Autor Tópico: 10 coisas que provavelmente desconhecias quanto às Vespas...  (Lida 4413 vezes)

Agosto 31, 2016, 13:47:28, 13:47
Lida 4413 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
10 coisas que provavelmente desconhecias quanto às Vespas...



1. Nasceu logo após a 2ª Guerra Mundial...




2. Teve inspiração numa moto militar Americana...a Cushman Model 53




3. O seu designer odiava motos convencionais




4. O nome "Vespa" quase esteve para ser do fabricante italiano MV Agusta




5. Muito do seu sucesso é devido a estrelas de Hollywood




6. Chegou a tornar-se mais popular que o Ford Model T




7. O seu design é mais copiado do que o de qualquer outra...




8. O Reino Unido é o seu segundo maior mercado (logo a seguir ao Italiano)




9. Existem actualmente 12 Vespas diferentes




10. A actual Vespa 946 (caríssima por sinal), foi inspirada no modelo original lançado em 1946



Para saber um pouco mais de cada um deste pontos aqui deixados, convido-vos a espreitar o óptimo e muito completo artigo do Editor Phil West, da publicação inglesa Bennetts.co.uk, AQUI  :palmas: :cool: :cool:
« Última modificação: Agosto 31, 2016, 13:51:01, 13:51 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 31, 2016, 14:08:51, 14:08
Responder #1

CarlMac

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 33
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-STROM
  • Localidade: Praia de S. Julião - Mafra

Agosto 31, 2016, 15:20:07, 15:20
Responder #2

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Boas, não há dúvida nenhuma que a boa informação abunda em este forum, que eleva a sua qualidade , como não conheço em mais nenhum .

Para isso muito tem contribuido alguns membros,  destacando o Sapiens que tem enrriquecido muito este forum a nivel de informação e imagem .

Em relação ás Vespas, pois são peças de arte como eu lhes costumo chamar, dada a sua genuinidade, como tb a  antiguidade,  calculo com nºs de vendas até á data, deve de constar  nos primeiros 10 lugares a nivel mundial .

 :bandeiraportugal:
« Última modificação: Agosto 31, 2016, 15:21:42, 15:21 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Agosto 31, 2016, 15:32:49, 15:32
Responder #3

LoneRider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 364


Esta é a mais bonita de todas...

Essa é uma 175?
O meu tio teve uma e aquilo era um verdadeiro maquinão!
Tinha engate para o reboque e tudo!
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Agosto 31, 2016, 15:34:01, 15:34
Responder #4

CarlMac

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 33
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-STROM
  • Localidade: Praia de S. Julião - Mafra


Esta é a mais bonita de todas...

Essa é uma 175?
O meu tio teve uma e aquilo era um verdadeiro maquinão!
Tinha engate para o reboque e tudo!

É 150.

Agosto 31, 2016, 15:55:33, 15:55
Responder #5

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Bonita máquina, companheiro CarlMac.  ;)
Desculpa a eventual ousadia da pergunta...mas é tua ou de algum familiar teu?

Está muito bem estimada.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 31, 2016, 16:00:12, 16:00
Responder #6

CarlMac

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 33
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-STROM
  • Localidade: Praia de S. Julião - Mafra
Bonita máquina, companheiro CarlMac.  ;)
Desculpa a eventual ousadia da pergunta...mas é tua ou de algum familiar teu?

Está muito bem estimada.

É da família desde 1968 e dificilmente sairá... Faz parte do património familiar.

Agosto 31, 2016, 16:22:23, 16:22
Responder #7

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Fazes muito bem companheiro CarlMac.  :smiley:

Nota-se que está muito bem estimada e compreendo perfeitamente as tuas palavras companheiro...eu se tivesse uma dessas em casa e no imaculado estado em que nos apresentas essa, muito provavelmente também não me desfazia dela.  :cool: :palmas:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 31, 2016, 16:41:29, 16:41
Responder #8

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu


Esta é a mais bonita de todas...

Em 3 iguais a essa nas cilindradas de 125, 150 e 200 Rally, ao Serviço dos CTT fiz mais de 700.000 klms.

Meu rico punho esquerdo, ainda hoje sofro dores em certos períodos do ano. Mas hoje nem dadas.

João :scooter: :scooter:

Agosto 31, 2016, 16:45:30, 16:45
Responder #9

CarlMac

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 33
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-STROM
  • Localidade: Praia de S. Julião - Mafra


Esta é a mais bonita de todas...

Em 3 iguais a essa nas cilindradas de 125, 150 e 200 Rally, ao Serviço dos CTT fiz mais de 700.000 klms.

Meu rico punho esquerdo, ainda hoje sofro dores em certos períodos do ano. Mas hoje nem dadas.

João :scooter: :scooter:

Compreendo-te João. Mas continuo a gostar de, de vez em quando, fazer uns km's com ela.

Agosto 31, 2016, 16:49:09, 16:49
Responder #10

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Tenho estado a olhar para a pintura e questiono-me...ainda é a original, ou foi repintada há uns anos atrás?

É que se se trata da original (tenho algumas dúvidas!), desde já digo que a pintura está muito acima do esparado para uma unidade de 1968.  :o
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 31, 2016, 16:53:09, 16:53
Responder #11

CarlMac

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 33
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-STROM
  • Localidade: Praia de S. Julião - Mafra
Tenho estado a olhar para a pintura e questiono-me...ainda é a original, ou foi repintada há uns anos atrás?

É que se se trata da original (tenho algumas dúvidas!), desde já digo que a pintura está muito acima do esparado para uma unidade de 1968.  :o
A pintura não é a original, até porque ela já passou por muito. Esta pintura deve ter para aí uns 6 ou 7 anos.

Agosto 31, 2016, 18:54:39, 18:54
Responder #12

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
E pensar que em meados dos anos 90 a Vespa esteve quase morta...
Hoje está de boa saúde, mesmo praticando preços comparativamente altos face à concorrência, muitas vezes sem grande justificação objectiva.
A salvação da Vespa foi o modelo ET, ainda hoje uma scooter muito mal amada entre os entusiastas, mas que salvou a Vespa no meio do universo do gigante Piaggio. Os clubes, o associativismo, a imagem e o capital de simpatia que sempre tiveram fizeram o resto. 
Quanto aos 12 modelos, não estou a ver... actualmente temos, na Europa, a PX, a Primavera, a Sprint, a GTS e a 946. Acho que não me falha nenhuma. Em mercados como a Índia, em que há fábrica e as vendas são muito fortes, há alguns modelos específicos...   

Agosto 31, 2016, 19:46:18, 19:46
Responder #13

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Vê aqui caro companheiro VCS.  :cool: :convivio:
O artigo engloba como "diferentes" também as motorizações dentro de cada modelo.
São assim 12 hipóteses diferentes numa família Vespa de 6 modelos distintos.

9. There’s currently 12 different Vespas
The days when there was just one Vespa model are long gone. Indeed, a second Vespa model was added as early as 1947 and there’s has been growing family of Vespa ever since. Today, in the UK, 12 different models are offered in six different families: Primavera (50, 125 and 150); Sprint (50, 125 and 150); GTS (300); GTS Super (125 and 300); PX (125 and 150) and 946 (125) all ranging from 50cc two-strokes to 300cc four-strokes.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 31, 2016, 21:38:27, 21:38
Responder #14

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
ja as vi reconstruidas e uma 50s a custar 3000eur?? :wtf:
São icones da historia das 2 rodas e muito valorizadas.
Nunca andei em nenhuma :pensador:
membro numero 16

Setembro 01, 2016, 12:25:01, 12:25
Responder #15

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Vê aqui caro companheiro VCS.  :cool: :convivio:
O artigo engloba como "diferentes" também as motorizações dentro de cada modelo.
São assim 12 hipóteses diferentes numa família Vespa de 6 modelos distintos.

9. There’s currently 12 different Vespas
The days when there was just one Vespa model are long gone. Indeed, a second Vespa model was added as early as 1947 and there’s has been growing family of Vespa ever since. Today, in the UK, 12 different models are offered in six different families: Primavera (50, 125 and 150); Sprint (50, 125 and 150); GTS (300); GTS Super (125 and 300); PX (125 and 150) and 946 (125) all ranging from 50cc two-strokes to 300cc four-strokes.

Ok, é outra maneira de ver a coisa. São 5 chassis diferentes, cada um com várias versões e motorizações. Quando consideram a GTS e a GTS Super 2 modelos, notem que a diferença são... os autocolantes...   :napodeser:
 :lolol:

ja as vi reconstruidas e uma 50s a custar 3000eur?? :wtf:
São icones da historia das 2 rodas e muito valorizadas.
Nunca andei em nenhuma :pensador:

Os classificados Vespa são sempre mais ou menos anedóticos. Vespas banalíssimas (mesmo algumas clássicas, como Sprints dos anos 60, que era a Vespa "do povo", venderam-se às centenas de milhar) a preços pornográficos, quando há 15 anos se compravam por 10 contos.
E qualquer Vespa banal podre a custar múltiplos de 1000... Depois há a diferença entre o que se pede nos classificados, e o preço pelo qual elas trocam de mãos... há muita gente a comprar gato por lebre, há grandes diferenças entre modelos, para além dos "restauros" "à vietnam", motos podres por dentro e reluzentes por fora.

Nos leilões é que se vê quanto é que elas valem. Vespa GS150 vendem-se a 6, 7k, às vezes mais. Mas isso são modelos raros, de relativamente baixa produção e muitíssima procura. Como as boas Lambrettas.

 



Setembro 01, 2016, 12:59:23, 12:59
Responder #16

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
É a pura da verdade o que dizes.

Aqui há uns anos bons, as Vespas valiam...passe a expressão, "uns trocados"...

...e agora.  :o

Essas mesmas Vespas dos 70' e 80', mesmo não tendo uma aparência tão tratada como seria de esperar, vendem-se por preços elevadíssimos e muitas vezes para restaurar fielmente à imagem do produto original.

É +/- como o VW pão de forma...as poucas que ainda existem por restaurar e com pontos de ferrugem e a fumegar, valem imenso dinheiro. E estão perfeitamente na moda... ;)  Depois de restauradas, os preços atingem a estratosfera.  :D :D
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 11, 2017, 16:50:35, 16:50
Responder #17

catb

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 105
  • Marca Motociclo: Piaggio
  • Modelo Motociclo: Beverly 350 ST
  • Localidade: Lisboa
Não entendo como existem pessoas que preferem as cópias chinesas e coreanas , etc. ao original .Há um ditado que diz o barato sai caro .


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Março 11, 2017, 20:00:35, 20:00
Responder #18

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Os produtos nipónicos tem uma fiabilidade muito elevada, frequentemente superior aos produtos europeus. Dificilmente será barato que sai caro, até porque não nem sequer são baratos
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Junho 07, 2017, 18:21:26, 18:21
Responder #19

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Nos finais dos anos 70, em Lisboa circulavam algumas centenas, pois muitas Empresas tinham os seus Estafetas e Cobradores.

Obrigado Isaac pelo teu trabalho de pesquisa.

João  :scooter: :scooter:

Junho 07, 2017, 21:44:40, 21:44
Responder #20

pedroareias

  • Visitante
CarlMac: a pintura podia-se ter feito tal e qual de origem mas com produtos modernos e muito mais duráveis e brilhantes. Foi pena.

Junho 07, 2017, 22:36:58, 22:36
Responder #21

CarlMac

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 33
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-STROM
  • Localidade: Praia de S. Julião - Mafra
CarlMac: a pintura podia-se ter feito tal e qual de origem mas com produtos modernos e muito mais duráveis e brilhantes. Foi pena.

Talvez numa próxima Pedro.