Não há problema nenhum uma vez que a viscosidade a baixas temperaturas ficou no 10W recomendado pela marca.10W - É o nível de viscosidade a baixa temperatura do óleo, tem a virtude de ter a capacidade de executar funções mesmo em baixas temperaturas50 - É o nível de viscosidade a altas temperaturas ou seja a possibilidade de óleo permanecer denso leia-se ( não perder a viscosidade ) com o aumento da temperaturaSe andas mais com o calor estás á vontade, não vale a pena trocar.A realidade é que independentemente da temperatura ambiente os óleos sofrem todos a mesma temperatura ou seja perto dos 90º que é a temperatura ideal para o bom funcionamento dos motores seja de verão ou inverno, o óleo aquece à mesma temperatura do líquido de refrigeração.Colocarem a temperatura ambiente como padrão para a colocação dos óleos é uma utopia pois seria um motivo para mudar de óleo cada vez que mudam de País para quem viaja muito e não acredito que o façam.Boas curvas
Ao contrario dos estimados companheiros anteriores, a minha opiniao é que faz diferençaDe facto a viscosidade a frio é a mesma e esta é a mais importante, uma vez que 70% dos danos e desgaste durante a vida de um motor são gerados com o motor "a frio"Mas "a quente" há a questão da lubrificação durante 99% do uso que vai dar ao motor. Mas o óleo não serve apenas para lubrificar, precisa ter outras características pois há no motor uma serie de zonas de lubrificação critica tais como os mancais da cambota e de arvore de cames em que a tolerância entre as peças se mede em poucos microns, e um micron é 1 milesimo de milimetro. o oleo sendo mais grosso, pode não desenvolver o "filme" de proteção que a engenharia projetou.Portanto, um óleo ter a viscosidade 40 ou 50 fara toda a diferença da mesma forma que no teu corpo faz toda a diferença terem 150 de colesterol ou 250.Se perguntas, posso colocar o óleo que não vou ter problemas? a resposta será sim... podes colocar o 10w50 que o motor não vai gripar nem partir mas a lubrificação que vai desenvolver não esta em conformidade com o projectado pela engenharia e vais sentir algumas diferenças fracionais (motor mais preso, maior consumo, menor caudal de lubricacao, etc)
Ao contrario dos estimados companheiros anteriores, a minha opiniao é que faz diferença
33€ aqui nesta loja on-line…. O preço do filtro não sei mas rondará os 20 a 30€O restante por ter tido o previlegio de mudar o óleo num dos 2 únicos concessionários da Ducati em Portugal Por acaso aí tive uma situação com este Shell em que um amigo que tinha uma C650 GT em SP ficou com barulho muito estranho no motor, acabei por lhe mudar o óleo da scooter para Motul 5w50 e o barulho da moto mudou imediatamente. O que me levou a concluir que ou o óleo era falsificado ou a oficina tinha colocado outra coisa qualquer no motor (infelizmente parece que é comum)
Shell?Nem dado ,ha anos tive má experiência com eles,na yamaha ,bem me tramei pois tive de pagar o estrago.Pena que na honda nao digam ca para fora tudo que se passa com oleos, quantidades e o que recomendam vs o que se usa vs o que está nos manuais,total falta de consenso. Mas companheiro tmaxer,alguém tão experiente e sabido vai a marca trocar o óleo e estar sujeito ao tradicional bidon? Ja vi tantos relatos de tantas marcas que minha mãe
O Motul 7100 tem uma cor distinta, e fácil de identificarCreio que já usam algum tipo de corante para este ser fácil de idienrficsr. No 300v ainda vão mais longe e usam corante verdeSe te tiraram o óleo já não o poderiam voltar a meter em consciência. O risco de contaminação do óleo por via física ou química e enorme. Mesmo que o óleo seja novo, o protocolo e meter sempre óleo novo no motor
Não conheço nenhum concessionário que, sem partir de um pedido explícito do cliente, ponha Motul 7100. Com sorte põe 5100. Com azar põe um qualquer de um bidão de 200L.
Citação de: ThatsMe em Junho 11, 2021, 15:09:16, 15:09Não conheço nenhum concessionário que, sem partir de um pedido explícito do cliente, ponha Motul 7100. Com sorte põe 5100. Com azar põe um qualquer de um bidão de 200L.Sendo o melhor para o cliente, era talvez a melhor opção. Mas compreendo que não o façam, até porque é um oleo 100% sintético e um pouco dispendioso.Ainda assim, se não meterem lá esse, não há problema... desde que não cobrem o valor do mesmo, metendo outro qualquer.
Citação de: Nuno YB em Junho 11, 2021, 15:26:47, 15:26Citação de: ThatsMe em Junho 11, 2021, 15:09:16, 15:09Não conheço nenhum concessionário que, sem partir de um pedido explícito do cliente, ponha Motul 7100. Com sorte põe 5100. Com azar põe um qualquer de um bidão de 200L.Sendo o melhor para o cliente, era talvez a melhor opção. Mas compreendo que não o façam, até porque é um oleo 100% sintético e um pouco dispendioso.Ainda assim, se não meterem lá esse, não há problema... desde que não cobrem o valor do mesmo, metendo outro qualquer.Em boa parte eles fazem-no assim porque não lhes compensa ter bidão de 7100, porque grande parte das pessoas nem sabe que diferença um bom óleo pode trazer.Compram bidões do óleo mais corriqueiro, e às exceções que pedem óleo xpto usam bidão.Estive a falar disso com o chefe da JP Motos Famalicão, quando pedi para meter 7100 na revisão dos 1000km ele comentou comigo que é o que mete na KTM 1290 dele também, mas que é raro pedirem.
Shell?Nem dado ,ha anos tive má experiência com eles,na yamaha ,bem me tramei pois tive de pagar o estrago.
E desde que comecei nisto nas motos, tenho a partilhar convosco que a decepcao em oficinas tem sido enorme. E aqui a decepcao e transversal a todas as marcas.