O Pianomen é a pessoa mais indicada para opinar sobre o assunto.
troquei o 1º conjunto de pneus ao fim de 7000km, já sem rasto!!! (os famosos Dunlop)agora quase com 20000km (ainda estou com as pastilhas de origem e no disco da frente ainda não se nota qq "calo" no disco) no disco traseiro já se começa a notar um pouco.
Por acaso nunca tive Dunlop, mas sempre “quase gastei” na roda traseira dois pneus e um á frente . E cheguei a fazer 20 e tal mil kms com o de trás, por isso estranho.No caso das pastilhas e usando como principal travão tanto nas scooters como nas motas o travão da frente, também não senti necessidade de os trocar tão cedo.
Existe uma razão para aquilo que o companheiro @beep refere e tem razão na sua menção.Quando surgiram as 750 (logo após as 700), houve um lote da Dunlop que equipava as NC que correu muito mal à marca Britânica.Tinham uma durabilidade da borracha muito baixa.Houve nessa altura (julgo que 2015 ou 2016, não tenho a certeza), vários que foram assumidos como tendo um composto de borracha que acabava prematuramente e, consequentemente, trocados sem custo para os clientes.
(...)nota:António Teles, veio a saudadinha da Aprilia? (...)
Atenção que por vezes os pneus que veem de fabrica não são bem iguais ás unidades ditas "normais". É uma forma que os fabricantes teem de baixar custos de produção. Os fabricantes de pneus fazem um preço "simpatico", mas em contrapartida teem menos borracha. Isto pode parecer estranho, mas em milhares de unidades saídas de fabrica, ainda significa uma pipa de massa... De qualquer forma, 21000kms não esta mal de todo, se for o primeiro conjunto.Quanto á pastilhas da frente, é perfeitamente possível "derreter" um jogo com 20000kms. Tudo depende do tipo de percurso, peso e condução.
Citação de: SARider em Abril 05, 2021, 19:03:46, 19:03Atenção que por vezes os pneus que veem de fabrica não são bem iguais ás unidades ditas "normais". É uma forma que os fabricantes teem de baixar custos de produção. Os fabricantes de pneus fazem um preço "simpatico", mas em contrapartida teem menos borracha. Isto pode parecer estranho, mas em milhares de unidades saídas de fabrica, ainda significa uma pipa de massa... De qualquer forma, 21000kms não esta mal de todo, se for o primeiro conjunto.Quanto á pastilhas da frente, é perfeitamente possível "derreter" um jogo com 20000kms. Tudo depende do tipo de percurso, peso e condução. Aqui está a explicação para a curta duração de pneus de origem:No entanto, diria que 21000km com um pneu é bem mais do que bom!Troquei o traseiro da TRK, Pirelli Angel ST, com 12000km e estava neste estado:O da frente, também Pirelli Angel ST, troquei com 16000km ligeiramente em melhor estado do que o traseiro.
Quanto a desgaste prematuro de pneus de estrada esse record negativo deve ser meu :Este é um Metzeler M7 montado numa Honda CN250.Fez 3000kms (sim 3000) em 3 semanas (desde novo!) e ficou assim... Claro que nunca mais comprei um Metzeler na vida...
Isso não terá sido também pressão a mais?Parece ser um desgaste demasiadamente central, mesmo que tenham sido 3000km em linha reta.
Citação de: ThatsMe em Abril 05, 2021, 23:13:25, 23:13Isso não terá sido também pressão a mais?Parece ser um desgaste demasiadamente central, mesmo que tenham sido 3000km em linha reta.Não, a pressão era a que normalmente usava na CN, isso foi visto na altura. Sofreu foi muito calor e um uso muito intensivo em poucos dias, com a moto também pesada. E é uma roda 10´, muito sensível a desgaste. Em condições normais faria 6k kms.Este ME7 fez um Lés a Lés e uma viagem cheia de peripécias a Trás os Montes - contada aqui http://respiroscooter.blogspot.com/search/label/Tua - , e já não regressou...
Foi, aparentemente, um lote desses tais pneus Dunlop.O dito lote terá sido recolhido e trocado aos clientes, em garantia.Uns fizeram mais kms com os mesmos, outros menos. Mas o desgaste era mesmo muito prematuro. Talvez problema no composto de borracha, não sei. Mas os clientes afectados pelos vistos na altura (final 2014/início 2015) ganharam pneus novos.https://www.nc700-forum.com/threads/dunlop-tyres-honda-warranty-replacement.7802/
Citação de: ThatsMe em Abril 05, 2021, 20:19:05, 20:19Citação de: SARider em Abril 05, 2021, 19:03:46, 19:03Atenção que por vezes os pneus que veem de fabrica não são bem iguais ás unidades ditas "normais". É uma forma que os fabricantes teem de baixar custos de produção. Os fabricantes de pneus fazem um preço "simpatico", mas em contrapartida teem menos borracha. Isto pode parecer estranho, mas em milhares de unidades saídas de fabrica, ainda significa uma pipa de massa... De qualquer forma, 21000kms não esta mal de todo, se for o primeiro conjunto.Quanto á pastilhas da frente, é perfeitamente possível "derreter" um jogo com 20000kms. Tudo depende do tipo de percurso, peso e condução. Aqui está a explicação para a curta duração de pneus de origem:No entanto, diria que 21000km com um pneu é bem mais do que bom!Troquei o traseiro da TRK, Pirelli Angel ST, com 12000km e estava neste estado:O da frente, também Pirelli Angel ST, troquei com 16000km ligeiramente em melhor estado do que o traseiro.Só um reparo/critica construtiva e para acrescentar algo...As marcas de pneus jamais gastariam dinheiro em moldes secundários (*) para pneus com menor quantidade de borracha (ou seja mantendo um design semelhante mas ligeiramente mais pequenos), sendo que o formato será sempre igual e em termos de quantidade de "borracha" deverá ser mesmo a mesma mas com uma talvez mistura mais pobre de outros componentes mais caros que lhe garantam maiores desempenhos de durabilidade, mas mantendo a mistura necessária de polímeros que lhe conferem aderência e restantes características.Não será isso? (*) É que o custo de moldes é tão elevada que certamente que as marcas não andam a fazer outros só para um negócio com determinado fabricante de motociclos...