GERAL > Assuntos Diversos

Opiniões: nova máquina a caminho?

(1/2) > >>

JViegas:
Olá a todos.

Certamente a partir de Maio irei ter novo percurso trabalho/casa

Percurso diário 90% vias rápidas – ponte VGama, A36 e A8 e CRIL/Eixo Norte Sul, etc. etc.
Condução principalmente a solo.
70 kms diários – 1540 kms mensais

Modelos equacionados:
XADV 350 (maxiscooter)
CB500F (naked)

Talvez… mas mesmo talvez… a X (agora NX), ou a CBR500R…
Mas a escolha recai mesmo para a CB500F, sou um gajo de naked’s e ao preço que os outros modelos custam na Honda, a CB parece-me ter o preço mais realista para o que deve ser uma 500cc da Honda.

Pessoalmente sou assumidamente uma pessoa de scooter/maxiscooter para circulação principalmente em cidade, mas com este novo percurso que irei começar a fazer este ano, as vias rápidas são ainda em maior quantidade.
Acrescento-lhe ainda os cerca de 14 kms de Ponte Vasco da Gama (ventos laterais, chuva e o trânsito “tipicamente tuga” quando em vias rápidas).

E se para este cenário os 500cc são mais apetecíveis, penso que os 350cc serão igualmente uma boa escolha.
E porque não uma maior cilindrada?
Porque não quero gastar muito na aquisição e não quero pagar os valores absurdos de um IUC estupidamente caro para as cilindradas acima dos 750cc.
Quanto aos modelos em cima referidos, o que penso?

Vejamos:

Scooter vs naked:

1. Maior arrumação na scooter (irei colocar uma top case na naked – é inevitável)
2. Maior proteção aerodinâmica se bem que estou à espera de maior ruído no capacete na scooter devido ao vidro vs minha altura (sei que tem regulação, mas numa naked o vento é “mais limpo”).
3. Posição de condução mais “relaxada” e mais elevada na scooter, mas uma melhor ligação na CB (já experimentei a XADV e tive uma naked durante 2 anos).

E agora o ponto que me está a dar a volta à cabeça:
4. Consumos.

O fabricante anuncia 3,4 na XADV e 3,5 na CB.
Mas vamos apontar para os 4 em ambos os veículos, em deslocações a rondar os 100/120, sem ventos ou filas de trânsito ou sem pressa em chegar ao trabalho/casa.
A rotação que ambos os motores levam é diferente, naturalmente.
Se a 120 kms a XADV vai quase no máximo das suas rotações, a CB irá certamente abaixo nas rotações.

Peso:  a XADV com 186 kg e a CB com 188 kg. Mais os meus 100 kg estão a ver qual é que me vai deslocar melhor?
Ambos os veículos fazem revisões anuais ou 12 mil kms de acordo com o fabricante.

A minha questão é a seguinte:

A médio/longo prazo será o desgaste de motor maior na 350cc do que no 500cc?
Ou acham que os 350cc chegam e sobra para o tipo de percurso diário?

Estou a fazer atualmente com uma SH125cc 70 kms diários (3 dias por semanas) e 30 kms (2 dias por semana).
Os percursos são exclusivamente citadinos, mas com alguns percursos na 2ª circular e Calçada de Carriche/Eixo Norte Sul a 80/90 kms/h e sinceramente não acho que ando a estragar o motor da 125cc a estas velocidades e sinto que o motor não vai em esforço.

Opiniões…

A scooter é “curta”?
A naked para vias rápidas?

Svitre:
A grande questão, porque não outras opções que não honda?
Para esse percurso evitaria uma naked como transporte/comute diário. A CB500X faria mais sentido na minha opinião. No final fica melhor uma topcase numa "X" do que numa "N" ou "F".

2low:

--- Citação de: Svitre em Janeiro 29, 2024, 17:45:58, 17:45 ---A grande questão, porque não outras opções que não honda?
Para esse percurso evitaria uma naked como transporte/comute diário. A CB500X faria mais sentido na minha opinião. No final fica melhor uma topcase numa "X" do que numa "N" ou "F".

--- Fim de Citação ---

Isso é muito subjectivo.
O meu sonho é ter uma Speed Triple 1200RS e colocar-lhe uma valente topcase!
O Dfelix disse que me pagava uma jola e me tirava uma foto quando chegar esse dia!
:D :lolol:

Sem ser a brincar, e como dizes, a CB500X oferece melhor protecção aerodinâmica e uma condução mais recta e confortável na utilização do dia a dia, algo que a naked não consegue oferecer.
Sobre Honda... dificilmente se consegue fazer com que um Hondista venha a ponderar outra moto que não seja Honda... portanto... venha uma Transalp 750 que é uma excelente moto!  8) :cool:

JViegas:
LoL
Sim admito tenho "Honda'ite" crónica (já vou na 3ª).  :smiley:

Mas claro que gosto imenso de outras máquinas, por exemplo: acima dos 650/750, iria sempre para a Tracer 9 ou a Street Triple ou ainda a V7 da Guzzi. A nova Suzuki GSX-8S deve ser uma maravilha... e depois tenho a CB650R que convivi durante dois anos (lá volto à Honda).  :smiley:

Mas não quero passar dos 500cc e para isso tenho poucas alternativas Japonesas/Inglesas(Indianas). As 400cc da Triumph estão a tentar-me muito...

Vamos ver... vou ver outros modelos de outros fabricantes asiáticos e depois vou atualizando.



JustGil:
Como alguns companheiros já referiram aqui, acredito que uma naked não seja lá muito confortável para o tipo de percurso que irás fazer. Talvez uma sport-touring ou uma adventure seja melhor, e ainda dá para adicionar uma top case nesse tipo de mota que a estética não fica muito comprometida como se fosse numa naked ou numa desportiva.

Não sei se pretendes adquirir uma mota nova ou usada, mas ao preço que pedem por uma CB500F nova, no mercado de usados consegues arranjar uma CB500X que talvez seria a mota mais indicada.

Tenta não ficar preso somente a uma marca.

Olha que está para sair em breve a nova Royal Enfield Himalyan 450.  ;D

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa