Autor Tópico: MOTO GUZZI Norge 1200 GT  (Lida 3626 vezes)

Novembro 16, 2020, 13:01:38, 13:01
Lida 3626 vezes

BlueSkies

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 99
Boas,

Na minha busca por uma Sport Tourer, deparei-me com esta Moto Guzzi, a Norge 1200 GT.







Ainda não vi nenhuma ao vivo e a cores e como aqui no fórum também não havia tópico, decidi abrir um para saber as vossas opiniões acerca da marca e deste modelo em especifico e se há alguém que possa transmitir uma ideia na primeira pessoa.

Obrigado e boas Curvas!

Novembro 16, 2020, 14:24:44, 14:24
Responder #1

snap

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 152
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBF1000
  • Localidade: Paredes
No ano passado estive com um senhor no Marshopping com uma dessas.

Tinha 80.000km e pelo que disse teve um pequeno problema que foi resolvido ao abrigo da garantia.


Novembro 17, 2020, 10:42:59, 10:42
Responder #2

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
É um modelo que já tem uns anos valentes no mercado.
Não é excepcional em nada, é "castiça" pelo típico motor V2 transversal Guzzi, e... de resto é uma turística.
A Pan-European comia essas ao pequeno-almoço, reza a lenda. É assim tão antiga.
Nunca andei em nenhuma, nem conheço quem tenha.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Novembro 17, 2020, 10:58:09, 10:58
Responder #3

Rodrigues1

  • Visitante
O modelo é engraçado e bem construido

Sempre gostei de simplicidade mecânica e a Guzzi é das minhas preferidas por duas razões muito simples

Refrigerado a ar e transmissão por cardan o que evita muitas chatices em longas viagens.

O único senão é os joelhos andarem sempre quentinhos, de inverno sabe bem mas de verão apetece pôr umas joelheiras.

Andei numa Guzzi 1000 há uns bons anos e gostei apesar das vibrações mas deduzo que as mais recentes já não sofram tanto desse mal.
« Última modificação: Novembro 17, 2020, 11:04:42, 11:04 por Rodrigues1 »

Novembro 17, 2020, 12:14:16, 12:14
Responder #4

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Não é excepcional em nada, é "castiça" pelo típico motor V2 transversal Guzzi, e... de resto é uma turística.
A Pan-European comia essas ao pequeno-almoço, reza a lenda. É assim tão antiga.

Exacto.
Para sport-touring falta-lhe o sport.  :)

Esta moto faz parte duma época em que os catálogos da Guzzi e da BMW estavam muito alinhados.
A Norge era uma espécie de R1200RT da Guzzi.

Refrigerado a ar e transmissão por cardan o que evita muitas chatices em longas viagens.

O veio evita a chatice de lubrificar e e respectivos salpicos...
Mas... o "feeling" é algo que também tem o seu lado de chatice.  :-\



Novembro 17, 2020, 12:16:41, 12:16
Responder #5

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Não é excepcional em nada, é "castiça" pelo típico motor V2 transversal Guzzi, e... de resto é uma turística.
A Pan-European comia essas ao pequeno-almoço, reza a lenda. É assim tão antiga.

Exacto.
Para sport-touring falta-lhe o sport.  :)

Esta moto faz parte duma época em que os catálogos da Guzzi e da BMW estavam muito alinhados.
A Norge era uma espécie de R1200RT da Guzzi.

Refrigerado a ar e transmissão por cardan o que evita muitas chatices em longas viagens.

O veio evita a chatice de lubrificar e e respectivos salpicos...
Mas... o "feeling" é algo que também tem o seu lado de chatice.  :-\




Pergunta honesta, já que o único contacto que tive com um veio de transmissão foi uns 50km numa R1250GS:

Em andamento, há algum feeling que tenhamos com corrente de transmissão e que deixe de existir com veio?
Uma das vantagens do veio é a ausência dos ruídos provenientes da corrente, mas não conheço as desvantagens além do peso e manutenção mais elevada.

Pessoalmente gosto de ter corrente, gosto de lhe fazer manutenção e dá gosto olhar para a corrente e ter o sentimento de que se mantém impecável e tal... Mas em andamento não sei qual será a diferença.

Novembro 17, 2020, 13:18:07, 13:18
Responder #6

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Em andamento, há algum feeling que tenhamos com corrente de transmissão e que deixe de existir com veio?

No veio tudo é muito mais... "directo".
Portanto, acelerações e desacelerações (sobretudo as que implicam reduções) fazem-se sentir muito mais na roda traseira.
Algo que a corrente devido à sua elasticidade filtra um pouco.

As actuais 1250 da BMW cheias de electrónica e com embraiagem deslizante devem reduzir um pouco este "feeling"... ainda assim, não sei não.

Para algo turístico é porreiro.
Mas para brincar um pouco a é sempre mais uma variável a ter em conta na pilotagem.

A minha r12s é a última moto "normal" que a bmw lançou com motor boxer que se pode considerar uma desportiva... e tirar proveito daquilo é muito complicado. Não por falta de performance... mas porque se torna muito exigente de controlar sobretudo devido ás reacções do veio.

Uma das vantagens do veio é a ausência dos ruídos provenientes da corrente, mas não conheço as desvantagens além do peso e manutenção mais elevada.

Há o facto desse peso ser "rotacional" e portanto ter maior efeito "parasita" na performance ao motor.
E o facto da rotação longitudinal interferir um pouco no equilibro.
Estes sobretudo e ser "demasiado directo" são na minha opinião as grandes desvantagens.

Nunca achei que a corrente seja algo "ruidoso" a ponto de ser incómodo. E o próprio veio também tem uma certa ressonância.
Aliás... na minha há uma rotação específica em que se sente mesmo uma vibração.

E a manutenção é algo muito relativo.
O custo da manutenção periódica do veio acaba por ser muito idêntico ao custo da substituição dum kit de transmissão.
Portanto, o sair mais caro ou barato depende do proprietário conseguir superar a longevidade do mesmo.  :D






Novembro 17, 2020, 13:29:15, 13:29
Responder #7

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Muito bem explicado, completamente esclarecido! Muito obrigado.

Uma corrente bem devidamente lubrificada e ajustada não tem nenhum ruído incómodo, mas nota-se claramente o som constante que a mesma faz. É um dos barulhos que fazem parte da banda sonora de uma mota.


Novembro 18, 2020, 11:18:09, 11:18
Responder #8

Rodrigues1

  • Visitante
Quando afirmei que cardan e arrefecimento a ar era a melhor solução para viagens claro que nem pensei nos custos da manutenção, aliás quem tem dinheiro para esse tipo de vida decerto não se vai preocupar com isso.

A verdade é que muitos viajantes não têm conhecimentos de mecânica nem querem saber disso, querem é andar sem ter de sujar as mãos a limpar e lubrificar a corrente e podem crer que há muitos assim principalmente os amantes de Goldwing.

Sabem lá o que é feeling, isso é para os amantes de motas, refiro-me aos amantes de viagens em duas rodas.

Novembro 18, 2020, 13:29:45, 13:29
Responder #9

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Quando afirmei que cardan e arrefecimento a ar era a melhor solução para viagens claro que nem pensei nos custos da manutenção, aliás quem tem dinheiro para esse tipo de vida decerto não se vai preocupar com isso.

As vantagens do veio numa moto para fins predominantemente turísticos é óbvia.
Não consigo perceber é a vantagem do arrefecimento a ar no que diz respeito a viagens.  :-\

Novembro 18, 2020, 13:38:50, 13:38
Responder #10

Rodrigues1

  • Visitante
Quando afirmei que cardan e arrefecimento a ar era a melhor solução para viagens claro que nem pensei nos custos da manutenção, aliás quem tem dinheiro para esse tipo de vida decerto não se vai preocupar com isso.

As vantagens do veio numa moto para fins predominantemente turísticos é óbvia.
Não consigo perceber é a vantagem do arrefecimento a ar no que diz respeito a viagens.  :-\

Depende para que país vamos

Os que vivem em Países de clima moderado quantos se preocupam com o anticongelante.?







Dezembro 15, 2020, 19:36:59, 19:36
Responder #11

BlueSkies

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 99
E pronto, a partir de hoje sou um Guzzista
Vou tentar abrir e manter um diário de bordo.
Boas curvas!

Enviado do meu M2007J3SG através do Tapatalk


Dezembro 15, 2020, 19:39:50, 19:39
Responder #12

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Tem muito bom aspeto! Abre lá o DB, vais ter muitos seguidores.

Dezembro 15, 2020, 19:41:20, 19:41
Responder #13

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
 :o

Que grande mudança....

Passaste da CB500F (uma naked) para uma moto de turismo Italiana.

Tratou-se de algum excelente negócio imperdível??

Conta-nos tudo num DB e as razões que estiveram na base dessa troca.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 15, 2020, 23:00:14, 23:00
Responder #14

MaisUm

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Online
  • **

  • 208
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    A estrada é o caminho.
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X DCT 2020
  • Localidade: Setúbal
Parabéns pela aquisição. Que venham muitos kms feitos com prazer e zero aborrecimentos.
Honda NC750x DCT, Yamaha Xmax 250, Yamaha Majesty 125, Yamaha XJ600S
Spritmonitor.de" border="0

Dezembro 16, 2020, 09:43:59, 09:43
Responder #15

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Bolas... que máquina bonita. Felicidades.

Dezembro 16, 2020, 12:38:51, 12:38
Responder #16

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Por acaso há uns meses atrás (quando andei a negociar a troca da Crossrunner)  estive para fazer negócio com uma Stelvio, mas esta Norge sempre achei que era 'embarcação a mais' só para 'consumo interno'.
Agora, com a Norge na garagem, a missão é planear um tour pelos Alpes ! 

Dezembro 17, 2020, 10:27:33, 10:27
Responder #17

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Muito bom!

Que te divirtas aos comandos dela, tens uma moto com um encanto especial.

Agora km's para cima dela!!!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Dezembro 17, 2020, 11:31:48, 11:31
Responder #18

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Não é todos os dias que se vê uma Norge.  :cool:

Dezembro 17, 2020, 11:35:57, 11:35
Responder #19

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Muitos parabéns pela nova Turística!

Venham de lá os mil e um passeios e que cada um seja no mínimo 300km.
Esse é o ambiente que ela pede e que te dará muita satisfação.

Não sendo uma referência em termos de "perfomance declarada" e em comparação com a concorrência, contudo tem atributos mais que suficientes para te darem alegria qb também nesse campo!

Conheço quem tem uma e está bem satisfeito, mas a pessoa em questão como muda de moto a cada 2anos, para o ano deverá também colocar mais uma para o mercado de usados.
É também um modelo que acabei por encontrar pelo menos uma semelhança com a minha moto, nomeadamente o painel de bordo, não muito diferente:



Guzza bem a moto!
 :nice: :palmas: :convivio:
« Última modificação: Dezembro 17, 2020, 11:39:29, 11:39 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Dezembro 21, 2020, 12:22:48, 12:22
Responder #20

nfkart

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 310
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S1000 XR
  • Localidade: Barcarena
Maquinão!

Trata bem dela e usufrui companheiro!

Esta é uma edição especial 90 anos!

Boas Curvas :sportbike: :cool:

Dezembro 21, 2020, 14:14:42, 14:14
Responder #21

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1931
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
E pronto, a partir de hoje sou um Guzzista
Vou tentar abrir e manter um diário de bordo.
Boas curvas!

Enviado do meu M2007J3SG através do Tapatalk

Companheiro, em primeiro lugar boa sorte e boas curvas.

Eu também tenho uma Guzzi não há muito tempo e posso garantir que só conhece a Guzzi quem anda de Guzzi, (Eu tinha mesmo muitas reservas). Dito isto, não é uma mota de corridas mas, quem compra uma mota com charme e carisma como o da Guzzi não que andar a correr, antes pelo contrário, queremos mesmo é desfrutar de viagens, paisagem, estadas sinuosas e boa companhia. Para andar a fazer Corridas há outras Italianas "Lindíssimas" muito melhor apetrechadas que as Guzzi.
Quanto ao calor nos joelhos não te preocupes, na minha só noto o efeito quando ando no meio do trânsito (o que é raro), em estrada aberta não é nem mais quente nem menos que as outras, mas lá está, não comprei esta mota para andar a filtrar o transito, para isso tinha uma scooter que é imbatível nessas andanças.
És o feliz proprietário de uma máquina diferente, que tal como já aqui foi dito por alguém, não é perfeita em nada mas, é diferente em tudo, assim como faz tudo para o que foi desenhada muito bem. O importante é que cada vez que lhe pegues fiques tal como Eu, com um sorriso parvo nos lábios sem saber muito bem porquê.
Avarias, aspectos melhores ou menos bons, todas têm, o importante é que essa é a tua mota e têm que te dar prazer conduzir.  :cool:
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Dezembro 21, 2020, 15:49:43, 15:49
Responder #22

BlueSkies

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 99

És o feliz proprietário de uma máquina diferente, que tal como já aqui foi dito por alguém, não é perfeita em nada mas, é diferente em tudo, assim como faz tudo para o que foi desenhada muito bem. O importante é que cada vez que lhe pegues fiques tal como Eu, com um sorriso parvo nos lábios sem saber muito bem porquê.
Avarias, aspectos melhores ou menos bons, todas têm, o importante é que essa é a tua mota e têm que te dar prazer conduzir.  :cool:

Ora nem mais! Resumiste tudo!
Obrigado a todos e vou então abrir um DB para transmitir as minhas sensações e saber as vossas opiniões!  :stuck_out_tongue_winking_eye:
Boas Curvas e já agora umas BOAS FESTAS!  :confetti: