Autor Tópico: Duvida sobre que moto comprar...  (Lida 1741 vezes)

Novembro 09, 2018, 21:19:31, 21:19
Lida 1741 vezes

Jorge Joao

  • Visitante
Olá a todos pessoal!,
Venho aqui com um questão que me atormenta devido a minha inexperiência neste mundo.
- Vou brevemente tirar a carta de moto, categoria A2 (sem limite de CC mas com 35kw ou 0,2kw/kg de limite)
- fui perguntar aqui numa escola de condução quanto tempo demorava a tirar a carta e disseram-me que em por volta de 1 mês consigo, e que custa 573€.
- A minha razão para comprar uma moto é a economia. Tenho um carro, VTS 1.4i que bebe demais para o trajecto que eu faço...

Após pesquisas e mais pesquisas, achei que uma 125cc é a melhor opção.
- Nao paga IUC.
- Nao tem vistoria periodica.
- Seguros são em conta relativamente ao dos carros.

Passando os detalhes:
A moto é para fazer trajeto diário de 12.5km ída e 12.5km volta, 1x pelo menos, sendo isto feito pela Estrada Nacional 125 (boas rajadas de vento no inverno, pelo menos no carro sente-se), mais umas voltinhas claro mas em cidade maioritariamente. Pretendo levar uma mochila (ás costas) mais uma mala de ginásio (top case? ou rede no banco traseiro?) Nao pretendo andar com passageiro e se for é muito raramente.
Quero a mota para durar e durar...(cumpre sempre os limites de velocidade e pretendo fazer uma rodagem de motor novo impecavel) e fazer por volta/quase 10mil Km ano (sempre que a puder usar ao invés do carro, faço 12mil Km ano c/ o carro)

A moto vai ser adquirida com crédito, Nova. Não queria gastar mais de 5.000€ incluindo equipamento.

Estive a ver e acho a Honda PCX 125 (2019) uma excelente opção, pelo que lí as manutenções sao entre 30€ e 120€ e consome vapores de agua (média de 2.3L/100)
- Mas um amigo aconselhou-me e também confesso ser um opção muito boa, a Honda CBF 125. Estive a ver e as médias de consumos e ainda sao melhores/mais baixas que as da PCX (esta a manutençao será mais em conta nao? se nao ligar pega de empurrao ao contrario da PCX certo? mudanças VS automatica... <-- quando for para trocar esta parte tambem...)

Estou aberto a todo tipo de sugestoes de moto e comentarios...

Novembro 09, 2018, 21:32:34, 21:32
Responder #1

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Online
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Boas, que idade tens?
Queres comprar uma 125 e pretendes tirar carta A2?
Efectivamente para poupar a solução passa por 125, para isso a carta B serve, desde que tenhas mais de 25 anos. Eu no teu lugar a tirar a carta seria a A, quando tiveres idade para isso (se ainda não tens).
Quanto ao custo da carta, acho 573 muito caro, mas muito caro mesmo. Tirei a minha à menos de um ano e ficou-me por 330 euros. Contacta outras escolas.

Novembro 09, 2018, 21:39:19, 21:39
Responder #2

Jorge Joao

  • Visitante
Tenho 23 anos feitos este ano.
Aqui no algarve as escolas de conduçao levam bem mais caro que no centro/norte do país, mas tens razao vou contactar outras escolas.

Resumindo, carta A2, nao vou precisar de A (quiça mais tarde, mas nao por agora), mota (nova) para durar mais de 5-6 anos e que nao morra a andar todos os dias a ~85km/h em Nacional. É para andar o ano todo. Talvez ajude mencionar que tenho 1.69cm e peso 67kg.

Novembro 09, 2018, 21:52:30, 21:52
Responder #3

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Online
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Se esperares mais um pouco tiras a carta A, fica-te sensivelmente ao mesmo preço da A2 e sem limites nenhuns de potência ou cilindrada, até lá sempre podes juntar mais algum e ter menos esforço na aquisição da mota. Era o que eu faria.
Mota nova 125 para durar 5-6 anos? Isso na minha opinião não existe. Quando comecares a rolar e apanhares o gosto vais querer mais e os 125cc e 100km/h máximos não te vão satisfazer. Podes sempre comprar nova, mas duvido que aguentes mais de um ano  :D

E vou dizer-te um segredo, ninguém consegue andar a 85 km/h numa nacional, a não ser que esteja toda esburacada, cheia de rotundas ou com patrulhas da PSP ou GNR frequentes. :D

Novembro 09, 2018, 22:00:51, 22:00
Responder #4

Jorge Joao

  • Visitante
Eu sei que iriam referir o apanhar o gosto e querer mais... nao digo que nao, mas nao planeio para tao cedo e a carteira tambem nao deixa.

Quanto a esperar. Tenho alguma urgencia, senao faria o que estas a dizer pois ja tinha pensado nisso...ideal era nem precisas tirar carta (25 anos...) mas ainda falta pouco menos de 2 anos.
Quanto ás velocidades, os carros em geral andam mais que motos de baixa/media CC e nao é por isso que lhe ando a esgalhar, costumo cumprir os limites de velo. (ocasionalmente gosto de mandar o carvao acumulado fora sim, é verdade...)

Voltando ao topico, que motos/moto/scooter me aconselham tendo em vista o meu objetivo?

Novembro 09, 2018, 22:05:17, 22:05
Responder #5

Africandruglord

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Boas Algarvio, pena estarmos a falar de secadores, gosto de ver malta vizinha a comprar motas.

Mas se queres economizar é a escolha certa.
Partilho da opinião de esperar e tirar a carta A sem limitações, tendo em conta que no nosso Algarve as escolas parece que estão situadas na Suiça, tal a diferença de preços para centro e norte do país, no entanto, se a scooter é a única que tencionas ter, força nisso.


Novembro 09, 2018, 22:21:11, 22:21
Responder #6

paulo coelho

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 34
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Lisboa
Ficas bem servido com uma Honda pcx ou yamaha Nmax...mais tarde se quiseres outras opções estas têm bom valor de mercado e vendes facilmente

Novembro 10, 2018, 00:03:46, 00:03
Responder #7

jetsetwilly

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 46
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kymco
  • Modelo Motociclo: AK 500
  • Localidade: Lisboa
Viva
Para andar o ano todo uma scooter confere mais proteção e maior espaço de bagagem, em regra.
Ficas melhor servido com uma scooter.
Penso que devias avaliar com que com o orçamento da PCX  podes comprar uma em segunda mão mais encorpada, mais estável e portanto mais imune ao vento.

Há varias alternativas desde a xmax 125,  sym, kymco que parecem mais adequadas ao percurso que descreves.
Desde que tenham ABS e ignição eletrônica ....
E claro que a PCX é a rainha da poupança, mas estrada aberta no inverno deixa muito a desejar.

Pedro

Novembro 10, 2018, 09:54:01, 09:54
Responder #8

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Companheiro Jorge,

O meu conselho vai no sentido de pensares em 2 ou 3 modelos que gostes mesmo e depois testares ou, no mínimo, sentares-te em cima delas e perceber o peso, a posição de condução, a altura, o look ao vivo....

Aquela com que te identificares mais... avança.

Nesse orçamento de +/- €3.000 tens várias scooters.
As indicadas neste tópico são boas opções, mas ao vivo até podes gostar de p.ex. uma Medley ou uma Agility.

https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=368.0#top
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama