Autor Tópico: Por distração comprei 10W50 ao invés de 10W40 . E agora?  (Lida 4833 vezes)

Junho 04, 2021, 16:00:45, 16:00
Lida 4833 vezes

AndréAlves

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Viva malta!  ;)

Estou prestes a fazer a mudança de óleo & filtro na Susuki Intruder M800 (nome comercial VL800, no livrete) do meu pai, e reparo que por distracção encomendei 10W50 ao invés do 10W40, o recomendado no manual...

Nós usamos a mota principalmente no verão, para além da primavera/outono. Raramente ou nunca no Inverno, tirando aqueles dias de sol que por vezes surgem. Acham que é tranquilo meter na mesma? Não me apetecia estar a mandar para trás para trocar por um 10W40 porque só em portes pagava quase 1L de óleo  :napodeser:

Imagem do gráfico do manual da mota: https://imgur.com/Zd8sSeH
A mota tem quase 19 mil kms feitos.
O óleo que encomendei é Motul 5100 4T

Obrigado já a todos pela atenção,
Abraço
« Última modificação: Junho 04, 2021, 16:03:13, 16:03 por AndréAlves »

Junho 04, 2021, 16:32:21, 16:32
Responder #1

Rodrigues1

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Não há problema nenhum uma vez que a viscosidade a baixas temperaturas ficou no 10W recomendado pela marca.

10W - É o nível de viscosidade a baixa temperatura do óleo, tem a virtude de ter a capacidade de executar funções mesmo em baixas temperaturas

50  - É o nível de viscosidade a altas temperaturas ou seja a possibilidade de óleo permanecer denso leia-se ( não perder a viscosidade ) com o aumento da temperatura

Se andas mais com o calor estás á vontade, não vale a pena trocar.

A realidade é que independentemente da temperatura ambiente os óleos sofrem todos a mesma temperatura ou seja perto dos 90º que é a temperatura ideal para o bom funcionamento dos motores seja de verão ou inverno, o óleo aquece à mesma temperatura do líquido de refrigeração.

Colocarem a temperatura ambiente como padrão para a colocação dos óleos é uma utopia pois seria um motivo para mudar de óleo cada vez que mudam de País para quem viaja muito e não acredito que o façam.

Boas curvas

Junho 04, 2021, 18:25:03, 18:25
Responder #2

mneves

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Não há problema nenhum uma vez que a viscosidade a baixas temperaturas ficou no 10W recomendado pela marca.

10W - É o nível de viscosidade a baixa temperatura do óleo, tem a virtude de ter a capacidade de executar funções mesmo em baixas temperaturas

50  - É o nível de viscosidade a altas temperaturas ou seja a possibilidade de óleo permanecer denso leia-se ( não perder a viscosidade ) com o aumento da temperatura

Se andas mais com o calor estás á vontade, não vale a pena trocar.

A realidade é que independentemente da temperatura ambiente os óleos sofrem todos a mesma temperatura ou seja perto dos 90º que é a temperatura ideal para o bom funcionamento dos motores seja de verão ou inverno, o óleo aquece à mesma temperatura do líquido de refrigeração.

Colocarem a temperatura ambiente como padrão para a colocação dos óleos é uma utopia pois seria um motivo para mudar de óleo cada vez que mudam de País para quem viaja muito e não acredito que o façam.

Boas curvas
Por isso nos carros um 5w30/ 40,ja dá para quase tudo
No meu caso é um 0w20 no carro que passei ao novo 0w16,cobrem toda a gama de temperaturas, sem terem viscosidade, nas motas de fizessem o mesmo iria ser melhor de certeza, digo eu.
Resumindo podes usar o oleo a vontade, como o companheiro Rodrigues indicou
membro numero 16

Junho 04, 2021, 19:14:24, 19:14
Responder #3

TMXR

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Ao contrario dos estimados companheiros anteriores, a minha opiniao é que faz diferença



De facto a viscosidade a frio é a mesma e esta é a mais importante, uma vez que 70% dos danos e desgaste durante a vida de um motor são gerados com o motor "a frio"

Mas "a quente" há a questão da lubrificação durante 99% do uso que vai dar ao motor.

Mas o óleo não serve apenas para lubrificar, precisa ter outras características pois há no motor uma serie de zonas de lubrificação critica tais como os mancais da cambota e de arvore de cames em que a tolerância entre as peças se mede em poucos microns, e um micron é 1 milesimo de milimetro. o oleo sendo mais grosso, pode não desenvolver o "filme" de proteção que a engenharia projetou.

Portanto, um óleo ter a viscosidade 40 ou 50 fara toda a diferença da mesma forma que no teu corpo faz toda a diferença terem 150 de colesterol ou 250.



Se perguntas, posso colocar o óleo que não vou ter problemas? a resposta será sim... podes colocar o 10w50 que  o motor não vai gripar nem partir mas a lubrificação que vai desenvolver não esta em conformidade com o projectado pela engenharia e vais sentir algumas diferenças fracionais (motor mais preso, maior consumo, menor caudal de lubricacao, etc)
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 04, 2021, 20:12:33, 20:12
Responder #4

SARider

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Boas,
Deixo aqui a minha opinião...
Tal como partilhado no post inicial:


É bastante simples de entender que caso não haja disponível o 10W40, até o 20W50 daria perfeitamente para o clima Português, a não ser que  se lhe dê uso a menos de 10graus negativos. 
  Isso quererá dizer que o motor foi projectado para trabalhar com os lubrificantes descritos na tabela, de acordo com a amplitude de temperatura ambiente igualmente indicada, isto para uma utilização considerada no manual como normal.   


 No site da Motul, que uso como referencia visto ser (ou já foi) um dos fabricantes de oleo genuino Suzuki,  esta previsto 10W30; 10W40; 10W50 e 15W50, isto para o 7100
https://www.motul.com/es/pt/lubricants/recommendations/5ccbc1cb0b208727717c8cf75073b146?category_id=4&model_id=0a90fa1f21aa7761&type_name=VL+800+Intruder+%282008-+%29

 O que fará diferença será o oleo em si... o 7100 100% sintético,  e é bem melhor do que o 5100 Semi-sintético. Nas Suzuki cá de casa não querem menos do que 7100...  8)

 Por isso não irás ter qualquer problema na utilização do 10W50, ainda mais se a sua utilização é maioritariamente na estação quente, onde não é raro no nosso país estar sujeito a temperaturas acima dos 30ºC.

:chopper:

 

V-Strom650XT
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Junho 04, 2021, 22:27:06, 22:27
Responder #5

Lourenço

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Ao contrario dos estimados companheiros anteriores, a minha opiniao é que faz diferença



De facto a viscosidade a frio é a mesma e esta é a mais importante, uma vez que 70% dos danos e desgaste durante a vida de um motor são gerados com o motor "a frio"

Mas "a quente" há a questão da lubrificação durante 99% do uso que vai dar ao motor.

Mas o óleo não serve apenas para lubrificar, precisa ter outras características pois há no motor uma serie de zonas de lubrificação critica tais como os mancais da cambota e de arvore de cames em que a tolerância entre as peças se mede em poucos microns, e um micron é 1 milesimo de milimetro. o oleo sendo mais grosso, pode não desenvolver o "filme" de proteção que a engenharia projetou.

Portanto, um óleo ter a viscosidade 40 ou 50 fara toda a diferença da mesma forma que no teu corpo faz toda a diferença terem 150 de colesterol ou 250.



Se perguntas, posso colocar o óleo que não vou ter problemas? a resposta será sim... podes colocar o 10w50 que  o motor não vai gripar nem partir mas a lubrificação que vai desenvolver não esta em conformidade com o projectado pela engenharia e vais sentir algumas diferenças fracionais (motor mais preso, maior consumo, menor caudal de lubricacao, etc)

Ora aqui está um resumo interessante  :palmas:

Para não ficar completamente em modo off-topic no que á expetativa do autor diz respeito, não será problemática a utilização excecional do óleo adquirido por engano.

Como deve ser um dos temas mais debatidos e como existem tantas opiniões como debatedores, procurei informar-me depois de uma troca de emails com concessionários e com a Honda a diversos níveis em que alguns dos primeiros insistiam em colocar 10W40 MA na minha scooter sendo que a Honda preconiza 10W30 MB.

Taxativo por parte da Honda, depois de algumas dezenas de emails, mais de seis meses de trocas de opiniões e a intervenção de um conhecido e reconhecido especialista na matéria, o óleo a utilizar é 10W30 MB e isto independentemente do clima em Portugal, no inverno ou no verão, com 5º ou 40º, aliás pouco ou quase nada tem a ver com a temperatura ambiente desde que não estejamos a falar de extremos, terá quando muito e mais a ver com os cuidados de utilização e solicitação do motor em frio e em carga extrema e prolongada a quando de altas temperaturas.

Os motors foram concebidos, como referido no post que cito, com tolerâncias ínfimas calculadas num leque de temperaturas, a quente e em carga não é a mesma coisa um 30,40 ou 50 porque o filme de lubrificação não é o mesmo. Utilizar sistematicamente um 40 num motor para o qual é recomendado pela marca um 30 com o argumento de que somos um país tórrido é anular o conhecimento dos engenheiros da marca ou pretender que a mesma não sabe que vende motores em Portugal e na Europa em países ou regiões ainda mais quentes que Portugal.

Não creio que na generalidade se dê muita importância por exemplo aos 125 das scooters em matéria de lubrificação, eu também relativizava comparando com cilindradas maiores mas é o contrário, segundo o que aprendi na minha saga, estes 125 são frágeis, folgas apertadas, alta rotação e frequentemente em esforço no limite superior de rotação e fui aconselhado a não seguir os conselhos de muitos, alguns com nome na praça, prescindindo do 30 pelo 40 porque este não ia permitir o mesmo "filme" que o 30 recomendado, sobretudo a quente em carga e em esforço ou seja praticamente todo o tempo de utilização.

Claro que este é apenas um dos parâmetros do óleo, há muitos outros mas este é onde, os que duvidam ou não concordam com os engenheiros que conceberam os motores, mais inventam, outro são os intervalos de muda.

É mais uma opinião de quem pouco percebe do assunto, eu, mas foi o que aprendi e creio que de fonte credível.  ;)

Junho 04, 2021, 22:28:01, 22:28
Responder #6

Rodrigues1

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O importante é que manteve os 10W de viscosidade a frio recomendado pela marca logo aí pode ficar descansado.

Passar de 40 para 50 na tolerância da viscosidade ao aquecimento a diferença é mínima.

No entanto aconselhava a mudar para o Motul 7100 sintético uma vez que o 5100 é semisintético e a diferença de preço não é significativa.

Junho 05, 2021, 14:29:42, 14:29
Responder #7

TMXR

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Numa coisa o Rodrigues tem razao, dentro o mau, o menos mau é baixar o primeiro numero e subir o 2º numero
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Junho 05, 2021, 17:13:19, 17:13
Responder #8

AndréAlves

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Muito obrigado a todos pelas respostas, neste post como noutros que tenho lido! Aos poucos vou começando a perceber mais do assunto! A menina já levou com o 10W50 e novo filtro original.

Foi a primeira vez que fiz uma mudança destas pelas minhas mãos, mas li/vi tanto para me preparar que correu tudo tranquilo, apesar de ter demorado 2 horas  :tornarseanjinho: :lolol:

Junho 05, 2021, 19:27:21, 19:27
Responder #9

dfelix

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Ao contrario dos estimados companheiros anteriores, a minha opiniao é que faz diferença


Depois sais do Lucas com aquele iRide 10W60 🤪

Junho 05, 2021, 20:03:07, 20:03
Responder #10

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Olha... a  minha moto este ano fez 2000 Kms.


Aqui para nos que ninguém esta a ler... o óleo esta um nojo  :wtf: :wtf:

tive de fazer quase 300 Kms para conseguir fazer a mudança de óleo (so a 3ª é que os astros se alinharam)


Estive a espera que fizessem a mudança de óleo, à porta, sentado num daqueles barris de 25 litros e a apanhar aquele sol do meio dia do mes de Julho  :???: (tratamento exemplar para quem é cliente de uma marca de luxo)


E paguei 180€ por 4 litros de óleo. E o pior é que ainda tive de me chatear... (depois conto-te a historia pessoalmente)


Na factura diz "Shell advance 15W50", na verdade, o mecânico sacou da mangueira "chapa 5" e despejou os 4 litros la para dentro  ;) Pelo estado do oleo depois de 2 mil Kms...  :pensador: :pensador: :pensador: nao vou escrever nada que nao possa provar....  mas deixa-me serias duvidas



A mim nao me vao "meter" mais nada  :oops:
« Última modificação: Junho 05, 2021, 20:05:14, 20:05 por TMaxer »
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Junho 05, 2021, 21:17:16, 21:17
Responder #11

Reiner

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TMaxer,

Aqui 4 litros de shell advance 15x50 não fica por €52....
Porque é ficou tão caro, seria a mão de obra?



Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk


Junho 05, 2021, 22:14:48, 22:14
Responder #12

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33€ aqui nesta loja on-line….  O preço do filtro não sei mas rondará os 20 a 30€


O restante por ter tido o previlegio de mudar o óleo num dos 2 únicos concessionários da Ducati em Portugal  :D :D :D


Por acaso aí tive uma situação com este Shell em que um amigo que tinha uma C650 GT em SP ficou com barulho muito estranho no motor, acabei por lhe mudar o óleo da scooter para Motul 5w50 e o barulho da moto mudou imediatamente. O que me levou a concluir que ou o óleo era falsificado ou a oficina tinha colocado outra coisa qualquer no motor (infelizmente parece que é comum)
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Junho 05, 2021, 22:27:31, 22:27
Responder #13

Reiner

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Espertalhões em todo lugar, a atenção deve ser redobrada....
Em muitos concessionários é costume usar óleo à granel, em tambores de 200 litros, não aceito.
Tenho uma R1200GS LC e  as últimas trocas foram feitas por mim. Com óleo e filtros com procedência confirmada.



Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk


Junho 05, 2021, 23:20:33, 23:20
Responder #14

ThatsMe

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33€ aqui nesta loja on-line….  O preço do filtro não sei mas rondará os 20 a 30€


O restante por ter tido o previlegio de mudar o óleo num dos 2 únicos concessionários da Ducati em Portugal  :D :D :D


Por acaso aí tive uma situação com este Shell em que um amigo que tinha uma C650 GT em SP ficou com barulho muito estranho no motor, acabei por lhe mudar o óleo da scooter para Motul 5w50 e o barulho da moto mudou imediatamente. O que me levou a concluir que ou o óleo era falsificado ou a oficina tinha colocado outra coisa qualquer no motor (infelizmente parece que é comum)

20 a 30€ por um filtro?! Na Norboxe um filtro para a minha são 13€ e picos. Não sei que filtros usam, mas devem ser de cobre para custar 20 a 30€ 😂

Junho 05, 2021, 23:55:01, 23:55
Responder #15

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Por acaso não… fui ver a conta do ano passado



O apoio da última linha deveria ter sido coberto em garantia uma vez que a tinta caiu mas o stand deflectiu a responsabilidade



Também já tenho um orçamento da moto Amaro (uma oficina Ducati da zona do Porto) para fazer o serviço de mudança de óleo:



Uns debitam 3,5 de óleo e outros 4,1… enfim, depois dizem que eles e que conhecem a moto  :D  :D




Reiner,  revisão em concessionário oficial infelizmente e sempre e sempre sobre facturada e em grande parte das situações as intervenções ficam aquém do desejado porque a qualidade técnica dos profissionais e fraca e porque a atenção dispensada as motos e a mínima
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Junho 06, 2021, 08:53:31, 08:53
Responder #16

mneves

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Shell?
Nem dado ,ha anos tive má experiência com eles,na yamaha ,bem me tramei pois tive de pagar o estrago.
Pena que na honda nao digam ca para fora tudo que se passa com oleos, quantidades e o que recomendam vs o que se usa vs o que está nos manuais,total falta de consenso.
Mas companheiro tmaxer,alguém tão experiente e sabido vai a marca trocar o óleo  e estar sujeito ao tradicional bidon?
Ja vi tantos relatos de tantas marcas que minha mãe
membro numero 16

Junho 06, 2021, 09:58:54, 09:58
Responder #17

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Estrago?
Mas o problema estava na qualidade desse mesmo lubrificante, ou as características do mesmo é que nada tinham que ver para o modelo que tinhas na altura?

Falaram também mais acima numa coisa curiosa e que é de facto muuuito comum.
Nos concessionários fazem uso de bidons de chapa de 200L, têm apenas 2 (ou quanto muito 3) com especificações diferentes e aquilo depois é usado na gama toda de modelos.
Entendo que lhes fique bem mais barato, mas depois nalguns modelos a coisa é capaz de sair um bocado 'ao lado' do recomendado. :zangadoregras:

Verdade seja dita, não deixa de haver a possibilidade de pagar (mais!) e colocarem dos que têm na prateleira.  :read.calm:

Colocar o recomendado pelo fabricante (o que está indicado no manual e não o que dizem no concessionário!) promove resultados na limpeza de componentes do motor,
promove uma alta estabilidade térmica e resistência à oxidação, além da já abordada compatibilidade com os materiais de vedação, não agressivos às peças metálicas.

Mas isto dos lubrificantes em bidons é 'chapa 5' na maioria dos concessionários. Inclusivamente nos automóveis, pois isto não é um exclusivo nas motos.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 06, 2021, 10:37:56, 10:37
Responder #18

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Shell?
Nem dado ,ha anos tive má experiência com eles,na yamaha ,bem me tramei pois tive de pagar o estrago.
Pena que na honda nao digam ca para fora tudo que se passa com oleos, quantidades e o que recomendam vs o que se usa vs o que está nos manuais,total falta de consenso.
Mas companheiro tmaxer,alguém tão experiente e sabido vai a marca trocar o óleo  e estar sujeito ao tradicional bidon?
Ja vi tantos relatos de tantas marcas que minha mãe

A Shell tem lubrificantes de alta qualidade, mas por ser uma marca global está muito exposta a contrafação.

Há uns tempos também comprei uns frascos de Shell Super M no EBay a um excelente preço e tenho a certeza que foram falsificados. E sei porque é óleo para 2T, e se quando usas mistura com um óleo que sabes ser bom, tens uma afinação de gigleur e agulha e imediatamente que trocas de mistura há mudanças e o motor começa a andar muito pobre…. Algo não está bem.

E vou-vos confidenciar uma coisa… nisto nuns meses de Brasil abre-se a pestana num instante…. Desde malta a vender óleo já com a indicação que era contrafeito, a pessoal a ir as oficinas e pedir para levar os frascos usados e virar os caixotes do lixo para apanhar os frascos de Motul e deixar lá os de Repsol e Ipiranga vê-se mesmo de tudo… até mecânicos a colocarem óleo usado nos clientes  :D :D :D


Não sei se cá dará lucro mas la o óleo, sobretudo o sintético e muito caro e inacreditávelmente a muita gente a usar ainda mineral e a ter de trocar a cada 2000 kms de óleo (numa CG trocam a cada 1000). Meter um Motul 5100 semi sintético já e um luxo

A comprar e mesmo como o companheiro Rainer diz, só de proveniência certificada…. Esqueçam la isso…. Até nas peças, um dia pediram-me o favor de arranjar uma espécie de Honda Biz 110 que tinha o estágio e rectificador queimado e tive de ir 4 vezes a loja porque venderam-me 3 já queimados (made in China… preço camarada…)…. Aliás o primeiro nem estava queimado, o enrolamento e que estava tao mal feito que não encaixava ni motor



Neves, porque não troquei em casa? Porque queria o carimbo porque a moto ainda estava em garantia. Porque de resto, o serviço que me foi prestado foi aquém daquele que teria feito em casa. Estive a observar o trabalho do técnico e eu ainda teria o cuidado de fechar o bujão com dinamometrica, ele foi a olhometro…. Nem se deu ao trabalho de limpar o 2 filtro de oleo….

Enfim, nada que eu não tivesse a espera, mas longe de estar em linha com os valores cobrados


Infelizmente a maioria das pessoas tem a preocupação de meter a moto na marca para a revisão, paga bem e o serviço prestado tem uma qualidade medíocre


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Junho 11, 2021, 07:31:56, 07:31
Responder #19

Nuno YB

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Deram-me um pequeno encosto, em Dezembro, que me tombou para o lado. Manete partida, pedal das mudanças empenado, tampa do motor riscada e mais uns riscos menores. A menina deu-se como culpada, nem poderia ser de outra forma, já que eu estava parado á entrada de uma rotunda e ela avançou antes de mim, a seguradora pagou a reparação, que foi feita na Honda em Evora.

Isto tudo para dizer o quê?

Eu faço as mudanças de oleo e filtros á minha moto, usando o Motul 7100 10W40. Sendo que a tampa do motor teve que sair, tambem o oleo teve que sair. Partindo do principio que não o tiraram para uma lata, para voltar a meter depois da reparação, levou oleo novo. Terá sido o Motul 7100 10W40, igual ao que lá estava? Pois, duvido seriamente.

Posto isto, e mesmo tendo levado oleo novo em Dezembro, no mês que vem vai levar outra vez oleo novo, o tal Motul 7100...
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Junho 11, 2021, 08:33:27, 08:33
Responder #20

TMXR

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O Motul 7100 tem uma cor distinta, e fácil de identificar

Creio que já usam algum tipo de corante para este ser fácil de idienrficsr. No 300v ainda vão mais longe e usam corante verde


Se te tiraram o óleo já não o poderiam voltar a meter em consciência. O risco de contaminação do óleo por via física ou química e enorme. Mesmo que o óleo seja novo, o protocolo e meter sempre óleo novo no motor
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 11, 2021, 15:01:39, 15:01
Responder #21

Nuno YB

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O Motul 7100 tem uma cor distinta, e fácil de identificar

Creio que já usam algum tipo de corante para este ser fácil de idienrficsr. No 300v ainda vão mais longe e usam corante verde


Se te tiraram o óleo já não o poderiam voltar a meter em consciência. O risco de contaminação do óleo por via física ou química e enorme. Mesmo que o óleo seja novo, o protocolo e meter sempre óleo novo no motor

Num motor antigo, de carburadores, dois cilindros... o oleo fica todo com a mesma cor ao fim de 1 semana ( para não dizer 1 dia ). Sendo o 7100 de tom rosa, isso só se nota na "janela" durante um tempo, muito curto...

Sim, acredito que não tenham metido o oleo que tiraram, seria estupido e mau demais para um stand com o historial da Motodiana. Aliás, seria estupido para qualquer mecanico.
Mas, tal como disse, duvido que a tenham atestado com Motul 7100, após a reparação.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Junho 11, 2021, 15:09:16, 15:09
Responder #22

ThatsMe

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Não conheço nenhum concessionário que, sem partir de um pedido explícito do cliente, ponha Motul 7100. Com sorte põe 5100. Com azar põe um qualquer de um bidão de 200L.

Junho 11, 2021, 15:26:47, 15:26
Responder #23

Nuno YB

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Sendo o melhor para o cliente, era talvez a melhor opção. Mas compreendo que não o façam, até porque é um oleo 100% sintético e um pouco dispendioso.

Ainda assim, se não meterem lá esse, não há problema... desde que não cobrem o valor do mesmo, metendo outro qualquer.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Junho 11, 2021, 15:32:09, 15:32
Responder #24

ThatsMe

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Não conheço nenhum concessionário que, sem partir de um pedido explícito do cliente, ponha Motul 7100. Com sorte põe 5100. Com azar põe um qualquer de um bidão de 200L.

Sendo o melhor para o cliente, era talvez a melhor opção. Mas compreendo que não o façam, até porque é um oleo 100% sintético e um pouco dispendioso.

Ainda assim, se não meterem lá esse, não há problema... desde que não cobrem o valor do mesmo, metendo outro qualquer.

Em boa parte eles fazem-no assim porque não lhes compensa ter bidão de 7100, porque grande parte das pessoas nem sabe que diferença um bom óleo pode trazer.
Compram bidões do óleo mais corriqueiro, e às exceções que pedem óleo xpto usam bidão.

Estive a falar disso com o chefe da JP Motos Famalicão, quando pedi para meter 7100 na revisão dos 1000km ele comentou comigo que é o que mete na KTM 1290 dele também, mas que é raro pedirem.

Junho 11, 2021, 16:08:49, 16:08
Responder #25

Nuno YB

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Não conheço nenhum concessionário que, sem partir de um pedido explícito do cliente, ponha Motul 7100. Com sorte põe 5100. Com azar põe um qualquer de um bidão de 200L.

Sendo o melhor para o cliente, era talvez a melhor opção. Mas compreendo que não o façam, até porque é um oleo 100% sintético e um pouco dispendioso.

Ainda assim, se não meterem lá esse, não há problema... desde que não cobrem o valor do mesmo, metendo outro qualquer.

Em boa parte eles fazem-no assim porque não lhes compensa ter bidão de 7100, porque grande parte das pessoas nem sabe que diferença um bom óleo pode trazer.
Compram bidões do óleo mais corriqueiro, e às exceções que pedem óleo xpto usam bidão.

Estive a falar disso com o chefe da JP Motos Famalicão, quando pedi para meter 7100 na revisão dos 1000km ele comentou comigo que é o que mete na KTM 1290 dele também, mas que é raro pedirem.

Como disse, desde que não me cobrem por 7100, enquanto lá metem oleo do bidom, estão á vontade. Eu depois logo trato de o mudar, sendo a situação que eu referi, claro.

Ainda assim, não deixa de ser engraçado que uma mudança de oleo "genérico" custe "X" e depois, quando o cliente pede o 7100, a conta sobe logo 30 ou 40€... porque é um oleo especial, que foi comprado de propósito para um determinado cliente, sendo mais caro que o do bidão de 200 litros.
É normal que assim seja, se comprarem 7100 em bidons de 200 litros, já lhes sai mais barato ( muito mais barato, quem não trabalha no ramo nem sonha com a diferença de valores ). Se lhes sai mais barato, podem cobrar menos ao cliente e dizer: metemos 7100, 100% sintético, custa mais 10€ no final da revisão. Ganham mais 10€, mas poupam 20 ou 30 ao cliente... e ainda têm muito lucro.


Agora, se comprarem "sabe-se lá o quê" em bidons de 200 litros, em vez de um oleo melhor, o lucro vai ser maior, muito maior... e, se daí por uns tempos, der algum problema, lá vem a motinha de volta á oficina, mais um orçamento, mais uma reparação, mais uns bons € a entrar...

Compreendo que, num universo imaginário da clientela fixa de um unica oficina, vai haver muita gente que pede para meter a mer** mais barata. Mas nesse mesmo universo, tem que haver uma franja de clientes que justifique comprar 200 litros de 7100, não acredito que seja tudo do tipo: metem uma mer** qualqer, isso é para queimar... ;D
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Junho 11, 2021, 20:23:00, 20:23
Responder #26

TMXR

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Ha tanta forma de enganar o cliente.


E outra coisa... as pessoas sao tao bem enganadas.


Mas também vos digo uma coisa, a maioria das pessoas quer ser enganada ou deixa-se ser enganada por desconhecimento porque a unica coisa que lhes interessa é o orçamento mais barato.


E desde que comecei nisto nas motos, tenho a partilhar convosco que a decepcao em oficinas tem sido enorme. E aqui a decepcao e transversal a todas as marcas.

Acho que apenas em 1 revisao que fiz achei todo o processo transparente, que foi feito aquilo que era efectivamente necessario fazer.


Em muitas outras, ou sao claramente desonestos ou entao a necessidade em "upar" as contas dos clientes é tao imperiosa que entram numa zona cinzenta...Em varios aspectos.... para mim o mais gritante é haver uma moto que eu ja tive que tinha uma junta de valvulas que pode ser aberta e fechada pelo menos uma duzia de vezes. Este facto é por demais conhecido por "toda a gente" que se da ao trabalho de especializar em termos de conhecimento naquela moto. E sempre que eu fazia determinada revisao em pelo menos 2 concessionarios aqui de Lisboa... la vinha debitada a junta. E num terceito nunca veio.

Portanto...  a 60 ou 70 € a junta, se pararem la 50 motos por mes que vao precisar fazer essa revisao de conferencia da folga das valvulas, vao facturar mais 3 mil e qualquer coisa €uros


Acho que falta transparencia nas oficinas

Acho que faltam pessoas honestas a mexer numa determinada gama de motos em que as alternativas, sao o vao de escada ou o concessionario ($$$)


E calculo que voltaremos a este assunto la mais para a frente
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 11, 2021, 20:55:00, 20:55
Responder #27

dfelix

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Shell?
Nem dado ,ha anos tive má experiência com eles,na yamaha ,bem me tramei pois tive de pagar o estrago.

A Shell tal como a generalidade das marcas tem uma vasta gama de produtos.
O Advance Ultra tem especificações de topo à semelhança do Motul 7100, Castrol Power1 Racing 4T, Silkolene Pro 4, Motorex Power Synt 4T, etc.

Afirmarmos que "não presta" por ser Shell acaba por ser uma manifestação de preferência por marcas/marketing que propriamente baseado em evidências das respectivas fichas técnicas.

Um problema com lubrificantes na Yamaha até nem deveria ser algo complicado de se resolver.
Afinal, a Yamaha tem a sua própria linha de lubrificantes e é essa que recomendam. O cliente não tem culpa que o agente não segue o recomendado pela marca.  :)


E desde que comecei nisto nas motos, tenho a partilhar convosco que a decepcao em oficinas tem sido enorme. E aqui a decepcao e transversal a todas as marcas.

Aposto que nunca saíste de um reputado agente BMW sem o cachimbo de uma das velas.  :)

Porque se esqueceram de o colocar...
E como são as secundárias, mal se consegue perceber em andamento.
Até ao momento que olhas para lá e se vê a ficha pendurada.  :D