Autor Tópico: Escolha de mota nova daqui a uns meses  (Lida 2867 vezes)

Junho 26, 2019, 17:41:58, 17:41
Lida 2867 vezes

Tdm850

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 7
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tdm850
  • Localidade: Covilha
Olá a todos,

tenho uma TDM850 e faço planos de comprar uma mota nova até ao fim do ano. Ando indeciso entredois modelos: Tracer 900 usada ou uma NC750X nova.

Todos os meus amigos dizem que a NC é uma das melhores motas do momento, com consumos fantastico, um motor espevitado e divertido para ir curtir na serra da estrela e com boa qualidade de construção, e que pelo preço não consigo mota melhor. Mas também tenho olhado para a Tracer 900 que vejo como a evolução natural dentro da Yamaha  para trocar a TDM, mas tenho algum receio dos consumos que penso serem muito elevados e já me disseram que em termos de motor numa utilização normal não há grande diferença para a NC a não ser em autoestrada.

Desajudem-me!

Junho 26, 2019, 17:44:43, 17:44
Responder #1

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Ui que este tópico vai aquecer... :lolol:

Junho 26, 2019, 18:08:05, 18:08
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não vejo razão para complicar....

Cada um tem a sua opinião e esses teus amigos terão a deles. É legítimo...

Vai andar naquela que gostas, vês o dinheiro que tens disponibilidade de aplicar e logo escolhes.

Estar aqui a dizer compra esta ou aquela, tendo em conta que são modelos diferentes (assim como os respectivos desempenhos e preços), parece-me pouco útil. :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 26, 2019, 18:28:01, 18:28
Responder #3

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
(...)dizem que a NC é uma das melhores motas do momento, com consumos fantastico, um motor espevitado e divertido para ir curtir na serra da estrela e com boa qualidade de construção, e que pelo preço não consigo mota melhor. Mas também tenho olhado para a Tracer 900 que vejo como a evolução natural dentro da Yamaha  para trocar a TDM, mas tenho algum receio dos consumos que penso serem muito elevados e já me disseram que em termos de motor numa utilização normal não há grande diferença para a NC a não ser em autoestrada. (...)

Isto. ;)

Junho 26, 2019, 18:33:14, 18:33
Responder #4

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Não vejo razão para complicar....

Cada um tem a sua opinião e esses teus amigos terão a deles. É legítimo...

Vai andar naquela que gostas, vês o dinheiro que tens disponibilidade de aplicar e logo escolhes.

Estar aqui a dizer compra esta ou aquela, tendo em conta que são modelos diferentes (assim como os respectivos desempenhos e preços), parece-me pouco útil. :)

Isto é o chamado politicamente correcto...

Junho 26, 2019, 18:33:35, 18:33
Responder #5

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
É o típico tópico e sobretudo o tipo de "conversa" nele incluso, que me deixa sempre de pé atrás.
Não tenho como o evitar...

Por acaso, no passado e neste mesmo fórum, posso dizer que "já vi este filme".  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 26, 2019, 19:33:12, 19:33
Responder #6

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
(…)Ando indeciso entredois modelos: Tracer 900 usada ou uma NC750X nova.
(...)

São duas motos distintas e "recordistas de vendas" dentro de seus patamares.
Terás de saber exactamente o que pretendes e procuras!

(…)Todos os meus amigos dizem que a NC é uma das melhores motas do momento, com consumos fantastico, um motor espevitado e divertido para ir curtir na serra da estrela e com boa qualidade de construção, e que pelo preço não consigo mota melhor. (…)

Sobre o que os outros te dizem é sempre dar um descontozinho e nem sempre acreditar em tudo.
As NC700/750X têm sido um excelente compromisso (polivalente) para quem pretenda utilização mista, percursos citadinos, percursos fora das localidades e também estrada (passeios) e tem a sua maior vantagem nos consumos reduzidos face à sua cilindrada.
Dizer que não se compra nada melhor é um engano porque cada um tem os seus gostos e o que para uns é optimo para outros pode não ser…
Posso dizer que pessoalmente (e não estou a falar mal das NC's) prefiro gastar mais uns litrinhos e ter uma moto mais completa - a Kawasaki ER6F cumpriu essa tarefa e de que maneira... e a Suzuki SV650 julgo que também estaria no mesmo patamar... e actualmente as Tracer700...

(…)Mas também tenho olhado para a Tracer 900 que vejo como a evolução natural dentro da Yamaha  para trocar a TDM, mas tenho algum receio dos consumos que penso serem muito elevados e já me disseram que em termos de motor numa utilização normal não há grande diferença para a NC a não ser em autoestrada.
(...)

Vejo a Tracer 700 como uma substituta da antiga TDM e embora com menos cilindrada, julgo que as prestações não sejam assim tão diferentes.
A Tracer 900 parece-me ser algo mais que "evolução natural", ou se o for, coloca uns bons pozinhos mágicos em cima e voilá...
Passar de um bicilíndrico de 850cc com ~78cv para um tricilíndrico de 850cc com ~115cv, apesar de binários semelhantes, não é assim tão linear e idêntica a comparação...

Sobre a diferença da Tracer900 para a NC... depende muito dos condutores, das estradas, ...

Lê tudo o que encontrares sobre os modelos que andas indeciso e experimenta sentares-te em ambas antes de tomares qualquer decisão...

Para teres um pouco mais de noção e sem falar em velocidades máximas…

Retirado da revista Francesa "Moto Journal / Moto Station" e da "motomovimento.com.br"
ACCELERATIONS    TRACER           R1 2014             R1 2105             NC700X             NC750X 
0 a 100                   3.4                   3.7                    3.4                     6.7                   6.15
0 a 130                   4.8                   5.7                    4.8                     9.76 (0-120)     8.75 (0-120)
400 da                    11.4                11.9                  11.3

REPRISES              TRACER           R1 2014             R1 2015             NC700X             NC750X 
50 a 90 en4              2.4                  2.6                    2.4           3.57 (60-80 en5)   3.31 (60-80 en5)
50 a 90 en6              3.4                  3.6                    3.3
90 a 130 en4            2.5                   3                      2.5
90 a 130 en6             4                     4                      3.3         12.31 (60-120 en5)  10.94 (60-120 en5)

Da seguinte publicação,
https://motite.blogs.sapo.pt/honda-nc-750x-uma-moto-diferente-127574
,saliento (curiosidade):
"Veja a coincidência: quando a NC 700 nasceu a Honda tinha o motor de 1.400 cm3 que equipava os carros City e Fit. Quando esses dois carros passaram a receber motores 1.500 cm3 a NC passou a 750. As medidas de diâmetro e curso são bem próximas. O motor é de concepção incomum para motos, com comando de válvulas simples no cabeçote, com quatro válvulas por cilindro. O curioso é a potência em um regime baixo, em comparação com as quatro cilindros: 54,8 CV a 6.250 RPM. Aqui uma importante mudança em relação ao motor 700: a faixa de torque está 400 RPM acima, porque antes os consumidores reclamavam do corte muito cedo. Ainda assim é estranho!"

Dá olhadela ainda neste teste que me parece "pouco vendido"...
https://www.andardemoto.pt/test-drives/17215-yamaha-mt-09-tracer-mestre-do-binario/

Sendo a Covilhã onde moras e com a serra ai ao lado... a Tracer provavelmente será a escolha adequada, caso não te preocupes só com os consumos...
Mas é apenas uma sugestão, vale o que vale e certamente terás mais a dizerem-te o contrário...

Escolhe no final a que mais gostares!
« Última modificação: Junho 26, 2019, 19:39:49, 19:39 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Junho 26, 2019, 20:32:00, 20:32
Responder #7

NunoMiguel

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 42
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750x
  • Localidade: Lisboa

Junho 27, 2019, 09:36:28, 09:36
Responder #8

Tdm850

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 7
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tdm850
  • Localidade: Covilha
Obrigado a todos pelos conselhos, comprar uma mota nova é um grande problema e todas as opiniões são muito bem vindas. Comprei esta TDM a um amigo do grupo com que ando a um preço excelente por isso não precisei de grandes dicas, mas agora confesso que estou muito confuso. No grupo temos 2 amigos com NC's, 1 com uma Versys 650 e outro com uma CB500X. O maior problema é que o meu orçamento é 10 mil € no máximo e nem mais um tostão, ou seja, se escolher a Tracer terá sempre que ser usada enquanto a NC pode ser novinha em folha e com alguns extras.

Tirei o dia de amanha para ir a Coimbra fazer o test drive da NC e depois vou a Viseu fazer o test drive da Tracer 900. Confesso que acho o design da Tracer 900 muito bonita enquanto que a NC esteticamente não me apela tanto, mas os meus amigos dão-me tão bom feedback dos consumos e do motor que estou realmente empolgado. Muito provavelmente será a NC que vou comprar pois duvido que consiga arranjar um negócio apelativo das Tracers 900 novas dentro do meu orçamento. Um dos meus amigos está sempre a meter-se comigo e a dizer que nem em AE a Tracer 900 vai ser mais rápida que a NC porque a partir dos 160 vareja o guiador e tenho que parar lol E a verdade é que na serra a NC dele parece endiabrada, só consigo ver-lhe a traseira para aí durante 2 ou 3 curvas lol

Desculpem por todas as duvidas e de certeza que algumas são parvas, já tenho alguma idade mas nisto das motas continuo a sentir-me um puto de 18 anos!!!!
« Última modificação: Junho 27, 2019, 09:37:29, 09:37 por Tdm850 »

Junho 27, 2019, 09:58:56, 09:58
Responder #9

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 27, 2019, 10:11:59, 10:11
Responder #10

elpinto

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 48
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 700
  • Localidade: Maia
Um dos meus amigos está sempre a meter-se comigo e a dizer que nem em AE a Tracer 900 vai ser mais rápida que a NC porque a partir dos 160 vareja o guiador e tenho que parar lol E a verdade é que na serra a NC dele parece endiabrada, só consigo ver-lhe a traseira para aí durante 2 ou 3 curvas lol

Acho que esse amigo está mesmo só a meter-se contigo porque não vejo isso acontecer assim tão facilmente. Em relação a só veres a traseira da NC durante 2 ou 3 curvas - não querendo ser mau - não é só a máquina que conta, quem está atrás do guiador também.

No que respeita às motos, é o que já disseram, nada melhor que uns test-drive em cada uma delas para perceber qual é que te apela mais. Já agora, porque não consideraste a Tracer 700?

Junho 27, 2019, 10:14:52, 10:14
Responder #11

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
De momento, nada melhor encaixa por aqui senão um meme...

http://www.quickmeme.com/img/d1/d113490907e903dad5dab5a0dc80215aa4281f4822f7550c8f8212a2781ac5ef.jpg



Mas isto já era óbvio desde o inicio da entrada no fórum, ainda para mais a pessoa em questão foi-se vangloriar disso na "concorrência" :lolol:

Junho 27, 2019, 10:23:20, 10:23
Responder #12

Megamustaine

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1023
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki + Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: V-Strom 1000 "aka" Mazuki + Himalayan "aka" Manfield
  • Localidade: Tires
Tenho a dizer que uma uma coisa que me faz muita confusão em alguns tópicos que leio, é o foco "desmesurado" que se dá ao consumo. E atenção que com estas palavras não quero ser mal interpretado. No entanto temos de ser um pouco realistas. Qualquer mota gasta "relativamente" pouco se andarmos a velocidades contidas num ritmo constante. Veja-se o meu caso: tendo uma V-Strom 1000 e já com 8000 km´s que lhe coloquei em 4 meses, mesmo depois de ter feito um Lal a um ritmo acelerado durante 2200 km´s, estou com uma média global de 4,9L. Fantástico não é? Eu pelo menos acho que sim. Esse facto traduz-se nesse valor porque 70% do restante circuito que fiz com a mota foi a um ritmo constante de 80-90 km/h, algo que poderia perfeitamente fazer com uma 125cc ( leia-se em termos de performance e não consumo ).
Onde é que quero chegar com isto? Simples. Se é para estar aqui a definir a compra de uma mota deste segmento, com performances que, comparativamente por exemplo com carros de potências a rondar os 150cv / 200cv, são absolutamente arrasadoras, mas depois o foco principal é saber se gasta 3,5l ou 4,5L, mais vale a pena ir comprar uma 125cc.
 Uma mota só gasta pouco se andarmos devagar. Se for para andar em ritmos mais vivos, se calhar vais puxar mais por uma NC750X do que irias puxar por uma Tracer 900, traduzindo-se num consumo muito similar ou aproximado. para além do mais que ( e corrijam-me os proprietários se estou enganado ), as performances de uma e de outra serão totalmente diferentes, nem que seja pelo facto de a Tracer 900 ter mais do dobro da potência.
Eu sei que a gasolina está cara e custa a todos mas agora estar a discutir este tema desta forma........ :curtocircuito:

Se gostas mais da NC porque se adapta mais ao teu estilo de condução, tem o Met-in, achas mais bonita, enfim, o que quer que seja, avança e boas curvas!

Se é porque "só" gasta 3,5L/100, aconselho-te a ires ver a  Xmax 300. Ainda vais gastar menos e se calhar num ritmo mais acelerado. O MPA Neves é a pessoa mais indicada para te elucidar.

 
I can´t get any younger, time has brutal hunger.....

Junho 27, 2019, 10:25:56, 10:25
Responder #13

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Experimenta ambas, só apenas assim as máquinas conseguirão falar-te ao coração.

Pessoalmente penso na NC (DCT) como maior "praticabilidade diária" e na Tracer para algo mais "viajado".

Ambas têm bons atributos e filosofias diferentes e só tu para decidires qual queres conduzir e podes pagar.

Será sempre um compromisso e tu decides o que pretendes abdicar.

Vê igualmente IUC's (não sei se são os mesmos) e outras despesas (planos de manutenção, pneus, correntes, etc. etc.) que no final do ano irão ser somadas à tua utilização/diversão com a máquina.

Independentemente da escolha que farás irás sempre sentir uma diferença para a tua TDM.

Boas escolhas.

Junho 27, 2019, 10:27:38, 10:27
Responder #14

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Epá, o user em questão tem a Tracer 900 "GT"...

Junho 27, 2019, 10:31:18, 10:31
Responder #15

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Lembrei-me logo deste tópico...

https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=4749.msg61894#top

E sinceramente custa-me bastante que haja pessoas que achem piada gozar e fazer pouco da boa vontade e sentido de ajuda dos outros.
Enfim...  :(
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 27, 2019, 10:53:26, 10:53
Responder #16

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Epá, o user em questão tem a Tracer 900 "GT"...

Sem dramatizar e sabendo relativizar, para os possuidores da que é uma excelente máquina a Tracer 900, seria talvez oportuno estarem atentos ao desenvolvimento da novela da policia francesa com os problemas do seu parque destas máquinas que agora por largas dezenas de unidades não saem da garagem porque os "flics" se recusam utiliza-las. Alguns policias mortos, desde há 2 ou 3 anos, em despistes a alta velocidade relacionados com problemas na suspensão dianteira em algumas séries. Algumas correções feitas pela Yamaha que parece não terem resolvido definitivamente o problema e atualmente está em estudo.

https://www.motoservices.com/actualite-moto/Les-Yamaha-Tracer-900-de-la-Gendarmerie-au-repos-juin-19.htm

Há vários artigos e em francês a palavra "Guidonage" é uma das causa possíveis.

Junho 27, 2019, 10:57:41, 10:57
Responder #17

Quico

  • Visitante
Tenho a dizer que uma uma coisa que me faz muita confusão em alguns tópicos que leio, é o foco "desmesurado" que se dá ao consumo.

IMG-5242" border="0

Junho 27, 2019, 10:59:54, 10:59
Responder #18

Megamustaine

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1023
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki + Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: V-Strom 1000 "aka" Mazuki + Himalayan "aka" Manfield
  • Localidade: Tires
Tenho a dizer que uma uma coisa que me faz muita confusão em alguns tópicos que leio, é o foco "desmesurado" que se dá ao consumo.

IMG-5242" border="0

Não sejamos tão radicais :D :D
I can´t get any younger, time has brutal hunger.....