Mesmo visualmente muito apelativa, a Yamaha continua a apostar nos motores Minarelli, lamentavelmente. Bem sei que é uma Marca que a Yamaha comprou à uns anos em Itália, mas.... A Renault comprou a DACIA mas não deixa de montar motores Renault, a VW comprou a Skoda e monta que motores?. Sendo a Yamaha um dos maiores construtores mundiais será que não é capaz de fabricar um motor 125 ou 300? Duvido.João
Os Nissan que tenho visto são motores Renault, ou estou enganado?João
A Minareli já anda por cá há muito, desde 1951, algumas scooters/motorizadas com essa chancela deram a volta ao mundo. Até a "nossa" velha Macal usou motores dessa origem... alguém conheceu coisas mais "martirizadas"?Ao que sei, a scooter em questão de japonesa só tem o logótipo, também é montada em França pela MBK. A MBK, ou "Motobécane" é uma empresa francesa também conhecida por muitas motorizações "mono", já cá anda desde 1923, a Yamaha possui 40% do seu capital. Sendo assim, um logótipo japonês mas de fabricação bem europeia. E daí?Vejamos a coisa noutra perspectiva. Um logótipo colocado sobre um produto é um compromisso da marca em como esse produto respeita uma história que fez os consumidores darem-lhe a confiança que tornou essa marca referência.Se o produto é "mau", é a marca que deve ser responsabilizada, não a "origem" da fabricação/montagem. Nenhuma marca manda fazer um produto algures sem impor condições de produção que vigia religiosamente. (1)Não me venham com aquela do parafuso da Harley ter enferrujado porque a mota foi montada ma Índia, o parafuso enferrujou porque o caderno de encargos da marca não concebeu parafusos melhores, melhor, escolheu parafusos ao nível dos custos de trabalho que a levaram para o sub-continente asiático. Sendo assim, uma BMW vale menos por ser montada em Taiwan nas linhas da Kymco? Hum... mesmo ao lado da fábrica da Sym que montou para a Honda que agora usa a Tailândia, ali mesmo perto das Piaggio vietnamitas? O meu blusão da "consagrada" Alpinestars foi cosido na Etiópia, sendo que este país foi uma colónia italiana não será difícil imaginar que muita "alta costura" italiana tenha passado pelas mãos hábeis de gente que não percebe o "requinte" de um desfile de moda...A pergunta devia ser outra: se os custos de produção baixaram porque carga de água as motas são cada vez mais caras?(1) Recupero a responsabilidade das marcas a outro nível. É "chato", vou tentar aligeirar:Lembro-me de uma marca muito na moda, com um "logo" distintivo que remete para uma posição diferente sobre a vida - afinal não é isso que a Publicidade nos vende? Afinal não é esse sonho que a maioria compra? Essa marca tinha os seus produtos montados numa fábrica que se tornou conhecida pelas redes colocadas por baixo das janelas, uma tentativa de menorizar o número de trabalhadores que se precipitavam para o suicídio devido aos ritmos de produção e horários de trabalho selvagens. A marca "não sabia"? Hum...Bem, quem continuou a comprar os produtos dessa marca quis acreditar que não... e ala que se faz tarde, há coisas mais divertidas no telejornal do que lembrarem-nos como é feito o que compramos. "Já viste?, 'Made in Japan'". E alguém se sentiu despromovido socialmente...O que eu vejo: os clientes estão mais preocupados com a origem da fabricação pela diminuição do "pedigree" do logótipo do que com a forma como é fabricado. Assim vai a Humanidade.(o texto foi editado)Editado, mais uma vez: a scooter é bem bonita, gosto. Se compraria? Não. Não por causa de antipatia com a marca, isso passa-me ao lado, mas por razões mais objectivas: a altura do banco é demasiado alta para um gajo que já não é adolescente se sentir seguro. Bolas, já ninguém faz motas para "japoneses"!
Citação de: João_Santos em Abril 16, 2019, 07:47:28, 07:47Mesmo visualmente muito apelativa, a Yamaha continua a apostar nos motores Minarelli, lamentavelmente. Bem sei que é uma Marca que a Yamaha comprou à uns anos em Itália, mas.... A Renault comprou a DACIA mas não deixa de montar motores Renault, a VW comprou a Skoda e monta que motores?. Sendo a Yamaha um dos maiores construtores mundiais será que não é capaz de fabricar um motor 125 ou 300? Duvido.João Nao precisa de pedir a ninguem pois continua a ser o melhor desde 2009 (mais performance) segundo os seus legados A Mercedes tambem é grande e pediu a renault um diesel A Kawasaki continua a pedir a kymco motores e depois?A honda ja os pediu tambem
Citação de: mneves em Abril 16, 2019, 08:21:05, 08:21Citação de: João_Santos em Abril 16, 2019, 07:47:28, 07:47Mesmo visualmente muito apelativa, a Yamaha continua a apostar nos motores Minarelli, lamentavelmente. Bem sei que é uma Marca que a Yamaha comprou à uns anos em Itália, mas.... A Renault comprou a DACIA mas não deixa de montar motores Renault, a VW comprou a Skoda e monta que motores?. Sendo a Yamaha um dos maiores construtores mundiais será que não é capaz de fabricar um motor 125 ou 300? Duvido.João Nao precisa de pedir a ninguem pois continua a ser o melhor desde 2009 (mais performance) segundo os seus legados A Mercedes tambem é grande e pediu a renault um diesel A Kawasaki continua a pedir a kymco motores e depois?A honda ja os pediu tambem O motor 125 da Yamaha ou minareli continua a ser o melhor desde 2009? Segundo os seus legados? Melhor em fiabilidade, longevidade, consumos, performance, custos de manutenção, custos de construção, preço de venda, técnica, normas ambientais, inovação... Ou em tudo? Segundo os seus legados, os utilizadores ou proprietarios, associações de consumidores tipo DECO, jornalistas, a Yamaha, as outras marcas, ou alguma revista da especialidade? Desconhecia a existência de um ranking confirmado de motores 125; Qual é o melhor motor 300? E 700/900? E a melhor mota/scooter?
A Yamaha já tem, um excelente, motor 125cc. Aquele que é montado na YZF-R125 2019, com um sistema VVA.
Prefiro uma Kymco verdadeira a uma Yamaha/Minarelli. Gato por lebre não.João