Autor Tópico: Teste Ride Honda CB 500x 2019  (Lida 4021 vezes)

Março 01, 2019, 10:34:44, 10:34
Lida 4021 vezes

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Gira,mais eficiente,mais eficaz,mais do meu agrado,mais completa , é assim a nova cb500 x
Fica o vídeo:
membro numero 16

Março 01, 2019, 10:46:55, 10:46
Responder #1

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Boa já tenho vídeo para ver hoje ao final do dia.

Obrigado pela partilha.  :nice:

Março 01, 2019, 10:56:20, 10:56
Responder #2

Quico

  • Visitante
Gosto muito desta mota, gosto mesmo, mas por outro lado há uma chamada nc750x que considero mais value for money.
Não sei, felizmente não estou comprador senão era algo que me tiraria o sono.  :toma:

Março 01, 2019, 11:12:45, 11:12
Responder #3

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Na minha opinião acho que neste momento a diferença de preços entre esta e a NC750X não justifica o TCS e o "Met-in" como "vantagens para a NC".

Março 01, 2019, 12:09:58, 12:09
Responder #4

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
São 950€ de diferença, para quem puder, custo e carta, e quiser, talvez justifique...

Março 01, 2019, 15:45:27, 15:45
Responder #5

Quico

  • Visitante
Na minha opinião acho que neste momento a diferença de preços entre esta e a NC750X não justifica o TCS e o "Met-in" como "vantagens para a NC".

Não te esqueças que são cilindradas e potencias diferentes, não é só o tcs e o met-in contra os 950€

Março 01, 2019, 15:53:15, 15:53
Responder #6

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
As cilindradas e potencias são números na folha de especificações, na vida real a diferença não é assim tanta.

Março 01, 2019, 16:31:46, 16:31
Responder #7

Buda

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 49
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC750x (DCT)
  • Localidade: Lisboa
Niceeee tenho de ver o video... E mais ainda tenho de a ir experimentar... Se desse para experimentar o modelo anterior antes ou de seguida ainda era melhor para sentir bem as diferenças entre elas :D...

Isto porque paira a duvid€ na minha cabeça entre o modelo anterior (2ª mão c poucos kms e alguns extras) ou modelo novo...

Uns valentes €€ de diferença... E lá está o modelo novo + docs + os extras pretendidos ( crashbars, topcase e tlv descanso central ( se bem que um cavalete iria fazer as vezes do descanso central)) já se manda para patamares não muito longiquos de todo um outro leque de escolha...  :animated-smileys-angry-049:...

A não ser claro que a Honda faça uma campanha muito convidativa :confetti: :confetti: :cost: ...

« Última modificação: Março 01, 2019, 16:37:47, 16:37 por Buda »

Março 02, 2019, 14:36:16, 14:36
Responder #8

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Belo vídeo.  :nice:
Só agora tive oportunidade de o ver.

Em princípio esta tarde também vou ver o modelo.

Estive igualmente a ver os comentários ao teu vídeo e são muito positivos.

A Lopes & Lopes até lembrou um importante adicionar (nesta geração) para a segurança passiva...  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 02, 2019, 15:29:09, 15:29
Responder #9

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Obrigado pessoal
Este teste correu tão bem ,para mim,que quase não editei,era para sair na próxima quarta-feira e pronto foi já .
O concessionário é muito acessível
membro numero 16

Março 02, 2019, 20:27:15, 20:27
Responder #10

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Sim, parece que esta CB500X está melhor em muitos aspectos e penso que já se justifica o preço mais caro, considerando a tecnologia empregue.


Quanto à restante familia (naked e sport) a competição é ainda maior, pelo que aguarda-se mais testdrives (fica a dica mneves) aos outros modelos.
Estou curioso quanto à CB500F e Z400 e/ou a MT3 (que já testas-te) ou a CB500R e a Ninja 400

Março 06, 2019, 08:50:19, 08:50
Responder #11

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Está engraçada e parece "simples" de conduzir. Não é bem o meu estilo mas, pelo preço e por tudo o é oferecido, seria sempre uma opção a ter em conta.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Março 06, 2019, 10:58:25, 10:58
Responder #12

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Sim, parece que esta CB500X está melhor em muitos aspectos e penso que já se justifica o preço mais caro, considerando a tecnologia empregue.


Quanto à restante familia (naked e sport) a competição é ainda maior, pelo que aguarda-se mais testdrives (fica a dica mneves) aos outros modelos.
Estou curioso quanto à CB500F e Z400 e/ou a MT3 (que já testas-te) ou a CB500R e a Ninja 400
Atenção que a MT 03 tem um motor daqueles.... Potente e bem rotativo para uma 300 ,bate as 400 e algumas 500cc
membro numero 16

Março 06, 2019, 14:44:21, 14:44
Responder #13

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Acredito que sim.

No Brasil a malta quando fala em CB500F a MT-03 vem sempre à baila como opção. A máquina tem rotações até às 11 mil e pelo que falas no vídeo tem muito boa qualidade.

Maio 14, 2020, 14:33:18, 14:33
Responder #14

Rodrigues1

  • Visitante
As cilindradas e potencias são números na folha de especificações, na vida real a diferença não é assim tanta.

Nem mais,..na realidade o motor da CB500X debita 52 cv e não 48 como nos querem fazer crer

É só para o papel para se manter na categoria A2, na realidade tem mais 4 cv.

No Brasil o livrete e as especificações têm todas 52 cv, acham que mexeram na centralina pata tirar 4 cv ? claro que não, é mais fácil mencionar os 35 kw para se vender como A2.

Com 471 cc tem tanta potência como 750 cc das NC por isso se nota um motor mais nervoso e rotativo.

Maio 14, 2020, 14:41:41, 14:41
Responder #15

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Não é o motor da CB 500 que é nervoso e rotativo, o da NC é que é pastelão.

CB 500 já existe há mais de 30 anos, e sempre foi cavalo de guerra - era uma das motos preferidas dos estafetas nos anos 90, juntamente com a GS 500 da Suzuki.

NC tem motor derivado de um motor automóvel (o 1.4 a gasolina do Honda Jazz), daí ser pastelão e red-line a "meio do conta rotações".

Resumindo, acho que esta CB é mais uma moto tradicional e a NC é um novo paradigma, a utilitária suprema!

Não compraria nenhuma delas pessoalmente, gosto mais de naked's de cilindrada intermédia, tipo Hornet e afins.

Obg pela partilha!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Maio 14, 2020, 15:06:06, 15:06
Responder #16

Wonderboy91

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 117
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer
  • Localidade: Caxias
Camarada Rodrigues,
Por acaso encontrei um gráfico de medição de potência da cb500x, não creio que chegue aos 52 cavalos, na verdade mediram 45  :convivio:


Maio 14, 2020, 15:08:18, 15:08
Responder #17

Wonderboy91

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 117
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer
  • Localidade: Caxias
Acredito que sim.

No Brasil a malta quando fala em CB500F a MT-03 vem sempre à baila como opção. A máquina tem rotações até às 11 mil e pelo que falas no vídeo tem muito boa qualidade.

Camarada, o João da MJPaiva por acaso também a conversar já me disse o mesmo, que a MT03 é tão rápida ou mais que a sua congénere da Honda  :convivio:
Boas curvas!

Maio 14, 2020, 15:11:26, 15:11
Responder #18

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Camarada Rodrigues,
Por acaso encontrei um gráfico de medição de potência da cb500x, não creio que chegue aos 52 cavalos, na verdade mediram 45  :convivio:



Nos bancos de potência mede-se à roda, nas fichas de homologação é à cambota.

Entre a cambota e a roda, perdem-se uns belos 20 cv em alguns casos!! (uma 1000 cc por exemplo).
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Maio 14, 2020, 16:18:07, 16:18
Responder #19

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Ha casos e casos
Por exemplo num carro que tive italiano a potência declarada era 54cv ,no banco, a roda deu 60.5 cv .
membro numero 16

Maio 14, 2020, 16:19:44, 16:19
Responder #20

Wonderboy91

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 117
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer
  • Localidade: Caxias
Camarada Motard,

45+20= 65 cavalos

Por esse prisma o segmento das médias cilindradas de 700 não existia, pensei eu.
Temos de ser pragmáticos: perdas de 20cvs? Talvez nas superdesportivas com mais de 200cvs ou nas motas de alta cilindrada com Cardan ou veio. Corrente as percas são poucas e sinceramente numa mota com pouca cavalagem, pelo menos ao que estou habituado na família,  como uma CB, se a perca for de meia dezena de cavalos, acho muito bom já  :convivio:

Maio 14, 2020, 16:22:06, 16:22
Responder #21

Wonderboy91

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 117
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer
  • Localidade: Caxias
Ha casos e casos
Por exemplo num carro que tive italiano a potência declarada era 54cv ,no banco, a roda deu 60.5 cv .
Camarada Nevis, deixe lá os carros que os alemães tem mais potência do que o que declaram
Mas são carros, nao são motas.
Os

Maio 14, 2020, 17:11:45, 17:11
Responder #22

Rodrigues1

  • Visitante
Não é o motor da CB 500 que é nervoso e rotativo, o da NC é que é pastelão.

CB 500 já existe há mais de 30 anos, e sempre foi cavalo de guerra - era uma das motos preferidas dos estafetas nos anos 90, juntamente com a GS 500 da Suzuki.

NC tem motor derivado de um motor automóvel (o 1.4 a gasolina do Honda Jazz), daí ser pastelão e red-line a "meio do conta rotações".

Resumindo, acho que esta CB é mais uma moto tradicional e a NC é um novo paradigma, a utilitária suprema!

Não compraria nenhuma delas pessoalmente, gosto mais de naked's de cilindrada intermédia, tipo Hornet e afins.

Obg pela partilha!


Não estamos a falar do mesmo motor

O motor da CB500X é completamente novo, dois cilindros e tem tecnologia da Honda 1000 RR

« Última modificação: Maio 14, 2020, 18:00:55, 18:00 por Rodrigues1 »

Maio 14, 2020, 17:21:59, 17:21
Responder #23

Rodrigues1

  • Visitante
Camarada Rodrigues,
Por acaso encontrei um gráfico de medição de potência da cb500x, não creio que chegue aos 52 cavalos, na verdade mediram 45  :convivio:




Não referi que a potência é na roda nem nunca referem a potência dessa maneira

Além disso só vem provar o que tinha afirmado

Achas que só tinha uma perda de 3 cv medida na roda se de facto a potência na cambota fosse de 48 cv como diz as especificações ?

O motor debita 52 cv e tem uma perda de 7 cv medida á roda o que é muito bom.

Só vem demonstar o baixo atrito que existe na transmissão até á roda.
« Última modificação: Maio 14, 2020, 17:59:13, 17:59 por Rodrigues1 »

Maio 14, 2020, 18:15:37, 18:15
Responder #24

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
A questão da potência no livrete ser à cambota ou roda é muito relativo.
Porque depende do que o fabricante usa na ficha técnica que é usada na homologação dos respectivos veículos.
Há que use uma.. e quem use outra.

Mas um veículo para circular necessita de estar homologado e é feita uma validação.
Deverá haver certamente uma margem de tolerância.

Não faço ideia o que indicam no Brasil, mas é um mercado que também não é propriamente exemplo.
Aquilo é um mundo estranho. Muitas marca estão lá a produzir e para isso são "nacionalizadas" respeitando algumas regras. Daí ser habitual terem produtos de catálogo para consumo interno ou identicos com specs diferentes.

Se a Honda anuncia uma potência não andará longe disso.
Mas no mundo das motos, quando medido à roda tendencialmente será para baixo e não para cima.


Maio 14, 2020, 18:23:36, 18:23
Responder #25

Wonderboy91

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 117
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer
  • Localidade: Caxias
Camarada Rodrigues,
É possível mas acho pouco provável. Não encontrei nenhuma medição dos 52cvs.
A medição mais forte até foi está dos 45cvs. Encontrei outra na casa dos 39 cavalos mas não diz a fonte, também não acredito que seja tão pouco.É possível que até tenha menos potência na realidade para fazer consumos tão comedidos, pelo menos é aquilo em que eu acredito  :convivio:

Maio 14, 2020, 18:50:20, 18:50
Responder #26

Rodrigues1

  • Visitante
Camarada Rodrigues,
É possível mas acho pouco provável. Não encontrei nenhuma medição dos 52cvs.
A medição mais forte até foi está dos 45cvs. Encontrei outra na casa dos 39 cavalos mas não diz a fonte, também não acredito que seja tão pouco.É possível que até tenha menos potência na realidade para fazer consumos tão comedidos, pelo menos é aquilo em que eu acredito  :convivio:

Creio que não me fiz entender

A potência a que me refiro é a mencionada pelo fabricante e quase nunca se referem á roda

A CB500X fabricada no Brasil ou na Tailandia seguem os mesmos critérios da linha de montagem mas os manuais são traduzidos para diversas linguas de maneiras diferentes.

Até no Brasil os manuais diferem nas especificações, uns dizem 50 cv e outros 52 cv mas em Portugal menciona 48 cv para se manter na categoria A2,..apenas por isso.

Achas que os representantes mexem na centralina ao receberem as motas para entrega de forma a cumprirem as normas A2 ? muitos nem sabem mudar o óleo quanto mais mexer na potência.. :lolol:

Até nos EUA as leis diferem de estado para estado e os manuais são diferentes mas os motores são os mesmos.

O consumo comedido da CB500X deve-se em parte à tecnologia de baixo atrito de muitos componentes que derivam da Honda 1000 RR

Por favor não me enfiem mais barretes destes porque da CB500X percebo eu.
« Última modificação: Maio 14, 2020, 18:55:13, 18:55 por Rodrigues1 »

Maio 14, 2020, 19:13:05, 19:13
Responder #27

Wonderboy91

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 117
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer
  • Localidade: Caxias
Camarada, percebi melhor o que me estava a transmitir.
Pois, as peças são standardizadas mas acontece mais dentro de continentes, dentro de uma comunidade de países como Europa, mas não lhe consigo dizer se na Tailândia ou Brasil é igual, até porque eles têm modelos que não existem cá, e nós temos alguns não existem lá. Mas o melhor era o camarada arranjar uma prova da potência, um gráfico da leitura da potência porque assim dissipam-se as dúvidas  :convivio:

Maio 14, 2020, 19:51:11, 19:51
Responder #28

Rodrigues1

  • Visitante
Camarada, percebi melhor o que me estava a transmitir.
Pois, as peças são standardizadas mas acontece mais dentro de continentes, dentro de uma comunidade de países como Europa, mas não lhe consigo dizer se na Tailândia ou Brasil é igual, até porque eles têm modelos que não existem cá, e nós temos alguns não existem lá. Mas o melhor era o camarada arranjar uma prova da potência, um gráfico da leitura da potência porque assim dissipam-se as dúvidas  :convivio:

A Honda cb500x é fabricada na Tailândia e Brasil

A Tailandia fornece o mercado Europeu e o Brasil o Continente Americano.

Na Europa temos a carta A2 mas no Brasil só existe a categoria A e carta B não permite conduzir até 125 cc como na Europa.

A linha de montagem é igual e os motores são testados no banco de ensaio onde é lida a potência na cambota.

No Brasil o manual menciona 52 CV e na Europa 48 CV

Se os motores são fabricados com os mesmos componentes e seguindo a mesma regra de montagem porque razão existe 4 CV de diferença.?

Todos nós sabemos que há muitas formas de encher carteiras e os fabricantes sabem melhor que ninguém.

Basta que para interesse de importadores e exportadores venha mencionado 35 kw para pertencer à categoria A2 e desta forma aumentarem as vendas da CB500x.

Não me perguntes como o fazem, só não acredito que as vendidas na União Europeia tenham menos 4 CV que no resto do mundo.

Na Alemanha onde os impostos incidem sobre a potência acredito que haja mais controle mas de resto duvido muito.

Só sei que dá os 185 kms h em GPS , bebe muito pouco e nunca me deu problemas.

Editado : Dá uma vista de olhos na Honda Brasil e verificarás que nas especificações menciona 50,4 CV mas sei que alguns manuais mencionam 52 CV porque simplesmente não existe carta A2 no Brasil.


« Última modificação: Maio 14, 2020, 20:12:00, 20:12 por Rodrigues1 »

Maio 17, 2020, 11:30:03, 11:30
Responder #29

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Têm mesmo a certeza que são produzidas da mesma forma?
Ou seguem as mesmas especificações.

As CB500 produzidas no Brasil são euro 5, por exemplo?
As CB500 produzidas no Brasil não é suposto estarem adaptadas para consumir combustíveis "flex"?

As custas disto fui procurar o manual de ambas as versões.
A CB500X 2019 do Brasil pode ser consultada aqui.
A CB500X 2019 da Europa pode ser consultada aqui.

Não perdi tempo a comparar exaustivamente os detalhes.
Mas.. saltou logo à vista diferenças consideráveis nas dimensões, peso e distâncias entre entre eixos, o que me leva questionar se o modelo de 2019 no Brasil será exactamente o mesmo o da Europa.. e consequentemente todo o resto.

No manual do Brasil é indicado os 50,4cv de potência. No da Europa, pelo menos na tradução para português está omisso.
(E é indicada o uso de gasolina comum, pelo que não deve ser compatível com as biológicas à semelhança de alguns outros modelos, daí ter riscado o flex)

Posto isto, parece-me haver imensas diferenças.
Sobretudo no que diz respeito a emissões, basta não ser tão restritivo como na Europa para poderem debitar maior potência.
Tal como é curiosa a omissão no manual de cá.. o que pode ir de encontro aos "48cv teóricos" que foram indicados.

Maio 17, 2020, 12:16:58, 12:16
Responder #30

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Existem umas diferenças, nalgumas especificações, que me parece que oscilam entre 2 e 4 milímetros.


Site oficial da marca no Brasil...




Site oficial da marca em Portugal...



Depois em termos de motor, por aquilo que também vi, apesar do diâmetro e curso ser exactamente igual, resulta depois em indicações (Brasil vs Europa) também um pouco diferentes.

A potência tem uma diferença de 2,4cv e é também atingido o máximo da mesma a uma rotação diferente (8.500rpm no Brasil vs 8.600rpm na Europa).

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 17, 2020, 13:40:19, 13:40
Responder #31

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Eh pá, são as diferenças das temperaturas
membro numero 16

Maio 17, 2020, 14:38:53, 14:38
Responder #32

Rodrigues1

  • Visitante
Não acham que a Honda Brasil já tinha falido se só fabricasse a CB500X para o Brasil.?

São vendidas com 3 anos de garantia no Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia.

Para a Europa engloba a Austrália e Nova Zelândia

As especificações podem variar se as traduções forem feitas antes ou depois de almoço  :lolol: :lolol:

A respeito do Euro 5,..

No Brasil deram um prazo até Janeiro de 2021 para adaptarem as motas desde Janeiro 2020, ou seja têm um prazo de um ano.

O que quer dizer que a CB500X de 2020 não vem adaptada para euro 5 mas terá de o fazer até Janeiro de 2021.

No entanto devido à quarentena imposta em todo o mundo os fabricantes estão a pedir adiamento dessas imposições.
« Última modificação: Maio 17, 2020, 15:22:05, 15:22 por Rodrigues1 »

Maio 18, 2020, 18:53:41, 18:53
Responder #33

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Ha casos e casos
Por exemplo num carro que tive italiano a potência declarada era 54cv ,no banco, a roda deu 60.5 cv .

Tou a falar de motos!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Maio 18, 2020, 18:54:48, 18:54
Responder #34

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Camarada Motard,

45+20= 65 cavalos

Por esse prisma o segmento das médias cilindradas de 700 não existia, pensei eu.
Temos de ser pragmáticos: perdas de 20cvs? Talvez nas superdesportivas com mais de 200cvs ou nas motas de alta cilindrada com Cardan ou veio. Corrente as percas são poucas e sinceramente numa mota com pouca cavalagem, pelo menos ao que estou habituado na família,  como uma CB, se a perca for de meia dezena de cavalos, acho muito bom já  :convivio:

Os 20 cv a menos à roda foram dados como exemplo numa moto com 1000 de cilindrada, não numa com 1 terço da cilindrada.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Maio 18, 2020, 18:57:18, 18:57
Responder #35

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Não é o motor da CB 500 que é nervoso e rotativo, o da NC é que é pastelão.

CB 500 já existe há mais de 30 anos, e sempre foi cavalo de guerra - era uma das motos preferidas dos estafetas nos anos 90, juntamente com a GS 500 da Suzuki.

NC tem motor derivado de um motor automóvel (o 1.4 a gasolina do Honda Jazz), daí ser pastelão e red-line a "meio do conta rotações".

Resumindo, acho que esta CB é mais uma moto tradicional e a NC é um novo paradigma, a utilitária suprema!

Não compraria nenhuma delas pessoalmente, gosto mais de naked's de cilindrada intermédia, tipo Hornet e afins.

Obg pela partilha!


Não estamos a falar do mesmo motor

O motor da CB500X é completamente novo, dois cilindros e tem tecnologia da Honda 1000 RR

Óbviamente que não é o mesmo motor que nos anos 90, até porque entretanto surgiram as normas Euro cenas.

Mas o motor de uma CB 500 continua a ser desenvolvido como motor de moto (dizes tu com tecnologia da cbr 1000, é provável, desenvolve-se lá em cima e depois vem por aí a baixo, a tecnologia).

O da NC é que teve como base um motor de carro!

Não percebi o teu comentário.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Maio 18, 2020, 19:01:33, 19:01
Responder #36

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Não acham que a Honda Brasil já tinha falido se só fabricasse a CB500X para o Brasil.?

São vendidas com 3 anos de garantia no Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia.

Para a Europa engloba a Austrália e Nova Zelândia

As especificações podem variar se as traduções forem feitas antes ou depois de almoço  :lolol: :lolol:

A respeito do Euro 5,..

No Brasil deram um prazo até Janeiro de 2021 para adaptarem as motas desde Janeiro 2020, ou seja têm um prazo de um ano.

O que quer dizer que a CB500X de 2020 não vem adaptada para euro 5 mas terá de o fazer até Janeiro de 2021.

No entanto devido à quarentena imposta em todo o mundo os fabricantes estão a pedir adiamento dessas imposições.

No caso dos carros, e desculpem lá trazer esse exemplo mas aqui adequa-se, o modelo "antigo" continua a ser produzido no Brasil (e afins) durante mais uns anos valentes, enquanto na Europa já existe modelo novo.

Portanto sim, uma marca produz a mesma moto em versões diferentes conforme os mercados.

Acontece isso com o Volkswagen Golf por exemplo.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Maio 18, 2020, 20:16:37, 20:16
Responder #37

Rodrigues1

  • Visitante
Não acham que a Honda Brasil já tinha falido se só fabricasse a CB500X para o Brasil.?

São vendidas com 3 anos de garantia no Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia.

Para a Europa engloba a Austrália e Nova Zelândia

As especificações podem variar se as traduções forem feitas antes ou depois de almoço  :lolol: :lolol:

A respeito do Euro 5,..

No Brasil deram um prazo até Janeiro de 2021 para adaptarem as motas desde Janeiro 2020, ou seja têm um prazo de um ano.

O que quer dizer que a CB500X de 2020 não vem adaptada para euro 5 mas terá de o fazer até Janeiro de 2021.

No entanto devido à quarentena imposta em todo o mundo os fabricantes estão a pedir adiamento dessas imposições.

No caso dos carros, e desculpem lá trazer esse exemplo mas aqui adequa-se, o modelo "antigo" continua a ser produzido no Brasil (e afins) durante mais uns anos valentes, enquanto na Europa já existe modelo novo.

Portanto sim, uma marca produz a mesma moto em versões diferentes conforme os mercados.

Acontece isso com o Volkswagen Golf por exemplo.

O modelo novo de 2019 e 2020 já existe à venda inclusive já se venderam muitas no Brasil e nos Países que mencionei

Dê uma olhada na Honda Brasil motos

Além disso não sei porque me citou se o seu comentário não tem nada a ver com o meu.


Maio 18, 2020, 20:40:20, 20:40
Responder #38

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Tem a ver com esta sua primeira frase:

"Não acham que a Honda Brasil já tinha falido se só fabricasse a CB500X para o Brasil."

As marcas fabricam por vezes modelos apenas para um determinado país durante mais algum tempo após o surgimento de um novo modelo, ou uma nova geração se preferir.

Peço desculpa se ofendi, não era minha intenção.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Maio 18, 2020, 20:51:08, 20:51
Responder #39

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
O Brasil produz sobretudo para diferentes mercados que não têm necessariamente obedecer ás mesmas restrições da Europa.
Basta que a "rolha" que cumpra as emissões locais não seja a rolha "euro" para resultar em diferenças na performance.
Já relativamente a specs de dimensões serem diferentes... é mais suspeito.






Maio 18, 2020, 20:52:28, 20:52
Responder #40

Rodrigues1

  • Visitante
Tem a ver com esta sua primeira frase:

"Não acham que a Honda Brasil já tinha falido se só fabricasse a CB500X para o Brasil."

As marcas fabricam por vezes modelos apenas para um determinado país durante mais algum tempo após o surgimento de um novo modelo, ou uma nova geração se preferir.

Peço desculpa se ofendi, não era minha intenção.

Não tens nada que pedir desculpa, não me senti ofendido.

Acontece que não entendeste a frase

Referia-me à fábrica do Brasil em Manaus na Amazónia que fabrica as cb500x para o Continente Americano, não a fabrica exclusivamente para o Brasil.

Para a Europa, Austrália e Nova Zelândia é a Tailandia que fornece este mercado.

Podem ter fabrico diferentes mas já não fabricam modelos anteriores até porque o stock escoou tão rápido que a fábrica na Tailândia viu-se obrigada a aumentar a produção em grande escala.

Pode é haver modelos de 2019 à venda nos concessionários mas apenas devido ao problema que atravessamos

Abraço
« Última modificação: Maio 19, 2020, 11:31:54, 11:31 por Rodrigues1 »

Maio 18, 2020, 21:12:54, 21:12
Responder #41

Rodrigues1

  • Visitante
O Brasil produz sobretudo para diferentes mercados que não têm necessariamente obedecer ás mesmas restrições da Europa.
Basta que a "rolha" que cumpra as emissões locais não seja a rolha "euro" para resultar em diferenças na performance.
Já relativamente a specs de dimensões serem diferentes... é mais suspeito.

Exatamente, enquanto o Brasil aceita o euro 5 Europeu alguns países para onde exporta podem ter leis diferentes.

Logo as performances podem ser diferentes porque os catalisadores e todo o sistema de admissão é diferente.

As especificações também podem sofrer alterações por isso afirmei que já vi manuais com 52 CV.

Só não concordo que as dimensões sejam assim tão diferentes na realidade, penso que se devem a péssimas traduções.
« Última modificação: Maio 19, 2020, 16:34:23, 16:34 por Rodrigues1 »

Maio 19, 2020, 23:53:07, 23:53
Responder #42

Wonderboy91

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 117
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer
  • Localidade: Caxias
Camarada Rodrigues,
Acho muito puxado uma cb500x dar 185 de kmhs de GPS (de motrador teria uns 200 não?).
De mostrador acredito, mas de GPS não.

Percebi o que medisse acima, há ene componentes partilhados e acredito que possam até designar os 48cvs como forma de abranger a carta A2, mas efectivamente os manuais brasileiros informam mais qualquer coisa. Mas é ela por ela concerteza.  :convivio:

Maio 20, 2020, 08:43:26, 08:43
Responder #43

Rodrigues1

  • Visitante
Camarada Rodrigues,
Acho muito puxado uma cb500x dar 185 de kmhs de GPS (de motrador teria uns 200 não?).
De mostrador acredito, mas de GPS não.

Percebi o que medisse acima, há ene componentes partilhados e acredito que possam até designar os 48cvs como forma de abranger a carta A2, mas efectivamente os manuais brasileiros informam mais qualquer coisa. Mas é ela por ela concerteza.  :convivio:

Não filmei por isso não posso provar

No velocímetro marcou 193 e foi com malas e top case.

Não sou adepto de velocidade, fiz o teste apenas por duas vezes.

A rodagem e um bom óleo conta muito.

Estás no teu direito de não acreditar só quem me conhece de verdade sabe que não minto.

Talvez um dia sejas um desses

 :convivio:

Maio 20, 2020, 09:04:02, 09:04
Responder #44

Rodrigues1

  • Visitante
Caro Wonderboy91

A potência não é tudo e vou dar um pequeno exemplo,..

A T-max tinha 46 cv e era considerada uma bomba pois todos diziam que dava 200 ou 195

Mais pesada que a cb500x e com 46 cv ???

 :cool:

Maio 20, 2020, 10:13:36, 10:13
Responder #45

SJP

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 135
  • Marca Motociclo: yamaha
  • Modelo Motociclo: Tmax
  • Localidade: Oeste
Olá a todos, mais que estar a discutir velocidades máximas, do tipo a minha anda mais que a tua, penso que o importante é estarmos todos contentes com o que temos e irmos rodar por essas estradas fora. Façam viagens, para mais tarde recordar, independentemente  da cilindrada ou potência.  :scooter:

Na minha segunda viagem aos Picos da Europa, falei com um grupo muito variado, uma Intruder 1800 que se via aflita para curvar, nos ganchos muito apertados, sem ficar ditada de lado, uma forza 125 e uma cb500 muito antiga…. :tirarchapeu:

Todos estavam felizes por ali estarem e, o sorriso que tinham na cara, era o espelho do gozo de terem realizado aquela viagem.

Relativamente ao tópico a Honda 500 é uma boa mota, tenho dois familiares com ela, não vou aqui discutir qual a velocidade máxima, cada um diz o que quer e cada um acredita no que quer... :nice:

Rodrigues não sei se conheces os vídeos do motovloger "moutainRider" ele teve uma igual à tua e provou que serve para tudo. Trocou por uma AT.

Para terminar, a Tmax não atinge essas velocidades… sem ser mexida atingi 170kmh de GPS.

Boas curvas, aproveitem o sol...

Maio 20, 2020, 10:40:05, 10:40
Responder #46

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sem sequer precisar de descidas já ela anda bem mais do que se pensa. :-\



Agora a falar a sério..

Velocidade de facto não é tudo.
O modelo não foi desenvolvido a pensar em top speed, mas sim para um compromisso interessante como moto do dia-a-dia e sem ser muito exigente nos consumos e custos de manutenção.

Para uma 500, cumpre perfeitamente e tem um bloco reconhecidamente fiável.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 20, 2020, 10:46:34, 10:46
Responder #47

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Exatamente, enquanto o Brasil aceita o euro 5 Europeu alguns países para onde exporta podem ter leis diferentes.

O Brasil tem as próprias normas designadas por PROMOT.

Só não concordo que as dimensões sejam assim tão diferentes na realidade, penso que se devem a péssimas traduções.

São medições entre pontos específicos e os números não é propriamente algo que se traduza.

CB500X 2019 Brasil:
Comprimento total 2.098 mm
Largura total 826 mm
Altura total 1.358 mm
Distância entre-eixos 1.421 mm
Distância mínima do solo 170 mm
Ângulo da coluna da direção / Trail 26º 30´ / 109 mm

CB500X 2019 Europa:
Comprimento total 2155 mm
Largura total 825 mm
Altura total (Baixo 1410 mm Alto 1445 mm)
Distância entre eixos 1445 mm
Distância mínima ao solo 180 mm
Ângulo da coluna da direção / Trail 27º 27´108 mm

Ambos os mercados usam o sistema métrico portanto nem sequer se aplica arredondamentos por conversão.
 :-\

Maio 20, 2020, 12:57:05, 12:57
Responder #48

Rodrigues1

  • Visitante
Não vamos desvirtuar mais o tópico, eu por mim fico por aqui e não comecem já a pensar que fiquei amuado com algum post  :lolol:

Aqui o Rodrigues está muito satisfeito com a Cb500x de 2015 e quero é passear se Deus quiser até aos 100 anos.

Velocidades não é comigo como já afirmei, consigo fazer médias de 70 sem me dar o sono porque acima de tudo gosto de apreciar os locais por onde passo.

Os dois testes de velocidade que fiz foi uma exceção em quase 4 anos e meio.

Obrigado mais uma vez pela excelente partilha amigo Mneves.

Boas curvas com saúde a todos

Maio 20, 2020, 23:33:52, 23:33
Responder #49

Wonderboy91

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 117
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer
  • Localidade: Caxias
Camarada Rodrigues,
Acho muito puxado uma cb500x dar 185 de kmhs de GPS (de motrador teria uns 200 não?).
De mostrador acredito, mas de GPS não.

Percebi o que medisse acima, há ene componentes partilhados e acredito que possam até designar os 48cvs como forma de abranger a carta A2, mas efectivamente os manuais brasileiros informam mais qualquer coisa. Mas é ela por ela concerteza.  :convivio:

Não filmei por isso não posso provar

No velocímetro marcou 193 e foi com malas e top case.

Não sou adepto de velocidade, fiz o teste apenas por duas vezes.

A rodagem e um bom óleo conta muito.

Estás no teu direito de não acreditar só quem me conhece de verdade sabe que não minto.

Talvez um dia sejas um desses

 :convivio:

Camarada Rodrigues,
Claro que sim, um convivio, uma conversa franca, umas cervejas ou tinto são das coisas mais genuinas que podemos levar da nossa vida e terei todo o gosto, se se proporcionar.

Boas curvas!