Autor Tópico: Indeciso NC750X vs Vulcan S  (Lida 2239 vezes)

Setembro 02, 2020, 10:58:34, 10:58
Lida 2239 vezes

nmsgsimoes

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 9
  • Marca Motociclo: sym
  • Modelo Motociclo: maxsym
  • Localidade: odivelas
Boas a todos,

Tenho 1,70 cm e uma NC750X rebaixada. Fico com um pé totalmente no chão e 70% do outro.
Faço principalmente deslocação Casa-trabalho de Odivelas para Lisboa.

Estou a ponderar trocar por uma Vulcan S por ser mais baixa.

Qual seria a vossa opção?

Desde já agradeço as vossas opiniões.

Muitas e boas curvas.

Cumprimentos.

Setembro 02, 2020, 12:00:17, 12:00
Responder #1

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Mas a razão da troca é essencialmente por quereres um modelo onde assentes ambos os pés totalmente no chão?
É isso?

Nos teus percursos sentes essa falta? Ou melhor, sentes insegurança por essa via que te leve a essa vontade da troca?

Se fosse apenas por vontade de trocar e gostares de optar por outro género, entendia mais facilmente, mas neste caso e tendo praticamente ambos os pés no chão...  :pensador:

A Vulcan parece-me uma excelente opção, no género, mas depois não ficas por outro lado mais exposto ao vento, por exemplo?

Vai experimentar e depois logo decides :nice:


"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 04, 2020, 12:58:05, 12:58
Responder #2

nmsgsimoes

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 9
  • Marca Motociclo: sym
  • Modelo Motociclo: maxsym
  • Localidade: odivelas
Obrigado pela ajuda.
Tenho algumas questões como o facto de não conseguir estacionar a mota em qualquer lado devido ao corte do descanso e o facto de não colocar os 2 pés totalmente no chão, pois se pretender levar pendura não sei se é facil subir para cima da mota.
Por outro lado a Vulcan é linda mas deve ser mais dificil de conduzir no transito citadino. A NC esta nova e com bastantes extras. Estou mesmo indeciso.

Setembro 04, 2020, 14:22:25, 14:22
Responder #3

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Com a tua altura, e um pé completamente no chão e o outro a mais de metade apoiado, não faz sentido trocares de moto.

Para mim, claro!

Levar pendura:

 - A ou o pendura apenas sobe/desce para a moto se tu já estiveres em cima da moto, e após a tua indicação.

- NUNCA deixes a pendura sentada na moto e montes/desmontes dela. É uma boa receita para o tralho imediato...

- Habitua a tua pendura ou qualquer outra pessoa que ande contigo a subir e a descer sempre pelo mesmo lado da moto, pelo lado esquerdo - como se montam os cavalos.
Assim crias um hábito da tua parte e vais ficando mais confiante e habituado a essas subidas/descidas de pendura da tua moto.

- Além disso, se mesmo assim tiveres receio, estica o descanso da moto para fora e pões o pé esquerdo totalmente no chão. Só depois disso é que "autorizas" a pendura a subir para a moto.
O descanso aguenta o peso da moto caso tenhas algum "deslize".

Dizes que não consegues estacionar a moto em qq lado pois tiveste de encurtar o descanso - é isso?
Mas para que é que fizeste isso, podes explicar? Baixaste a suspensão ou foi apenas o banco?

Abc e boas curvas!
« Última modificação: Setembro 04, 2020, 14:24:33, 14:24 por MotardFeio »
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Setembro 04, 2020, 15:06:05, 15:06
Responder #4

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino

Tenho algumas questões como o facto de não conseguir estacionar a mota em qualquer lado devido ao corte do descanso e o facto de não colocar os 2 pés totalmente no chão, pois se pretender levar pendura não sei se é facil subir para cima da mota.

Eu tive uma NC e a certa altura mandei rebaixar com bielas, precisamente pelo mesmo motivo:
andava sempre em pontas-de-pés, e com pendura também tinha sempre aquele receio quando precisava parar.

No entanto, nunca gostei do comportamento da moto rebaixada, especialmente a curvar.
Voltei a colocar na altura original e com o passar do tempo acabei por me habituar.

O "problema" de parar em qualquer sitio não tem a ver directamente com o descanso mais curto (se bem feito, mantiveram as proporções). Tem a ver com termos perna curta, o que dificulta bem mais a manobra em pisos mais acidentados. Basta que ao parar o faças num passeio com lombas, poços ou desníveis e a dificuldade aumenta imenso.

O estar rebaixada ajuda um pouco, sempre se chega um bocadito melhor com o pé ao chão, mas não há milagres - é uma moto volumosa e pesada.

Recordo-me que cada vez que ia a um sitio desconhecido, na altura de parar/estacionar tinha que olhar bem para o piso para não me meter em trabalhos - mesmo enquanto a tive rebaixada e com o descanso cortado.

Sugiro que dês algum tempo ao tempo de modo a ganhares mais confiança e melhor habituação ao handling da moto nessas manobras.
Acaba por sr tudo uma questão de jeito e de practica.

Em relação a pendura, é como dizem: "educa-te" e "educa-os" (no bom sentido, claro!).

Eu com a minha, desde cedo se habituou a fazer as coisas apenas com a ordem de comando :D
Mas não basta isso: convém explicar e/ou visualizar coisas básicas mas que feitas da forma correcta fazem toda a diferença tanto para piloto como pendura.

Exemplo:
Muitas vezes com malas a atrapalhar, vejo muita senhorita a contorcer-se toda para montar/desmontar...
Não é muiiito mais simples memorizar esta sequência?
Pé esquerda na peseira > mãos nas costas > levantar > pé direito > sentar.

A informação anda aí... basta procurar   :nice:


A Vulcan pode oferecer-te um pouco mais de segurança nas manobras, porque tens margem confortável para colocar ambos os pés no chão.
Mas traz igualmente outros inconvenientes que convém ponderar: posição condução, agilidade no transito citadina, consumos, periodicidade revisões, etc.
Se fazes muito transito intenso diariamente, atenção que na NC o centro de gravidade está muito baixo mesmo, vais notar uma grande diferença para outras motos que o tenham mais elevado.

O ideal é experimentar a Vulcan no mesmo tipo de ambiente que costumas circular de modo a poderes comparar.
Claro que por vezes enche o olho de tal forma que... lá se vai o racional  8)

No final, o que importa é que tires prazer seja qual for o modelo.

boas curvas!

Setembro 04, 2020, 15:29:15, 15:29
Responder #5

PBarros

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 265
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    MOTOTURISTA
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC700X Dct
  • Localidade: Oeiras
Boas  companheiro ✌️✌️✌️
Na minha opinião, fica pela NC e presta atenção às indicações aqui dos companheiros "replicantz" e "MotardFeio"....👍👍👍
Cumprimentos,✌️✌️
« Última modificação: Setembro 04, 2020, 15:30:51, 15:30 por PBarros »
“Viagem de moto, vontade de muitos, coragem de poucos.”

Setembro 04, 2020, 15:46:24, 15:46
Responder #6

nmsgsimoes

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 9
  • Marca Motociclo: sym
  • Modelo Motociclo: maxsym
  • Localidade: odivelas
Com a tua altura, e um pé completamente no chão e o outro a mais de metade apoiado, não faz sentido trocares de moto.

Para mim, claro!

Levar pendura:

 - A ou o pendura apenas sobe/desce para a moto se tu já estiveres em cima da moto, e após a tua indicação.

- NUNCA deixes a pendura sentada na moto e montes/desmontes dela. É uma boa receita para o tralho imediato...

- Habitua a tua pendura ou qualquer outra pessoa que ande contigo a subir e a descer sempre pelo mesmo lado da moto, pelo lado esquerdo - como se montam os cavalos.
Assim crias um hábito da tua parte e vais ficando mais confiante e habituado a essas subidas/descidas de pendura da tua moto.

- Além disso, se mesmo assim tiveres receio, estica o descanso da moto para fora e pões o pé esquerdo totalmente no chão. Só depois disso é que "autorizas" a pendura a subir para a moto.
O descanso aguenta o peso da moto caso tenhas algum "deslize".

Dizes que não consegues estacionar a moto em qq lado pois tiveste de encurtar o descanso - é isso?
Mas para que é que fizeste isso, podes explicar? Baixaste a suspensão ou foi apenas o banco?

Abc e boas curvas!


Obrigado pela ajuda.

Comprei a mota já rebaixada e para isso o descanso teve de ser cortado

Setembro 04, 2020, 15:49:01, 15:49
Responder #7

nmsgsimoes

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 9
  • Marca Motociclo: sym
  • Modelo Motociclo: maxsym
  • Localidade: odivelas
Obrigado a todos pela ajuda.

Setembro 04, 2020, 21:33:51, 21:33
Responder #8

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A questão dos locais onde se estaciona a moto pode ser de facto constrangedor quando não se tem esse cuidado a pensar depois na saída.

Eu já assisti a isso com uma RT e foi...chato.
Se não fossem elementos do grupo em que ele estava, a situação caminhava constantemente para pior.

Deixava-a descair cada vez mais a cada tentativa.
E sim, a perna curta, neste tipo de situação não ajuda mesmo.

Nesse tipo de situação em inclinação e p'ra mais com perna curta, o deixar a moto já apontada (sempre que possível) para a saída de frente, é o melhor que posso recomendar.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 09, 2020, 21:18:19, 21:18
Responder #9

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Isso e não insistir em ser "campeão": mais vale desmontar e fazer a manobra á unha do que um esbardalhanco com consequências no bolso e no ego (do campeão)!

Com a NC grande parte das vezes desmontava antes e arrumava á mão.  E da mesma forma empurrava a mota para trás á mão e colocava em posição mais confortável, antes de montar e seguir viagem.


Sent from my POCOPHONE F1 using Tapatalk


Setembro 09, 2020, 21:28:16, 21:28
Responder #10

PBarros

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 265
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    MOTOTURISTA
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC700X Dct
  • Localidade: Oeiras
Isso e não insistir em ser "campeão": mais vale desmontar e fazer a manobra á unha do que um esbardalhanco com consequências no bolso e no ego (do campeão)!

Com a NC grande parte das vezes desmontava antes e arrumava á mão.  E da mesma forma empurrava a mota para trás á mão e colocava em posição mais confortável, antes de montar e seguir viagem.


Sent from my POCOPHONE F1 using Tapatalk

Faço minhas as tuas palavras replicantz !! 👍👍✌️✌️
“Viagem de moto, vontade de muitos, coragem de poucos.”

Setembro 10, 2020, 11:23:59, 11:23
Responder #11

nmsgsimoes

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 9
  • Marca Motociclo: sym
  • Modelo Motociclo: maxsym
  • Localidade: odivelas

Setembro 10, 2020, 11:50:07, 11:50
Responder #12

jaserrano

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 18
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Fazer 8
  • Localidade: Aveiras de Cima
Boas

Venho partilhar a minha história com a minha atual mota... Uma NC750X de 2016.
Quando a comprei (usada) a mota trazia as bielas de rebaixamento, e eu, com o meu metro e setenta (mas de perna curta) achei que era uma vantagem.
E, durante alguns meses andei com a mota rebaixada, mas sempre desgostoso com o aspeto arrastadeira que tinha, já que aquilo devia ter menos 4 cm de altura na traseira. E mesmo a geometria da mota não me parecia a melhor.
Depois de pensar no assunto, e tendo as bielas de origem, fui à oficina para a deixar com as medidas originais.
De aspeto, melhorou logo grandemente... E pude finalmente colocar um descanso central, equipamento bastante útil. Também o comportamento na estrada melhorou bastante, tornando-se "mais mota", se é que me entendem.
Passei a lidar com a estrada de forma diferente. Consigo, se necessário, colocar as duas pontinhas dos pés no chão, mas habituei-me a usar um dos pés e deixar o outro ou no travão ou nas mudanças, formando com a mota uma espécie de tripé. A mota é muito equilibrada e o peso está bem distribuído e rente ao chão, o que torna tudo mais fácil para os pequeninos como eu.
Já nas manobras de estacionamento, não me preocupa nada fazê-las apeado e agarrado à mota. Mais vale isso do que cair, como aconteceu com um amigo também baixinho, que quis fazer tudo em cima da mota. Eu também já deixei cair algumas motas... Mas até ver, esta não, e é a mais alta que tive.

Com prática a confiança aparece, e o problema da perna curta torna-se relativo.

Cumprimentos a todos

Setembro 10, 2020, 15:49:29, 15:49
Responder #13

Rodrigues1

  • Visitante
Se a dificuldade é das pernas curtas e gostas do conceito ( eu também gosto ) a Vulcan S é uma ótima alternativa além da Rebel 500 isto claro para só mencionarmos as mais recentes porque existem mais opções baratas em segunda mão.

A Vulcan tem o modo Eco virado para a economia, em cidade é bom.

Andar sempre com receio de deixar cair a mota é mau pois andas tenso e não tiras partido da descontração que nos proporciona e nem te atreves a andar por caminhos mais manhosos precisamente com medo de estragar.

Eu tenho 1.76 m, rebaixei o banco 20 mm e também o estreitei e agora apoio totalmente os pés no chão e de facto isso inspira mais confiança em determinados pisos.

« Última modificação: Setembro 10, 2020, 15:55:01, 15:55 por Rodrigues1 »