Eu acredito que o H vai ganhar esta corrida. O problema vai ser as estradas que deixarão de estar secas!
Eu já me dei conta disso e posso dizer que ao contrário da opinião geral, o futuro com veículos eléctricos vai ser um tremendo erro ambiental, e existem alternativas viáveis e mais ecológicas, que não vingam, essencialmente porque de tão ecológicas que são, não alimentam lobbys, logo, não têem futuro. Passo a explicar:Se pararmos para pensar além das emissões directas de cada veículo em gramas de co2, veremos que os elécticos, por detrás da cortina, podem esconder um futuro tenebroso. porquê? 1. Sem pensar tecnicamente e na prática, a confusão que implica ter uma rede de abastecimento a veículos eléctricos numa cidade, onde geralmente escasseiam garagens e até lugares de estacionamento em muitos bairros citadinos, deparamo-nos com uma consequência que é a da origem da energia eléctrica. De onde vem, as emissões que resultam da sua produção, etc.... vem toda das eólicas...não! Vem todas do carvão? Das barragens? É que produzir energia, também gera CO2 e isso até vem explícito na factura da electricidade....Passamos a outra etapa: abastecer ziliões de veículos em cargas diárias em todo um planeta, meus amigos, não se enganem, não há eólicas, nem carvão nem barragens, nem chineses a pedalar, que consigam alimentar essa demanda. Há sim uma solução viável, chama-se Energia nuclear! Sim, uma central nuclear em cada "esquina", e isso já faz torcer o nariz.2. Disposição ambiental das baterias em fim de vida.Dizem que as baterias terão uma vida de 8 a 10 anos...bem, apontem isso para 5 ou 6, porque já se sabe como são as coisas e multipliquem uma média de 400-500kgs vezes os ziliões de veículos existentes no planeta e em 30 anos, das duas uma: ou não se consegue respirar o ar devido a incenerações, ou, ou não se cultivam os solos pelos aterros acídos e contaminação dos solos e lençóis friáticos.3. Mundo completamente controlado pelas eléctricas: Perigoso, é uma dependência centralizada perigosa, muito perigosa. Se já temos assistido só em Portugal ao que se tem assistido em aumento de preços, não quero nem imaginar.Já há muitos anos que há uma solução bastante viável e ecológica, que é o ar comprimido, e desde o curioso indiano, ao americano ao engenheiro australiano ou até à empresa de taxis francesa, todos facilmente transformam um motor de combustão, num motor a ar comprimido. Isso sim é ecológico, porque entra ar, e sai ar. Não polui, possibilitaria o aproveitar de veículos já produzidos, transformando-os para esse género de funcionamento, sem necessidade de produzir novos. Na realidade, é simples, pois um motor de combustão funciona por uma explosão no cilindro, mas se ao invés disso, for injectado ar a "x" pressão no cilindro por "x" tempo, o motor funciona à mesma, e com emissões ZERO. Zero é também o número de lobbys que esta tecnologia alimentaria, logo é posta de parte, infelizmente.Também já tenho visto algumas tentativas de motores magnéticos (movidos com a força resultante de ímans) o que é genial e zero de emissões também....mais uma vez...alimentaria ZERO lobbys. E é ao que estamos entregues mais uma vez, seja com gasolina, ou electricos, : a uma Corja de xupistas! Claro, toda a gente com um veículo eléctrico, vai achar que tem um veículo muito ecológico...será mesmo? Nao me parece.Se os eléctricos vão para a frente?...o caminho parece ser esse.Mas pelo meio existirá uma fase em que a gasolina, tendo menos procura, terá um custo irrisório e a electricidade irá disparar....vamos ver no que isso dá..Ps: Isto para não falar que 14.8% dos gases emitidos que causam o chamado efeito de estufa, têem origem na Agropecuária ligada directamente à industria da carne.
O artigo parece que foi escrito nos anos 90 por um aluno de físico-química do secundário.Fala-se do hidrogénio como se fosse algo fácil de armazenar.Ou cuja produção por electrólise não envolvesse maior necessidade de energia do que esta posteriormente irá produzir.
O assunto voltou recentemente a ser falado, com duas cidades da Alemanha a caminho de uma decisão para banir veículos a diesel .Como têm (na Alemanha) a necessária "autonomia" para assim decidir, vão juntar-se a outras cidades europeias que seguiram o mesmo caminho.Neste caso a decisão vai afectar todos os anteriores a 2009.Se antes já tinham implementado medidas restritivas à circulação, agora foi de vez...levando a que as pessoas troquem os seus veículos por outros capazes de cumprir as mais apertadas normas de emissões.https://observador.pt/2019/08/17/alemanha-mais-cidades-sem-diesel-antigos/Querem apostar que uma parte desses veículos com norma anterior à Euro5 vem parar ao mercado de usados em Portugal?
Li que na Formula 1 vão utilizar combustíveis sintéticos feitos a partir de desperdícios vegetais que não podiam ser para consumo. Se calhar o caminho vai ser por aí e pelo hidrogénio. Não se consegue substituir todos os veículos por elétricos e as redes de energia também não aguentam. Não estou a ver a África cheia de postos de abastecimento para carros elétricos nas próximas décadas!Não vale a pena stressar! [/quoteFIsso faz lembrar a trilogia do filme "Regresso ao futuro" em que umas cascas de banana, umas folhas de couve e cascas de batata punham o DeLorean a funcionar....o Hidrogénio e a energia electromagnética seriam as melhores opções a trabalhar, mas isso parece não interessar...Em África, se houvesse água e produção de alimentos em larga escala já seria muito bom, mas estamos empenhados em ver se Marte tem alguma coisita que se roa.....
Não estou a ver a África cheia de postos de abastecimento para carros elétricos nas próximas décadas!
https://www.rtp.pt/programa/tv/p39590
A provar esta teoria estão os investimentos megalómanos de empresas como a Bosh ou o Grupo VW.
Citação de: JoãoPVCarvalho em Abril 16, 2021, 12:08:08, 12:08A provar esta teoria estão os investimentos megalómanos de empresas como a Bosh ou o Grupo VW.Não deixa de ser curioso que sejam os alemães a liderar os avanços nos combustíveis sintéticos.Afinal, já tiveram que os produzir com os recursos que tinham (carvão) após os embargos resultantes da primeira guerra mundial.
Vamos ver não será algo do tipo depois do Diesel gate virá o Sintetic Gate.
Citação de: Cross em Abril 16, 2021, 20:09:29, 20:09Vamos ver não será algo do tipo depois do Diesel gate virá o Sintetic Gate. A ideia só por si tem um lado de "treta gate".Porque supostamente sintéticos serão produzidos através de carbono capturado da atmosfera.Assume-se que o que emitem foi outrora capturado. O que é um falso "zero emissões". Ou emissões "pescadinha de rabo na boca".
Este assunto é interessantíssimo e li com atenção os posts de quem por aqui comentou. Mas no meio disto tudo - e de modo nenhum pretendendo entrar em rota de colisão com o já por aqui avançado - continua a existir algo que me parece que não 'encaixa'. É que são os próprios fabricantes a afirmar o fim do desenvolvimento dos motores de combustão!!E como se isso não bastasse, temos a intenção expressa de cada vez mais países a fazer o mesmo.Aliás, ainda hoje foi noticiado o que se vai passar em Espanha e que vai contra a questão da continuidade dos veículos de combustão. https://www.motor24.pt/sites/wattson/espanha-aprova-fim-de-veiculos-novos-a-combustao-e-renova-apoio-a-ev/1516855/Existe assim algo que...ou me está a escapar, ou o que vejo aparenta cada vez mais ser o claro afastamento dos motores de combustão. Existe assim aqui uma 'peça do puzzle', no que toca a veículos de uso particular, que me deve estar a escapar. Nada tenho contra os combustíveis sintéticos, mas a sua utilização não irá centrar-se mais no parque de veículos actualmente existentes e não tanto em futuros veículos? Ou seja...até que ponto vai estancar o autêntico boom e investimentos brutais que estão a ser feitos nos veículos eléctricos!??
(....) 4. será mesmo que o futuro próximo nos reserva o aparecimento em massa (esparguete que é comprida e é uma boa metáfora dando ideia de grande continuidade e de homogeneidade) de vários veículos eléctricos distintos dos actuais e que tornam os actuais em reais obsoletos ou recambiados para apenas 2ºs e 3ºs veiculos familiares, para as voltinhas na cidade?(....)
Atenção que não é zero emissões, nem perto. Basta um motor estar mal afinado e o índice de poluentes libertados dispara imediatamente (Olha os TDI fumarentos que por aí andam a rasgar trapo na Vasco da Gama)
Queimar Metano é ecologicamente preferível a queimar qualquer outro hidrocarboneto por ser mais fácil realizar uma queima completa, algo impossível de conseguir com a gasolina (...)
...algo impossível de conseguir com a gasolina e ainda mais difícil no caso do Diesel, mesmo sendo bio-diesel, isto porque da queima destes combustíveis resulta o grande vilão ecológico, esse malvado Monóxido de carbono (Co), o grande causador do efeito estufa. (até um iluminado qualquer descobrir o que fazer com ele).
Nada tenho contra os combustíveis sintéticos, mas a sua utilização não irá centrar-se mais no parque de veículos actualmente existentes e não tanto em futuros veículos?
...parece-me que serão uma transição para ficar durante vários anos (em simultâneo com eléctricos), pois apesar estancar o desenvolvimento de novos motores de combustão, não deixarão de existir largos milhões de veículos e cuja substituição não se faz de um momento para o outro.
- Está provado, eu próprio constato, que um condutor de VE raramente pondera regressar ao combustão.
- Penso que as emissões são algo que tem consequências para todos e estão muito para alem da questão fiscal. As emissões devem ser analisadas em duas vertentes, a global com o aquecimento e desregulação progressiva do clima e a local com as consequências imediatas na saúde humana onde uma das causas principais é a emissão de partículas que um diesel mas também um gasolina, qualquer motor de combustão com qualquer tipo de combustível, mineral ou sintético, emitem.