Autor Tópico: 1ª mota, qual comprar?  (Lida 3224 vezes)

Janeiro 12, 2021, 14:21:17, 14:21
Lida 3224 vezes

felgas457

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 6
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Póvoa de Varzim
Boa tarde a todos, ando a pensar seriamente em comprar uma ktm duke 390, embora já tenha andado bastante noutras motas, desde uma série de 125cc, bmw 750gs ou yamaha mt07, apesar disso, esta seria a primeira mota minha mesmo. Andei de olho também na cb500x,  z650, trk502.
Claro que no meio disto tudo são propostas e segmentos diferentes, sendo a z650 sem duvida mais mota, sendo a cb500x e a trk uma proposta mais como base o conforto e a duke num contexto de mais diversão (suponho eu).
A ideia de comprar a mota, será para substituir o carro como meio de transporte casa-trabalho-casa (40km para cada lado, metade AE metade nacional, sendo que na volta só farei nacional) e umas voltas ao fim de semana, maioritariamente sem pendura.

Posto isto, qual será a melhor aposta para começar? Sendo que o fator de ser naked e levar com o vento penso que não afetará assim tanto, visto estar consciente ao que estarei sujeito, ou afeta? Qual o custo real de manter uma mota? Se alguém aqui tiver algum destes modelos poderá dar a sua experiência?

Janeiro 12, 2021, 15:00:45, 15:00
Responder #1

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
A duke 390 é a única "mono" do lote que indicas, em termos de carácter faz toda a diferença, e para papar AE, é um bocado chata.

Mas para te divertires bate essas todas da lista!

De resto, uma naked de média cilindrada é a moto ideal para momeçar a sério nas motos.
Tens o exemplo perfeito que era a Hornet 600, motor de CBR 600 com 100 cv, mas muito dócil em baixas e médias rotações. Em altas, era quase uma CBR. Motor 4 em linha.

A mt-07 tem um dois cilindros muito interessante e divertido também. Mas é fraquita de suspensão e de conforto.

A z650 é uma ER-6 evoluída na estética e melhorada na ciclística - é concorrente directa da mt-07.

Tens a Triumph 3L 660 que é capaz de vir a ser uma boa moto.

A CB 650 também aqui entra com o seu 4 em Linha, e é a típica Honda, não falha mas também não é a mais excitante actualmente - nada a ver com a Hornet - que era a rainha das naked's médias.

Ainda tens uma SV 650, que sendo V2 é capaz de ser divertida, é uma moto antiga de concepção e nem sei se terá algum tipo de ajuda electrónica. Mas pessoalmente não a acho bonita e os olhos comem, e muito.

Anda em todas antes de comprares, e assim irás escolher mais facilmente.


Vais arranjar 30 opiniões diferentes enretanto!  Boa sorte na escolha!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Janeiro 12, 2021, 18:21:56, 18:21
Responder #2

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Proponho a Cb500 X como 1ª mota pois considero-a um modelo muito equilibrado : confortável, divertida de pilotar , económica , fiável, com 'pulmão' suficiente  para viajar (a dois , se for o caso) ,  também 'friendly' e uma boa 'professora' quer para 'dar asas' a futuros 'vôos' /subida de cilindrada, quer para dar confiança a pilotagens mais 'arriscadas'.   

Janeiro 12, 2021, 18:26:20, 18:26
Responder #3

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
A escolha duma 390 deve-se a limitação da A2?

Se é o caso, a escolha torna-se mais limitada.
E a Duke é uma opção bastante divertida enquadrada nesta categoria.
E a alternativa passa por motos "limitadas" ou utilitárias que estejam neste patamar como a CB500 e a TRK.

Se não for o caso, tens muito mais por onde escolher.
Depende do que realmente queres e até que ponto preferes mais conforto em detrimento de outro tipo de experiências.

O "levar com o vento" depende muito da tua estatura fisica.
Condutores de grande estatura sofrem sempre mais.

Janeiro 12, 2021, 18:46:46, 18:46
Responder #4

nfkart

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 307
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S1000 XR
  • Localidade: Barcarena
Proponho a CB500X!

É uma moto excelente para quem quer iniciar-se no mundo das motos, muito boa em quase tudo e uma boa professora! :nice:

Janeiro 12, 2021, 19:50:52, 19:50
Responder #5

felgas457

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 6
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Póvoa de Varzim
A escolha duma 390 deve-se a limitação da A2?

Se é o caso, a escolha torna-se mais limitada.
E a Duke é uma opção bastante divertida enquadrada nesta categoria.
E a alternativa passa por motos "limitadas" ou utilitárias que estejam neste patamar como a CB500 e a TRK.

Se não for o caso, tens muito mais por onde escolher.
Depende do que realmente queres e até que ponto preferes mais conforto em detrimento de outro tipo de experiências.

O "levar com o vento" depende muito da tua estatura fisica.
Condutores de grande estatura sofrem sempre mais.

Não tenho limitação a nível de carta, tirei a A à uns 3 anos... mas nunca cheguei a ter mota... tenho 1.80m...

É mesmo a questão de não querer nenhuma mota alta cc mas ainda assim conseguir um brinquedo engraçado. Também não queria nada muito dispendioso, algo à volta dos 6000€/7000€. Porque se fosse paras subir patamares de preço quase de certeza que iria para uma bmw GS, sendo sincero, adorei a mota

Janeiro 12, 2021, 19:55:22, 19:55
Responder #6

felgas457

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 6
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Póvoa de Varzim
A duke 390 é a única "mono" do lote que indicas, em termos de carácter faz toda a diferença, e para papar AE, é um bocado chata.

Mas para te divertires bate essas todas da lista!

De resto, uma naked de média cilindrada é a moto ideal para momeçar a sério nas motos.
Tens o exemplo perfeito que era a Hornet 600, motor de CBR 600 com 100 cv, mas muito dócil em baixas e médias rotações. Em altas, era quase uma CBR. Motor 4 em linha.

A mt-07 tem um dois cilindros muito interessante e divertido também. Mas é fraquita de suspensão e de conforto.

A z650 é uma ER-6 evoluída na estética e melhorada na ciclística - é concorrente directa da mt-07.

Tens a Triumph 3L 660 que é capaz de vir a ser uma boa moto.

A CB 650 também aqui entra com o seu 4 em Linha, e é a típica Honda, não falha mas também não é a mais excitante actualmente - nada a ver com a Hornet - que era a rainha das naked's médias.

Ainda tens uma SV 650, que sendo V2 é capaz de ser divertida, é uma moto antiga de concepção e nem sei se terá algum tipo de ajuda electrónica. Mas pessoalmente não a acho bonita e os olhos comem, e muito.

Anda em todas antes de comprares, e assim irás escolher mais facilmente.


Vais arranjar 30 opiniões diferentes enretanto!  Boa sorte na escolha!

Não ponderei motas mais antigas sinceramente, porque muitas delas nem ABS tem o que para mim é mesmo mínimos olímpicos… Mas muito sinceramente, se puder ter controlos de tração tanto melhor, quando falo de eletronica é mesmo a nível de segurança, porque se o ecrã tem 100 informações ou 1000 tanto vale porque não tenciono ir a olhar para um ecrã para isso comprava uma TV e um Playstation  :D :D

Ando muito pendente entre a duke 390 e a z650 embora propostas diferentes quer a nível de cilindros quer em pulmão em si... mas esteticamente acho que são as duas motas que me iam continuar a arrancar um sorriso ao longo dos anos só de olhar para elas.

Janeiro 12, 2021, 21:17:29, 21:17
Responder #7

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5287
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
A duke 390 é a única "mono" do lote que indicas, em termos de carácter faz toda a diferença, e para papar AE, é um bocado chata.

Mas para te divertires bate essas todas da lista!

De resto, uma naked de média cilindrada é a moto ideal para momeçar a sério nas motos.
Tens o exemplo perfeito que era a Hornet 600, motor de CBR 600 com 100 cv, mas muito dócil em baixas e médias rotações. Em altas, era quase uma CBR. Motor 4 em linha.

A mt-07 tem um dois cilindros muito interessante e divertido também. Mas é fraquita de suspensão e de conforto.

A z650 é uma ER-6 evoluída na estética e melhorada na ciclística - é concorrente directa da mt-07.

Tens a Triumph 3L 660 que é capaz de vir a ser uma boa moto.

A CB 650 também aqui entra com o seu 4 em Linha, e é a típica Honda, não falha mas também não é a mais excitante actualmente - nada a ver com a Hornet - que era a rainha das naked's médias.

Ainda tens uma SV 650, que sendo V2 é capaz de ser divertida, é uma moto antiga de concepção e nem sei se terá algum tipo de ajuda electrónica. Mas pessoalmente não a acho bonita e os olhos comem, e muito.

Anda em todas antes de comprares, e assim irás escolher mais facilmente.


Vais arranjar 30 opiniões diferentes enretanto!  Boa sorte na escolha!

Não ponderei motas mais antigas sinceramente, porque muitas delas nem ABS tem o que para mim é mesmo mínimos olímpicos… Mas muito sinceramente, se puder ter controlos de tração tanto melhor, quando falo de eletronica é mesmo a nível de segurança, porque se o ecrã tem 100 informações ou 1000 tanto vale porque não tenciono ir a olhar para um ecrã para isso comprava uma TV e um Playstation  :D :D

Ando muito pendente entre a duke 390 e a z650 embora propostas diferentes quer a nível de cilindros quer em pulmão em si... mas esteticamente acho que são as duas motas que me iam continuar a arrancar um sorriso ao longo dos anos só de olhar para elas.

A ER6 N/F/Versys tinha modelo com ou sem abs.
Controlo de tracção e modos de condução só talvez os modelos mais recentes tenham mas é algo que por 250/350€ se consiga instalar...
Vê da healtech o ar assistant.. .
https://www.healtech-electronics.com/products/ara

Sobre z650 e as er6N/F provavelmente teria um motor mais amplamente divertido (e elástico) nesses modelos mais antigos pois os mais recentes têm além de binário inferior, regimes de baixas pouco animados...

Esteticamente a er6f 2009/2011 era apelativa mas já a naked que praticamente fosse muito idêntica desde 2007, tinha uma fronha horrorosa, feia, horrível...
aquele farol da frente na vertical era...já disse horrível?

Mas voltando às z650... será que são assim tão diferentes (no desempenho e eficiência) para lá na questão estética?

Mas mal indo tão atrás... as ninja650 2012/2015 pode ser um bom compromisso para o que procuras...
Repetindo: HÁ com ABS

Para concluir... vai ver a actual nova triumph trident 660...

« Última modificação: Janeiro 12, 2021, 21:20:22, 21:20 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Janeiro 12, 2021, 21:42:17, 21:42
Responder #8

felgas457

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 6
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Póvoa de Varzim
a triumph está muito bem conseguida sim e nao conhecia sinceramente... Mas nessa gama de preço embora bem mais mainstream se calhar iria para a cb650 r, provavelmente até fica mais em conta nas revisões...

Janeiro 13, 2021, 01:09:20, 01:09
Responder #9

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5287
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
a triumph está muito bem conseguida sim e nao conhecia sinceramente... Mas nessa gama de preço embora bem mais mainstream se calhar iria para a cb650 r, provavelmente até fica mais em conta nas revisões...

Sobre os custos das revisões coloco aqui reticencias...
Sobre preferências e gostos pessoais especificas por determinadas marcas, é isso...preferências pessoais e não posso ajudar a mudar!

Além do que já foi dito por cá...
https://www.andardemoto.pt/test-drives/52204-teste-triumph-trident-660-dificil-de-resistir/

E para concluir o real bom cliche que ajuda: "Nada como experimentar para tira teimas!"
« Última modificação: Janeiro 13, 2021, 01:11:58, 01:11 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Janeiro 13, 2021, 09:06:25, 09:06
Responder #10

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4589
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Porque não experimentar as que conseguires?

Poderás ter uma melhor noção do que cada uma te pode proporcionar.

Se possível fazer o caminho casa-trabalho-casa para tentar ter uma ideia daquilo que irás ter todos os dias da semana.

Na minha opinião deves ter atenção aos espaços de revisão pois os kms irão acumular mais depressa e os gastos devem ser contabilizados quando a mota é utilizada mais regularmente.

Uma vez que vais utilizar vias rápidas, pondera sempre uma mota com "mais pulmão", pois dar-te-á mais segurança na circulação dessas vias. Não se trata de andares a conduzir acima dos 120, nada disso, mas teres mais pulmão para acompanhar o trânsito ou "espaço" para uma ultrapassagem dá sempre mais confiança. Aliás, tal como referes: já conduziste alguns modelos, logo terás certamente alguma noção disso.

Janeiro 13, 2021, 22:02:58, 22:02
Responder #11

felgas457

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 6
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Póvoa de Varzim
2low antes de mais muito obrigado por me dares a conhecer a triumph sinceramente acho que a mota é linda e deve ser brutal a nível de desempenho.

JViegas, a ideia sim é experimentar a questão é que sendo muito sincero não me sinto de todo à vontade para o fazer com isto do covid-19 no ar, enquanto assim for prefiro ir reunindo ideias e opiniões online para assim que possível testar um conjunto mais reduzido de motas.

E sim tens toda a razão quando falas de pulmão, quer a nível de segurança mas também por a mota seja ela qual for ter o limite dela muito acima do meu, o que certamente leva a que não me canse dela tão rápido. De não fosse o custar tanto €€ quase de certeza que a escolha iria para uma 750 GS adorei a mota.
« Última modificação: Janeiro 13, 2021, 22:05:17, 22:05 por felgas457 »

Janeiro 13, 2021, 22:57:56, 22:57
Responder #12

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
Não tenho limitação a nível de carta, tirei a A à uns 3 anos... mas nunca cheguei a ter mota... tenho 1.80m...

Isso altera substancialmente o leque de escolha.

Com 1.80m, a porrada do vento numa naked é superior a se tivesses baixa estatura.
Algo a ter em conta se o uso preferencial fora mesmo mobilidade.
Numa perspectiva de se ter aquilo que enche mais o olho... normalmente quem corre por gosto não se cansa.

É mesmo a questão de não querer nenhuma mota alta cc mas ainda assim conseguir um brinquedo engraçado. Também não queria nada muito dispendioso, algo à volta dos 6000€/7000€.

Sou da opinião que há um "sweet spot" ali na casa dos 75cv/70Nm que não são potências por aí além... mas suficientemente disponíveis para não aborrecer a medio-longo prazo.

Abaixo disso, há boas "commuter" como a CB500. Mas numa perspectiva "fun" acabará sempre uma opção muito provavelmente temporária.

Porque se fosse paras subir patamares de preço quase de certeza que iria para uma bmw GS, sendo sincero, adorei a mota

A GS está no extremo oposto das "naked" que te levou a lançar a questão do tópico inicial.

Muito honestamente acho que estás numa fase em que ainda não sabes o que queres.
Portanto, qualquer opção acabará por ser uma boa opção.
Porque assim que começares a andar nela vais te aperceber do que gostas e do que não gostas. E a partir daí entenderes o que realmente procuras.  ;)

a triumph está muito bem conseguida sim e nao conhecia sinceramente... Mas nessa gama de preço embora bem mais mainstream se calhar iria para a cb650 r, provavelmente até fica mais em conta nas revisões...

A Trident tem intervalos de manutenção consideravelmente superiores à CB650R.
Se isso se traduz em menor custo por km, não sei te responder.
A manutenção Honda em concessionário oficial também não é de borla.

O único problema na Triumph é a rede estar limitada a Porto, Lisboa e Loulé.
Significa que boa parte do país está relativamente longe. Mas não parece ser o teu caso.

Ainda não tive oportunidade de experimentar a Trident, mas do que conheço do triple... custa-me a acreditar que não seja mais entusiasmante de se conduzir que o da CB.

Se tens ambas como hipótese... nada como contactar os respectivos agentes e testar.
Não sei se a Trident já está disponível. Mas se não estiver.. deve estar quase a rebentar.

« Última modificação: Janeiro 13, 2021, 23:09:17, 23:09 por dfelix »

Janeiro 14, 2021, 00:02:07, 00:02
Responder #13

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1371
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Quais são os intervalos da Trident? A CB não é de 12 em 12?

Janeiro 14, 2021, 00:54:40, 00:54
Responder #14

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882

Janeiro 14, 2021, 00:55:42, 00:55
Responder #15

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1371
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Quais são os intervalos da Trident?

16 mil!!!
E o óleo aguenta 16k?! Humm...

A minha faz a cada 12 mas aos 6 vou-lhe fazer uma muda de óleo.

Janeiro 14, 2021, 08:49:55, 08:49
Responder #16

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4589
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Mesma coisa aqui.
Faz de 12 mil em 12mil mas estou a prever meter-lhe aos 6 mil um Motul 7100 lá para dentro.

Janeiro 14, 2021, 10:27:45, 10:27
Responder #17

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Janeiro 15, 2021, 16:04:34, 16:04
Responder #18

Arih

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 11
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Porto
Sobre os custos das revisões coloco aqui reticencias...

Olá. Sou novo  aqui, no mundo das motas e estou na mesma situação que o felgas basicamente, apesar de já estar mais decido.
Queres com isso dizer que o preço das revisões da triumph são basicamente o mesmo que honda, yamaha, etc?

Janeiro 15, 2021, 16:41:51, 16:41
Responder #19

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5287
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Sobre os custos das revisões coloco aqui reticencias...

Olá. Sou novo  aqui, no mundo das motas e estou na mesma situação que o felgas basicamente, apesar de já estar mais decido.
Queres com isso dizer que o preço das revisões da triumph são basicamente o mesmo que honda, yamaha, etc?

Este modelo da Triumph não é um típico modelo Triumph e não pode ser comparado com os restantes:
"Tabelada a um preço competitivo, com intervalo de manutenção de 16.000 km, a nova Tridente 660 representa um óptimo valor e tranquilidade.", retirado da página oficial da marca.

Nem sempre é linear que uma moto com intervalos de manutenção de 6.000km em 6.000km possam ser mais ou menos baratas nas respectivas revisões que outros modelos de intervalos de manutenção superiores, isto se comparando num valor final para uns mesmos quilómetros ou revisões equivalentes.
Vai tudo depender também se o condutor é demasiado bruto e anda sempre na "esgalha" porque isso também vai desgastar bem mais depressa óleos, filtros, pastilhas travão, etc...

Mas este modelo especifico da Triumph foi mesmo anunciado como até o mais barato relativo a manutenção.

Em todo o caso, já se ouviu falar mal de todas as marcas pelo que, também não se pode afirmar com certeza que Honda's/Yamaha's e afins possam ser realmente mais baratas...

MAS as revisões periódicas não são intervalos realmente obrigatórios de serem cumpridos porque vai depender de muitos factores, como disse, o tipo de condução de cada um e o que cada um impõe de desgaste à moto, se a moto ficar mais tempo parada do que a andar pode ter que levar revisões intermédias para que óleos e afins não percam qualidades de lubrificação, etc...

Mas para voltar mais directamente ao tópico, esta Trident é realmente um produto comparável com as da concorrência e não pode ser vista como um bicho feio só por boatos/rumores e "dizeres" que a Triumph "É MUITO CARA".
No meu caso, gastei bem mais dinheiro na Kawasaki do que na minha actual Triumph e eu sou daqueles que faço as revisões que sinto que a moto precisa.... porque este tipo de preocupação pode tornar os custos de manutenção mais "baratos", porque negligenciar avarias ou desgaste podem levar sim a revisões caras para substituir essas peças que entretanto foram negligenciadas só porque diz no manual que as revisões só são para ser feitos de X em X quilómetros... E nisso o manual é claro: "intervalo de revisões recomendadas".
Também não sou daqueles fundamentalistas que tenha que ir à marca para ter a certeza que é bem tratada e nisso porque na marca fui mal servido com duas motos que tive antes... um stand Yamaha e um stand Kawasaki pelo que... como já disse, repito, é tudo muito subjectivo quanto a valores e custos de revisões, mesmo entre dois amigos que têm duas motos iguais e que possam colocar a moto no mesmo dia no stand e com suposta mesma folha de obra... pode haver desgastes diferentes e peças diferentes a terem de serem substituídas...




« Última modificação: Janeiro 15, 2021, 16:44:38, 16:44 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Janeiro 15, 2021, 18:30:49, 18:30
Responder #20

Arih

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 11
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Porto
Vendo as coisas postas desse modo, faz sentido.

A ver veremos quando num futuro distante conseguir a mota que realmente quero, Tiger 900.