Autor Tópico: Compra do primeiro casaco  (Lida 6544 vezes)

Janeiro 30, 2021, 18:31:11, 18:31
Lida 6544 vezes

marioj

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 68
  • Marca Motociclo: A decidir
  • Modelo Motociclo: A decidir
  • Localidade: Lisboa
Olá a todos,

Vou comprar o meu primeiro casaco de mota e neste momento estou muito indeciso em qual escolher. O casaco vai ser para usar com uma naked 300 cc muito provavelmente. Vou usar a mota mais no Outono, Primavera e Verão de Inverno e com a chuva penso que não deverei usar a mota. O orçamento ronda mais ou menos os 200 euros.

Tenho visto várias opções principalmente estas divididas em dois casos:

1. Casacos que dão para a chuva
   - Macna Impact Pro (219 €) - https://www.outletmoto.com/en/macna-impact-pro-men-jacket-p-4899.html?currency=EUR
   - ALPINESTARS DISTANCE DRYSTAR (169 €)- https://www.outletmoto.com/en/alpinestars-distance-drystar-jacket-p-4718.html?currency=EUR

   Ambos os casacos parecem estar a excelentes preços mas destes 2 o macna parece ser uma melhor opção devido às proteções.

2. Casaco de verão perfurados
  - Revit Airwave 3 (189 €) - https://www.motocard.com/pt/casacos/revit-airwave_3_black_1010.aspx
  - Alpinestars viper v2 air (165 €) - https://www.alpinestars.com/products/viper-v2-air-jacket?variant=31614740791354

  Destes dois e uma vez que o alpinestars tem proteções nivel 2 este parece-me melhor.

Será que os casacos da opção 1 serão assim tão quentes para usar na primavera e verão ? Será que os casacos de verão serão frios para usar na primaver/outuno?

Qual será a melhor escolha? Já li em vários sitios que o melhor casaco para iniciados é um de verão o que vocês dizem? O facto de ser perfurado não o torna menos seguro em caso de queda?

A nível de tamanho quão justo ou quão apertado deve ficar o casaco?
« Última modificação: Janeiro 30, 2021, 18:33:50, 18:33 por marioj »

Janeiro 30, 2021, 20:54:57, 20:54
Responder #1

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Atendendo que o tipo de moto é uma naked, os 2ºs casacos que indicas são mais adequados mas embora vá depois partir do gosto de cada um...
(e não esquecer que nenhum dos casacos indicados seja adequado ao uso ao longo de todo o ano... embora os primeiros possam ter uma utilidade mais alargada...)

Sobre esses 2ºs casacos, consegues arranjar em algumas boas promoções casacos desse tipo (até à cintura) com membrana impermeável e membrana térmica e alguns têm fechos para ventilação em dias mais quentes.

Procura noutros sites (também credíveis) que podem ter modelos mais recentes e maior escolha:
https://www.fc-moto.de/pt_PT
https://www.motocard.com/
https://www.motorraiz.com/
https://www.xlmoto.eu
https://www.motoblouz.es/
https://www.caparicapeles.pt/categoria/homem/blusoes-para-homem/

Normalmente os casacos podem trazer apenas protectores de cotovelo e uma espuma nas costas mas muitos estão preparados para levar protecção lombar (opcional pago à parte), por exemplo da Alpinestars tens os protectores Nucleon.

Da Macma tem bons produtos mas tiveram azar à uns anos com um determinado tipo de material.
(numa loja que tenha Macma eu tenho tendência só para olhar para os de gama alta... porque têm aparência superior aos medianos Alpinestars/Dainese mas também são bem caros...)
A Alpinestars/Dainese têm produtos muito idênticos, sendo a referência.
A Revit tem bons compromissos (boa relação preço/qualidade/especificações).
« Última modificação: Janeiro 31, 2021, 00:01:57, 00:01 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Janeiro 31, 2021, 01:02:42, 01:02
Responder #2

marioj

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 68
  • Marca Motociclo: A decidir
  • Modelo Motociclo: A decidir
  • Localidade: Lisboa
Atendendo que o tipo de moto é uma naked, os 2ºs casacos que indicas são mais adequados mas embora vá depois partir do gosto de cada um...
(e não esquecer que nenhum dos casacos indicados seja adequado ao uso ao longo de todo o ano... embora os primeiros possam ter uma utilidade mais alargada...)

Sobre esses 2ºs casacos, consegues arranjar em algumas boas promoções casacos desse tipo (até à cintura) com membrana impermeável e membrana térmica e alguns têm fechos para ventilação em dias mais quentes.

Procura noutros sites (também credíveis) que podem ter modelos mais recentes e maior escolha:
https://www.fc-moto.de/pt_PT
https://www.motocard.com/
https://www.motorraiz.com/
https://www.xlmoto.eu
https://www.motoblouz.es/
https://www.caparicapeles.pt/categoria/homem/blusoes-para-homem/

Normalmente os casacos podem trazer apenas protectores de cotovelo e uma espuma nas costas mas muitos estão preparados para levar protecção lombar (opcional pago à parte), por exemplo da Alpinestars tens os protectores Nucleon.

Da Macma tem bons produtos mas tiveram azar à uns anos com um determinado tipo de material.
(numa loja que tenha Macma eu tenho tendência só para olhar para os de gama alta... porque têm aparência superior aos medianos Alpinestars/Dainese mas também são bem caros...)
A Alpinestars/Dainese têm produtos muito idênticos, sendo a referência.
A Revit tem bons compromissos (boa relação preço/qualidade/especificações).

Em relação a casacos com fechos para abertura nos dias mais quentes será que essa ventilação é boa ? Estou algo reticente relativamente aqueles casacos mesh de verão por poderem não ser tão resistentes à abrasão.

Janeiro 31, 2021, 02:08:51, 02:08
Responder #3

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Será que os casacos da opção 1 serão assim tão quentes para usar na primavera e verão ? Será que os casacos de verão serão frios para usar na primaver/outuno?

A generalidade dos casacos tem forro interno amovível.
Portanto, nas estações mais quentes retira-se e este torna-se um pouco mais fresco.

Os que privilegiam a impermeabilidade devido à membrana acabam por ser mais quentes.
Mesmo os de materiais mais caros como o gore-tex.

Já li em vários sitios que o melhor casaco para iniciados é um de verão o que vocês dizem?

Tenho um concorrente de outra marca aos que sugeres no ponto 2.
E é o casaco que menos uso.
Para não dizer que há anos que nem sequer chega a sair do armário!

São excelentes para o pico do verão. Sobretudo em cidade ou nas hora do calor.
O problema é que por vezes mesmo no pico do verão há grandes amplitudes térmicas.
Ou seja, anunciam-te 40 graus... mas lá para as 14h/15h.
Mas quando sais de manhã cedo está 10/12 graus. E ao final do dia ou mesmo à noite está igual.
Já rapei muito friozinho em dias assim.

O facto de ser perfurado não o torna menos seguro em caso de queda?

As zonas sujeitas a abrasão são habitualmente cotovelos e ombros.
E estes locais por norma têm uma construção "normal" até para garantir o suporte adequado ás protecções.

Se no geral são menos seguros?
Sim... pois os estes materiais "frame" são menos resistentes à abrasão que as corduras.
O que não quer dizer que não cumpram a sua função dentro daquela que é a expectativa duma utilização "normal".

Entra aqui o bom senso e perceber o que é adequado para o fim a que se destina.
Senão estaríamos aqui a discutir fatos completos de uma só peça com airbag integrado.

A nível de tamanho quão justo ou quão apertado deve ficar o casaco?

Justo o suficiente para que as mangas não rodem e as protecções não saiam dos respectivos locais.



Fevereiro 01, 2021, 09:38:59, 09:38
Responder #4

msilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 78
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Aprilia
  • Modelo Motociclo: Caponord
  • Localidade: Tondela
Eu, para já, só tenho 2 casacos, inicialmente tb comprei um na esperança que podesse ser utilizado todo o ano, pois tem o interior amovivel ( como maior parte deles) mas no primeiro verão, cheguei a conclusão que não era viavel a utilização do mesmo, mesmo abrindo tudo o que ele tem para abrir, então comprei um de Verão ( Revit Eclipse), que é bastante fresco, por isso, nos dias mais frescos, utilizo um colete ( que tinha do tempo que fazia ciclismo ), tipo Revit Athos, que evita levar com o frio no peito.

Fevereiro 01, 2021, 09:55:28, 09:55
Responder #5

danteMdie

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 222
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: R1
  • Localidade: Porto
Tal como já comentaram acima, os blusões perfurados não são uma boa opção para casaco para todo o ano. Estes blusões são mais baratos por natureza precisamente porque são focados para dias efetivamente quentes. A melhor aposta para uma naked - na minha opinião - seria blusão "curto" (até à cinta), com forro térmico removivel e eventualmente waterproof.

Quanto a marcas, vai depender um bocado do quanto queres gastar. Com 200€ já consegues facilmente encontrar uma opção entre Alpinestars, Dainese, Spidi, Revit ou Ixon. Macna é uma marca interessante, mas uns furos abaixo em qualidade - diria que apenas compensará se estiveres mais apertado de fundos.

Os blusões até agora que mais vendi na minha loja foram o Alpinestars T-Jaws v3, T-SP1 e o antigo t-GP Plus V2 (já descontinuado). Ixon Sprinter era o que saía mais dentro de uma opção mais em conta.

Online és capaz de arranjar bons preços em modelos descontinuados, tem é atenção aos size charts das marcas ao encomendar. Tens a noção do tamanho que precisas?

Fevereiro 01, 2021, 10:13:12, 10:13
Responder #6

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1376
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Tenho um Macna Impact Pro, comprado em Novembro, e para já parece excelente. Comprei-o para substituir um Dainese Tempest D-Dry e posso dizer que é de qualidade bem superior, tanto a nível de conforto como de funcionalidades.

Já apanhou chuvadas muito muito grandes sem entrar pinga de água e já andou na rua a temperaturas de 0º sem entrar frio nenhum. No entanto não sei como será para os tempos mais quentes, tem forro removivel e aberturas para entrada de ar, mas antevejo que vá ser quentito.

Nada como ter um casaco destes e um casaco perfurado para verão, que é precisamente o que tenho.

Qualquer questão que tenhas sobre o casaco, apita.
« Última modificação: Fevereiro 01, 2021, 10:55:50, 10:55 por ThatsMe »

Fevereiro 01, 2021, 11:09:54, 11:09
Responder #7

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Se, como dizes no inicio, não fazes grandes ideias de andar á chuva. os 2 primeiros podem ficar de parte, por duas razões:
1- Apesar de estarem a bom preço ( como quase tudo na OutletMoto, aliás ), são casacos de Inverno. Podem não ser os melhores, claro, mas se não queres andar á chuva, são dispensáveis. As membranas impermeaveis só vão servir para os tornar mais quentes no Verão. E, comprar um casaco impermeavel com medo de um dia, talvez, numa remota hipotese, cairem umas pingas... não tem lógica.
2- Sendo a moto uma Z300, e dando valor ao aspecto estético e prático ( que pode não contar muito, na questão estética, mas conta ), casacos de 3/4 não são os mais indicados. Eu tenho um e a parte de baixo do casaco incomoda sempre um bocado quando me tenho que dobrar um pouco mais. Com o tronco levantado, incomoda só um bocadinho, quando a velocidade aumenta e tenho que me "agachar" um pouco, incomoda bastante. E a Z300 é uma naked mais desportiva que a minha Bulldog.

Quanto aos outros dois, já são umas propostas mais adequadas. Sejamos práticos, não existem casacos de Verão completamente confortaveis, especialmente quando se anda no meio do transito e a parar em semáforos debaixo de 40º.
O forro amovivel dá uma ajuda, mas é mais em viagens. Nunca te vais sentir fresco suficiente no pára-arranca citadino.
E depois, como disse o DFelix, se tirares o forro por causa dos 40º ás 2 da tarde, podes sofrer um bocadinho de manhã.
Eu, morando no Alentejo, não sofro muito com isso ( se vão estar 40º ás 2 da tarde, ás 6 da manhã já estão uns 20º, ou mais ). Mas noutras zonas do país as coisas são diferentes, especialmente junto á costa.

Quanto á segurança, já responderam. Quanto ao "fit" do casaco, tem que ser justo, tal como o DFelix mencionou, mas que te permita movimentar á vontade em cima da moto, não vás comprar um colete de forças que não te deixe virar o prescoço.

A Maximo Moto tem estado com uns preços bastante agradaveis, em várias marcas e modelos. Deixo o link, para casacos de Verão:

https://maximo-moto.com/pt/casacos-de-texteis?order=product.price.asc&q=Esta%C3%A7%C3%A3o-Ver%C3%A3o

E para casacos de Primavera, os tais que são frescos mas que têm o tal forro que pode dar jeito usar de manhã, retirar e enfiar na mochila á hora de almoço e voltar a meter no casaco á noitinha:

https://maximo-moto.com/pt/casacos-de-texteis?order=product.price.asc&q=Esta%C3%A7%C3%A3o-Primavera

Na marca Shua, já experimentei umas botas e são uma boa compra, tendo em conta a relação qualidade/preço.
Na marca R-Tech, tenho um casaco dessa marca ( o tal 3/4 ), impermeavel, para o Inverno. É de uma excelente qualidade, tendo em conta que custou apenas 59€ ( em promoção, actualmente já não têm para venda mas estava com um preço de 169€ ), seja no forro, no revestimento impermeavel ou na qualidade de costuras. Curiosamente, e não sei se estes são iguais nesse aspecto, as proteções são bastante acima da média. Se nas proteções de ombros e cotovelos a qualidade não foge muito ao habitual, a proteção dorsal não é apenas uma placazinha de espuma, é bem mais rigida que o encontrado normalmente em propostas mais dispendiosas.



Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Fevereiro 01, 2021, 15:29:35, 15:29
Responder #8

Wonderboy91

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 117
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer
  • Localidade: Caxias
É melhor fazer um Excel e apresentar ao camarada...como será quando ele tiver dúvidas entre um par de meias ou cuecas?  :D

Camarada Mário, resumidamente, all round o distance por ser membrana laminada, aguenta mais tempo a impermeabilidade e o desgaste.

Simples e eficaz Camaradas, aprendam  :scooter:

Fevereiro 02, 2021, 08:05:24, 08:05
Responder #9

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Compra um casaco de verão, com protecções decentes, acrescenta-lhe uma protecção de coluna.

Se chover vestes uma capa por cima.

Se fizer frio, compras um 2º casaco com Gore-Tex.

Se precisares de te juntar ao clube dos 299, só o cabedal te serve.

Com isto tudo tenho 3 casacos lá em casa, doeu mas é uma maravilha. e não te esqueças das calças, luvas, botas, capacete em condições.

Compra revistas de moto e olha para as fotos.

Vai ao youtube e segue o Bret Tkacs, é do melhor que há.
Ainda no youtube vai ver a Revzilla e os videos acerca de equipamentos deles.

Não te fiques apenas pela opinião de meia-dúzia num qualquer fórum sobre motos.

Boa sorte na escolha!!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Fevereiro 02, 2021, 08:34:50, 08:34
Responder #10

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Compra um casaco de verão, com protecções decentes, acrescenta-lhe uma protecção de coluna.

Se chover vestes uma capa por cima.

Se fizer frio, compras um 2º casaco com Gore-Tex.

Se precisares de te juntar ao clube dos 299, só o cabedal te serve.

Com isto tudo tenho 3 casacos lá em casa, doeu mas é uma maravilha. e não te esqueças das calças, luvas, botas, capacete em condições.

Compra revistas de moto e olha para as fotos.

Vai ao youtube e segue o Bret Tkacs, é do melhor que há.
Ainda no youtube vai ver a Revzilla e os videos acerca de equipamentos deles.

Não te fiques apenas pela opinião de meia-dúzia num qualquer fórum sobre motos.

Boa sorte na escolha!!

Acrescentar apenas o FortNine ( não, não é o tal jogo online ). Subscreve o canal, o gajo testa de tudo, desde os mais "baratos" ( está entre "aspas" porque o que é barato para um canadiano, pode não ser para um português ) até aos mais caros, equipamento, motos, pneus, etc.

Agora, deixar aqui uma singela opinião.

Quando a malta chega ao Forum com duvidas, seria normal que alguem o tentasse ajudar. O facto de haver milhentos videos a testar equipamentos, ou qualquer outra coisa, não invalida de maneira nenhuma que as opiniões de pessoal que testou, ao vivo e a cores e durante meses ou anos, um certo equipamento sejam desvalorizadas.

Falando por mim, gostaria de ter tido opiniões pessoais sobre alguns artigos que adquiri, de malta que realmente os usa no dia a dia, em vez de ver apenas videos de pessoal que está a vender qualquer coisa, até porque, se estão a vender, não vão dizer que são "maus", ou que há melhores, na grande maioria das vezes. Poderia ter poupado alguns €, ou ter tomado outro tipo de decisão...

Seria esse, á partida, o propósito de um Forum: discutir, dar opiniões, receber opiniões, recolher outros pontos de vista.
Parece-me que, quando se diz: "Não te fiques apenas pela opinião de meia-dúzia num qualquer fórum sobre motos.", além de não ajudarem, ainda estão a desvalorizar um bocadinho a opinião de quem quer, efectivamente, ajudar e acabam tambem por meter o factor "discussão" num plano pouco importante.
Eu poderia ter resumido o meu post a um simples: compra o que combinar melhor com a cor da moto, ou com o piso dos pneus, tudo o que for acima dos 250€ é bom. Achei melhor dar outro tipo de opinião, perder um bocadinho de tempo a procurar alguns exemplos e metê-los aqui.
Sei lá, ás tantas o rapaz, sendo iniciante nestas andanças, até fica a conhecer outras alternativas e até pode chegar á conclusão que pode comprar um casaco, umas botas e umas luvas com os 200€ que iria gastar num casaco impermeavel... quando não tem ideias de andar á chuva...

Este Forum, parece-me a mim, será igual a tantos outros Foruns online, sobre outros tantos motivos e terá o mesmo objectivo dos outros: proporcionar convivio entre os membros, pedir ajuda e tentar ajudar.

Se não vale a pena ter em conta as opiniões dos membros do Forum... se calhar, não vale a pena tentar ajudar, ou sequer fazer parte do Forum, mais vale ir só ver uns videos...
 
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Fevereiro 02, 2021, 13:21:36, 13:21
Responder #11

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Percebeste mal o tom do meu texto, é o problema de estar atrás de um monitor a teclar...

Se fores ver o que tenho escrito pelo fórum, nomeadamente quando existem perguntas deste tipo de quem se inicia (ou volta passados muitos anos) tem sido no sentido de ajudar. E dou a minha opinião quando tenho conhecimento de causa. Não costumo especular.

Os tais vídeos que indiquei, realmente dão para ter uma primeira opinião, e eu tb sigo o FortNine, o gajo é muito bom - esqueci-me desse.

Não reparaste na primeira metade da minha opinião concerteza, onde falo da experiência pessoal, que é o que estou a partilhar. Válido ou não, é o que tenho. Posso pôr marcas e modelos, até preços, mas isso seria redutor. Existem várias marcas boas com casacos de todos os tipos que mencionei terem sido a minha escolha. No meu caso (de momento) é tudo Dainese e Alpinestars.

Ajudou-me ao longo dos anos ter comprado revistas de motos.
Agora como há poucas e geralmente são fraquinhas técnicamente, a maior parte daquilo são fotos para encher o olho ou publireportagens disfarçadas.

E quando digo para não se limitar a fóruns - onde está o mal nisso? Comes sempre e só arroz? É bom e nutritivo, mas massas e batatas também alimentam.

Abc e não me interpretem mal.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Fevereiro 02, 2021, 15:07:51, 15:07
Responder #12

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Deixei de gastar (não é investimento) em casacos xpto com membranas de alta tecnologia.
Sei que boas marcas e de qualidade valem o preço mas deixei de acreditar que valem o meu dinheiro.
Preocupo-me com o nível de proteção e menos, cada vez menos, com a vertente fashion.
Um casaco de inverno bem quente e outro de verão bem fresco.
Em complemento para todo o ano made in Decathlon secção de ciclismo, umas calças e casaco impermeáveis, sempre na scooter dentro de sacos 20*20 cm com fecho zip, algumas dezenas de gramas e pouco espaço bem dobrados, no verão servem de corta vento quando arrefece e no inverno impedem os problemas da chuva e não deixam ensopar o blusão como é tipico com os de membranas o que me evita blusões a secar durante horas.
Embora não seja grande problema com as scooters, no que diz respeito ao calçado, sou mais atentivo, questão de segurança igualmente mas também de conforto.

Quanto á ajuda e entreajuda num fórum, o minimo é cada qual partilhar a sua experiência pessoal, creio que é isso que os recém chegados procuram e a partir daí acrescentar alguma disponibilidade porque não há verdades absolutas nem quem só dê sem pretender que nada recebe.

Folhas excel serão ótimas quando oportunas seja em que assuntos for e quem não quer partilhar ou exige um preço alto, pois, é isso mesmo, que se fique reservado para as situações de meias ou cuecas.

Fevereiro 02, 2021, 15:55:20, 15:55
Responder #13

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Da minha pequena experiência:

1 Casaco de inverno e 1 casaco de verão.

A minha membrana preferida? Goro-Tex. Não existe melhor. Mas os blusões, luvas e botas com essa membrana são caros.

No entanto e estando atento pode-se comprar material motard com essa membrana a preços mais reduzidos, mas não deixa de ser um investimento sério.

Existe "n" material que aguenta uma chuva, mas estares uma hora numa mota, a chover copiosamente não existem calças ou blusões que aguentem senão aqueles mais caros.
Logo e como não fazes intensão de andar à chuva terás que encontrar um compromisso.

Podes comprar 2 casacos? Um para o inverno e outro para o verão? Será, na minha opinião, melhor. Mas se não puderes compra o mais acessível e que te sintas bem com ele. O mesmo deve ter várias "camadas" ou seja um colete com mangas mais quente para os dias mais frios e que seja possível retirar nos dias mais quentes.

O segredo para os dias frias é vestir por camadas.

Tenho 1 casaco 4 estações que dá "apenas" para o inverno, pois é muito quente para verão devido à construção do mesmo. A solução foi comprar um de verão que é híper ventilado (tanto que tem um colete para as manhãs frias) que uso mesmo nos dias de calor.

Atualmente estou à procura do "tal" casaco que esteja em promoção e que tenha a Goro-Tex para aqueles dias de chuva intensa. Ando com uma capa para a chuva por cima do blusão de 4 estações para aqueles dias em que chove a sério.

O que precisas é de ter cuidado é se as proteções ficam bem nos cotovelos, ombros e coluna, pois em caso de acidente.
« Última modificação: Fevereiro 02, 2021, 15:58:31, 15:58 por JViegas »

Fevereiro 02, 2021, 16:02:04, 16:02
Responder #14

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1376
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
O que precisas é de ter cuidado é se as proteções ficam bem nos cotovelos, ombros e coluna, pois em caso de acidente.

Os casacos decentes costumam ter fivelas junto das partes com proteções para garantir que tudo fica no sítio certo.

Fevereiro 02, 2021, 18:48:58, 18:48
Responder #15

marioj

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 68
  • Marca Motociclo: A decidir
  • Modelo Motociclo: A decidir
  • Localidade: Lisboa
Desde já muito obrigado a todos pelas respostas.

Sendo assim e também do que estive a ver nalguns vídeos devo mesmo optar por um casaco 3/4 devido à posição de condução e era uma coisa que eu não estava a ter em conta na compra do mesmo. Devo então e nesta fase uma vez que vou usar mais a mota a partir de Março/Abril (Ainda falta acabar a carta e o confinamento esta a atrasar todo o processo) comprar um casaco mais fresco mas com forro térmico deixando de parte por agora o facto de ser impermeável pois eventualmente e caso seja necessário irei comprar outro casaco para tempos mais frios.

Vou dar preferência por casaco que já tragam proteções nível 2 para cotovelos e ombros e depois se ainda conseguir irei comprar a proteção para a coluna. A nível de tamanho e isto vou ter mesmo de experimentar pois tenho uma ideia do meu tamanho mas acredito que as mangas serão um problema. As mangas dos casacos devem cobrir totalmente o pulso quando se esta em posição de condução? Ou seja, devem tocar na luva (no caso das de verão)?

Assim que possível irei a uma loja experimentar alguns modelos para ver realmente como me sinto com eles.

Até agora vi estes (nem todos têm todos os requisitos que quero mas prefiro ter um leque maior de opções):
  - Revit Airwave 3
  - Revit GT-R Air 2
  - Alpinestars viper v2 air
  - Alpinestars T-Core
  - Alpinestars TGT pro v2 (Este já deverá ser mais quente que os outros)


Se alguém tiver algum dos acima diga-me algo para trocarmos opiniões

Fevereiro 02, 2021, 20:22:40, 20:22
Responder #16

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
As mangas dos casacos devem cobrir totalmente o pulso quando se esta em posição de condução? Ou seja, devem tocar na luva (no caso das de verão)?

A seta serviu para outro tópico mas acho que aplica a este.  :)

Não convém que a manga estorve o movimento do pulso.
Pessoalmente prefiro os casacos na linha deste, com um eclair que "aperta" a manga.
Isto permite ficar mais justo e evitar que a manga rode em caso de queda.
E evita o ar de entrar.
No verão com o calor, podes aliviar um pouco precisamente para deixar entrar ar. O que é refrescante.



Qualquer dos casacos que indicas com a designação "air" só te vão servir para o pico do verão.
Aquela cordura em forma de rede serve precisamente para deixar o ar entrar.

Os outros são casacos "normais".

Fevereiro 03, 2021, 00:21:51, 00:21
Responder #17

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Desde já muito obrigado a todos pelas respostas.

Sendo assim e também do que estive a ver nalguns vídeos devo mesmo optar por um casaco 3/4 devido à posição de condução e era uma coisa que eu não estava a ter em conta na compra do mesmo. Devo então e nesta fase uma vez que vou usar mais a mota a partir de Março/Abril (Ainda falta acabar a carta e o confinamento esta a atrasar todo o processo) comprar um casaco mais fresco mas com forro térmico deixando de parte por agora o facto de ser impermeável pois eventualmente e caso seja necessário irei comprar outro casaco para tempos mais frios.

Vou dar preferência por casaco que já tragam proteções nível 2 para cotovelos e ombros e depois se ainda conseguir irei comprar a proteção para a coluna. A nível de tamanho e isto vou ter mesmo de experimentar pois tenho uma ideia do meu tamanho mas acredito que as mangas serão um problema. As mangas dos casacos devem cobrir totalmente o pulso quando se esta em posição de condução? Ou seja, devem tocar na luva (no caso das de verão)?

Assim que possível irei a uma loja experimentar alguns modelos para ver realmente como me sinto com eles.

Até agora vi estes (nem todos têm todos os requisitos que quero mas prefiro ter um leque maior de opções):
  - Revit Airwave 3
  - Revit GT-R Air 2
  - Alpinestars viper v2 air
  - Alpinestars T-Core
  - Alpinestars TGT pro v2 (Este já deverá ser mais quente que os outros)


Se alguém tiver algum dos acima diga-me algo para trocarmos opiniões

Companheiro, escolhe à vontade mas não duvides que nenhum serve bem as 4 estações. Ou são melhores no frio ou são melhores no calor. A solução intermédia significa que raras são as vezes que andas o dia todo com ele sem sentir desconforto.
Eu optei por dois e mais tarde ainda adquiri um terceiro daqueles da Casa das peles que dão para tirar o forro.
E ainda não estou totalmente satisfeito.
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Fevereiro 03, 2021, 09:09:59, 09:09
Responder #18

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Como eu e outros já tinhamos dito, não existem casacos all-season, isso é uma utopia ( não seria, se vivêssemos naqueles países nórdicos que só têm sol um mês por ano, mas que estão sempre gelados ).

O que faz falta, a quem roda o ano inteiro:
1- um casaco de inverno, quente e impermeável.
2- um casaco de meia estação, preferencialmente em cabedal e com forro removivel.
3- um casaco de mesh, leve, tambem com forro removivel.

Para quem não anda o ano inteiro, ou não anda á chuva, o exemplo 2 serve perfeitamente. Quando está mais calor, tira o forro e usa uma t-shirt. Quando está frio, mete o forro e veste mais uma ou duas camadas de roupa.

Mesmo com estes 3 casacos, o de inverno não vai ser impermeavel a 100%, dependendo da chuvada e tempo que se anda á chuva e o de verão vai ser sempre quente demais em temperaturas de 40º.

Já agora, uma coisa que me faz um bocado de confusão, seja com os novos membros aqui do Forum ou com outros motards com que me cuzo no dia a dia. Qualquer equipamento de proteção é importante, sem duvida. Mas vejo darem muita importancia ao casaco, e bem, mas não falam em calças. É como os motards que vejo no dia a dia, com os seus blusões todos xpto, mas com calças de ganga, com as canelas a aparecerem.

Só têm frio aos braços, as pernas estão sempre quentinhas?
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Fevereiro 03, 2021, 09:25:38, 09:25
Responder #19

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
(...)
 e não te esqueças das calças, luvas, botas, capacete em condições.
(...)


Muito importante em caso de queda (já para não falar do conforto em tempo mais fresco)! Sem dúvida!

Pode ser pouco práctico no dia-a-dia, e a malta facilita, além de que são caras e poucas vezes estão em promoção (pelo menos não tanto como casacos).
Numa viagem maior é mais fácil optar por vestir umas, mas no percurso "casa/escola - escola/casa", por pequeno que seja, deveríamos fazer um esforço por vestir umas com alguma protecção, pois o azar está sempre à espreita, seja gasóleo no chão, um cão, areia, buraco, um enlatado a dormir/mexer no tlm/etc...


Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Fevereiro 03, 2021, 10:46:14, 10:46
Responder #20

msilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 78
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Aprilia
  • Modelo Motociclo: Caponord
  • Localidade: Tondela
Por falar em calças, tenho 2 pares em ganga, com as respectivas protecções, que para testar já as usei um dia inteiro no trabalho, conforme o tipo de trabalho de cada um, pode ser mais ou menos incomodo.
Mas diariamente, para ir para o trabalho, não abdico de utilizar as botas, uma vez que no trabalho tenho que trocar de calcado, em relação as calcas, utilizo umas joelheiras que coloco por cima das calcas " normais ".

Já agora, uma coisa que me faz um bocado de confusão, seja com os novos membros aqui do Forum ou com outros motards com que me cuzo no dia a dia. Qualquer equipamento de proteção é importante, sem duvida. Mas vejo darem muita importancia ao casaco, e bem, mas não falam em calças. É como os motards que vejo no dia a dia, com os seus blusões todos xpto, mas com calças de ganga, com as canelas a aparecerem.

Só têm frio aos braços, as pernas estão sempre quentinhas?

Pois, tb me questiono da mesma coisa.  :pensador: :pensador: :pensador:

Fevereiro 03, 2021, 14:22:30, 14:22
Responder #21

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Pessoalmente, no Inverno, para além da roupa interior uso calças e sobre calças com joalheiras.

No verão calças com joalheiras.

Quando andava de maxiscooter as pernas estavam mais resguardadas do vento/frio. Agora de mota sujam-se mais e apanham mais chuva: devido à posição de condução e do tipo de mota.

Parado nos semáforos ou filas o quentinho do motor é uma bênção no inverno mas algo incomodo no verão.

Fevereiro 03, 2021, 15:15:34, 15:15
Responder #22

Jorge Vale

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 80
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: SYM; Benelli
  • Modelo Motociclo: GTS I; TRK 502
  • Localidade: Povoa Santa Iria
Sei que no inicio estar a investir em mais que um casaco pode ser complicado mas não te esqueças de um pormenor, um casaco para as 4 estações (vá lá 2 Inverno/Verão  ;) )vai ter sempre um problema, para te estar bom no Inverno vai ficar folgado no Verão, em primeiro lugar vais experimentar e andar com o casaco com mais roupa logo quando chegar o Verão e tirares os forros do casaco e andares só de tshirt por exemplo ele vai ficar muito mais folgado/largo e mesmo que tenha as cintas para apertares nunca será o mesma coisa de comprares um nr. adequado para o Verão.
 :sportbike:
#10

Fevereiro 03, 2021, 18:06:11, 18:06
Responder #23

Arih

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 11
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Porto
Revit Tornado 3. Casaco perfurado, bom no verão. Por dentro tem proteção polar e membrana impermeável amovível, para quando ficar mais frio. Não é para o ano todo mas é uma óptima solução.

Vê reviews no youtube.