Autor Tópico: Qual comprar - Custom / Chopper  (Lida 5107 vezes)

Fevereiro 20, 2019, 15:41:00, 15:41
Lida 5107 vezes

Gonçalo Ferreira

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 9
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Póvoa de Santa Iria
Olá pessoal,
Sou novo por estas bandas, embora já tenha feito a minha apresentação na página devida, faço aqui outra vez :)
Sou o Gonçalo, vivo na Póvoa de Santa Iria e desde pequeno que gosto de motos, mas nunca tive a oportunidade de ter uma, até agora.
Na altura lia as revistas que por cá (Portugal) havia e ia estando a par das novidades.
As motos que mais me atraem são as custom e chopper.
Vou tirar a carta de moto, pois não quero ficar preso às 125.

De momento estou indeciso nesse ponto, se adquiro uma 125, ou o dinheiro que vou gastar numa 125, poupo e vou logo para algo melhor.
Dentro das 125 a minha escolha ia para:
Leonart Daytona
keeway superlight
UM Renegade Commando

Passando as 125 gosto:
Harley SuperLow
Harley Iron 883
Indian Scout Sixty (aqui já estou a puxar no preço, mas a mota é muito fixe)

Depois ainda estive a ver umas, mas fico na dúvida:
Honda CMX 500
Kawasaki Vulcan S
 Yamaha XV950

Acham que faz sentido começar com uma 125 e depois partir para outra maior?
Farei trajetos de dia a dia, casa - trabalho - casa e também para as minhas voltas, passeios.
Normalmente o trajeto de dia a dia é, IC / auto estrada e um pouco de cidade.

Abraço,
G.
 :chopper:

Fevereiro 20, 2019, 16:00:52, 16:00
Responder #1

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Acham que faz sentido começar com uma 125 e depois partir para outra maior?
Farei trajetos de dia a dia, casa - trabalho - casa e também para as minhas voltas, passeios.
Normalmente o trajeto de dia a dia é, IC / auto estrada e um pouco de cidade.
(....)

Sou-te totalmene sincero...se fosse outro estilo de moto, nomeadamente uma desportiva carregadinha de adrenalina a cada aceleradela, iria recomendar alguma "prudência" em dar assim o salto.

Mas olhando para as propostas que colocas...sinceramente não vejo problema de maior.

Boa sorte na escolha.

Ainda há poucos dias estive novamente a apreciar uma Iron 883 e é muito porreira, no seu género.  :nice:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 20, 2019, 16:52:42, 16:52
Responder #2

Megamustaine

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1023
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki + Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: V-Strom 1000 "aka" Mazuki + Himalayan "aka" Manfield
  • Localidade: Tires
Se pretendes uma mota para mais do que uma utilização diária de cidade, rapidamente te vais fartar de uma 125. Andares a 90km/h com a mota a "gritar" por todos os lados vai ser um martírio......
 Uma vez que esse género de motas, mesmo em cilindradas superiores dão mais primazia ao conforto do que à aceleração pura, o ideal é esperares mais um pouco e investires numa mota de CC superior. No mínimo uma 500CC. Quando tirares a carta aproveita para experimentares algumas motas ( 125cc inclusivé ) para perceberes a diferença.
I can´t get any younger, time has brutal hunger.....

Fevereiro 20, 2019, 16:55:08, 16:55
Responder #3

Gonçalo Ferreira

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 9
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Póvoa de Santa Iria
:) thanks Sapiens21 e Megamustaine,
Sim, seria mesmo para curtir ao andar e não para fazer grandes velocidades.
A minha questão com as 125 é mesmo essa, tenho visto pessoal a dizer que com as 125 (que coloquei aqui) chegam aos 90/100 já em esforço e isso assim tira o gozo de andar de mota, porque também a quero para dar umas voltas maiores.
Não pretendo andar a 200, mas também quero ter o à vontade para que quando seja necessário puxar mais pela moto ou mesmo ir a 100, ela não vá em esforço.
Para além de que os pneus das 125 são muito finos (em relação às outras mais potentes).
Penso começar talvez para a semana a tirar a carta para não ficar preso às 125 :)

Fevereiro 21, 2019, 13:45:00, 13:45
Responder #4

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Da lista que referes, pessoalmente, escolheria a Harley Iron 883

Quanto à escolha depende sempre de ti e daquilo que vais fazer com a máquina.

Para a cidade, algo ligeiro e leve suplanta claramente algo mais largo e pesado.

No entanto os modelos que referes são modelos em que irás assentar o pé bem no chão, logo em principio o controlo da máquina está assegurado.

Referes no entanto que é mais vias rápidas no teu trajeto diário. Deves considerar bom equipamento para os dias de frio e chuva. Uma chopper terá menos proteção do que por exemplo uma trail, mas poderás sempre colocar um vidro, ficará sempre ao teu critério.

Experimenta conduzir, ou pelo menos sentar em cima do maior numero de modelos que conseguires (pelo menos os da lista) para assim avaliares a posição dos braços, conforto do banco, disposição dos comandos, etc. etc. pois para viagens longas isso será importante.




Fevereiro 21, 2019, 21:59:27, 21:59
Responder #5

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Já decidiste o genero. Sem experiencia nenhuma, são das que permitem uma melhor aprendizagem, desde que não sejam "power-cruisers" ( tipo a RocketIII ou a Valkirye ).
Já decidiste que não queres optar por uma 125. Acho que fazes bem, investir numa 125 quando já estás a meter na mesa uma 500 ou uma 800, não me parece boa opção.

A parte mais facil, está feita.

Da lista que referes, basta agora ter atenção a certas condicionantes que, na minha opinião, são importantes:

1- O orçamento. Esta é a mais importante, uma Rebel500 deve custar um terço da 883. Isso só tu sabes, o que podes e queres gastar ( deixa umas "sobras" para equipamento, casaco, luvas, botas calças, capacete, etc. ).
2- A tua area geografica disponibiliza, com facilidade assistencia a todas as marcas que selecionaste? Não sou propriamente fã da Harley, mas não desgosto de todo. A questão é que nunca iria comprar uma morando onde moro. Sim, pode sempre dar-se um "passeio" até á oficina da marca para mudar um oleo mas... exige tempo e disponibilidade... coisa que nem sempre eu tenho.
3- A exigencias financeiras das futuras manutenções. Além da deslocação poder maior ou menor, existem diferenças de preço nas peças e mão de obra, variam de marca em marca. E, se é um facto que nenhuma é "barata", há umas mais "baratas" que outras.

Estando eu no teu lugar, e tendo em conta todas estas "condicionantes", escolheria a XV950. Tambem gosto da Vulcan mas acho que 650 seria "pouco" motor para mim ( embora, no teu caso, fosse perfeitamente aceitavel ). As Harleys, não, devido á falta de representação perto de onde moro. A Indian, não, devido ao preço das peças que imagino que não devem ser muito baratas, devido á escassez de modelos a rodar por aí.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Fevereiro 22, 2019, 17:36:56, 17:36
Responder #6

Gonçalo Ferreira

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 9
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Póvoa de Santa Iria
Thanks Pessoal :)

JViegas, a harley 883 é muito fixe e tem certas características técnicas que me parecem ser boas.
Este tipo de motos também me parecem bem na questão da distância do assento ao chão, pois tenho 1.70 (não que seja muito baixo) mas provavelmente em outro tipo de motos esse apoio já não seria tão fácil.

Nuno YB, bons insights relativamente à questão das peças e manutenção (que é algo que um gajo às vezes se esquece e depois na hora da reparação é mais difícil).

Em relação ao orçamento, não tenho orçamento ilimitado e tenho de jogar com isso, até para não ficar com os sacos do supermercado á porta eheheh.

Até estava a ver uma review aqui do forum à Honda CMX 500
https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=1960.0

Penso começar para a semana a carta de moto e depois começar também a ver várias ao "vivo", para experimentar e depois deixo aqui feedback :)

Thanks pessoal pelas sugestões e ajuda.

Gonçalo.

Fevereiro 23, 2019, 01:05:44, 01:05
Responder #7

jmartins13

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Poupa e compra uma japonesa usada de média cilindrada, tipo Dragstar 650 e afins.
São uma boa escola, fiáveis e boas para aprender a conduzir dentro do estilo de moto.
Fazem bons consumos e dá para fazer uns bons kms sem cansar nem o condutor, nem a moto.
Fui a Faro no milénio passado numa Dragstar 650 que tive, das primeiras, e faz-se a viagem impecavelmente :cool: