Autor Tópico: Cogumelos - Sim ou Não!  (Lida 2404 vezes)

Fevereiro 19, 2022, 08:15:11, 08:15
Lida 2404 vezes

capitao79

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 4
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBR 650 R
  • Localidade: LISBOA
  Olá pessoal!  ;D

Adquiri recentemente uma CBR 650 R, no entanto ainda está no stand para receber matrícula.
Não sou muito de fazer alterações, mas aqui ou ali, dou sempre uma leve personalização (exemplo: proteção de depósito e viseira escurecida.
Equaciono pedir para ser nela colocados cogumelos.
Pelo que procurei saber por aqui online, é um tema um pouco polémico e contorverso.

Na vossa opinião, e sendo uma mota cheia de carenagens, devo manter a minha decisão e colocar mesmo os cogumelos??
Atendendo à marca e modelo, que produtos me aconselhariam?

Cumprimentos,  :sportbike:
« Última modificação: Fevereiro 19, 2022, 08:40:07, 08:40 por capitao79 »

Fevereiro 20, 2022, 11:20:06, 11:20
Responder #1

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Os cogumelos ajudam a proteger a moto numa queda para o lado. Isso é indesmentivel.
Já numa queda em andamento, poderão ajudar... ou não. Quanto mais "arestas" a moto tiver, mais probabilidades há de ela "enrolar" e sair aos saltos pelo alcatrão.
Uma queda em que a moto vá a deslizar, é mau. Mas só estraga carenagens de um lado. Se um dos cogumelos "prender" no piso e a fizer dar uma cambalhota, o estrago vai multiplicar-se.
Depois, só resta saber por quanto é a multiplicação, dependendo das cambalhotas que ela der.

Quanto a marcas ou modelos, não posso dar grande ajuda. Já vi várias marcas, como a PUIG, a LSL ou a Barracuda, mas não tenho experiencia com nenhuma delas.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Fevereiro 20, 2022, 11:56:46, 11:56
Responder #2

Reiner

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 227
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: PASSOS MG Brasil
Realmente, Nuno....cogumelos ou slider como são denominados por aqui, ajudam a proteger a carenagem, mas, devem ser de boa procedência, pois devem ter um fusível mecânico para serem quebrados em caso de deslizamentos no alcatrão, evitando assim quebrar ou entortar peças importantes na moto, tais como motor ou chassis.....assim sendo,  o preço não devem ser a única condicionante para a compra.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk


Fevereiro 20, 2022, 13:29:29, 13:29
Responder #3

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
No fim esta tudo dito. Ajudam a evitar uma despesa maior no caso de a mota cair parada ou seja por um pequeno descuido.
Nestas situações não é uma questão se vai tombar para o lado ou não é apenas quando vai acontecer.
De qualquer modo não é daquelas opções que têm que existir uma decisão à saida do concessionário e pode ser feita em qualquer altura sem custos adicionais.
Boas curvas


Sent from my SM-G780F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Fevereiro 20, 2022, 16:20:32, 16:20
Responder #4

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Não era suposto ser um tema "polémico e contorverso"?  :)

Fevereiro 20, 2022, 22:21:11, 22:21
Responder #5

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 467
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Bem, juntando mais uma dúvida a este tópico  :toma:
Acham que instalar cogumelos numa naked seja uma boa recomendação?
Faço esta questão, pois também estava com ideias de pôr uns na minha mota.
Tudo de bom!  :nice:

Fevereiro 20, 2022, 23:42:33, 23:42
Responder #6

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Os cogumelos ajudam a proteger a moto numa queda para o lado. Isso é indesmentivel.
Já numa queda em andamento, poderão ajudar... ou não. Quanto mais "arestas" a moto tiver, mais probabilidades há de ela "enrolar" e sair aos saltos pelo alcatrão.
Uma queda em que a moto vá a deslizar, é mau. Mas só estraga carenagens de um lado. Se um dos cogumelos "prender" no piso e a fizer dar uma cambalhota, o estrago vai multiplicar-se.
Depois, só resta saber por quanto é a multiplicação, dependendo das cambalhotas que ela der.

Quanto a marcas ou modelos, não posso dar grande ajuda. Já vi várias marcas, como a PUIG, a LSL ou a Barracuda, mas não tenho experiencia com nenhuma delas.

Se a moto começar às cambalhotas, o mais certo é ir para o lixo com o quadro empenado e sem se aproveitar alguma peça...
Sou da mesma opinião do "cogumelo" ser apenas eficiente para as pequenas quedas de distracção e dá uma "falsa sensação de segurança" aquando somos novatos e sem grande experiência.
Na anterior moto tive, na actual não tenho e não devo vir a ter.

Desconheço como seja com a actual CBR650R mas as CBR650F de 2014/2017 os "cogumelos" tinham fixação na tampa do motor, pelo que uma queda provocava por vezes partir essa mesma tampa, aumentando as despesas... cuidado com esse pormenor! (se for assim, até as quedas pequenas podem trazer dissabores...)
« Última modificação: Fevereiro 21, 2022, 00:02:46, 00:02 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Fevereiro 21, 2022, 02:22:04, 02:22
Responder #7

capitao79

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 4
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBR 650 R
  • Localidade: LISBOA
Os cogumelos ajudam a proteger a moto numa queda para o lado. Isso é indesmentivel.
Já numa queda em andamento, poderão ajudar... ou não. Quanto mais "arestas" a moto tiver, mais probabilidades há de ela "enrolar" e sair aos saltos pelo alcatrão.
Uma queda em que a moto vá a deslizar, é mau. Mas só estraga carenagens de um lado. Se um dos cogumelos "prender" no piso e a fizer dar uma cambalhota, o estrago vai multiplicar-se.
Depois, só resta saber por quanto é a multiplicação, dependendo das cambalhotas que ela der.

Quanto a marcas ou modelos, não posso dar grande ajuda. Já vi várias marcas, como a PUIG, a LSL ou a Barracuda, mas não tenho experiencia com nenhuma delas.

Se a moto começar às cambalhotas, o mais certo é ir para o lixo com o quadro empenado e sem se aproveitar alguma peça...
Sou da mesma opinião do "cogumelo" ser apenas eficiente para as pequenas quedas de distracção e dá uma "falsa sensação de segurança" aquando somos novatos e sem grande experiência.
Na anterior moto tive, na actual não tenho e não devo vir a ter.

Desconheço como seja com a actual CBR650R mas as CBR650F de 2014/2017 os "cogumelos" tinham fixação na tampa do motor, pelo que uma queda provocava por vezes partir essa mesma tampa, aumentando as despesas... cuidado com esse pormenor! (se for assim, até as quedas pequenas podem trazer dissabores...)


Sim penso ser mesmo na parte do superior do motor onde os cogumelos irão ser apertados.
Isto anda-me a fazer recuar na decisão de os meter.
 :pensador:

Fevereiro 21, 2022, 08:42:41, 08:42
Responder #8

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Depois de saber o preço de uma tampa de motor de uma CB650R (360 €) meti um par de "cogumelos" da Puig. (+-70 €). Estes são fixados no quadro da mota. Aliás como penso que seja em todas as CB's. Provavelmente no teu caso também deve ser fixo no quadro. Verifica as ofertas que existem no mercado se decidires por colocar.

Pergunta pelo preço de carenagens novas para a tua CB e vais ver que começas logo a pensar em meter uns para as "salvar" em caso de uma queda para o lado.

Um amigo meu tem uma Royal Enfield comprada este ano, como oferta tinha aquela "marquise" de metal toda cromada que faz lembrar as motas antigas. Esteticamente não fica bonito, mas já a deixou cair para o lado e "apenas" teve uns riscos no punho.
Conclusão?
É feio mas poupas muito "guito" nas reparações.

EDIT:
Quanto ao risco de ires a deslizar em caso de queda, o facto da mota poder "levantar-se" caso fique presa em algum obstáculo será o menor do problema.
Também como tu tinha essa dúvida mas agora: cogumelos/marquises, ferros, etc. etc, para a frente.

« Última modificação: Fevereiro 21, 2022, 08:48:13, 08:48 por JViegas »

Fevereiro 21, 2022, 16:38:00, 16:38
Responder #9

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Bem, juntando mais uma dúvida a este tópico  :toma:
Acham que instalar cogumelos numa naked seja uma boa recomendação?
Faço esta questão, pois também estava com ideias de pôr uns na minha mota.
Tudo de bom!  :nice:

Aplica-se a mesma lógica. Dão jeito, se ela cair para o lado.
Se for a deslizar e um dos cogumelos prender no piso, faz a moto dar logo uma pirueta. Ou seja, o que já ia ficar estragado de um lado, poderá vir a ficar dos dois.
É claro que tambem depende da velocidade a que for a queda, como é lógico.

Não estou com isto a dizer para meterem ou não meterem. A moto é vossa e cada um faz dela o que bem entende. Eu, nas motos anteriores, não tive. Cairam as duas, mais que uma vez, só para o lado e os estragos foram minimos ( uma manete partida, uns riscos pequenos nos plásticos, etc ). Nem tenho a garantia de que, com cogumelos, não partisse a manete, ou não fizesse os mesmo riscos. Poderiam ajudar, como poderiam não ajudar.

Numa futura moto que venha a ter... não me estou a ver meter cogumelos. Mas lá está, a moto será minha e cada um sabe de si.

Curiosamente, num dos ultimos passeios que dei, um amigo na sua R1 com cogumelos, perdeu um em andamento. Visto que ia a uma velocidade já um pouco elevada, teve o azar de nunca mais o achar. Ainda assim, o rapaz que ia atrás dele, teve sorte... por tambem não o ter achadao. Calculo que não seja agradavel levar com aquilo na tromba, quando se vai já muito perto dos 200... :toma:
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Fevereiro 21, 2022, 17:19:31, 17:19
Responder #10

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1376
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Não fossem os cogumelos e já tinha tido uma despesa de umas centenas jeitosas.
Estragava pelo menos o pisca, carenagem esquerda, seletor de mudanças, talvez farol de nevoeiro, talvez farol de curva e muito provavelmente tampa do motor  :napodeser:

Deixei tombar completamente parada, falhou-me o descanso lateral e já não a apanhei.

Danos: Arranhões na tampa do motor, proteção de mãos e cogumelo... mas maioritariamente no orgulho de deixar a mota cair em frente uma esplanada cheia.







Ficou para registo o recorde de inclinação, já posso ir mostrar no grupo do Cabo da Roca  :D


Fevereiro 22, 2022, 11:17:35, 11:17
Responder #11

PAULO VAZ

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 17
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    KAWASAKI Z1000SX
  • Marca Motociclo: kawasaki
  • Modelo Motociclo: z1000sx
  • Localidade: seixal
cogumelos só no tacho

Fevereiro 22, 2022, 21:09:59, 21:09
Responder #12

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Na XX, a 800€ a peça de carenagem (tem 3 dessas...), um bom cogumelo parece-me muito boa ideia...

LSL foi o que montei.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha