Autor Tópico: Qual o tipo de combustivel que utiliza na moto/scooter  (Lida 11987 vezes)

Agosto 09, 2018, 23:25:48, 23:25
Responder #50

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Com as ligeiras "mods" noto aquecimento com a 95.

Levaste a biffer à maquina do fiambre?


Agosto 09, 2018, 23:31:01, 23:31
Responder #51

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
98 de supermercado sempre que posso. Intermarche.
Por vezes como não há leva 98 de gasolineira, que é a mesma coisa mas mais cara claro.


Sent from my SM-G965F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Agosto 09, 2018, 23:34:40, 23:34
Responder #52

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)

Boas,

Eu já tinha votado na Aditivada e até me fazia  mais kms na realidade, MAS, nestes últimos meses de junho e julho devido ao custo cada vez maior nos preços...tenho optado pelas 95 octanas...
Não tenho reparado em grandes diferenças no comportamento mas sim na autonomia...Parece que depois dos 25.000 kms ela está a  fazer mais kms em cada depósito...( anteriormente pouco mais de 250 kms fazia, agora tenho feito muitos de 265/270 /275 kms em cada...)  Conclusão : ou ando mais devagar  :chopper: :chopper: :chopper: ou está a consumir mesmo menos gasosa... :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
Tenho  feito médias de 2.3 / 2.4 muitas vezes ultimamente... Parece que tenho uma PIAGGIO-PCX ... :megafeliz: :megafeliz: :megafeliz:

Boas curvas

 :scooter: :scooter: :scooter:
Isso pode ser devido à gasolina de verão que começa a ser utilizada por volta de inicio de Junho até Outubro mais ou menos.


Sent from my SM-G965F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Agosto 10, 2018, 09:23:45, 09:23
Responder #53

Pianoman

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1308
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
Acredita que não é preciso muita coisa.
Na bomba tomas nota dos quilómetros totais e, se quiseres, do que o CB indica.

Em casa, introduzes esses dados mais o tipo de gasolina, o preço por litro, o local onde abasteceste e a quantidade de litros.

O resto o programa calcula.

Também registo os custos.
Manutenções, revisões, acessórios, etc. é tudo registado.

No fim é um prazer ver gráficos e mais gráficos, tabelas preenchidas cheias de cores!
Mas isso sou eu que sou obsessivo-compulsivo...
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Agosto 10, 2018, 10:47:34, 10:47
Responder #54

pedroareias

  • Visitante
Não, DFelix. Tinha lido no fórum do modelo que só com filtro e escape o efeito era considerável.

É verdade,  mas obviamente que a mistura ficou pobre (atenção: de motores não percebo nada).

Vou ter de arranjar um enriquecedor de mistura. Não eras tu que tinhas um à venda?

Com as ligeiras "mods" noto aquecimento com a 95.

Levaste a biffer à maquina do fiambre?

Agosto 10, 2018, 12:03:17, 12:03
Responder #55

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Tinha lido no fórum do modelo que só com filtro e escape o efeito era considerável.

Sim.. nem que seja sobretudo efeito psicológico.

De qualquer forma, não me parece razão suficiente para justificar maior aditivação.
A não ser que a cabeça já se tenha transformado numa mina de carvão!

Vou ter de arranjar um enriquecedor de mistura. Não eras tu que tinhas um à venda?

Cheguei a ter um power commander que usei numa 600RR que tive há uns bons anos atrás...
Mas vendi-o prai em... 2011!  :-\

Arranja-se facilmente equipamento deste género usado em excelente estado pelos ebays e até no olx.


Agosto 10, 2018, 12:09:38, 12:09
Responder #56

pedroareias

  • Visitante
O efeito do decat é real.

Nos carros pode ser contraproducente, mas garanto-te que o decat aumentou a Vmax.

Se é prejudicial à vida do motor, não sei, mas também não tenciono fazer muitos kms.

OK! Vou comprar no ebay.

Tinha lido no fórum do modelo que só com filtro e escape o efeito era considerável.

Sim.. nem que seja sobretudo efeito psicológico.

De qualquer forma, não me parece razão suficiente para justificar maior aditivação.
A não ser que a cabeça já se tenha transformado numa mina de carvão!

Vou ter de arranjar um enriquecedor de mistura. Não eras tu que tinhas um à venda?

Cheguei a ter um power commander que usei numa 600RR que tive há uns bons anos atrás...
Mas vendi-o prai em... 2011!  :-\

Arranja-se facilmente equipamento deste género usado em excelente estado pelos ebays e até no olx.

Agosto 10, 2018, 14:03:55, 14:03
Responder #57

Pianoman

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1308
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica


e é como te digo, não tenho mesmo nenhum gosto particular em saber isso... a mota é um instrumento de prazer. Se fosse um veiculo para uso diário aí já a historia seria outra.
Compreendo, respeito e percebo.

Só não vejo é porque é que o registo (analítico) de dados tira o prazer de andar de mota.
Muita gente confunde isso e eu ainda não consegui explicar...
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Agosto 10, 2018, 14:16:32, 14:16
Responder #58

Pianoman

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1308
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica

Não tira Nuno. Nem dá. A questão é mesmo essa  :ok: É uma ferramenta analitica para quem tem interesse em saber isso.
Exactamente!
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Agosto 10, 2018, 14:33:36, 14:33
Responder #59

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Eu praticamente só abasteço 95 do Hiper (Jumbo/E. Leclerc, Intermarché, etc...).
Relativamente a consumos são 20 euros de cada vez porque é quase sempre em pré-pagamento, e não, não é na Keeway do meu perfil.

Agosto 10, 2018, 14:44:34, 14:44
Responder #60

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
O efeito do decat é real.
(...)
Se é prejudicial à vida do motor, não sei, mas também não tenciono fazer muitos kms.

O efeito é real, mas depente muito de moto para moto.
Há enormes diferenças entre as "rolhas" que usavam há 15 anos atrás e os labirintos que usam hoje.
Os actuais sistemas de escape pode ser enormes e feios mas são muito mais eficiêntes. Daí que a substituição para um aftermarket hoje em dia é mais por ganhos estéticos e redução de peso que propriamente desempenho.

Quanto à vida do motor, não vejo não vejo grandes argumentos que me levem a considerar que seja prejudicial.
Sei de casos em que passou a ocorrer algum consumo de lubrificante...
Mas também tive conhecimento de outros, cuja introdução das normas euro 3 adoptaram por uma "rolha" maior levando a excesso de aquecimento interno que chegava a resutão em pistões estalados junto da caixa dos segmentos.


Fevereiro 01, 2019, 11:57:00, 11:57
Responder #61

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
95 simples, da Galp ( com o cartão Galp+ sempre são menos 6 centimos por litro ) ou da Repsol. São as bombas que "estão mais a jeito". No Intermarché meti gasoleo no carro uma vez e não correu bem ( deu-me um susto tremendo a meio de uma ultrapassagem e engasgou-se várias vezes até começar a gastar da galp outra vez... talvez seja um caso isolado, mas nunca mais lá fui ), por isso não meto na moto. Prios não existe em Evora, logo não dá para comparar.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Fevereiro 01, 2019, 12:33:23, 12:33
Responder #62

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Eu praticamente só abasteço 95 do Hiper (Jumbo/E. Leclerc, Intermarché, etc...).
Relativamente a consumos são 20 euros de cada vez porque é quase sempre em pré-pagamento, e não, não é na Keeway do meu perfil.

14k NA DL650 e zero problemas ou engasgamentos whatsoever...
Tenho um Panda 1.3 Mjet e só bebe do diesel dos hipers, tem 80K, vai fazer 4 anos em Maio e zero problemas, antes tive uma Strada 1.9 Jtd que vendi com 10 anos, 150K e zero problemas...

Se me perguntam se o combustivel "de marca" é melhor ou faz mais quilometros que o de "marca branca"? Épa não sei, nunca comparei...  8)

Fevereiro 01, 2019, 13:11:46, 13:11
Responder #63

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Eu praticamente só abasteço 95 do Hiper (Jumbo/E. Leclerc, Intermarché, etc...).
Relativamente a consumos são 20 euros de cada vez porque é quase sempre em pré-pagamento, e não, não é na Keeway do meu perfil.

14k NA DL650 e zero problemas ou engasgamentos whatsoever...
Tenho um Panda 1.3 Mjet e só bebe do diesel dos hipers, tem 80K, vai fazer 4 anos em Maio e zero problemas, antes tive uma Strada 1.9 Jtd que vendi com 10 anos, 150K e zero problemas...

Se me perguntam se o combustivel "de marca" é melhor ou faz mais quilometros que o de "marca branca"? Épa não sei, nunca comparei...  8)

Quando mencionei os meus problemas com o unico abastecimento que fiz no Intermarché não quis descridibilizar essa marca. Conheço quem abasteça lá regularmente e nunca se tenha queixado e tambem conheço quem se queixe ( provavelmente, ouviram dizer que não presta e nunca lá abasteceram, acontece muito ).

O que se passou no meu caso, com o carro, pode muito bem ter sido um caso isolado. Qual foi a causa? Não sei. Sei que aconteceram coisas que nunca tinham acontecido com combustivel de outros postos. E, como nos outros nunca aconteceu e neste, da unica vez que fui cliente, correu mal... olha, não invento mais, meto nos outros.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...