Marcas de Motociclos > Aprilia

Aprilia Tuono 125 (2021)

(1/1)

Sapiens21:
Aprilia Tuono 125 (2021)





É uma (das duas) mais recentes novidades da Aprilia para a Europa.

A nova Tuono 125 é um dos mais recentes modelos da marca Italiana e voltada (parece-me) sobretudo para um público jovem que pretende uma moto de carácter desportivo, mas capaz de ser conduzida com carta de carro (Cat. B)

E tem clara inspiração na moto de média cilindrada da marca, a Tuono 660, mas claro...com uma mecânica bem mais modesta.

Ainda assim de topo nas 125cc, entenda-se.
Motor monocilíndrico de quatro válvulas e refrigeração líquida (a cumprir as normas Euro5, claro), com 124,2cc e uma entrega de potência máxima de 14,9cv às 11.000 rpm.

Quanto aos travões conta com ABS de dois canais desenvolvido em cooperação com a Bosch, além de pinças radiais.

Os pneus de série serão Michelin e pelo que li serão com perfil largo na traseira.

Quanto ao quadro utiliza estrutura de longarinas de alumínio fundido e reforçado, com as suspensões a serem de garfo dianteiro invertido e com um sistema monoshock na traseira.

Mais um proposta para entrar na forte concorrência das 125cc... :nice:


dfelix:
A novidade é mesmo a imagem refrescada e novo equipamento.
Porque existe a Tuono 125 existe há muitos anos... sendo esta praí a 6ª ou 7ª actualização.

Sapiens21:
Sim, a Tuono 125 já existe há tempos.
Por isso referi no texto "nova Tuono 125".

A última penso que terá sido esta de que também criei tópico já lá vão uns aninhos...
Ou seja, a 'geração 2017'

https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=946.0

Sobre existirem já umas 6 ou 7 actualizações desta 125 é que desconhecia. Não sabia (nem calculava) que fossem tantas...

dfelix:

--- Citação de: Sapiens21 em Maio 18, 2021, 19:58:13, 19:58 ---Sobre existirem já umas 6 ou 7 actualizações desta 125 é que desconhecia. Não sabia (nem calculava) que fossem tantas...

--- Fim de Citação ---

A Aprilia tal como a Cagiva foram construtores que espremeram as motorizações 125cc a 2 tempos até à ultima gota.
A primeira Tuono 125 era uma versão semicarenada da mítica RS125 da época.



Na prática a mesma receita da Tuono "crescida" que era uma RSV 1000 um pouco mais despida.

Só há uma meia dúzia de anos é que por razões lógicas passaram a ser 125cc a 4 tempos.
A RS125 passou a ser RS4 125 para diferenciar da antecessora... e ao mesmo tempo invocar a RSV4...
E a Tuono acabou por ser reformulada seguindo a receita do costume.

Curiosamente, com estes tópicos que iniciaste é que me apercebi que a Aprilia deixou cair o "4" e passou de RS4 125 para recuperar o RS125 na versão "desportiva".


Acho que o sucesso das Tuono 125 acaba por ser um pouco semelhante ao das Tuono derivadas das RSV/RSV4.
Motos interessantes e bem equipadas. E specs bem atractivas.
Mas com designs pouco consensuais...

No caso das 125 impõe-se ainda um preço muito acima do que o mercado procura...
Pois é um mercado onde dominam as opções low-cost.

Navegação

[0] Índice de mensagens

Ir para versão completa