Autor Tópico: Seguros  (Lida 2429 vezes)

Outubro 18, 2023, 12:36:57, 12:36
Lida 2429 vezes

JDG

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 18
  • Marca Motociclo: Não tenho
  • Modelo Motociclo: Ainda
  • Localidade: Charneca da Caparica
Boas Colegas,
Sou um recém-encartado, pretendo investir numa moto trail média, série 500.
Tenho olhado para os Seguros e assusto-me com os valores, muito sinceramente não estava à espera de ter de pagar cerca de 350€ pelo 1ºseguro de moto!
Fidelidade, Nseguros, simulações na ordem dos 350€ - 450€
OK teleseguros na ordem dos 250€
LOGO seguros 125€!
Muita discrepância de valores!!!
Não sei mesmo qual a veracidade disto a nivel REAL uma vez que apenas fiz simulações..

Qual o vosso caso, quanto estão a pagar?
Não esquecer:
- Recém encartado
- 39 anos (20anos de carro)
- Moto que pretendo VOGE 525DSX ou MACBOR XR5

Outubro 18, 2023, 13:21:14, 13:21
Responder #1

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Cada caso é um caso, porque para uma companhia de seguros todos somos riscos diferentes


No meu caso, com carta de motos há muito tempo, os melhores valores são os logo na casa dos 85

Portanto se te cotaram 125 está ótimo na minha opinião
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 18, 2023, 14:06:50, 14:06
Responder #2

PMM

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 66
  • Marca Motociclo: QJ Motor
  • Modelo Motociclo: srt 550
  • Localidade: Braga
O problema são os anos de carta de moto. Eu comprei uma Qj 550 srt e pago 348€ na Allianz.  A justificação foi o facto de ter carta de moto há menos de um ano.

Enviado do meu 21061119DG através do Tapatalk


Outubro 18, 2023, 14:55:05, 14:55
Responder #3

msilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 76
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Aprilia
  • Modelo Motociclo: Caponord
  • Localidade: Tondela
Eu acabei de fazer seguro nos Vitorinos, como a moto tem mais de 20 Anos, pago 45€ ( Caponord ETV 1000 ).

Vai ao site deles e pede uma simulação.

Outubro 18, 2023, 14:57:29, 14:57
Responder #4

lferreira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 207
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MS 950S
  • Localidade: Lisboa
Ia responder para consultar também a "Vitorinos", mas para mim eles têm um handicap que me cortou logo o fazer qq seguro com eles!

Transcrevo aqui uma resposta que dei à ultima "tentativa de angariação" para um seguro "contra todos" que eles me propuseram há apenas umas semanas:

"Pelo que vejo na simulação que me enviou, vocês continuam (sem eu perceber o porquê) a não cobrir dois itens que são importantíssimos para quem tem uma mota estacionada na rua!
O caso de Actos de vandalismo, que existe a probabilidade de igual para igual nos carros e nas motas (mas que vocês deviam cobrir), no caso dos Fenómenos da Natureza, uma mota não tem a mesma estabilidade de um carro, e se vier um vendaval, ela tem uma maior probabilidade de cair e de se danificar, o mesmo se passa numa inundação inesperada, isto são apenas 2 exemplos!!

Vocês "apregoam" que tem um seguro de danos próprios com preços competitivos, mas depois não cobrem certas e determinadas situações.... para mim não faz sentido!!"


Para quem não lhe fizer confusão a falta destes 2 itens e tenha sempre a mota resguardada, eles até têm preços realmente competitivos, agora a mim não me cativa, dado que ando sempre com a mota todos os dias sujeito a tudo e mais alguma coisa!!

Outubro 18, 2023, 15:04:15, 15:04
Responder #5

mivla

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 50
  • Marca Motociclo: Analisando....
  • Localidade: Vila do Conde
Eu por acaso tinha na Logo e pagava 78€, mas a única condição que eu queria era a de ter reboque caso necessitasse, mas o teu ponto é muito valido para quem deixa a mota na rua.

Outubro 18, 2023, 16:31:36, 16:31
Responder #6

msilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 76
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Aprilia
  • Modelo Motociclo: Caponord
  • Localidade: Tondela
Ia responder para consultar também a "Vitorinos", mas para mim eles têm um handicap que me cortou logo o fazer qq seguro com eles!

Transcrevo aqui uma resposta que dei à ultima "tentativa de angariação" para um seguro "contra todos" que eles me propuseram há apenas umas semanas:

"Pelo que vejo na simulação que me enviou, vocês continuam (sem eu perceber o porquê) a não cobrir dois itens que são importantíssimos para quem tem uma mota estacionada na rua!
O caso de Actos de vandalismo, que existe a probabilidade de igual para igual nos carros e nas motas (mas que vocês deviam cobrir), no caso dos Fenómenos da Natureza, uma mota não tem a mesma estabilidade de um carro, e se vier um vendaval, ela tem uma maior probabilidade de cair e de se danificar, o mesmo se passa numa inundação inesperada, isto são apenas 2 exemplos!!

Vocês "apregoam" que tem um seguro de danos próprios com preços competitivos, mas depois não cobrem certas e determinadas situações.... para mim não faz sentido!!"


Para quem não lhe fizer confusão a falta destes 2 itens e tenha sempre a mota resguardada, eles até têm preços realmente competitivos, agora a mim não me cativa, dado que ando sempre com a mota todos os dias sujeito a tudo e mais alguma coisa!!

Pois,esqueci-me de mencionar isso, que para mim, não tem importancia, tb ando de moto todos os dias, mas o estacionamento é no parque de estacionamento da empresa e durante a noite fica na garagem.

Outubro 18, 2023, 19:56:07, 19:56
Responder #7

lferreira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 207
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MS 950S
  • Localidade: Lisboa

Pois,esqueci-me de mencionar isso, que para mim, não tem importancia, tb ando de moto todos os dias, mas o estacionamento é no parque de estacionamento da empresa e durante a noite fica na garagem.


Tb já tenho essa benesse na empresa, mas imagina que por uma mera falta de sorte, a garagem inunda, ou à ida para casa, páras no supermercado para comprar pão, e o tempo está como está hoje, vento e chuva com fartura, estacionas a “burrinha”, de repente, uma rajada de vento parte uma pernada de uma árvore ali das redondezas… e pimba em cima da mota! Recebes o quê do seguro? Cascas de alho!!  :napodeser:

Estás a pagar um seguro contra todos, que por mais anos de carta que tenhas nunca é barato, e não tens cobertura! Acho indecente uma seguradora fazer isso para ter um preço mais barato/ competitivo e dps cortar-se numa das coisas que tem uma alta probabilidade de acontecer a pessoas como nós que andamos todos os dias faça chuva ou faça sol!

Outubro 19, 2023, 09:45:39, 09:45
Responder #8

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Pesquisa também o ACP.

Eles têm seguros para mota... mas terás que associar a esse custo a mensalidade do ACP.

Seguros contra todos para motas é para esquecer. Ou tens uma carteira que te possa sustentar isso ou então terás que "arriscar" mais num seguro mais "pequeno".

Equaciona o pagamento fracionado. Ou seja, em vez de pagares tudo de uma só virada, paga trimestralmente por exemplo. Fica um pouco mais caro mas será suportável se os pagamentos não coincidirem com outros pagamentos grandes: IMI, IUC, outros seguros, etc. etc. 

Eu pago o meu semestralmente ficando num total de 100 e tal euros. Não tenho seguro contra todos os riscos. A máquina (como todas as outras que tive) dorme na rua em local iluminado, presa a cadeados, com capa e em lugar de estacionamento (porque se cair alguma coisa em cima não tenho que ter o seguro a dizer que estava mal estacionada ou em cima do passeio - atenção a isso).
Tenho carta de moto com cerca de 20 anos.

Outubro 20, 2023, 11:35:28, 11:35
Responder #9

JDG

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 18
  • Marca Motociclo: Não tenho
  • Modelo Motociclo: Ainda
  • Localidade: Charneca da Caparica
Ia responder para consultar também a "Vitorinos", mas para mim eles têm um handicap que me cortou logo o fazer qq seguro com eles!

Transcrevo aqui uma resposta que dei à ultima "tentativa de angariação" para um seguro "contra todos" que eles me propuseram há apenas umas semanas:

"Pelo que vejo na simulação que me enviou, vocês continuam (sem eu perceber o porquê) a não cobrir dois itens que são importantíssimos para quem tem uma mota estacionada na rua!
O caso de Actos de vandalismo, que existe a probabilidade de igual para igual nos carros e nas motas (mas que vocês deviam cobrir), no caso dos Fenómenos da Natureza, uma mota não tem a mesma estabilidade de um carro, e se vier um vendaval, ela tem uma maior probabilidade de cair e de se danificar, o mesmo se passa numa inundação inesperada, isto são apenas 2 exemplos!!

Vocês "apregoam" que tem um seguro de danos próprios com preços competitivos, mas depois não cobrem certas e determinadas situações.... para mim não faz sentido!!"


Para quem não lhe fizer confusão a falta destes 2 itens e tenha sempre a mota resguardada, eles até têm preços realmente competitivos, agora a mim não me cativa, dado que ando sempre com a mota todos os dias sujeito a tudo e mais alguma coisa!!

Sim, muito interessante esse ponto de vista, ainda não tinha pensado nisso, mas vou equacionar. Claro que depois no fim interessa o valor final e decerteza terá de levar alguns cortes para que não fique um absurdo nas contas!

As seguradoras fazem o que querem de nós, nós precisamos e elas abusam! Porque tem de ser se é que queres.
A minha mudança para moto em parte tem haver com redução de custos, mas estou a ver que no final em vez de reduzir eles vaõ aumentar!!!! Começo a pensar se fiz a decisão certa?

Outubro 20, 2023, 17:32:41, 17:32
Responder #10

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Tirei carta A em abril de 2018, com 38 anos, comprei mota no mesmo mês e fiz o seguro na Fidelidade por 110€, continua mais ou menos igual ao dia de hoje. Tinha na altura 20 anos de carta B e cerca de 18 anos de seguro sem qualquer acidente.
Tenho seguro de "frota" e pago o seguro da mota e do carro juntos, atualmente o "prémio" total é de 284€ anuais.

Outubro 22, 2023, 12:28:03, 12:28
Responder #11

JDG

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 18
  • Marca Motociclo: Não tenho
  • Modelo Motociclo: Ainda
  • Localidade: Charneca da Caparica
Tirei carta A em abril de 2018, com 38 anos, comprei mota no mesmo mês e fiz o seguro na Fidelidade por 110€, continua mais ou menos igual ao dia de hoje. Tinha na altura 20 anos de carta B e cerca de 18 anos de seguro sem qualquer acidente.
Tenho seguro de "frota" e pago o seguro da mota e do carro juntos, atualmente o "prémio" total é de 284€ anuais.

Pois, muito estranho a mesma empresa me pedir cerca de 360€ pelo seguro!!! base, o mais reles!
Carta de moto em 2023 e logicamente será o primeiro seguro de moto que farei.
Mas tenho carta de carro há 21 anos com seguro em meu nome há 16anos - sem nenhum acidente registrado - (algo que deveriam ter em conta, pois de certo modo diz algo a respeito do condutor) (...)
Tenho 39 anos já perto dos 40.
Simulação com moto até 500cc, Voge 525dsx / Macbor XR5!!!

Não sei os critérios que usam, mas parece um abuso estes aumentos! ou andarão a tentar aldrabar o mais que podem...

Outubro 22, 2023, 18:48:04, 18:48
Responder #12

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
É a forma educada que tem para te dizer que nao tem interesse em fazer o seguro


Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 23, 2023, 10:03:18, 10:03
Responder #13

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
É a forma educada que tem para te dizer que nao tem interesse em fazer o seguro

+1

Outubro 23, 2023, 22:18:53, 22:18
Responder #14

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1930
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Tenta fazer o seguro conjunto com o carro na mesma companhia.
Eu tenho todas as viaturas na mesma apólice e compensa, só não posso fazer comparações com o teu caso porque tenho carta de Mota há mais de 30 anos! Ser cota é um posto... :read.calm:
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Outubro 24, 2023, 11:58:25, 11:58
Responder #15

TuCa

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 64
  • Marca Motociclo: EFS
  • Modelo Motociclo: GT Super
  • Localidade: Porto
Seguros é sempre complexo comparar com outras pessoas, são muitas variáveis
idade pessoa
anos carta
n.º acidentes
quantidade seguros na mesma companhia/agente

meu exemplo
motas baixa cilindrada, pago 20€ cada
motas alta cilindrada, pago 30€ cada
carros clássicos 45€
carro pré clássico 90€
carro dia a dia 165€

Outubro 24, 2023, 12:32:29, 12:32
Responder #16

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Uma coisa que afeta o valor do seguro é o local onde maioritáriamente se circula. De forma estúpida, as seguradoras associam este local à morada do segurado o que pode não corresponder à realidade.

No meu caso, vivo fora de Lisboa mas uma boa parte dos kms que faço são em Lisboa, embora tenha de fazer 35Kms para lá chegar, e o seguro anda pelos 90 e poucos €. Um amigo meu com uma mota igual, com mais anos de carta do que eu e sem sinistros, morando em Lisboa o seguro (na mesma seguradora) ficava em mais de 110€.

Outubro 24, 2023, 16:03:35, 16:03
Responder #17

JDG

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 18
  • Marca Motociclo: Não tenho
  • Modelo Motociclo: Ainda
  • Localidade: Charneca da Caparica
Uma coisa que afeta o valor do seguro é o local onde maioritáriamente se circula. De forma estúpida, as seguradoras associam este local à morada do segurado o que pode não corresponder à realidade.

No meu caso, vivo fora de Lisboa mas uma boa parte dos kms que faço são em Lisboa, embora tenha de fazer 35Kms para lá chegar, e o seguro anda pelos 90 e poucos €. Um amigo meu com uma mota igual, com mais anos de carta do que eu e sem sinistros, morando em Lisboa o seguro (na mesma seguradora) ficava em mais de 110€.

Sim isso é verdade, e estou mesmo a pensar fazer seguro na minha terra, estou a viver em Almada e o uso dela será sempre nesta zona + Lisboa e outras zonas á volta, mas sou da terra do "binho Berde", e lá a mesma situação sai mais barato um pouco... (espero é que isso não seja problema!)