Autor Tópico: Breves impressões da Peugeot Django 125  (Lida 1961 vezes)

Março 03, 2019, 00:35:03, 00:35
Lida 1961 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Breves impressões da Peugeot Django 125






Não foi a primeira vez que vi a Peugeot Django, mas hoje foi definitivamente o dia a que lhe dediquei um olhar mais atento.

E merece-o por inteiro, diga-se...

Este modelo da Peugeot, cujo nome estranhamente me remete o pensamento  de forma imediata para um filme, tem um design claramente retro...mas de tal forma bem conseguido, que se torna, na minha opinião, brilhante!

Existe uma certa "carga" vintage nas suas linhas e foi isso mesmo que a destacou no meio de muitas outras motos que estavam perto de si.






Desconheço por completo como estão a ser as vendas deste modelo a nível nacional, mas esta pequena Django (que não esconde a sua utilização naturalmente urbana), consegue combinar muito bem um estilo do passado com uma tecnologia que não é distinta de muitas scooters do presente.

A inspiração do seu design tem, imaginem...+60 anos!!

Foi nos anos 50 que a marca do Leão apresentou e iniciou a comercialização da S55...e se acaso tiverem curiosidade em ir "googlar" por esse modelo, vão concordar facilmente com a origem do seu design, que naturalmente foi adaptado e modernizado dentro daquilo que era possível fazer, sem retirar a sua essência.






Sei que a marca propõe o modelo com algumas cores interessantes (bicolores), sendo que o combinar de branco e azul nesta unidade, lhe resultava muito favorável.

As bonitas jantes são apenas de 12 polegadas...e digo "apenas" porque de facto uma jante pequena sempre foi algo que me deixou algo receoso no resultado da condução a fazer-se numa cidade histórica como aquela onde vivo, com calçada antiga em muitas das suas artérias da zona centro.
Mas quem sabe...e até consegue ser confortável.

A nível tecnológico já vem com piscas em LED muito bem colocados numa zona bem mais abaixo do farol (ver fotos), com o "leão" colocado na frente e com dimensões que não deixam margem para dúvidas de qual a sua marca. 






É também um modelo que (nesta versão ) poderei considerar como... individualista. Vale isto por dizer que o seu pequeno assento só permitirá mesmo o seu uso pelo condutor, inviabilizando o transporte de passageiros. O mesmo não acontece noutras versões...

A qualidade de construção pareceu-me ser aceitável no geral, onde faço apenas menção de uns comandos do lado esquerdo que estava desviados por milímetros (preciosismo meu!) e umas peseiras retrácteis que apresentavam pequenas manchas de início de oxidação. Vale o facto de serem inúteis nesta versão por não haver banco para pendura e ser algo que, creio...até tem solução.






E já que falei do painel de instrumentos, o mesmo é minimalista mas totalmente enquadrado com o design do modelo. Diria que tem todo aquele look "chique" e que é perfeitamente do agrado de quem procura um modelo como este.

Quanto ao seu motor, confesso-vos que me apanhou de surpresa e me fez procurar por informação por forma a validar a informação que obtive...

Isto porque...o seu motor 125cc monocilíndrico, é de origem SYM.
YEP! Exactamente como acabam de ler... A mecânica desta pequena Francesa é de origem...Taiwanesa.

Quanto ao preço desta bicolor que atraía olhares durante o tempo em que a estive a apreciar e a fotografar...bem...

Está ao nível das best-sellers citadinas japonesas (~3.000€)!
Poderá eventualmente ser-lhe apontada alguma falta de desenvoltura mecânica para as igualar por via dos seus 10cv, mas levando-me a apostar que em termos de look nada lhes fica a dever.



« Última modificação: Março 03, 2019, 00:36:36, 00:36 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 03, 2019, 09:34:14, 09:34
Responder #1

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Depois vi estas scooters com look "retro" como uma boa opção dentro da cidade, a lembrar aquelas vespas que andavam os aí, sair para a área metropolitana envolvente ou mais longe não é uma boa solução. Embora como qualquer outra possa ir a "quase" todo o lado.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Março 03, 2019, 09:43:51, 09:43
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
É uma moto inteiramente urbana.

Claro que o seu bloco 125cc (de origem SYM e com modestos ~10cv) permite ir onde outras vão, mas sinceramente não creio que seja o melhor.  :nice:

Esta é uma scooter muito bonita.e se estiverem junto a ela como eu estive, vão percebê-lo com clareza. Os designers da marca foram muito felizes com um modelo que encerra globalmente um look vintage, mas com uma elegância tal que é impossível não gostar.  :love0001:

Trata-se de uma scooter que apreciava ver mais a circular (são sempre as mesmas!!)...mas não tem sido isso que acontece.

Fica muit(íssimo) mais barata que muitas Vespas e onde garantidamente nada lhes deve em termos de beleza, mas... não as vejo a circular, seja por desconhecimento da sua existência e que não leva ao materializar de vendas, ou da "aura" Vespa e que é de facto, indubitavelmente, muito forte.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 03, 2019, 12:17:52, 12:17
Responder #3

NunoMiguel

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 42
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750x
  • Localidade: Lisboa
A mota é linda, de facto. E esse deve mesmo o único argumento válido, pois quando a nível de preço é equivalente a uma PCX ou a uma NMAX, enfim...

Março 03, 2019, 12:32:13, 12:32
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Efectivamente....
É verdade.

E isso tem-se reflectido, como mencionei atrás, na ausência das Django onde se vêem tantas outras. Pelo menos eu não as tenho visto...

Mas tenho pena, pois é mesmo muito gira.
Existe público para as mesmas, assim como para as Vespas. Só que, os que compram estas últimas (mesmo com o diferencial de preço), provavelmente não olham - com vontade de comprar - para a bonita Django.  :-X
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 03, 2019, 16:53:41, 16:53
Responder #5

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Neste segmento a pcx e depois a nmax, embora numa escala mais pequena canibalizaram o mercado
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"