Confesso que pensava que o material aguentava um tombo destes! Deve ser o tipo de material, para poupar mais umas gramas aqui e ali, depois vem com este material!
Tens aqui um ex. para CBs desde 2015 a 2019 (não sei qual o ano da tua):Já vem com os furos para os comutadores... é "plug&play"!E o melhor de tudo... é original Honda! https://www.ebay.es/itm/CB-125-F-GLR125-2015-2019-Lenker-silber-NEU-Handlebar-silver-NEW-original-Honda/224369967087?hash=item343d7dffef:g:n~AAAOSwbcBds3HQ
Os guiadores são sempre um ponto fraco.Pois é um simples tubo que em queda acaba por aguentar com o peso da moto junto a todas as forças que o movimento da queda implique caso seja em andamento.Há guiadores que têm uma travessa de reforço, nomeadamente em motos mais offroad.Mas isto impede de ficar torcido ao estado que seja impossível de se conduzir.Não impedem de pequenos empenos.Não faria sentido que os guiadores fossem hiper-robustos... Porque o resultado seria um trambolho que afectaria todo o tempo em que a moto não está a sofrer quedas.O que se espera que seja a maior parte do tempo.Desempenar um guiador é complicado porque habitualmente o tubo tem curvaturas em direcções ângulos específicos que se torna complicado alinhar.Não é de todo impossível desde que com equipamento que permita confirmar a simetria do mesmo.Mas... provavelmente o trabalho que dá e a pouca garantia de ficar perfeito, não justifica.E isto considerando que se trata de um guiador de ferro/aço.Porque se for de alumínio, o mais certo seria partir ao endireitar. A não ser que fosse aquecido primeiro, o que implicaria muito provavelmente pintar depois.
Citação de: xiripiti em Março 04, 2021, 15:34:33, 15:34Confesso que pensava que o material aguentava um tombo destes! Deve ser o tipo de material, para poupar mais umas gramas aqui e ali, depois vem com este material!Tens o exemplo da minha, que no transporte algum inteligente se lembrou se colocar cintas no guiador e empenou-o todo.
Existem certamente materiais, talvez mais "premium" e caros, que fosse possível trazer um bom compromisso.
Citação de: xiripiti em Março 04, 2021, 19:50:28, 19:50Existem certamente materiais, talvez mais "premium" e caros, que fosse possível trazer um bom compromisso.O "mais premium" habitualmente é no sentido de te oferecer leveza e até menores vibrações... mas não robustez. Na prática, as motos não foram feitas para cair. E quanto "mais premium" mais cuidado envolvem nesse aspecto.
Se queres robustez, põe um guaidor de Motocross, com "paredes" de espessura variável.
Citação de: MotardFeio em Março 05, 2021, 08:03:01, 08:03Se queres robustez, põe um guaidor de Motocross, com "paredes" de espessura variável.O objectivo da "espessura variável" é essencialmente reduzir peso.
Não é muito aconselhável desempenar um guiador. Os metais podem quebrar devido a fadiga, por isso devem ser sempre substituídos.
Pelo menos nas bicicletas de Btt já tive um colega que deixou ficar o guiador depois de uma grande queda e ele partiu passado uns dias.
Também serve para sobredimensionar em algumas zonas, dispensando dessa forma do reforço superior que era regra nos anos 90.
Citação de: SARider em Março 04, 2021, 18:53:52, 18:53Tens aqui um ex. para CBs desde 2015 a 2019 (não sei qual o ano da tua):Já vem com os furos para os comutadores... é "plug&play"!E o melhor de tudo... é original Honda! https://www.ebay.es/itm/CB-125-F-GLR125-2015-2019-Lenker-silber-NEU-Handlebar-silver-NEW-original-Honda/224369967087?hash=item343d7dffef:g:n~AAAOSwbcBds3HQ Eu não quero ser mauzinho mas isso parece de bicicleta... A peça (guiador) na rede de distribuição custa aproximadamente 65€.https://pt.fowlersparts.co.uk/parts/5852799/glr125-cb125f/handle-pipetop-bridgeMas deve haver mais sites!A referência será: 53100KPNE00 ou 53100-KPN-E00 De França um outro link a ~63€ https://www.bike-parts.fr/honda-moto/affectation_pieces_detachees/53100-KPN-E00Mas desconheço a credibilidade deste site (holandês) que indica para a mesma peça um valor de ~49€https://goparts.eu/en/genuine-oem/honda/motorcycle/glr1251whh-uk--e-/2017/handle-pipe-top-bridgeAcho que não é preciso andar mais à procura... nota: o código "interno" do modelo da moto parece ser GLR125 pelo que não é de estranhar