nos eventos de praxe.

Acredito que se a Daimler tivesse interessada no mercado dos motociclos não teria despachado a parte MV Agusta das quais era detentora.

Pegando no exemplo das 4 rodas… a BMW comprou a Rover/Land Rover/Range Rover, sacou o know-how do todo o terreno e foi despachando marca a marca, e sabe-se que a Rover custou caro à BMW…
A Mercedes pode ter "sacado" o know-how da MVAgusta e mais ano menos ano produzir o seu primeiro motociclo de muitos anos de existência da marca…
Apesar do exemplo que aqui deixei que seria uma Mercedes para 2019, esses "bonecos" são do longínquo ano de 2015...

Em 2016/2017 apareceu outro boneco com base no modelo 4 rodas de topo na altura, o Mercedes SL:


Mas se a Mercedes no final dos anos 70 tivesse lançado uma moto, seria esta e já teria ABS:



 ::P:
Com a mobilidade cada vez a ser mais questionada, surgem sempre oportunidades de negocio que as marcas de automóveis não querem perder…
Recordas-te que a própria Peugeot aparentemente retomou ao mercado?
E de certeza que as outras marcas também se vão interessar…
Então quando chegarmos às eléctricas… de certeza absoluta que as marcas de automóveis terão uma palavra a dizer - o sistema de baterias descartáveis que o JoaoPCVarvalho falou parece uma realidade cada vez mais certa…
O debate tem estado interessante: https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=4655.0
Mas ainda devemos vir a ver uma Mercedes de 2 rodas...

 :ok: :convivio:
« Última modificação: Novembro 29, 2018, 22:13:31, 22:13 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Novembro 30, 2018, 00:32:53, 00:32
Responder #15

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1439
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Bom tópico nostálgico.
Faltou referir a "linda" K1, que elevou a cavalagem psra os 100 cv...

Novembro 30, 2018, 13:29:03, 13:29
Responder #16

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)




Sapiens21, já tinhas visto isto e já tinhas publicado algo do género?

Não conhecia...

Um (hipotético) novo player para as motos....hum.  :)

Provavelmente não vai mesmo partir para as 2 rodas, mas o design que se vê nessas imagens tem pelo menos a capacidade de causar bastante impacto.

Será que à semelhança da Benelli Leoncino, alguns modelos da Mercedes depois viriam com a estrelinha no guarda-lamas??   8)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 05, 2018, 02:07:23, 02:07
Responder #17

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
A Mercedes pode ter "sacado" o know-how da MVAgusta e mais ano menos ano produzir o seu primeiro motociclo de muitos anos de existência da marca…

Não me parece...
Não me ocorre nenhuma especificidade técnica das MV que pudesse ser uma mais-valia para a Mercedes.

Habitualmente associamos as marcas aos produtos e muitas vezes ignoramos o facto de que são corporações gigantes cujas respectivas holdings participam num jogo bem diferente.
É perfeitamente legítimo comprarem uma boa parte ou mesmo a totalidade das acções de uma empresa sem interferir na respectiva actividade.
Basta que considerem ser bom investimento no sentido de trazer directamente retorno ou valorizar a medio-longo para uma futura venda. Seja essa empresa um fabricante de motos ou chuchas.

Para qualquer marca do sector automóvel (independente da sua reputação) apostar no mercado do motociclismo envolveria riscos enormes.
Implicaria sempre um enorme investimento a fundo perdido. E um período indeterminado para se consolidar no mercado.
E fabricantes reputados não se podem arriscar a falhar.

A solução mais viável passa sempre por comprar uma marca já existente, de preferência com tradição e investir nela.
Aquilo que os chineses fizeram com a Benelli,

Mas se a Mercedes no final dos anos 70 tivesse lançado uma moto, seria esta e já teria ABS:

... e diesel!
Acredito que essa coisa faria as delícias de muito fogareiro.

Recordas-te que a própria Peugeot aparentemente retomou ao mercado?

Não percebo muito de scooters, mas... tinha ideia que nunca deixou de produzir.
De qualquer forma, não te esqueças que tal como a BMW Motorrad, as motos da Peugeot sempre operaram como uma divisão à parte.

Então quando chegarmos às eléctricas… de certeza absoluta que as marcas de automóveis terão uma palavra a dizer...

Quando nem os próprios fabricantes de automóveis parecem ter uma palavra a dizer no que diz respeito a opções eléctricas viáveis e sobretudo acessíveis no próprio mercado em que operam... custa-me a crer que seja aí que vão ter presença no mundo das motos.

O que se tem observado nos últimos anos é que a oportunidade das eléctricas para estar a ser mais explorado por novos players do que propriamente os já existentes.



Novembro 08, 2019, 01:19:25, 01:19
Responder #18

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Encontrei um "livro digital" com conteúdo interessante.
O livro chama-se The BMW Boxer Twins Bible (todos os modelos desde 1970 a 1995) e aqui fica o link para algumas paginas gratuitas, pois o livro digital completo tem um preço também lá indicado: https://books.google.pt/books?id=dGYF0kvoyeAC&pg=PA74&lpg=PA74&dq=bmw+tic+motorcycles&source=bl&ots=XZjYK_eCx-&sig=ACfU3U3tmw49wR1geaYKnc76tZFLTL1amA&hl=pt-PT&sa=X&ved=2ahUKEwi5t8e8tNnlAhXdDmMBHXybAz84ChDoATAAegQICBAB#v=onepage&q=bmw%20tic%20motorcycles&f=false
« Última modificação: Novembro 08, 2019, 01:24:08, 01:24 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin