GERAL > Quando tudo é novidade... As Primeiras Dicas!

Primeira moto

(1/2) > >>

DanielAvato:
Olá a todos,
Espero que se encontrem bem!

Um bocado de contexto ando em busca da minha primeira moto (mesmo acabar de tirar carta A) tenho 30 anos, 1.88m 90kg e tirando umas voltas numa vespa a uns 15 anos atras não tenho experiencia nenhuma de moto.

O meu sonho de moto seria uma Indian Dark Horse mas como é obvio não será possível ter a mesma dado a inexperiência e peso da moto querendo adquirir mais destreza.

O objetivo será comprar uma moto nova e sinceramente já percorri todos os stands do Porto.

As que mais me chamaram a atençao foi:
Triumph 400X no entanto um bocado preocupado se nao irei sentir falta de algo mais potente pouco tempo depois e o facto de andar sempre com a minha namorada com pendura.
Triumph speed twin 900
Moto guzzi v7
Royal Enfield Interceptor

Alguma opiniao sobre as mesmas e se acham que se adequam como primeira moto ?

Desde já agradeço qualquer ajuda.





JViegas:
Pessoalmente e por regra geral (para mim).

Qualquer mota (com as devidas ressalvas nas motos desportivas) pode ser a primeira mota.
Tudo depende da tua cabeça e do teu punho.

É claro que não convém entrar no mundo das 1000cc desportivas, por exemplo, e com mais de 120 ou 150cv, pois a exigência na condução é muito superior.

Pois como deves compreender, numa mota tudo acontece muito depressa e é preciso aprender para além daquilo que aprendemos na escola de condução, uma vez que por lá aprendeste para passar o exame, quando tiveres a tua mota irás aprender a conduzi-la, se é que me entendes.

As motos que indicas e pessoalmente, escolhia a V7.

Mas a 400X está muito bonita e parece-me ter muito boa qualidade. 
É claro que tens que ter noção que uma 400cc não se mexe como a speed twin, mas certamente a 400X não te deixará mal.

Penso que o que deves ter em conta é o seguinte: se vais conduzir acompanhado, uma naked (speed twin) terá um conforto diferente de uma Guzzi, por exemplo. A posição de condução é diferente assim como a maneira como o pendura se senta.
Convém ter isso em conta.

Se não podes experimentar as motas que indicas (conduzir a dois) pelo menos senta-te com a pendura para saber como a namorada se sente, como é que te equilibras com ela na mota, etc., etc.

Gentleman rider:

--- Citação de: DanielAvato em Janeiro 30, 2024, 14:21:33, 14:21 ---Alguma opiniao sobre as mesmas e se acham que se adequam como primeira moto ?

--- Fim de Citação ---

Todas se adequam a primeira moto mas nenhuma é boa para andar com pendura

A 400X e a RE por falta de motor e a ST900 e V7 por falta de curso de suspensão traseira.

Assim de repente, e mantendo no estilo retro, a Moto Guzzi V85 é uma boa moto para pendura, mas talvez muito grande e pesada para primeira moto.

Acho que as melhores soluções são mesmo a Triumph Tiger sport 660 ou Yamaha Tracer 7.

DanielAvato:
Desde já obrigado pela ajuda de ambos :)

Jviegas o vendedor da Indian (a fazer o seu trabalho claro) tambem mencionou que qualquer mota logo que se tenha cabeça serve como primeira moto, mas eu acho que era uma pena ter as primeiras eventuais quedas numa mota tão boa, para alem que eu mesmo quando me sentei em algumas o peso foi um fator que me deixou um bocado na defensiva.

Gentleman obrigado pela dica, nao tinha reparado essa questao da suspensao traseira, se bem que alguns videos que vi dizem que a v7 nao e muito desconfortável para o pendura.
Mas depois dos vossos pontos falei com a minha namorada e verdade é uma num mes ela deve andar no maximo 4x comigo, porque trabalha alguns fins de semana e eu nao, talvez nao possa pensar tanto nela e mais naquilo que eu quero e depois tentar adaptar da melhor maneira para ela! Mas essa tiger por acaso sentei no stand e gostei bastante  ;)

JViegas:
Segue o coração e aquela que te apaixonar mais...

Eu como conduzo diariamente tenho que ter outro ponto de vista com as motos que escolho.
Quando escolhi com o coração: CB650R, quando conduzia todos os dias era uma maravilha, mas assim que conduzia com pendura, com tralha do trabalho e da escola da pendura, a coisa já não metia piada nenhuma.

Como o uso era maioritariamente esse tive que a vender e pensar mais em mobilidade do que em prazer de condução.

Se tens um sonho na Indian Dark Horse (bem bonita), porque não procurar modelos de outros fabricantes "mais acessiveis" e menos potentes?
Estarás no estilo que gostas e provavelmente um dia, quem sabe, chegues à Indian.

Porque não?

Eu sou suspeito (gosto da Honda), a Rebel está muito gira, mas tens outros modelos que poderás pesquisar: a Kawasaki Eliminator 500.

Tens outros modelos originários da China que têm muito boa qualidade e já estão longe das histórias de má qualidade e má assistência.

A Royal Enfield Shotgun 650... em branco... LINDA.
A Meteor 350 (menos potente) tenho um colega de trabalho que têm uma, anda diariamente com ela em cidade e às vezes com pendura e não quer outra coisa. Já viajou em viagens superiores a 300 kms e está a pensar este ano ir a Espanha com ela.

Ficam as ideias (para baralhar ainda mais).

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa