Boas a todosVendi agora recentemente a minha adorada Yamaha Fazer 8, e fiz encomenda de uma nova (que infelizmente está muito demorada de entrega) Honda NT1100 DCT...Ora eu nunca conduzi nenhuma Mota com DCT... E estou curioso.... Já vi vários vídeos no YouTube, mas gostava de obter aqui no fórum, dicas de utilização desta caixa, como a utilizar no meio do trânsito (para arranca, devo ir pondo o neutro?) como a utilizar em montanha e curvas apertadas (reduções de caixa antes das curvas, por exemplo, basta dar um toque de travão, ou dá-se um toque na patilha de redução manual?), como fazer os 8 em velocidade lenta... E como fazer para dar longevidade a esta caixa semi automática...Enfim, muitas dúvidas enquanto aguardo ansiosamente a chegada da MotaAssim, agradeço desde já as ajudas e opiniões do pessoal.Boas curvasSerrano
Obrigado companheiro Falcão... Estou certo que me irei adaptar ao DCT, e que será muito bom, depois de me adaptar... Mas é como se controla a mota a fazer marcha lenta, por exemplo oitos, onde se usa a embraiagem manual para dosear a aceleração da Mota?Abraço e boas curvas
Obrigado pela ajuda de todos... Agora só falta sofrer pela demora na entrega da Mota...
Boas companheiro Serrano,Tenho perto de 6 anos de andanças com caixas dct.A minha VFR 1200 Crosstourer é de 2012, a caixa dct que a NT 1100 tem já está a anos luz em termos de suavidade rapidez da minha , já sem contar com a interacção com o controlo de tração e os varios modos de intervenção da caixa consoante a tua escolha, além de teres um modo, salvo erro, personalizável. Portanto podes andar em modo automático que o processador vai-se adaptando ao teu estilo de condução ou, como eu, andar sempre em modo manual usando os selectores (botões), para subir ou descer de velocidade.É como conduzir ,com as devidas diferenças, um desportivo com caixa DSG como os Porches.Super eficiente, rapida, precisa, um deleite em curvas e contracurvas.Ainda tem uma vantagem sobre as caixas manuais... depois de uma viagem, entrares no trânsito de uma cidade, na hora de ponta, começas a queixar-te ao fim de um tempo da mão esquerda :'( é nessas alturas que caixa dct te repousa...metes em drive e é só acelerar e travar, alem de que poupas gasolina porque o processador toma conta do assunto.Bom...mas é como tudo... ou gostas e extrais o maximo da coisa... ou não. Eu adoro.Abraço e boas curvas.