Autor Tópico: Postos de carregamento: Parceria EDP Comercial com os restaurantes McDonald's  (Lida 1287 vezes)

Março 27, 2021, 09:14:38, 09:14
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Sapiens21

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Postos de carregamento: Parceria EDP Comercial com os restaurantes McDonald's






Estes últimos dias revelaram um 'acordo' entre a EDP Comercial e os restaurantes McDonald's que talvez tenha passado despercebido.

Isto porque (sabe-se agora), a EDP vai instalar cerca de 150 novos pontos de carregamento rápido em vários Mac's.... ;)

Pelo que dizem, até ao final deste ano estarão instalados já os primeiros 100 pontos de carregamento rápido (os restantes no ano seguinte), com equipamentos que possibilitam vários tipos de carregamento, entre corrente contínua ou alternada.

Sim...
Estarão ligados à rede pública MOBI.E.  :-\
Qualquer pessoa com um cartão de mobilidade elétrica de um Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica os poderá usar e carregar o seu veículo eléctrico.

No entanto e como é a EDP Comercial a instalá-los, se se usar o cartão Mobilidade Elétrica EDP e formos igualmente clientes residenciais da EDP Comercial, teremos um desconto adicional no carregamento. :nice:

Veremos se estes novos 150 postos se multiplicam por muitos mais e em diversos locais.

Caramba.
Neste tema estamos 'um pouco' (e estou a ser favorável) atrás de muitos países da Europa, onde a rede de postos cresce de mês para mês.

Deixo alguns links sobre o tema:

https://www.mcdonalds.pt/gabinete-de-imprensa/comunicados-de-imprensa/mcdonald-s-portugal-instala-rede-de-carregadores-eletricos#

https://pplware.sapo.pt/motores/edp-vai-instalar-ate-150-pontos-de-carregamento-rapido-nos-restaurantes-mcdonalds/


https://www.dinheirovivo.pt/empresas/edp-vai-instalar-150-postos-de-carregamento-de-eletricos-em-restaurantes-mcdonalds-13485583.html

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 27, 2021, 14:55:43, 14:55
Responder #1

ALCLCF

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A minha "fé" fora da mobi.e é no grupo Continente :tirarchapeu:

Março 27, 2021, 17:54:50, 17:54
Responder #2

Lourenço

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A EDP é forte em marketing, em descontos sobre preços mais altos que aplicados resultam em preços que continuam altos e em serviços adicionais de utilidade duvidosa, alguns deles fidelizados. No caso do fotovoltaico, por exemplo tem e sempre tiveram das ofertas mais caras do mercado sem que a qualidade acompanhe apenas com a vantagem de pagamento faseado o que acaba por ser uma fidelização estudada.

Neste caso propõem um serviço de OPC (Operador posto carregamento) em colaboração com os Mc como tantos outros com muitas outras entidades como os LIDL, Intermaeché, Jumbo, restuarantes diversos, hotéis diversos e outras centenas de exemplos. É positivo, quantos mais melhor, é negativo porque estão todos sob a tutela da rede pública Mobi.e.

Impossível saber quanto vais pagar exatamente a não ser com uma aplicação aproximativa desenvolvida por um dos CEMEs, fatura a receber 2 meses depois enviada pelo teu CEME e não pelo operador que foi quem investiu no posto e te prestou o serviço, quando muito o preço afixado é só a parcela do OPC.
Preços caríssimos em alguns postos tanto na parcela OPC como CEME com diferenças de quase 50% entre postos com o mesmo serviço.
Obrigação de conhecer bem a temática porque em AC se um veículo estiver a carregar 1 hora num posto 22 KW mas o seu veículo só admite 7.4 ou 11 KW vai pagar o mesmo.
Idem para DC, se só admite carga máxima de 30 KW mas o posto for de 50 KW, numa hora de utilização vai pagar o mesmo.
Impossível pagar no momento um serviço prestado.
Impossível para um estrangeiro ou para quem não tenha pelo menos um cartão CEME (aconselho minimo 2 ou 3) utilizar o serviço.
Impossível reclamar do serviço pois quem presta o serviço não é quem fatura.
A Mobi.e que chama a tudo isto o "MODELO" afirma que é o mais avançado do mundo, quando é exatamente o contrário e só em etapas desnecessárias, parcelas na fatura provocadas por intervenientes desnecessários, administração de todo o sistema centralizado e fechado, tem custos astronómicos que servem em parte para autoalimentar as entranhas deste monstro criado da forma mais complicada possível.

Redes privadas como o Continente teve a coragem de implantar, tem de ter cancela virtual ou seja é um clube restrito, e que por todos os meios tem sido combatido pelos interesses instalados, felizmente até agora sem sucesso, pura e simplesmente anularam todos os inconvenientes que citei acima.
Compram energia, (até a podem produzir parcialmente e localmente com painéis fotovoltaicos) vendem estacionamento mas com serviço adicional de carregamento, tem em AC 4 escalões de utilização, de até 4 KW, 10, 17 e 22, em DC até agora até 50 KW, sabe-se o preço total antes e no momento, estão afixados, paga-se e até á próxima e ainda oferecem minutos de carga grátis para quem fizer compras e descontos em cartão, tudo isto a um preço inferior ao mais barato posto da rede publica Mobi.e, mesmo sem compras no supermercado.
Até um super charger da Tesla, também rede privada consegue ter preços inferiores á rede pública e a velocidades e potencia de carregamentos exponencialmente superiores.
« Última modificação: Março 27, 2021, 18:01:18, 18:01 por Lourenço »

Março 28, 2021, 22:55:52, 22:55
Responder #3

Sapiens21

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Caro Lourenço,

Tocas aí num ponto interesante e que, confesso, já não é a primeira vez que leio sobre o mesmo... :read.calm:

Refiro-me a ser aconselhável ter mais do que um cartão (falas inclusivamente em ter, como mínimo, 2 ou 3).

A razão para tal - pergunto - prende-se com os cartões não funcionarem em todos os pontos existentes?

Actualmente temos imensos operadores, uns com vários pontos de carga e outros se calhar apenas 1 ou 2...

Para podermos carregar um v.e., sentes esses contratempos ou sabes de quem já tenha passado pelos mesmos, Lourenço?

Aproveito para deixar a extensa lista de operadores...


LISTA DE OPERADORES


Bluecharge, Lda.
Bluwalk, Lda.
Capwatt Service, S.A
Cargga Inteligente
Circuitos de Inovação - Soluções Energéticas , Unipessoal, Lda.
CME - Construção e Manutenção Eletromecâmica S.A.
Cooperativa Eléctrica do Vale d’Este
Digital Charging Solutions (DCS)
Eco Choice S.A.
EDP Comercial
EDP MOP
Elergone energia
EMACOM, Lda.
EMEL - Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, E.M., S.A.
EMOBTEC – Tecnologias para Mobilidade Elétrica, Unipessoal, Lda
ENAT Energias, Lda.
ENERCOM-Vasconcelos e Almeida Engenharia, Lda
E-Plug, Lda
EV POWER
EVCE Power, Lda.
EVIO – Electrical Mobility, Lda
Factor Energia
Galp Power
Galpgeste
GRCApp Unipessoal, Lda
has.to.be gmbh
Helexia II Energy Services, Lda
High Green Power, Unip, Lda
Horizondistance Unipessoal Lda
Iberdrola
Image4all
J.H.Ornelas & Ca, Sucessor Lda.
Kilometer Low Cost
Less kw Lda.
Loulé Concelho Global, EM
LUSIADAENERGIA, S.A.
Maksu Services, SA
Mobiletric
MOON-POWER
Mota-Engil Renewing
Município de Santa Cruz
MUVEXT, Lda
Petroassist – Engenharia e Serviços, S.A
Prio Energias Top Low Cost
Propel – Produtos do Petróleo, Lda
Repsol Portuguesa, lda
SEGMA
Sinalcabo – Sistemas de Comunicação SA
uCharge
ZMS - CARS & CHARGERS SOLUTIONS LDA
« Última modificação: Março 29, 2021, 00:13:49, 00:13 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 29, 2021, 09:40:19, 09:40
Responder #4

Lourenço

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Resumidamente para carregar um veiculo elétrico é necessário estabelecer um contrato com um CEME, Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica, que pode ser uma das empresas que já comercializava eletricidade e até já seja conhecida por fornecimento de energia elétrica doméstica ou até o nosso fornecedor lá em casa como a EDP Comercial, Galp, Iberdrola, etc., ou uma entidade que foi criada ou alargou a sua atividade para o efeito como a Muvex (MIIO), Prio, Repsol, Evaz, etc.

Os postos antigos foram concessionados a OPC atuais, operadores de posto de carregamento.

Pessoalmente tenho cartão um cartão MIIO (Muvex, lda) gosto do serviço, os únicos que desenvolveram uma aplicação que no meio desta trapalhada toda nos permite saber quanto nos vai custar e optar em função do custo das parcelas. alem de ser simples e ter um mapa de postos ativos, e também um cartão EVAZ e Prio. Tive EDP comercial e Galp que já não uso.

O facto de estabelecer contratos para a mobilidade elétrica com o seu fornecedor de eletricidade doméstica e aproveitar eventuais descontos cruzados não é sinónimo de tarifas finais vantajosas nem de qualquer outra vantagem, pela minha experiência.

Alguns CEME são simultaneamente OPC, operadores de posto de carregamento.

Depois de enviar a papelada a um CEME recebemos um cartão e as condições tarifárias a que vamos carregar em qualquer posto público disponibilizado por um OPC.
A fatura final de carregamento é recebida em casa, enviada pelo CEME e que contem as parcelas de todos os intervenientes onde pagamos também indiretamente a "gestão" da Mobie.e mais taxas e impostos.

Convém ter mais de um cartão porque se um falha não ficamos apeados, e para quem está atento por questões tarifárias de cruzamento entre cartão CEME e posto utilizado.

Quem gere esta geringonça toda é a MOBI.e.

Os carregamentos na generalidade são faturados ao minuto, e devemos ter conhecimento da capacidade máxima de carregamento do nosso veículo e da rapidez de carregamento em função da carga que a bateria já tem. Sei que um dos argumentos da faturação ao minuto é evitar os veículos ventosa que continuam a ocupar sem estar a carregar mas era muito fácil programar os postos para detetar um carregamento efetuado e não sendo desligada a tomada começar a faturar forte ao minuto.
Para mim esta necessidade de faturação ao minuto decorre de uma aberração do "modelo da Mobi.e" que criando etapas desnecessárias nos vende minutos em vez de watts e como o OPC, dono do posto, nos vende um carregamento mas está impedido de nos vender energia, é o CEME que vende energia, tem de vender minutos.

Muito diferente de ir a uma estação de serviço, abastecer combustível pagar com cartão multibanco e seguir viagem.
Até hoje utilizei pouco a rede publica, não tenciono utilizar sempre que a puder evitar, carrego em casa ou em redes privadas, por exemplo o Continente e outras, que para contornar o "monopólio" da Mobi.e a proibição de uma entidade comprar energia em grosso e vender a retalho público para a mobilidade eléctrica, se apoiam em prestação de serviços permitidos com apoio de fornecimento complementar de carregamento e a um grupo de utilizadores próprios restritos á sua carteira de clientes.

https://www.mobie.pt/operators/operators-list#focus-target

Março 29, 2021, 12:11:34, 12:11
Responder #5

ALCLCF

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Pessoalmente, na rede mobi.e só tenho um cartão e uma app....a Miio. Imbatível em funcionalidades e serviço ao cliente. Nunca vi neste país uma resposta (FB, e-mail, etc) tão rápida.