Autor Tópico: 1956/1958 - Brütsch Mopetta e Brütsch Rollera  (Lida 890 vezes)

Janeiro 30, 2021, 00:01:23, 00:01
Lida 890 vezes

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
1956/1958 - Brütsch Mopetta e Brütsch Rollera

No pós 2ª Grande Guerra Mundial, os micro-carros eram populares em toda a Europa e tinham os seus argumentos:
- baratos de construir
- baratos para comprar
- baratos de manter
- económicos

Deste tipo de micro-carros o mais conhecido foi o Isetta, que acabou também por ser produzido pela BMW.

Salienta-se que este tipo de soluções também vem dar resposta às "exigências económicas e financeiras da época", uma época também de grande austeridade e de reconstrução de grande parte da Europa.

Egon Brütsch foi mais um designer que se iniciou no fabrico destes pequenos automóveis e recorreu mecânicamente a motores de motorizada, um monocilindro de 49cc com caixa de 3 velocidades (2,3Cv - 45kmh) dando origem ao modelo mais pequeno, o Mopetta, e um Fichtel & Sachs de 98cc também com recurso à mesma caixa de 3 velocidades, dando origem ao modelo de "maior" dimensão, o Rollera.

O Rollera terá ficado entre os mais potentes micro-cars que existiram dessa época e era um "míssil" (em formato de supositório) que atingia 105kmh!!!

Posteriormente foram aparecendo várias versões licenciadas destes Mopetta e Rollera mas com motorizações distintas.
De França surgiu uma dessas versões licenciadas bem engraçada:



Actualmente, sendo uma raridade os poucos que ainda possam existir, sempre que aparecem em leilões chegam a ter preços superiores a 30.000€...

Ficam umas imagens (tanto que às vezes uma imagem vale por mil palavras) de uma réplica licenciada do modelo Rollera e o texto original:
https://silodrome.com/brutsch-rollera-microcar/?fbclid=IwAR0y7gGcRo2nU4Mk28jMYvXWQW_-hEfO3b7I9ZRsFOb63IRp8H1vAvhDEA0





Publicidade da época:




Nota:
O Mopetta já aqui se tinha falado... https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=4940.msg64685
« Última modificação: Janeiro 30, 2021, 01:22:40, 01:22 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Janeiro 30, 2021, 21:07:56, 21:07
Responder #1

MaisUm

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 208
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    A estrada é o caminho.
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X DCT 2020
  • Localidade: Setúbal
Honda NC750x DCT, Yamaha Xmax 250, Yamaha Majesty 125, Yamaha XJ600S
Spritmonitor.de" border="0

Janeiro 31, 2021, 11:38:08, 11:38
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Muito bom... Bela partilha de um modelo de outros tempos. :palmas:
Incrível os preços atingidos nos dias de hoje.

Aquilo a que leva a raridade...

Mas estamos a falar de algo que era mesmo um autêntico supositório, como dizes.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 01, 2021, 14:42:05, 14:42
Responder #3

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Aquilo deveria ser, na altura, uma "loucura", acelerar naquilo até aos 100kms/h... sigaaaa  :scooter:

E depois a curvar...  :smiley:

Olhem um gajo chegar ao café, todo estiloso naquilo... ao contrário das BMW's da altura?

Boa partilha... desconhecia este modelo.  :palmas: