Autor Tópico: Dúvida Honda Forza 125 ou 350  (Lida 2286 vezes)

Dezembro 02, 2021, 18:44:39, 18:44
Lida 2286 vezes

lrodrigues

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 97
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: BMW R 1200 GS / Honda Forza 350
  • Localidade: Porto
Viva,

Sou muito recente no fórum e agradecia as vossas opiniões.

Estou a equacionar a compra de uma scooter que me permita substituir o carro na maior parte das deslocações. Sou consultor, e desloco-me muito a clientes no Porto, mas também num raio desde Braga / Barcelos a Aveiro. As deslocações maiores vou continuar a fazer de carro, mas nestas, principalmente pelo trânsito e pelos custos quero voltar às duas rodas.

Scooter porque as deslocações vão ser 99% de fato e gravata (com blusão, certo, mas o casaco do fato debaixo do banco). Há 25 anos que não conduzo motas (bem, conduzi hoje em dois test-drives), mas andei 5 anos com uma Vespa 50 e 2 com uma Yamaha DT125R há muito tempo.

Fiz um teste drive com uma PCX, que já descartei (gostei, mas mesmo na cidade falta-lhe potência para ultrapassagens em segurança a subir por exemplo). Fiz outro com uma Forza 125, que gostei muito mais. A posição de condução é melhor, mais equilibrada e estável, muito melhor a nível de espaço, etc. Sente-se mais potência que na PCX mas mesmo assim pareceu curto. Não consegui testar a 350 porque nos concessionários que consultei não têm disponível.

A principal dúvida, a 125 parece-me cara quando comparada com a PCX (para o que oferece a mais) e cara quando comparada com a 350 (diferença de 850€ para o dobro da potência). Os consumos também variam um pouco, mas pelo que tenho lido não é muito.

Entre as duas, para o tipo de utilização que descrevi acima, o que acham? Alguém que tenha tido experiência com as duas ou com a 350?

Obrigado

Dezembro 02, 2021, 22:23:40, 22:23
Responder #1

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 467
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Viva!  :palmas:
Nunca testei nenhuma dessas motas referidas, nem nenhuma scooter, porém pela descrição que foi feita, acredito que a Forza 350cc se encaixe melhor,  pelo motivo de ter mais motor(o que numa viagem ou numa AE é mais seguro porque permite acompanhar o fluxo dos restantes e há sempre margem de velocidade para realizar ultrapassagens), e o consumo em relação a 125cc acredito que não se altere muito... Talvez a único aspeto menos bom seja o valor de um Forza 350cc nova e o valor de 20€ anuais a se pagar pelo IUC.
Tente encontrar algumas usadas, ou então a Kawasaki J300, que aparenta ser uma boa proposta(esta é isenta do pagamento de IUC).
Espero ter ajudado com o pouco que entendo.  :nice:

Dezembro 03, 2021, 09:42:06, 09:42
Responder #2

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Olá Rodrigues.

Para além do que escreveu o JustGil permite-me partilhar um pouco da minha experiência.

Apesar de ter carta de condução há mais de 20 anos e de ter na minha adolescência conduzido motas, devido a condicionantes da vida nunca comprei uma.

A vida dá muitas voltas e cheguei a um ponto na minha vida que tinha comprar mais um carro ou uma mota. Nunca pensei numa maxiscooter.

Pesquisei, pesquisei e escolhi a PCX para primeira scooter/mota.

Para andar na cidade uma scooter/maxiscooter era o caminho a seguir.

Precisava de algo ágil e económico para conduzir diariamente no trânsito de Lisboa e arredores, assim como levar a minha filha à escola.

Feitas as "contas" verifiquei que precisava de algo "maior" pois as tralhas do pai e da filha não cabiam na mala e topcase da PCX.

Desisti da compra e escolhi a Forza 300 (2014) nova.

Foi a melhor escolha que fiz.

Maior arrumação, mais motor para ultrapassagens, acompanhar o transito em vias rápidas, maior proteção aerodinâmica e proteção contra os elementos.

As 125cc estão inflacionadas. Não discuto a qualidade da 125cc da Honda mas tendo hipóteses (€€€€€€) comprava sempre a 350cc sem olhar para trás.

A diferença em preço será maior claro, a manutenção será sempre mais caro mas o que ganhas não tem preço.

Outra questão que te quero alertar:

Considera sempre equipamento total. Não facilites. Diariamente somos confrontados com situações que nos podem "atirar" para o chão e os membros inferiores sofrem bastante.

Na minha opinião (e fui sempre o que fiz) calçado extra na topcase, com o incoveniente de trocar no trabalho mas dá garantia que em caso de acidente não dou cabo dos pés.
Um calçado adequado dá-te igualmente maior segurança em caso de teres que parar em piso irregular. Sapatos calçados podem não ser a melhor opção.

É claro que ir a um cliente com umas botas de motard não será a melhor opção, mas existe no mercado diverso calçado que sendo mais casual/clássico dá-te maior proteção do que uns sapatos "normais".

Deixo-te o alerta.

Boas escolhas.


EDIT: outra questão que não apontei e um dos aspetos que tive em conta na escolha foi a regularidade na manutenção. Ou seja, existem diversos planos de manutenção e certos fabricantes têm intervalos diferentes.
Esse construtor que referes (Honda), para o modelo da minha 300cc a manutenção era de 12 mil kms em 12 mil kms (penso que na 350cc será a mesma coisa) o que para mim foi uma das razões de escolha.
« Última modificação: Dezembro 03, 2021, 09:49:19, 09:49 por JViegas »

Dezembro 03, 2021, 17:44:27, 17:44
Responder #3

lrodrigues

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 97
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: BMW R 1200 GS / Honda Forza 350
  • Localidade: Porto
e o valor de 20€ anuais a se pagar pelo IUC.

Obrigado pela ajuda. A J300 não me atrai muito, estou mesmo na dúvida entre as duas Forza, embora inclinado para a 350.
O IUC penso que também está isenta, ela tem 330cc e os 20€ é para valores acima de 350 pelo que vi.

Dezembro 03, 2021, 17:48:27, 17:48
Responder #4

lrodrigues

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 97
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: BMW R 1200 GS / Honda Forza 350
  • Localidade: Porto

As 125cc estão inflacionadas. Não discuto a qualidade da 125cc da Honda mas tendo hipóteses (€€€€€€) comprava sempre a 350cc sem olhar para trás.

A diferença em preço será maior claro, a manutenção será sempre mais caro mas o que ganhas não tem preço.


Obrigado pela ajuda, a tua experiência é interessante. Estou mais inclinado para a 350 pelos pontos que comentas também.

O equipamento integral é que vai ser um problema. Bem gostava, mas tendo mesmo de andar de fato, trocar as calças num parque de estacionamento não dá jeito nenhum e andar com calças por cima também não.

A ideia de levar os sapatos na bagagem é uma boa solução, não me tinha lembrado disso.

Dezembro 03, 2021, 20:59:58, 20:59
Responder #5

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Boas!

 A Forza 350 custa cerca de 850€ mais em relação à versão 125cc, e deve gastar entre 0,8 e 1lt/100 acima (em AE talvez um pouco mais).
 Entre as duas, e sendo que o percurso não se irá resumir a cidade, eu escolheria a 350.
 Tens também a X-Max 300, ou encomendar uma X-ADV 350 que parece estar ainda melhor do que a versão de estrada. Nada como um test drive para dissipar duvidas.

 Eu uso uma 350 como transporte diário extra-urbano, e estou super satisfeito. Dá perfeitamente para manter 110/120 km/h e com uma boa cobertura para pernas enfrenta os meses de frio e chuva com distinção.

 :convivio:
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Dezembro 06, 2021, 23:55:18, 23:55
Responder #6

lrodrigues

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 97
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: BMW R 1200 GS / Honda Forza 350
  • Localidade: Porto
Obrigado. Em principio já decidiu que vou comprar a 350. Esta semana vai ser encomendada.

Dezembro 07, 2021, 07:35:01, 07:35
Responder #7

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Se ponderas realmente deslocações inter-urbanas, uma 125cc acaba por ser "curta".

Com uma 300 / 350 ficas melhor servido e o preço acaba por não ser 3 vezes superior.

Considera um "avental" daqueles da Tucano Urbano (por exemplo) que se adaptam na acelera e protegem tudo do frio e da chuva, cintura para baixo. Fica a dica se andas no tempo menos bom!

E testa, sem dúvida!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Dezembro 31, 2021, 14:06:20, 14:06
Responder #8

lrodrigues

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 97
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: BMW R 1200 GS / Honda Forza 350
  • Localidade: Porto
Olá,

Mais uma vez obrigado a todos pelos comentários que foram úteis. Só para atualizar, já encomendei a Forza 350 que deverei receber no final da próxima semana ou na seguinte. Depois coloca cá as fotos.

Um excelente 2022 a todos.  :convivio:

Janeiro 04, 2022, 18:21:57, 18:21
Responder #9

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Penso que fizeste a escolha certa atendendo aos pressupostos que aqui colocaste.

Desejo-te muita sorte com ela. Vai atualizando.

Fevereiro 15, 2022, 20:14:10, 20:14
Responder #10

lrodrigues

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 97
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: BMW R 1200 GS / Honda Forza 350
  • Localidade: Porto
Finalmente chegou, após 2 meses.

Mais uma vez obrigado a todos pela ajuda. Ainda foi só uma viagem pequena, mas já deu para ver que fiz a melhor opção ao ir para a 350 em vez da 125.





Fevereiro 15, 2022, 20:17:38, 20:17
Responder #11

Reiner

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 227
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: PASSOS MG Brasil
Finalmente chegou, após 2 meses.

Mais uma vez obrigado a todos pela ajuda. Ainda foi só uma viagem pequena, mas já deu para ver que fiz a melhor opção ao ir para a 350 em vez da 125.




Fez uma ótima escolha, a potência adicional se traduz em segurança.
Parabéns pela aquisição....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk


Fevereiro 15, 2022, 22:27:24, 22:27
Responder #12

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 467
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Finalmente chegou, após 2 meses.

Mais uma vez obrigado a todos pela ajuda. Ainda foi só uma viagem pequena, mas já deu para ver que fiz a melhor opção ao ir para a 350 em vez da 125.





Agora sim!   :cool:
Parabéns pela compra!  :confetti:  Por enquanto são umas voltinhas, mas depois já são umas voltas a sério e ainda bem que escolheu a Forza 350.
Tudo de bom!  :nice:

Fevereiro 16, 2022, 14:04:52, 14:04
Responder #13

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Muitos parabéns pela aquisição.
Que tenhas muita sorte e que faças muitos kms com ela... e depois... podes considerar uma azul igual à que está atrás na 2ª foto.  :yeah: