Autor Tópico: O porquê do assobio tipico do 3 cilindros  (Lida 1815 vezes)

Julho 04, 2020, 12:48:37, 12:48
Lida 1815 vezes

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Cada tipo de motorização tem as suas características e uma delas que também dá para notar as diferenças é pelo próprio ruído produzido.
Os 3 cilindros têm um barulho típico, mais ou menos acentuado conforme modelo e marca...
Podemos notar isto nos modelos da Triumph, da MVAgusta, da Yamaha e da Benelli... (e BMW)

Neste sentido, partilho o seguinte vídeo que explica o porquê desse típico assobiar... e que dá para notar uma valente diferença de "qualidade" entre a Trumph e a Yamaha...



 :cool: :convivio:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Julho 04, 2020, 13:48:04, 13:48
Responder #1

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 04, 2020, 14:25:02, 14:25
Responder #2

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Julho 04, 2020, 15:32:41, 15:32
Responder #3

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Tem tudo a ver com os ângulos da cambota,posicoes dos pistons etc,etc,cada um com a sua característica
membro numero 16

Julho 04, 2020, 17:41:18, 17:41
Responder #4

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Outra curiosidade são as antigas V4 da Honda , VF1000; VFR 750 e 800i. Também o seu ruído é característico devido á cascata de carretos que comandam a distribuição. E também são carretos de dentes direitos, tal como o veio de equilíbrio dos 3 cilindros do filme.
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Julho 06, 2020, 23:42:11, 23:42
Responder #5

Pianoman

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1308
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
Aqui há uns valentes meses andei fascinado com estes vídeos. Juntam o som (fake) ao efeito visual e mostram bem o funcionamento de quase todos os tipos de motor.
A título de exemplo deixo aqui um "tripé", dedicado ao meu amigo 2low:


Divirtam-se com os vídeos deste canal:
https://www.youtube.com/channel/UC5W4P8cYkNV6pFqZVkjuXLg

Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14