Autor Tópico: A importância das luvas...na real capacidade em proteger as mãos!  (Lida 3489 vezes)

Janeiro 05, 2018, 23:32:27, 23:32
Lida 3489 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A importância das luvas...na real capacidade em proteger as mãos!






Talvez não esteja muito errado se disser que se compra um par de luvas mais pelo aspecto visual das mesmas, por terem um aspecto robusto e também pelo "preço jeitoso", do que propriamente a pensar na real qualidade e respectiva capacidade em termos de proteção e resistência ao abrasão.

E se isso acontecer, acaba por ser o mais comum e verificado na maioria. Não é uma crítica, atenção...mas tão somente uma constatação do que vejo de muitos outros motociclistas. E digo-o inclusivamente na escolha das minhas próprias luvas e que até hoje também aqui confesso ter sido sempre a pensar primeiro se "tinham bom aspecto", se eram confortáveis e a um preço em conta...

Mas não havendo aparentemente nada de mal nisso, creio que se acaba por esquecer um pouco aquilo que um bom par de luvas de moto deve conseguir fazer...ser seguras e proteger eficazmente as mãos em caso de queda.

Até acredito que um dos pares de luvas mais recente que tenho, será fabricado com um mínimo de padrões de alta qualidade e resistência, mas se tivesse o azar de as "testar", será que o bom aspecto seria o bastante?

Um bom par de luvas garantirá uma vida útil de "X" tempo de utilização, mas encontra-se nos seus materiais e combinação dos mesmos, no design, no processo de fabrico e na resistência da estrutura exterior, a tal capacidade de manter as mãos em segurança em caso de queda. 

A inclusão de peças protectoras em liga de aço, também fazem (e bem) o seu papel de proteger as mãos, mas não devem ser intrusivas ao ponto de poderem afectar a mobilidade.

A imagem que coloquei acima e esta última são o retrato daquilo que o alcatrão pode fazer.
Imaginem sem o uso de luvas...

Fica desde já e como sempre, o tópico à vossa disposição.


« Última modificação: Janeiro 05, 2018, 23:51:45, 23:51 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 06, 2018, 06:46:44, 06:46
Responder #1

PBarros

  • Visitante
É verdade q muitas vezes compramos o equipamento/vestuário ( assim como tantas outras coisas na nossa vida diária) pelo aspecto bonito, ou porque realmente nos agrada mais ver vestido.... :nempenses:
Devia haver mais interesse no aspecto prático e na sua correta funcionalidade.Neste caso concreto , em caso de queda instintivamente são as maos q vão ao tapete para nos apoiar ou proteger o corpo e a cabeça....é normal q assim seja....Por isso as luvas ( como todo o outro equipamento,claro) são de extrema importância, e convém q sejam de boa qualidade e com capacidade de proteger no seu todo as mãos.
Nunca me aconteceu, mas até arrepia aquelas mãozinhas... :-X

Janeiro 06, 2018, 09:24:37, 09:24
Responder #2

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Aqui está um tema que nos faz pensar.
Não faço ideia se o que comprei será mesmo eficaz, também não existem testes publicados como no caso dos capacetes.
E as reviews, quando existem, do muito insuficientes na resistência bem (eles também não sabem).
Também não dou de barato que luvas mais caras sejam necessariamente melhores
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Janeiro 06, 2018, 09:43:08, 09:43
Responder #3

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)Também não dou de barato que luvas mais caras sejam necessariamente melhores

Em matéria de resistência e capacidade em proteger as mãos do abrasão...não deixarás de concordar que barato barato não se deve conseguir grande coisa no que toca a luvas para motociclismo.  :)

Beleza concordo que são muitas as que a têm e de aspecto robusto também não estão mal, mas bons materiais, resistência e inclusão de peças metálicas para serem realmente eficazes, por norma só mesmo largando "umas notas".  :)

E se formos a ver, acaba por ser uma situação que não difere muito na comparação com outras coisas, inclusivamente outros equipamentos para motociclistas.
« Última modificação: Janeiro 06, 2018, 10:02:50, 10:02 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 06, 2018, 12:49:04, 12:49
Responder #4

António Teles

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 475
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Sh350
  • Localidade: Loures
Eu por acaso só gosto de usar as luvas de verão, por razões de mobilidade, não encharcarem tanto e secarem mais rápido etc manias!
Vendo a primeira foto o que me salta logo é o que tenho sempre pensado, se a luva não vai bem apertada no pulso, em caso de queda vai escorregar e fazer-me umas belas queimaduras na mão com o alcatrão, isto por serem de cano curto. Agora está foto também demostra que a pele com que a luva é confecionada pode também não resistir ao arrastar frontal e causar o mesmo efeito.
Na segunda foto o cano da luva até protege bem a manga do blusão 😴
Qual a melhor luva?, como protege melhor?,  independentemente do preço, pois a estética e os euros são ao gosto de cada um.
A ver se paro quieto?! 🏍

Janeiro 06, 2018, 14:04:59, 14:04
Responder #5

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Eu alargaria este tópico de forma mais abrangente, tipo: A importância de equipamento de protecção para alem do (apenas) obrigatório capacete

Há um comportamento bem diferente aquando a queda, se com piso molhado se com piso seco.
Com piso molhado escorregamos/deslizamos e com piso seco arrastamos até ficarmos imobilizados.
E nisto falo pela experiencia em quedas que já tive, felizmente todas devagar e apenas com algumas marcas de guerra que até já mal se notam...

Em piso molhado os estragos sao bem menores tanto no nosso equipamento de protecçao como na propria moto... comparativamente de uma queda semelhante, mesma velocidade e com mesmas condiçoes de trafego se com piso seco...

O material do equipamento de protecção tambem é bastante importante, se não o mais importante.
Cabedal aguenta mais facilmente os atritos do alcatrao enquanto que a Cordura geralmente serve para apenas uma queda...
Aquelas protecçoes rigidas na frente dos dedos, para mim é de fugir por darem uma falsa ideia de protecção pois na pratica há situaçoes que em vez de protegerem fazem o inverso...
(eu quase que parti um dedo, ou dois... - permitir a flexibilidade dos dedos às vezes tambem é importante...)
É portanto preferivel umas luvas em cabedal, com camadas de protecçao extra (tambem em cabedal) na zona da palma da mao e na frente dos dedos.
As luvas que tive da Drenaline foram quase exemplares e posso dizer que foram bem baratas: 40€ em promoçao na antiga secçao motard do el corte ingles
As mais recentes luvas da Dainese...podem ser ligeiramente mais confortaveis e melhores para o frio/chuva mas em resistencia sao bem inferiores...

Por outro lado é bem melhor andarmos com equipamento do que sem equipamento como acontece sempre que vem o calor, quando até se vê a malta de chinelos de praia...e em tshirt sem luvas... isso é total inconsiencia!
Como nao posso dizer que 100% das vezes ando totalmente equipado (mas talvez 99%): Quanto mais vezes prevaricarmos no nao uso de equipamento maior sera a probabilidade de queda com graves consequencias...




Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Janeiro 06, 2018, 15:33:25, 15:33
Responder #6

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Eu alargaria este tópico de forma mais abrangente, tipo: A importância de equipamento de protecção para alem do (apenas) obrigatório capacete

(....)


Não o fiz por já existirem tópicos que falam de forma mais abrangente sobre a importância no uso de equipamento adequado para andar de moto.  :)

http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=1908.0

http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=1851.0

Foi assim para evitar falar novamente e de forma genérica, no mesmo.
Pretendi focar o tema na importância de umas boas luvas...e não somente no facto de terem boa apresentação ou um preço em conta.  :)

(....)
Por outro lado é bem melhor andarmos com equipamento do que sem equipamento como acontece sempre que vem o calor, quando até se vê a malta de chinelos de praia...e em tshirt sem luvas... isso é total inconsiencia!
(....)


Mas bem melhor...
Aliás, basta chegarem umas temperaturas mais altas e a t-shirt e o calção tornam-se no "equipamento" de eleição.

O calor custa é verdade....mas o abrasão (e que também eu já o senti na pele), custa ainda mais.
« Última modificação: Janeiro 06, 2018, 15:34:44, 15:34 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 17, 2018, 11:07:09, 11:07
Responder #7

Paulo Fradinho

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 856
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Eu comprei à coisa de 1 mês umas luvas Furygan Land D30 por causa principalmente do frio e digo que são impecáveis. No sabado passado fui à margem sul e apanhei alguma chuva e nem frio, nem mãos molhadas.... muito boas.... valem bem os €€€ gastos.

Enviado do meu SM-J710F através do Tapatalk

Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Janeiro 17, 2018, 11:23:56, 11:23
Responder #8

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Na vertente de luvas a marca  Furygan é top !
Estive quase quase para comprar umas Furygan Sympatex neste último blackfriday que houve mas, quando me decidi já não havia o tamanho L .

Janeiro 17, 2018, 11:33:19, 11:33
Responder #9

Paulo Fradinho

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 856
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Na vertente de luvas a marca  Furygan é top !
Estive quase quase para comprar umas Furygan Sympatex neste último blackfriday que houve mas, quando me decidi já não havia o tamanho L .
Eu comprei estas com 25% desconto e ainda me ficaram por 66€ e foram bem entregues.  :cool:
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Julho 22, 2019, 21:43:00, 21:43
Responder #10

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1430
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Aqui fica um video bem explicativo de porquê se deve usar luvas APENAS de moto.


Julho 22, 2019, 21:54:41, 21:54
Responder #11

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
 :o

As luvas de ski em apenas 1 segundo começaram a desfazer-se.
Podem ser quentinhas e confortáveis no Inverno (isso é inquestionável), mas para andar de moto, uma queda e rapidamente chega à pele.

Obrigado pela partilha, João.  :convivio:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 22, 2019, 23:00:09, 23:00
Responder #12

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Teria sido interessante incluir umas luvas de mota mais low cost. As mais baratas dos 3 pares custam 85€ e os outros pares custam mais de 150€. Por esse valor é bom que protejam bem, custam mais que o meu casaco ou capacete

Julho 23, 2019, 01:06:29, 01:06
Responder #13

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Estes vídeos são importantes para a consciência geral.  :cool:

Neste caso, contudo, parece-me que deveriam testar era a abrasão na palma da mão...
...pois as protecções superiores praticamente servem para o 1º impacto (com a própria moto - manetes...) ou impacto com algo que não era suposto estar a "voar no caminho"...
...pois depois do impacto e a rebolar pelo chão... a abrasão dá-se só nesse momento... e sem duvida que se vai na maioria dos casos com as mãos abertas a tentar "travar"...

 :pensador: :pensador: :pensador:

Assim... parece-me melhor:




Do que isto:




« Última modificação: Julho 23, 2019, 01:11:50, 01:11 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Julho 23, 2019, 08:57:10, 08:57
Responder #14

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Aqui há tempos falei da Knox, uma marca inglesa que se dedica quase exclusivamente a equipamento de proteção.

Têm lá luvas para todas as estações, com o que me parece ser do melhor que existe no mercado. Não são, realmente, das mais acessiveis mas a qualidade paga-se.

Será que eu conseguia conduzir com estas luvas: https://www.planet-knox.com/product/zero3-winter-gloves/   Muito provavelmente, não. Não me sinto bem com as mãos muito "presas". Até com estas: https://www.planet-knox.com/product/nexos-sport-glove-black/ eu tenho a certeza que me sentiria pouco á vontade.

Sim, eu sei que a proteção é importante. Mas gosto do grip e do feeling que outras luvas mais "finas" me proporcionam. Quando tive as aulas de condução de automovel, havia um rapaz que tinha aulas comigo e usava luvas por causa do frio... para mim, é impensavel conduzir um automovel de luvas, não me consigo imaginar a pegar num volante sem ser com as mãos livres.

Mas, voltando á questão da proteção em motos, deixo o link para verem o outlet da Knox... não são baratas, mesmo em promoção, mas parecem-me um alternativa bastante valida em relação a outras marcas mais conhecidas do mercado: https://www.planet-knox.com/category/clearance/ .

Tendo em conta o preço, as https://www.planet-knox.com/product/handroid-motorcycle-gloves-v14-red/ não me parecem uma má escolha... pena os tamanhos existentes...
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Julho 23, 2019, 11:38:51, 11:38
Responder #15

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Este tópico fez-me olhar para as minhas luvas de "tempo não frio" e perceber que já estão a dar as últimas. Não me lembro de cair e mesmo assim em 1 ano está furado no dedo indicador.

Aconselham algumas de verão até 40€?

Tal como o nuno, gosto de algo que me permita sentir a mota, mas os links que postou não abrem nada. Gasto o M.

Julho 23, 2019, 11:43:40, 11:43
Responder #16

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
É estranho, porque neste momento em que fui aos links não estão a dar.
Mas davam quando ele postou ao início da manhã, pois segui dois dos links para ver o aspecto das luvas que indicava.

De qualquer forma, sempre poderás ver na loja do Reino Unido dessa mesma marca (KNOX):

https://www.sportsbikeshop.co.uk/motorcycle_parts/content_group/knox/(3;relevance;DESC;0-0;all)

Há preços desde os dois aos três dígitos...  :you.bet:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 23, 2019, 14:13:02, 14:13
Responder #17

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Não há luvas boas sem ser da Knox?

A Goyamoto tem luvas a preços convidativos:

http://www.goyamoto.pt/p/luvas-vero-perfuradas/578

Julho 23, 2019, 21:15:52, 21:15
Responder #18

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Não há luvas boas sem ser da Knox?

A Goyamoto tem luvas a preços convidativos:

http://www.goyamoto.pt/p/luvas-vero-perfuradas/578

Claro que há. Existem bastantes marcas no mercado com propostas seguras.

O que não há é alta segurança a preços baixos, tirando algumas promoções que possas apanhar . Essa da Goyamoto até não são piores, para o preço que apresentam. Não te vão proteger como protegem outras com proteções em carbono, titanio e outras desse género, mas dão bem para o gasto. As melhores que tenho são umas Alpinestars, já antigas. São as que uso menos vezes, justamente por serem um pouco rigidas, grossas e não me passarem o grip da moto como eu gosto.
Tenho outros 3 pares, dois da OutletMoto e um que mandei vir do e-bay. As da OutletMoto, pelo menos as de cabedal, oferecem alguma proteção ( são bastante parecidas ás da Goyamoto, mas com um estilo menos racer e mais clássico ) e não foram caras. As outras que lá comprei são, basicamente, luvas de tecido, com proteção nos nós dos dedos em plástico e reforço de... tecido, nas palmas das mãos ( ou seja, é quase o mesmo que trazer umas meias grossas de Inverno enfiadas nas mãos ).
Finalmente, as que comprei no e-bay, são quase iguais ás de tecido que comprei na Otlet, com a diferença que têm pelicula "touch" na ponta dos dedos, para poder usar o ecrã do telele quando o uso como GPS.

Dentro do preço dessas da Goya, talvez encontres na Outletmoto ou em promoções nos sites do costume ( a Motoblouz.es tinha umas DXR de cabedal castanho escuro LINDAS, por 35€, e já ofereciam uma boa proteção tambem com um estilo mais clássico ). As marcas premium ( Dainese, Furygan, Alpinestars, Spyke, etc ) não oferecem nada de bom a preço baixo... tirando quando há liquidações de stock ( quando digo preço "baixo", refiro-me aos tais 30/40€ ).

Ficam alguns links da motoblouz:

DXR pretas: https://www.motoblouz.es/guantes-dxr-ttr-puncher-negro-86736-v.html
DXR castanhas: https://www.motoblouz.es/guantes-dxr-ttr-puncher-marron-86735-v.html
Estas não conhecia, mas tambem são bonitas e parecem-me praticas: https://www.motoblouz.es/guantes-helstons-teko-pull-up-122725-v.html
E muitas mais, há dezenas de modelos, dos 24 aos 408€.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Julho 23, 2019, 21:30:15, 21:30
Responder #19

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Essas DXR castanhas estão bem bonitas. Obrigado.

Julho 26, 2019, 15:20:26, 15:20
Responder #20

Rodrigues1

  • Visitante
A primeira regra sobre quedas das motas que se ensina aos pilotos de corrida é não amparar a queda com as mãos mas sim com a maior superfície possível do corpo e mantendo os braços levantados e corpo descontraído.

É um erro tremendo meter as mãos no asfalto, não há luvas que resistam.


Julho 26, 2019, 15:49:13, 15:49
Responder #21

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Uma pista de MotoGP tem as suas particularidades que não se encontram no dia-a-dia. :)

Existem escapatórias bem largas e as barreiras estão na maioria dos casos bem distantes, levando a que o escorregar de um piloto, após queda, não crie potenciais problemas como aqueles com que nos deparamos numa utilização quotidiana.

Admitindo o meu desconhecimento sobre essa dita regra que é transmitida aos pilotos, ainda assim o meu parco entendimento da questão leva-me à ideia que as quedas não são iguais (eu já fui ao chão!) e a forma como o corpo é atirado ao asfalto faz a sua diferença.

O colocar as mãos no chão, especialmente no amparar do embate inicial, entendo-o como algo instintivo, por forma a proteger outros órgãos do corpo.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 26, 2019, 16:35:45, 16:35
Responder #22

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
A primeira regra sobre quedas das motas que se ensina aos pilotos de corrida é não amparar a queda com as mãos mas sim com a maior superfície possível do corpo e mantendo os braços levantados e corpo descontraído.

É um erro tremendo meter as mãos no asfalto, não há luvas que resistam.

Os pilotos de corrida estão num ambiente controlado, concentrados apenas na roda de trás do piloto que vai á sua frente e numa maneira de deixar de a ver.

Na estrada as causas de distração são outras e em maior numero. É facil dizer que NUNCA se metem as mãos mas, a não ser que já se esteja á espera da queda ou do embate, as mãos vão SEMPRE á frente.

E tens razão, não há luvas que resistam. O que há é luvas que retardam mais a chegada do alcatrão do que outras.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Julho 27, 2019, 23:31:45, 23:31
Responder #23

EML

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 313
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Sym
  • Modelo Motociclo: Symphony 125 ST
  • Localidade: Norte
As minhas quedas têm sido de bicicleta e, quando é na estrada, deixar e relaxar o corpo evitam lesões graves! Das queimaduras é que não me safo!
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,65 l/100 km (19690 Km - 02/10/2023)

Julho 28, 2019, 09:43:49, 09:43
Responder #24

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
As minhas quedas têm sido de bicicleta e, quando é na estrada, deixar e relaxar o corpo evitam lesões graves! Das queimaduras é que não me safo!
A teoria diz isso, mas não sei se na prática se consegue ir no ar com o corpo relaxado